Veja sete danos que uma noite mal dormida traz ao cérebro

Descansar devidamente pode evitar vários tipos de doenças, garantem especialistas Descansar devidamente pode evitar vários tipos de doenças, garantem especialistas Foto: Reprodução

Uma noite mal dormida pode aumentar os riscos de você ter uma hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar. Mas quantas horas de sono cada pessoa precisa?

Para alguns especialistas isso é relativo, pode ser seis horas, para outros dez. O ideal seria acordarmos com a sensação de que dormimos o suficiente, ou seja, descansados.

O problema é que apenas uma noite mal dormida já pode ocasionar uma série de problemas de saúde e, um terço da população está dormindo 2 a 3 horas a menos do que precisa.

Veja alguns dos malefícios da restrição de sono.

1 - Aumenta a chance de acidentes

Com apenas uma hora a menos de sono já é possível sentir efeitos do cansaço no dia seguinte e dificuldades de concentração: erros pequenos no trabalho, esquecimento de palavras ou tarefas, desconcentração no trânsito.

2 - Detona o sistema imunológico

Para os médicos, o sistema de defesa do nosso corpo está intimamente ligado ao ciclo do sono e, mesmo tendo ele ruim por uma noite, já é possível sentir as consequências. Muitos estudos têm mostrado que a privação de sono mesmo que por um dia faz nossas células de defesa.

Alguns trabalhos mostram, por exemplo, que quem está privado de sono produz menos anticorpos ao tomar uma vacina do que quem dormiu bem.

3 - Aumenta os problemas de memória

Há algum tempo os médicos já sabem que é durante a noite que nós fixamos a memória: as lembranças do dia se fixam nesse momento. Por isso mesmo, com uma noite mal-dormida, já é possível sentir diferenças.

Ainda segundo os especialistas, a fase das ondas lentas (em que dormimos sem pensamentos) e o sono REM são fundamentais para essa assimilação, e ambas só são atingidas quando chegamos ao sono mais profundo, o que se reduz quando dormimos pouco.

4 - Descontrola o apetite

Nosso organismo se organiza nos ciclos circadianos (palavra latina que significa "cerca de um dia"), ou seja, os hormônios são todos regulados para estarem em diferentes quantidades durante as 24 horas do dia. Se dormirmos pouco, há uma alteração nessa ordem toda, inclusive na grelina e leptina, os hormônios relacionados à saciedade.

Normalmente, os efeitos maiores da obesidade são percebidos após longos períodos de dormir, mas mesmo após uma noite com menos horas de sono já é possível perceber algumas alterações no apetite, como uma maior vontade de consumir açúcar.

5 - Prejudica a aparência

Alguns estudos têm mostrado que pessoas que dormem menos são consideradas menos atraentes. E a culpa não é somente das olheiras.Há também o fator hormonal.

6 - Deixa você mais emocional

Pode parecer estranho, mas o sono ativa mais áreas emocionais no nosso cérebro.

Uma pesquisa publicada junho de 2013 mostrou a hiperativação do sistema límbico, de áreas cerebrais relacionadas ao estresse e ansiedade em pessoas privadas de sono. Isso significa menos controle emocional quando se dorme pouco.

Na prática, isso significa mais ataques de raiva e tristeza no dia a dia, mesmo após apenas uma noite pouco dormida.

7 - Reduz o tecido cerebral

Um estudo pequeno, feito com 15 homens e publicado na revista científica Sleep, mostrou que apenas uma noite mal dormida estava ligada a sinais de perda do tecido cerebral.

Os cientistas constaram isso por meio dos níveis no sangue de duas moléculas do cérebro, que normalmente aumentam após algum dano neste órgão. Ainda assim, com tantos outros problemas associados à qualidade, melhor não arriscar, não é mesmo?

 

Fonte: DOL-Com informações Minha Vida

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