Vida saudável: veja como pequenas atitudes podem mudar seu estilo de vida

Uma vida saudável é tudo que a maioria de nós deseja. No entanto, a vida atribulada que levamos faz com que alguns hábitos saudáveis sejam deixados de lado. Isso certamente repercute na saúde, que passa a nos dar sinais de que não está recebendo a devida atenção.

Cansaço, estresse, irritação, entre outros sintomas, podem ser alguns desses sinais que seu organismo pode estar apresentando. Então, que tal passar a adotar hábitos saudáveis? Algumas dicas podem contribuir para a manutenção de uma qualidade de vida e saúde impecáveis! Confira, a seguir, o que você pode mudar em sua rotina para torná-la bem mais saudável.

Adote uma boa alimentação

Mesmo que seu tempo seja reduzido, é muito importante que você dedique uma parte dele à alimentação. É através dela que você receberá os nutrientes importantes para que você dê conta de sua rotina atribulada.

Manter uma alimentação balanceada é fundamental. Por isso, inclua sempre em suas refeições: proteínas (optando sempre pelas mais magras), carboidratos (evitando o excesso), verduras e legumes. Fuja dos alimentos fritos e gordurosos. Prefira levar sua refeição de casa, através da conhecida marmita. Do contrário, opte por um restaurante self-service, onde é possível fazer boas escolhas.

Vale ressaltar que, diante da impossibilidade de mantermos uma boa alimentação fora de casa, podemos lançar mão dos superalimentos. É o exemplo da Spirulina, que é capaz de fornecer ao organismo uma grande quantidade de nutrientes, como minerais, vitaminas, aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais, funcionando como um complemento alimentar.

Durma bem para uma vida saudável

Dormir bem é essencial! É através do sono que repomos nossas energias para começarmos bem um novo dia. Por isso, dê valor a ele. Algumas dicas podem ajudar: dormir sempre no mesmo horário, evitar aparelhos eletrônicos e televisão antes de dormir, evitar uma alimentação pesada próximo ao momento de dormir, evitar cafeína. Esses conselhos, dentre outros, podem garantir um sono mais tranquilo.

Fuja do sedentarismo

O sedentarismo é responsável por muitos problemas de saúde. Por isso, procure fazer uma atividade física, nem que seja uma caminhada de 30 minutos antes de ir ao trabalho.

Você pode também driblar a falta de tempo com algumas ações durante o dia, como evitar ficar sentado durante muito tempo, levantando-se e caminhando pelo local de trabalho, subindo escadas em vez de elevador, entre outras ações.

Busque alternativas para se movimentar mais: exercícios físicos ativam a circulação sanguínea e revigoram o organismo. Já está provado que o sedentarismo é um grande inimigo do corpo e da mente. Mexa-se!

Inclua alimentos detox na alimentação

Para entrarmos no processo de desintoxicação, é importante que sejam incluídos na dieta alguns alimentos que vão colaborar para a limpeza do organismo e eliminação de toxinas.
São eles: Chá verde, alho, aminoácidos (através de cápsulas, já que a carne está fora da alimentação detox), gema de ovo, limão, gengibre, verduras crucíferas (brócolis, couve-flor, aspargos e couve-de-bruxelas), maçã, água, entre outros.

Lembrando que em uma alimentação detox, não pode faltar a Chlorella, considerada um superalimento. Trata-se de uma microalga verde capaz de limpar o organismo, fazendo com que ele elimine toxinas e até metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio.

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Beba água

A água é um líquido precioso, responsável pelo transporte de nutrientes. É capaz de promover a hidratação e a limpeza do organismo, bem como é fundamental para os processos fisiológicos digestivos e de absorção e excreção, agindo no processo de desintoxicação. O ideal, para uma vida saudável, é beber cerca de 2 litros de água diariamente e que essa quantidade seja consumida lentamente, no decorrer do dia.

Alimente-se de três em três horas

O organismo necessita de energia para que funcione normalmente. E quando ficamos muito tempo em jejum, fica difícil manter o equilíbrio e o níveis de energia necessários para desempenharmos nossas tarefas diárias. Assim, comer a cada 3 horas, realizando cerca de 5 refeições diárias, é a forma mais adequada para mantermos o equilíbrio. No entanto, devemos tomar cuidado para que os lanches intermediários sejam leves e saudáveis.

Conheça os mitos sobre alimentação:

Ovo faz mal

O ovo é um excelente alimento. Muito nutritivo, rico em proteína e em antioxidantes (vitaminas A e E, ferro, zinco, selênio e vanádio), substâncias que combatem o envelhecimento das células. Possui também colina, um nutriente excelente para a memória e ainda a leucina, que evita que o organismo perca massa magra. Para uma vida saudável, não tenha dúvidas: o ovo pode, sim, ser consumido sem medo.

Gordura é ruim

A gordura é essencial para a produção de alguns hormônios, além de ser a responsável pelo transporte de vitaminas lipossolúveis, como vitaminas A, D, E e K. Por isso, não deve faltar na alimentação.

O que deve ser observado, no entanto, é a sua quantidade e o tipo de gordura a ser consumida. Evite consumir em excesso e opte pelas insaturadas, encontradas em azeite de oliva, salmão, amêndoa, castanha do Pará, salmão, sementes de linhaça, abacate, entre outros.

Carne vermelha faz mal

A carne vermelha é uma grande fonte de ferro e ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Estudos apontam que isso se deve ao perfil de aminoácidos da carne, que são capazes de reduzir a acidez no intestino, ou seja, acidifica o meio e, assim, facilita a absorção do ferro não-hemeNo entanto, a escolha da carne é muito importante. Sendo assim, escolha os cortes mais magros, como o patinho e o lagarto, que podem fazer parte da alimentação sem oferecer riscos à saúde quando consumida com moderação.

Chocolate prejudica a dieta

O chocolate quando consumido de forma moderada traz vários benefícios à saúde, dentre eles a proteção das células, através de suas propriedades antioxidantes. O importante, no entanto, é fazer a escolha certa.

Opte pelo chocolate amargo ou meio amargo, preferencialmente por aqueles com mais de 60% cacau, pois eles contêm uma quantidade de cacau superior aos outros tipos, além de possuírem menor quantidade de açúcar em sua formulação.

Granola é bom para quem pretende emagrecer

Depende do que houver dentro da embalagem! A maioria das granolas tem muito açúcar, além de algumas apresentarem pedaços de chocolate, entre outros ingredientes calóricos. Por isso, é bom ficar de olho no rótulo.

Quer tal incluir esses hábitos para conquistar uma vida saudável a partir de agora? Como você pôde ver no artigo, são atitudes simples que trarão os verdadeiros benefícios para a sua saúde.

Quer mais conteúdo sobre a boa alimentação e a vida saudável? Confira, então, no nosso blog o poder dos superalimentos!

 

Fonte: my.oceandrop.com.br

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