Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

Em comemoração aos 12 anos da Escola Professora Marluce Massariol De Souza, professores, alunos e diretores realizaram na manhã deste sábado (16), mais uma edição do tradicional “Massarió na Roça”. O evento com tema de festa junina já é um legado da instituição.

A diretora da escola, Ana Francisca, destaca que o evento é realizado desde que a escola foi criada. “É uma festa que também ajuda os alunos a conhecerem um pouco mais da história do colégio. É um momento de alegria e comemoração para todos nós”, conta.

Com uma programação diversa, tais como: apresentação de quadrilhas, comidas típicas, danças e a apresentação do Bumba Meu Boi Rosa de Massariol, criação de autoria dos alunos e professores da escola, tem como objetivo somar à diversidade cultural do município.

De acordo com a aluna, Allejandra Moraes, do 3º do ensino médio, o evento é muito importante para os alunos, pois mantem a interação entre os mesmos. “É um evento que também se torna uma revelação de talentos, pois há pessoas que se destacam na dança e esse evento, principalmente, é onde eles podem mostra o que realmente sabem”, conta a aluna.

Outro ponto impar do evento, e que não pode ficar de fora da festa é a realização de um bingo beneficente, que tem como objetivo angariar fundos para a festa de final de ano da escola.

Uma das responsáveis pela organização do evento é a professora Katiuscia Coelho, que também destaca a tradição do evento. “Esta festa vem de muitos anos e há dois, nós acrescentamos às apresentações o bumba meu boi, que foi confeccionado pelos nossos próprios alunos e já se tornou parte da nossa festa”, concluiu a professora.

A diretora da escola, Ana Francisca, destaca que o evento é realizado desde que a escola foi criada.

Uma das responsáveis pela organização do evento é a professora Katiuscia Coelho, que também destaca a tradição do evento.

De acordo com a aluna, Allejandra Moraes, do 3º do ensino médio, o evento é muito importante para os alunos, pois mantem a interação entre os mesmos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Reportagem: Fernando Bonfim/Edição: Ingrid Cardoso)

Hoje, sexta-feira (15) a Famap deu inicio ao curso de capacitação sobre Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias. O curso é certificado e promovido pelo Conselho Federal de Farmácia e representa uma grande oportunidade aos profissionais da área, além disso, é oferecido de forma gratuita.

Em entrevista a farmacêutica Suelen Maior, aluna da capacitação, explica que o curso veio na hora certa, pois representa uma reciclagem da melhor qualidade para os profissionais. “A capacitação representa uma melhoria dos nossos conhecimentos sobre a forma de tratamento e atenção aos pacientes, que também são clientes nos mais variados tipos de problemas de saúde”, disse.

Segundo o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, o treinamento é de grande relevância para os profissionais da área. “Este é curso importantíssimo de alta relevância para os profissionais farmacêuticos. As aulas serão ministradas por professores do Estado do Paraná e Paraíba onde irão instruir nossos colegas sobre os cuidados farmacêuticos relacionados à hipertensão arterial, diabetes, Aids, saúde mental, perda de peso e outros. São módulos importantíssimos que estamos trazendo para Parauapebas e Canaã dos Carajás, então não percam e venham participar”, informou.

A diretora da Faculdade Master de Parauapebas (FAMAP), Genecy Roberto, reforçou o convite aos profissionais farmacêuticos. “Esta é uma grande oportunidade para os representantes da categoria, um curso de capacitação ministrado por grandes profissionais representantes do Conselho Nacional de Farmácia”, concluiu.

Veja os módulos:

 

15 e 16 de junho de 2018

8h às 12h/ 14h às 18h

Introdução à Farmácia Clínica

13 e 14 de julho de 2018

8h às 12h/14h às 18h

Cuidado farmacêutico aplicado a pacientes com hipertensão arterial sistêmica (HAS)

10 e 11 de agosto de 2018

8h às 12h/14h às 18h

Cuidado farmacêutico aplicado a pacientes com diabetes

21 e 22 de setembro de 2018

8h às 12h /14h às 18h

Cuidado farmacêutico voltado à cessação tabágica e perda de peso

19 e 20 de outubro de 2018

8h às 12h /14h às 18h

Cuidado farmacêutico aplicado a pacientes com asma

23 e 24 de novembro de 2019

8h às 12h /14h às 18h

Cuidado farmacêutico aplicado à saúde mental

14 e 15 de dezembro de 2019

8h às 12h /14h às 18h

Cuidado farmacêutico aplicado ao manejo de problemas de saúde autolimitados

Carga horária total: 112h/a

 

Em entrevista a farmacêutica Suelen Maior, aluna da capacitação, explica que o curso veio na hora certa.

Segundo o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, o treinamento é de grande relevância para os profissionais da área.

A diretora da Faculdade Master de Parauapebas (FAMAP), Genecy Roberto, reforçou o convite aos profissionais farmacêuticos. 

 

 

 

 

 

 

Por volta das 11h30, da manhã de quinta-feira 14, a guarnição composta pelo cabo PM  Freitas, e o soldado PM, Artur realizavam levantamento de ponto de tráfico no bairro Nova Vitória, quando na rodovia Faruk Salmen avistaram dois suspeitos em uma moto Fan, preta, placa OFJ- 0293, instante em que a guarnição percebeu que o garupa carregava uma longa arma.

Em ato continuo os policiais realizaram o acompanhamento dos suspeitos, porém ao perceberem que estavam sendo seguidos pela viatura da PM os mesmos empreenderam fuga,  abandonando a moto logo em seguida.

Ainda de acordo com informações repassadas pelo escrivão de Polícia Civil, Leonardo, nas buscas aos indivíduos a guarnição foi surpreendida com disparos de arma de fogo. Momento em que os  PMs revidaram, atingindo um dos suspeitos mortalmente. O comparsa do mesmo conseguiu fugir mata adentro.

Socorrido pela guarnição e encaminhado para o hospital municipal de Parauapebas, o baleado identificado horas por Landison Lisboa de Oliveira, 30 anos de idade, faleceu  ao entrar no setor de emergência do HMP. Segundo a polícia Landison Lisboa era foragido desde dia 15 de maio do corrente ano do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes, (Crama) em Marabá.

 Além do moto, a polícia apresentou na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, duas armas de fogo, uma escopeta calibre 12, de fabricação caseira com dois cartuchos e um simulacro de pistola 380.

Socorrido pela guarnição e encaminhado para o hospital municipal de Parauapebas, o baleado identificado horas por Landison Lisboa de Oliveira, 30 anos de idade, faleceu  ao entrar no setor de emergência do HMP.

 

 

 

(Reportagem: Caetano Silva)

A Polícia Militar através do Grupo Tático Operacional (GTO) realizaram um brilhante trabalho prendendo na noite de ontem, quinta-feira 14, uma dupla de assaltantes formada por Adeilton Oliveira da Silva e José Sousa lima. Os mesmos chegaram à cidade de Parauapebas com uma camionete e vários objetos subtraídos de uma fazenda no município de Curionópolis, onde teriam feito quatro pessoas reféns em cárcere privado por mais de três horas.

De acordo com informações repassadas por uma das vítimas ao delegado plantonista, Fernando Oliveira, era por volta das 18h00, quando chegaram a sua propriedade três elementos, dos quais, dois entraram na sede da fazenda, ambos armados, renderam e amarraram quatro pessoas que estavam na casa, instante em que começaram a subtrair ferramentas e eletrodomésticos da propriedade. Os ladrões abandoaram o local deixando o fazendeiro e família amarrados.

Procurado pela reportagem o fazendeiro não quis falar sobre o que passou nas mãos dos bandidos e, também não aceitou que seu veículo fosse filmado ou fotografado.

Entretanto, de acordo com o cabo da PM, Sena, há vários meses a Polícia Militar vinha recebendo denuncias de assaltos ocorrido na região da zona rural de Curionópolis. "Os indivíduos chegavam às propriedades armados e roubavam veículos, eletrodomésticos e pertences das vítimas. Os fazendeiros e proprietários de terras ficam praticamente isolados naquela região. Porém desta vez a casa caiu para os bandidos”, contou o policial, acrescentando que após a ação criminosa, os bandidos deixaram o local em direção a Parauapebas.

Informados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), a Polícia Militar passou a realizar buscas na região. Minutos depois uma camionete subtraída da fazenda foi encontrada circulando em Parauapebas. O veículo era monitorado por uma empresa de rastreamento. O pertence foi recuperado pelo GTO, que seguia instruções da empresa de monitoramento. "Conseguimos seguir a rota que a empresa repassava, então conseguimos observar a rota da camionete" contou o policial.

Com base nas informações o Grupo Tático Operacional se deslocou na mesma direção, e quando passava por um posto de combustível na Av. Faruk Salmem, avistaram a camionete. "Imediatamente fizemos a abordagem e pedimos para que eles saíssem do veículo, quando eles perceberam que era a polícia, já se abaixaram dentro do carro, fizemos a verificação​ e constatamos que realmente se tratava do veículo roubado. Em seguida os trouxemos para delegacia", acrescentou.

 Ainda segundo as informações da polícia, os dois acusados são figuras conhecidas, inclusive, um deles estava em liberdade a pouco  tempo.

Além da camionete a polícia apresentou na delegacia, uma motosserra, televisores, utensílios da fazenda, e três armas de fogo: um revólver calibre 32, e duas espingardas, ambas calibre 20.

Um terceiro elemento que dava apoio em outro veículo até o presente momento não foi identificado pela polícia.  Indagados sobre o destino da caminhonete, os mesmos responderam que ela seria levada para o município de Marabá.

 

 

 

 

Além da camionete a polícia apresentou na delegacia, uma motosserra, televisores, utensílios da fazenda, e três armas de fogo: um revólver calibre 32, e duas espingardas, ambas calibre 20.

 

(Reportagem: Caetano Silva)

 

 

 

Os recursos fazem parte de emendas parlamentares do deputado estadual Hilton Aguiar (SD) e do atual vice-governador Zequinha Marinho (PSC). No total, foram entregues, hoje (11), dois tratores de pneus, duas grades de disco, duas roçadeiras, uma carreta agrícola e uma casa de farinha completa. Só na comunidade da Vila Nova Jerusalém, cerca de 500 famílias serão beneficiadas diretamente.

Os equipamentos serão divididos entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Semprur) – que fará a gestão dos equipamentos – e a Associação dos Moradores da Vila Nova Jerusalém – que ficará também com a casa de farinha. Para o secretário de desenvolvimento e produção rural Léo Ferreira, os investimentos vêm em boa hora. “Estamos a todo vapor com o Procampo, auxiliando e profissionalizando a atividade agropecuária no município. Esses equipamentos vão fazer diferença, beneficiando muitas comunidades de Canaã.

Segundo técnicos da Semprur, em algumas semanas, os equipamentos vão estar instalados e disponíveis para a comunidade. O Prefeito Jeová Andrade prestigiou a chegada das máquinas e equipamentos no município e agradeceu aos parlamentares pelo investimento. “Canaã tem vocação rural, isso é inegável. Fico feliz em ver recursos sendo disponibilizados à população, como instrumentos para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. Estamos no caminho certo, rumo à prosperidade de todos”, afirmou.

 

Fonte: Jornal Infoco

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação de atendimento de saúde à população da Vila Nova Jerusalém, na zona rural do município, na manhã desta quarta-feira (13). A ação foi realizada na Escola Municipal da localidade e atraiu um grande público.

A equipe responsável pelos atendimentos foi formada por Agente Comunitário de Saúde (ACS), técnico de enfermagem e médico. Foram realizados, segundo a Secretaria, cerca de 70 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem.
 
A ação tem o objetivo de garantir acesso à Atenção Básica para os moradores de todas as localidades do município.
 
Atenção Básica
 
A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Estima-se que, com o atendimento adequado na Atenção Básica, seja possível resolver até 85% dos problemas de saúde.

 

Fonte: Jornal Infoco

A parceria no valor de 85 mil reais é uma emenda impositiva de autoria dos vereadores João Batista (R$ 40 mil), Rael da Marcenaria (R$ 10 mil), Gesiel Ribeiro (R$ 10 mil), Baiano do Hospital (R$ 10 mil), Élio Ferreira (R$ 5 mil), Maria Pereira (R$ 5 mil) e Vânia Mascarenhas (R$ 5 mil). O objetivo é auxiliar nas despesas de aluguel, alimentação e na aquisição de um veículo para a entidade. A assinatura dos papeis aconteceu ontem (11), na sede da prefeitura.

O Centro de Recuperação Casa de Apoio Semeando, fundado há oito anos, está no município, há dois, realizando a abordagem de moradores de rua e dependentes químicos com o objetivo de restabelecer a cidadania dos indivíduos.

O prefeito Jeová Andrade parabenizou os coordenadores pelo trabalho e completou: “Vocês têm a oportunidade de estender esse serviço a mais pessoas, com mais recursos disponíveis. Espero que muitos pais, filhos e entes queridos sejam resgatados por meio do trabalho de vocês”.

Fonte: Jornal Infoco 

O vice-prefeito de Igarapé-Açu, no nordeste do Pará, a esposa e a filha dele foram feitos reféns durante a noite de domingo (10) e madrugada de segunda-feira (11). A tentativa de assalto, que começou por volta de 21h30, terminou depois das 4h da manhã.

 

Quatro homens e uma adolescente participaram do crime. Policiais civis e militares cercaram o local para evitar a fuga dos bandidos, que estavam armados.

 

Durante as negociações com o delegado do município, os criminosos exigiram a presença da imprensa, um advogado e familiares. De acordo com a polícia, a quadrilha é de Santa Maria do Pará.

 

Após a liberação dos reféns e rendição dos assaltantes, a população tentou agredir o bando, que foi levado para a delegacia de Igarapé-Açu.

 

Confira o vídeo com a matéria completa

 

Fonte G1

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na manhã deste sábado (9) mais uma  edição do projeto “Ação Social Volante”. O evento foi realizado na Escola Nelson Mandela, no Bairro Casas Populares II, em Parauapebas.

O projeto consiste em levar cidadania às comunidades do município, na oportunidade foram disponibilizados aos moradores do Bairro e circunvizinhança, serviços como: Atendimento Jurídico, emissão de RG’s, Carteira de Trabalho, kit saúde bucal para crianças, bazar, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

O aposentado Antônio José Gomes aproveitou para fazer dois procedimentos: teste de glicemia e aferição de pressão arterial ele aprovou os serviços. “Minha pressão quase sempre está acima do normal, demanda tempo ir ao posto de saúde e pegar fila. Aqui acaba sendo bem mais rápido”, disse o aposentado, elogiando a iniciativa da SEMAS.

O aposentado Antônio José Gomes aproveitou para fazer dois procedimentos.

 

 

 

 

(Reportagem Fernado Bonfim)

Um passo importante para a melhoria no atendimento à saúde da população de Parauapebas será dado pela prefeitura, com a construção de um Plano de Educação Permanente na Saúde Municipal, que foi tema de seminário promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho, Desenvolvimento e Acompanhamento do Trabalhador, com o apoio da Fundação Vale e da Universidade Estácio de Sá.

No seminário, realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), profissionais da área da saúde tiveram conhecimento sobre a importância da educação permanente, definida pelo Ministério da Saúde como “aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. A educação permanente se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais”.

A coordenadora de Desenvolvimento e Educação Permanente, Agenilma Gomes, explicou que o Plano Municipal de Educação Permanente de Saúde será construído coletivamente por meio de metodologia participativa de planejamento. “Temos vários profissionais da Semsa participando do seminário, com o objetivo de desenvolvermos e construirmos a matriz do plano pra implantarmos em ações de educação permanente no município, conforme o diagnóstico municipal da Saúde”, disse ela.

A professora Kátia Edmundo, da Universidade Estácio de Sá, disse que o seminário serviu também para levantar subsídios para formulação da política municipal de educação permanente. “A partir daí elaboraremos um documento em conjunto, com as diferentes instâncias dos profissionais de saúde daqui de Parauapebas”, informou ela.

Para quem participou do seminário, foi importante obter mais e novos conhecimentos. “Achei muito interessante ter participado desse Seminário Municipal de Educação Permanente. Excelente iniciativa do governo municipal ter nos proporcionado tanta troca de experiência quanto aprendizado acerca do assunto abordado”, avaliou a gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Liberdade II, Leina Barros.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Sul e Sudeste do Pará

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_UNAMAgk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2018gk-is-100.jpglink

Vídeos

Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016