Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O pré-candidato Renan, que vem concorrendo pelo MDB, apoiado pelo Governador Helder Barbalho (MDB), firmou sua  parceria com seu atual vice-prefeito Netinho da Canadá, (PSC), também apoiado pelo Senador Zequinha Marinho, (PSC).  

Além desses nomes de peso, o pré-candidato Renan vem apoiado por 08 dos 11 vereadores eleitos do município.

Compondo o MDB vem o vereador Biro Biro, vereador Jorge, vereador Ronaldinho do Gambira e vereador Manel Mecânico.

Compondo o PSC vem o Presidente da Câmara Rodrigão do Canadá, vereador Tiãozinho da Canadá, vereador Colé, vereador Cleone, dentre tantos outros bons nomes que vêm pra somar e concorrer nas próximas eleições. 

Outros partidos também vêm compor essa conjuntura, apoiados pelos seus Deputados estaduais, federais e senadores  são eles:  DEM, PDT, PT, PTB,  PSL.

A fastados dos palcos por conta do isolamento social devido a pandemia de coronavírus, muitos músicos decidiram fazer lives para entreter seus fãs e incentivar que todos fiquem em casa no momento de contenção da contaminação pelo vírus. E, nesta quinta-feira (9), muita coisa boa vai rolar. Organize sua agenda e prepare o coração.

 

A programação começa com a live da cantora Gloria Groove às 17h. 

À noite, os sertanejos Pedro Paulo & Alex se apresentam a partir das 20h

Também às 20h, o Dj Pedro Sampaio promete agitar a casa dos espectadores.

O pagodeiro Péricles também se apresenta às 20h.

Às 21h, Bruno & Marrone estarão ao vivo para machucar o coração dos ouvintes.

 

Fonte: https://www.diarioonline.com.br/

 

 

A Prefeitura de Belém confirmou mais uma morte pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Pará, na noite desta terça-feira (7). Este é o sétimo registro de óbito de um infectado pela Covid-19 no estado. O Pará registra 165 casos da doença.

De acordo com a prefeitura, a morte é de uma mulher, de 79 anos, com histórico de pneumonias por repetição. A paciente deu entrada em um hospital particular após apresentar piora clínica.

Ainda segundo a prefeitura, o óbito foi registrado no dia 3 de abril e o resultado do exame foi liberado somente nesta quarta. Familiares da idosa já foram informados e seguem monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) confirmou a morte na manhã de quinta-feira (9).

 

Fonte: G1 Pará 

O partido Patriota 51 vence a primeira etapa das eleições municipais de 2020, formando seu quadro de pré-candidatos a vereador. Há uma alegria muito grande por parte do presidente Hipólito H2, por ter conseguido superar as expectativas, com quantidade de pré-candidatos acima do esperado. “Foi desafiador formar este grupo, resultando em um partido pautado em ideais e propostas, sem oferecimentos de estrutura financeira mas baseado na visão de uma nova política e no engajamento destes novos políticos, em um momento em que ainda se pratica muito a velha política em Parauapebas”, afirma Hipólito.

O engajamento do time é enfatizado pelo presidente, quando informa que desde o início da formação do grupo não houve desistências, só novos filiados, apoiadores e pré-candidatos, demonstrando a “coesão do partido em torno de um grande propósito”. Afirma ainda que na última semana, com troca de partidos acontecendo em várias siglas, no Patriota não houve baixas, mas várias adesões, o que aumentou em mais de cinquenta por cento sobre a quantidade de nomes que já possuía. Assim, o partido Patriota se aproxima da grande missão inicial, que é dar aos pré-candidatos a vereador a chance de fazer o quociente e tornar possível a eleição, na busca pela renovação, sendo possível alcançar até duas cadeiras na Câmara Legislativa, na visão do partido.

Conforme a visão do seu líder em Parauapebas, o partido Patriota acredita que se todas as lideranças tivessem esta preocupação com a renovação desde a etapa de formação de suas bases e potenciais candidatos, a renovação da política de Parauapebas seria uma certeza, e apresenta a lista de nomes para que a população possa conhecer quem são estas pessoas que acreditam neste projeto e em um novo tempo de políticas públicas voltadas para os principais problemas da população, com foco e alta qualidade de gestão.

Lista dos pré-candidatos a vereadores pelo partido Patriotas

Luis Motos
Damião Aires

Walter Avelino

Roldão

GM Roberto

Allan da Juventude

Isaque Luz

Carvalho da Direita 

Kleiton Santos

Eldan

Dr. Robson                                               

Wil Araujo

Elcenildo Papada                                                                                             

GM Carvalho

Ednaldo Ternandes

Santiago Vila Ri c a

Cesar de Jesus

Pastor Rafael Cardoso

Kurica

Reginalo Nova Carajás

Luciano Coelho

Pedrinho Publicidades

Morsart Viegas

Jorge Martins

SGT Olegario             

Lúcio Trilama

João Machado

Pré-candidatas

Pastora Lenilda

Keilana  Vegante

Janaina Cipriano

Pastora  Marcilene

Nazare Rosa

Silvanete

Zelia Gama

Helania Fernandes

Eliane Dantas 

A BBC visitou um hospital em Londres, no Reino Unido, voltado ao cuidado de pacientes com Covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

“Fora dois pacientes, todos os outros de que estamos cuidando têm Covid-19. Não podemos lidar com um grande aumento [de casos], não temos como”, diz Jim Down, médico intensivista do hospital, o University College Hospital London.

Uma parte gigante do hospital foi transformada para lidar com o coronavírus.

“Trabalho com enfermagem em terapia intensiva há 23 anos, e nunca vi nada como isto, nem nos ataques [a bomba de 7 de julho de 2005, que mataram 52 pessoas)]em Londres”, diz Elaine Thorpe, chefe da enfermagem da UTI do hospital. “Nunca vi isso em um período tão curto e condensado.”

Pacientes que chegam com Covid-19 têm entre 40 e 70 anos. Muitos têm condições pré-existentes ou são idoso, mas também há muitos que são jovens e saudáveis.

Os médicos usam walkie-talkies porque seu equipamento de proteção impede o uso de telefones. Muitos têm crises de pânico porque não conseguem lidar com todo o estresse da situação. Além disso, trabalham em plantões de 12 horas. Sessenta horas por semana é a regra. Preocupam-se com os pacientes, uns com os outros e com suas famílias - e têm medo de levar o vírus para casa.

Confira aqui o vídeo completo da BBC sobre a rotina dos profissionais de saúde em um hospital de Londres.

 

Fonte: Por BBC

Foi preso e apresentado na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, por volta das 21h30, de terça-feira, 7, pela guarnição da Ronda Ostensiva com Apoio Motos (Rocam), ao delegado José Aquino, o nacional Robson Rodrigues Costa Bomfim, 21 anos de idade, acusado de furto com arrombamento.  Além de ter sido flagrado pela câmera de monitoramento do local a GU encontrou em poder do mesmo três aparelhos de fibra ótica subtraídos de uma empresa de internet.

Além de roubar o acusado destruiu alguns equipamentos

Segundo informações para ter acesso ao interior do prédio de onde foi levado os objetos, o larápio fez um buraco na parede de tijolos.

O acusado foi identificado pelas câmeras de segurança 

De acordo com o cabo PM S. Barros comandante da GU que capturou o ladrão, sua guarnição chegou ao acusado mediante denúncia e após receber os vídeos que flagrou a ação de Robson Rodrigues, adentrando e subtraindo os aparelhos de fibra óptica, foi realizado diligência encontrando o suspeito em uma residência localizada no bairro Guanabara.

Mediante o flagrante, Robson Rodrigues foi apresentado na delegacia junto com o material usurpado.

(Neide Folha)

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) divulgou, nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial do Estado (DOE), aviso de licitação para escolha da empresa responsável pela construção e instalação do terceiro conjunto naval do Terminal Hidroviário de Belém (THB), que ficará em frente ao galpão 10 da Companhia de Docas do Pará (CDP). A nova estrutura compreende flutuante, plataforma e rampa metálica articulada para embarque e desembarque de passageiros. A obra está orçada em R$ 1.909.622,83 com recursos do superávit do tesouro. 

A construção do Trapiche de Cargas e Descargas é um sonho antigo dos moradores de Maracanã

As empresas interessadas podem conferir o aviso de licitação no DOEsite da CPH e no site Compras Pará. O edital ficará disponível no site da CPH e no Compras Pará. O pregão será presencial e na modalidade fechada, ou seja, cada empresa apresenta uma única proposta para reforma. A data de abertura será dia 5 de maio, às 9h, na sede da CPH, em Belém. No aviso de licitação também consta a data da visita técnica das empresas no terminal, marcada para o dia 29 de abril.

"Atualmente, o terminal opera com dois conjuntos navais no galpão 9 da CDP. Em razão da crescente demanda de usuários, o governador Helder Barbalho autorizou a CPH a ampliar essa capacidade de operação. Agora vamos utilizar o espaço naval do galpão 10, que já foi autorizado pela CDP. Nossa previsão é que a obra fique pronta em até oito meses. Dessa maneira vamos oferecer mais conforto e segurança para os usuários que viajam, especialmente para a região da ilha do Marajó e Baixo Amazonas", explica Abraão Benassuly, presidente da CPH.

A construção e instalação do novo conjunto naval serão realizados de acordo com as normas e padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O terceiro conjunto deve aumentar em 30% a capacidade naval de operação e 50% o número de usuários no THB. 

Região do Guamá  - Também no Diário Oficial do Estado desta quarta, está o aviso de licitação para escolha da empresa responsável pela construção do Trapiche de Cargas e Descargas de Pescado e do Mercado de Peixe do Município de Maracanã, na região do Guamá. 

As empresas interessadas podem conferir o aviso de licitação no DOE, site da CPH e no site Compras Pará. O edital ficará disponível no site da CPH e no Compras Pará. O pregão também será presencial e na modalidade fechada, onde cada empresa apresenta uma única proposta para reforma. A data de abertura será dia 7 de maio, às 9h, na sede da CPH, em Belém. No aviso de licitação também consta a data da visita técnica das empresas ao local, marcada para o dia 4 de maio. A obra está estimada em R$ 1.644.229,98 com recursos do superávit do tesouro.

"Atendendo ao pedido da população, o governador Helder Barbalho autorizou a construção deste trapiche, que é um sonho antigo dos moradores de Maracanã. Hoje os trabalhadores atuam de forma precária e isso atrapalha o escoamento da produção local, mas com essas novas construções vamos potencializar o desenvolvimento daquela região", explica Benassuly, ao ressaltar que o projeto executivo de construção do trapiche e do mercado de peixe, com detalhes técnicos da obra, já está pronto na CPH. 

 

Fonte: Agencia Pará

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4º Vara federal Cível de Brasília, determinou nesta terça-feira o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário. Os valores, portanto, não poderão ser depositados pelo Tesouro Nacional, à disposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na decisão, Catta Preta Neto também afirmou que o montante está à disposição do governo para ser usado “em favor de campanhas para o combate à Pandemia de Coronavírus – COVID19, ou a amenizar suas consequências econômicas”.

“Além da pandemia, e por causa dela, a crise econômica não é mais uma perspectiva. É concreta, palpável. Milhões de trabalhadores informais, autônomos e vários outros, em todo o país, já passam por dificuldades de ordem alimentar inclusive. O fechamento da maioria dos segmentos do comércio, nas maiores cidades brasileiras, tem gerado quebra e desemprego em massa. A economia preocupa tanto ou até mais do que a própria epidemia”, escreve.

Para o juiz, os “sacrifícios que se exigem de toda a Nação não podem ser poupados apenas alguns, justamente os mais poderosos, que controlam, inclusive, o orçamento da União”.

 
“Nesse contexto a manutenção de fundos partidários e eleitorais incólumes, à disposição de partidos políticos, ainda que no interesse da cidadania (Art. 1º, inciso II da Constituição), se afigura contrária à moralidade pública, aos princípios da dignidade da pessoa Humana (Art. 1º, inciso III da Constituição), dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (Art. 1º, inciso IV da Constituição) e, ainda, ao propósito de construção de uma sociedade solidária (Art. 3º, inciso I da Constituição)”, finalizou.

Fonte: Jovem Pam

Desde o dia 23 de março, quando o prefeito Darci Lermen decretou estado de calamidade pública em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), tem atuado nas fiscalizações para o cumprimento das medidas preventivas contra o Coronavírus.

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) tem trabalhado 24 horas, com um efetivo de 20 agentes durante o dia e outros 20, à noite, em cinco viaturas.

Entre as atividades da GMP, referentes ao decreto municipal, está a prestação de segurança aos agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) nas barreiras sanitárias, além de orientar os cidadãos sobre os procedimentos no combate ao Covid-19. “Nas fiscalizações, a Guarda faz também a segurança das equipes da Vigilância Sanitária e verifica se os estabelecimentos estão seguindo os procedimentos instituídos pelo decreto municipal”, explica o comandante Magno da Silva.

Já o DMTT atua na fiscalização do trânsito, dando segurança viária para as equipes. “Fazemos a abordagem dos condutores para os agentes de saúde fazerem a triagem para saber como as pessoas estão com relação aos sintomas do Covid-19. Estamos atuando 24 horas com o apoio da Guarda Municipal, com 24 agentes de trânsito no plantão e agentes convocados. Com relação a isso, o DMTT está dando suporte à questão do decreto de calamidade para garantir a saúde de nossa população”, informa Raphael Pinheiro, diretor do DMTT.

Conforme explica Marco Aurélio Lopes, coordenador de Vigilância Sanitária, a função das barreiras não é impedir o acesso das pessoas no município. “Todas as pessoas podem entrar na cidade. A barreira não é para barrar ninguém na entrada; a barreira é para orientação e verificação de onde está vindo, se tem sintomas ou não, e direcionamento de pessoas que apresentarem algum sintoma para coronavírus”, esclarece.

Assim, quando o condutor, ao ser parado na barreira, estiver só com coriza, a orientação é para ficar em casa. Se estiver com coriza e febre, a pessoa fica em casa e em alerta, sendo monitorado pela equipe de saúde. Mas, caso tenha coriza, febre e tosse, é orientado a ir para um posto de saúde.

“E se a pessoa estiver com coriza, febre, tosse e falta de ar, aí ela é direcionada para o serviço de urgência – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, a equipe de saúde verifica a situação, se há necessidade de fazer o exame; ela passa pela avaliação médica no pronto atendimento”, informa Marco Aurélio.

Além disso, também é observado de onde a pessoa está vindo, se de uma região endêmica como, por exemplo, São Paulo ou Rio de Janeiro. Em casos assim, os agentes da Vigilância analisam a situação do viajante e a cidade de partida.

“Se a pessoa tem todos os sintomas e é de uma área endêmica, ela vai ser direcionada para a UPA ou UBS, seguindo no próprio veículo. A Guarda Municipal juntamente com um agente fiscalizador da saúde vai acompanhando. Chegando à UPA, o agente de saúde informa sobre o paciente e a equipe da UPA toma todas as providências para que a pessoa entre pelo local correto para não ter contato com os demais pacientes que estejam lá, e a partir daí fica em monitoramento”, relata o coordenador.

Parauapebas conta com duas barreiras sanitárias, uma na PA-160, em direção a Canaã dos Carajás, próximo ao entroncamento da VS-10; e a outra na PA-275, sentido Curionópolis, em frente à via de acesso à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

 

Fonte: Ascom\ Texto -Sara Dias

Para ajudar ainda mais micro e pequenos empreendedores de Parauapebas, durante a crise do Coronavírus, a prefeitura desenvolveu um conjunto de medidas, via Banco do Povo, para contemplar este público. Dentre as medidas estão a ampliação de prazos de pagamentos e o aumento do teto de financiamento para pessoas jurídicas.

As medidas são garantidas pela Lei nº 21/20, do prefeito Darci Lermen, aprovada na tarde desta segunda-feira, 6, pela Câmara Municipal de Parauapebas e sancionada na manhã desta terça-feira, 7, pelo chefe do Executivo. Com vigência até 30 de setembro deste ano, o texto institui critérios transitórios para a aplicação da Lei Municipal nº 4.315/06, de regulamentação dos financiamentos via Banco do Povo.  

Em meio a um cenário preocupante e de incertezas econômicas, Darci Lermen diz que a lei “surge para minimizar os impactos financeiros que a pandemia do Covid-19 poderá causar nos pequenos e microempreendedores do município de Parauapebas”.

Linhas de créditos disponíveis

Com as novas medidas, serão permitidas linhas de crédito no Banco do Povo para capital de giro, capital de investimento fixo e capital misto, que pode ser utilizado para a aquisição de mercadorias, matéria-prima, máquinas ou equipamentos. Os valores serão liberados pela prefeitura via depósito bancário.

Quem for contemplado neste momento, terá prazo de carência de até 180 dias – ou seis meses - para pagar a primeira parcela. O teto para empréstimo de Pessoa Física (PF) continuará em R$ 6 mil, mas para Pessoa Jurídica (PJ) foi ampliado para R$ 20 mil. Todos os recursos são disponibilizados por meio do Fundo Municipal para Geração de Emprego e Renda do Banco do Povo.

Os prazos de parcelamento do pagamento do empréstimo também foram ampliados de 24 para 36 meses. A taxa de juros será de acordo com a Taxa Selic do mês vigente. A atualização provisória na lei permitirá também concessão dos financiamentos e empréstimos sem a necessidade de consulta aos órgãos de proteção ao crédito ou de fiador.

As novas medidas também garantem apoio para quem já é cliente do Banco do Povo. Quem estiver com inadimplência de parcelas de até seis meses poderá renegociar o débito, sem a incidência de juros e multas. Também não será feita a inclusão de inadimplentes no SPC e Serasa.

Como obter o financiamento

O Banco do Povo atende pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem negócios. Os interessados em obter o financiamento devem fazer a solicitação preferencialmente online, pelo site da prefeitura, no seguinte link https://www.parauapebas.pa.gov.br/index.php/banco-do-povo.html.

“Disponibilizamos um espaço exclusivo do Banco do Povo, no site da prefeitura, para atender a demanda. O interessado deve baixar o formulário disponível lá, preencher devidamente e enviar por e-mail, anexando as respectivas documentações solicitadas. Ao recebermos o e-mail, faremos a análise do perfil do requerente; se aprovado, vamos digitalizar o contrato e agendar para o contemplado ir, fisicamente na agência, assinar o documento conosco”, explica André Aguiar, diretor do Banco do Povo.

Atendimentos presenciais na agência do Banco do Povo localizada no Mercado Municipal também ocorrem, porém, mediante agendamento prévio pelos telefones 99666-9161 / 3356-1020 para evitar aglomerações.

Fonte: Ascom\ Texto: Karine Gomes 

Sul e Sudeste do Pará

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.galpogk-is-100.jpglink

Vídeos

FAMAP, a escolha inteligente
08 Julho 2019
Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016