Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

A Associação de Moradores do bairro Vale dos Carajás, que tem como presidente a moradora Aline Vieira,  realizou uma grande ação em comemoração ao Dia das Crianças, na comunidade Vale dos Carajás. A ação acontece todos os anos, porém em uma proporção menor, mas neste ano, a ação conseguiu atender cerca de 200 crianças. 

De acordo com Aline Vieira, o evento tem se tornado cada vez maior devido ao apoio de diversos empresários parceiros, entre eles,Komatsu, Ciper Prag Dedetizadora, Loc bem, Stilus eventos, Food pebas, Brink centro clínico, Plus digital, Cleber Parabrisa, Melo Artes, Chão Goiano e também a Igreja Católica Santa Terezinha. 

 

A ação também conseguiu atender crianças do bairro dos Minérios, onde foram doados muitos lanches e brinquedos. “Estamos nos mobilizando para que no ano que vem o evento consiga ser ainda maior para que possamos atender ainda mais crianças”, disse Aline. 



O Coordenador Municipal de Juventude, Rafael Ribeiro, esteve reunido com a Presidente do Conselho Municipal de Juventude (COMJUP), Tamanda Alves, para dialogarem a respeito da implantação do tão sonhado Centro de Referência da Juventude.
O Centro de Referência da Juventude será instalado na Praça da Juventude, um amplo complexo construído no bairro Casas Populares II e que conta com acomodações suficientes para atender à demanda pelos serviços que o Centro prestará.
Na última quinta-feira (10), Rafael Ribeiro esteve no local, acompanhando por servidores da CMJ e da presidente do COMJUP, Tamanda Alves, onde falou sobre a iniciativa.
“Faz parte do programa de governo do prefeito Darci a instalação deste Centro de Referência da Juventude, e todo governo está trabalhando incansavelmente para oferecer novos horizontes e perspectivas para nossos jovens”, disse Rafael.
O coordenador de Juventude disse que a ideia é oferecer um conjunto de atividades e serviços que apoiem a socialização, educação e formação profissional dos jovens que serão atendidos pelo Centro.
“Vamos oferecer uma série de oficinas focadas na arte e na cultura, além de apoio educacional, prática desportiva e cursos de capacitação em áreas como formação profissional e informática, por exemplo”, contou Rafael Ribeiro.
A escolha do local para a instalação do Centro de Referência da Juventude também foi explicada por Rafael.
“Casas Populares II é um bairro com grandes carências, cercado por outros que também precisam de atenção especial, como Complexo Altamira, Jardim Tropical, Alto Bonito e outros. Um Centro como esse que vamos instalar é um agregador social, vai permitir o contato da juventude desses bairros com práticas e aprendizados saudáveis, acompanhamento psicossocial e acolhimento, servindo também como uma forma de blindar esses jovens contra a criminalidade e as drogas. Por isso escolhemos este local.”, afirmou Rafael Ribeiro.
Para a instalação do Centro de Referência da Juventude, a Prefeitura por meio da CMJ vem mantendo contato com diversos órgãos que possam ser parceiros da iniciativa, ao mesmo tempo a equipe multidisciplinar está sendo formada com a participação de psicólogo, pedagogo, professores e assistente social . Tudo está sendo feito para que até dezembro o Centro esteja em condições de abrir suas portas para a comunidade.

Nessa quinta-feira, 17, o COMCDAP (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), responsável pela organização da eleição do Conselho Tutelar de Parauapebas, para a gestão 2020/2023, suspendeu o resultado para recontagem de votos, após concorrentes entrar com recursos, alegando falha no resultado.

A eleição ocorreu no domingo (6), em cédulas de papel, o resultado oficial foi dado na segunda-feira, 07. A recontagem dos votos acontecerá na próxima quarta-feira, 24, das 08hs às 12hs e das 14hs às 18hs, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas.

Confira edital de suspensão na íntegra: 

 

Atletas de Parauapebas da Delegação Paraense de artes marciais, partiram na noite de terça-feira, 15, para Fortaleza-CE,onde ocorrerá o grande campeonato mundial de Karatê. o World Karate Championship 2019. Foram 60 atletas de Parauapebas, sendo  12 deles do Projeto Pipa, a unir forças representando o município no maior evento de artes marciais do mundo. 

A despedida dos atletas ocorreu na sede da Associação Girão de Artes Marciais- AGAM, localizada no bairro Dos Minérios. Os 60 atletas da família AGAM, entre 07 e 50 anos de idade  irão disputar o campeonato juntamente com outros atletas de 32 países e tamanha é a expectativa de todos. A competição acontecerá entre os dias 17 e 20 de outubro. 

O vereador Marcelo Parceirinho, fomentador do projeto, haja vista que elaborou a emenda parlamentar pedindo ao poder executivo, liberação do recurso para que os atletas pudessem participar do evento e trazer muitas medalhas para o município, também esteve acompanhando a saída dos atletas, juntamente com o prefeito Darci Lermen e secretário de  esporte, Laureci Diniz. Em entrevista, disse que Parauapebas, muito em breve, será conhecida também como a capital do Karatê. 

Segundo ele, é muito bom poder contribuir com projetos sociais voltados ao esporte, pois ajuda a  formar atletas, como também, seres humanos para a vida de forma digna. Além das alegrias e orgulho que os pequenos karatecas trazem para o município, com a conquista de medalhas. “Isso aqui é muito gratificante para nós e ano que vem vai ter emenda de novo, para nosso município possa ter representatividade em campeonatos estado afora, tudo que é medalha a gente traz.  Fico muito feliz em ver 60 atletas saindo da nossa cidade e indo para fortaleza representar o Pará e representar em nosso município. 

Todas as despesas e transporte dos atletas parauapebenses serão custeadas pela prefeitura de Parauapebas, que por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SEMEL, vem fomentando os projetos e acompanhando as ações. 

Para a Luana   Veloso, 17 anos de idade,  uma das atletas de Parauapebas que também participará do campeonato, é um grande momento em sua carreira como atleta, ela que faz parte da família AGAM há 2 anos, está bastante ansiosa, pois é o primeiro mundial que participa. Na oportunidade ela agradeceu ao seu sensei Girão e aos gestores municipais por proporcionar esse momento tão especial para os atletas parauapebenses. “Todos temos um sonho de participar de algo que realmente gosta, graças às pessoas que estão investindo no nosso futuro estamos realizando o nosso”, disse a aluna.

Jeova Rodrigues Botelho, paratleta, também carregará a bandeira do município no campeonato. Para ele é muito gratificante poder participar deste momento e fazer parte de um projeto pioneiro nas artes marciais é uma grande honra para ele. “O  mestre Girão já vem atuando nesta área há muito anos com seu pioneirismo, trouxe as artes marciais para dentro do município e sempre trabalhando dentro do social, dentro da inclusão já ajudou a mudar a vida de muitas pessoas através do esporte”,  disse o atleta. 

Segundo o prefeito Darci Lermen uma das coisas mais importantes da gestão pública é  cuidar das pessoas e fomentar projetos sociais como a AGAM faz parte dessa responsabilidade.

Darci também enfatizou a importância das pessoas que estão a frente de projetos sociais como a Agam, Agape, Kime, samuray e outras. “Eles realmente fazem um lindo trabalho com essas crianças. “Participando de projetos como este, elas têm muito menos possibilidade entrar na  delinquência, porque quando ele não tá na escola, está dentro do projeto e isso deixa qualquer um feliz”, disse Darci. 

Segundo Laoreci Diniz, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, as parcerias de fomento a estes tipos de projeto são feitas via convênio, onde a gestão pública acompanha,  desde o planejamento, plano de trabalho e execução dos projetos. “Fico muito feliz por ver esse trabalho dando frutos, levar mais esporte e lazer para a nossa comunidade não tem preço”, comemora o secretário. 

Para finalizar, o Mestre Girão agradeceu o apoio da prefeitura, que por meio da SEMEL, tem  proporcionado esse grande momento aos atletas de sua associação e também disse ser uma grande honra ser o sensei de todos os jovens atletas da AGAM.  Para mim é uma honra ser o líder dessa galera, é um orgulho fazer parte da seleção brasileira de Karatê. Hoje nós temos aqui 60 alunos que irão representar   o município no mundial de Karatê. Lembrando que a maioria dos atletas que estão aqui são crianças em situação de vulnerabilidade social, que treinam no projeto e recebem, alimentação, uniformes de forma gratuita, graças ao apoio do governo municipal; além da viagem que tenho certeza que será maravilhosa”, finalizou Girão. 

Sessenta atletas de Parauapebas entre 07 e 50 anos representarão o município no mundial de Karatê que inicia hoje, 17, em Fortaleza-CE

(Por Ingrid Cardoso)

Roberto Gómez Bolaños, ator e produtor mexicano morto em 2014 , será o tema de uma série biográfica e seus personagens emblemáticos voltarão às telas, anunciaram nesta quarta-feira os produtores na feira de conteúdos televisivos de Cannes.

O Chespirito Group e o THR3 Media Group, com sede no México, confirmaram os planos de produzir vários programas de televisão com os personagens criados por Bolaños, incluindo o Chapolin Colorado.

O comediante criou mais de cem personagens e dezenas de séries de comédia e filmes durante seis décadas de carreira que o transformaram em uma estrela na América Latina. Ele morreu em 2014 aos 85 anos.

Os produtores revelaram o projeto na MIPCOM, a maior feira de conteúdo televisivo do mundo, realizada em Cannes, na França.

A revista especializada "Hollywood Reporter" informou que o novo universo de Chespirito começará com uma série biográfica, que será seguida de desenhos animados, "remakes" e filmes, entre outros produtos de entretenimento.

"É um projeto que meu pai só poderia imaginar em sonhos", declarou Roberto Gómez Fernández, filho do criador de "Chaves".

 

Fonte: G1

A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Polícia Federal em Marabá, sudeste paraense, deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Caça Jegue, dentro do contexto da Operação Verde Brasil – Pará, que combate delitos ambientais e de extração ilegal de minérios (manganês) na zona rural do município, mais precisamente no distrito de Vila União, localidade conhecida como ‘Vila Cega Jegue’.

A ação tinha como objetivo paralisar as atividades de cinco áreas de extração ilegal de manganês e degradação ambiental existente na localidade.

Segundo a Polícia Federal, os responsáveis pelas atividades minerárias ilícitas não se encontravam nos locais, porém foram colhidas informações que possibilitará suas identificações e posteriormente responderão por crimes ambientais e de extração ilegal de minérios.

A atividade criminosa movimentava a extração de cerca de 200 caminhões diariamente das áreas, cada um transportando cerca de 30 toneladas de manganês, totalizando assim a comercialização ilegal de cerca de seis mil toneladas de minério por dia, no valor em torno de mil reais a tonelada, perfazendo um montante aproximado de seis milhões de reais.

A ação contou com a participação de 25 policiais federais, dois fiscais da ANM (Agência Nacional de Mineração), três agentes ambientais do IBAMA, 16 militares da Força Nacional de Segurança Pública e cerca de 120 militares do Exército Brasileiro, sob o comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

 

Fonte: DOL-Com informações da PF

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, através da Secretaria Municipal de Obras, deu início às obras da avenida Weyne Cavalcante. Na tarde de quarta-feira, 16, o prefeito Jeová Andrade se reuniu com os proprietários das empresas responsáveis pela obra de revitalização da avenida Weyne Cavalcante para acertar os últimos detalhes.

Também participaram da reunião os secretários Roberto Andrade, Uescley Amorim e Wilson Reis, o coordenador do Código de Postura Municipal, Divino Sousa, o presidente da Associação Comercial de Canaã dos Carajás (Acciaca), Pedro Silva, e comerciantes locais que tem suas empresas nas proximidades onde está sendo realizada a obra.

Jeová Andrade se reuniu com os proprietários das empresas responsáveis pela obra de revitalização e empresários

Na ocasião, o gestor municipal acertou com os empresários detalhes, como sinalização, rotatórias, cronograma de trabalho, fluxo de veículos e trânsito de pedestres durantes os meses da obra na avenida. "Estamos vivendo um importante momento da história de Canaã, em que a nossa mais importante via passa por uma transformação completa. Nesse momento, teremos alguns transtornos que são necessários para o andamento da obra, mas é fundamental que todos entendam que eles vão passar e os benefícios ficarão", disse o gestor.

A obra da Weyne é uma das ações do Pacto por Canaã, que visa fazer de Canaã dos Carajás uma das melhores cidades para se viver no Brasil. O projeto está sendo executado pela empresa Monteiro e Construtora, e custará aos cofres públicos 3.856.770,60 reais.

O termino da obra está previsto para o dia 1º de maio do próximo ano, até lá prefeito e vereadores contam com a colaboração de motoristas e empresários durante esse período.

 

O Secretário Municipal de Habitação, João Fontana, no uso de suas atribuições legais, requer o comparecimento dos beneficiários do Residencial Vila Nova - PMCMV, para a assinatura das minutas contratuais junto à Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 11h às 16h, no Centro Comunitário do Residencial dos Minérios.

Para conferir a lista dos beneficiários, clique aqui.

Mais de 1500 pessoas receberão uma importante obra que beneficiará a população com serviços de educação básica e profissionalizante: essa foi a boa notícia que chegou junto com os representantes do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). A equipe esteve em Parauapebas nesta quarta, 16, para apresentar o projeto de criação de uma unidade integrada SESI/SENAI no município. Para que a unidade de educação seja construída, a prefeitura doou uma área de mais de 50 mil m². As obras da unidade começam em 2020 e estimam um investimento de quase 40 milhões de reais.

“É com grande satisfação que nós estamos aqui apresentando este projeto inicial. O município está em uma região que merece a atenção da indústria. Acredito que no momento não há investimento semelhante a este se instalando na região, principalmente na área da educação que é o que nós fazemos”, comemora Dário Lemos, diretor regional do Senai e superintendente regional do Sesi.

A unidade integrada SESI/SENAI, localizada no Parque dos Carajás 2, vai atender 1400 alunos por dia, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na escola SESI, serão quase 1500 matrículas no Ensino Fundamental, Médio, Ensino Médio Integrado SESI e SENAI e Educação para Jovens e Adultos. A unidade vai ter 1 bloco administrativo, 20 espaços pedagógicos, 1 biblioteca, 1 espaço de convivência e 6 modernos laboratórios, além de quadra de esportes, piscina adulto semiolímpica e infantil, 2 campos de futebol society, bloco pedagógico, 2 Centros de Recreação, dentre outros espaços.

“Quem ganha é a nossa população e também nossos empresários que terão profissionais mais qualificados, gerando mais desenvolvimento para nosso município e região”, declara entusiasmado Rodrigo Zanrosso, secretário municipal de desenvolvimento. Para José Conrado Santos, presidente do Sistema Fiepa, a indústria em todo o mundo demanda uma mão-de-obra mais qualificada e voltada para a tecnologia. "Queremos ir além, buscando a agregação de valor ao que é produzido no município e no seu entorno”, declara.

O Senai/PA atua na região desde o início das atividades de mineração no estado e já capacitou mais de 100 mil pessoas. Sua primeira unidade foi na Serra de Carajás e, desde 2004, está presente em Parauapebas, a partir de um contrato de comodato e de prestação de serviços com a empresa Vale. No momento atua nas áreas de automação; eletroeletrônica; eletromecânica; gestão; tecnologia da informação; segurança do trabalho; metalmecânica; mineração; soldagem e logística.

 

Texto: Andrea Reis

A Prefeitura de Parauapebas participou de uma reunião, na manhã desta quarta-feira, 16, com a Superintendência Regional do Trabalho do Ministério da Economia, para tratar das ações de combate ao trabalho infantil e adolescente. A reunião tem o objetivo de conversar sobre políticas públicas de prevenção e eliminação do trabalho infantil no município.

Participaram do encontro, Aline Calandrini, Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora de Fiscalização do Trabalho Infantil no Estado do Pará; Deise Marcola, Chefe Substituta da Fiscalização do Trabalho e Coordenadora de Fiscalização de Aprendizagem; José Alves de Lima, Chefe de Gabinete do Prefeito de Parauapebas e Girlan Pereira, Coordenador Especial de Trabalho Emprego e Renda  de Parauapebas. Além de atividades de fiscalização já realizadas pela Superintendência Regional do Trabalho, ficou acordado que serão desenvolvidas ações educativas, preventivas e estratégicas como a elaboração do Diagnóstico Municipal sobre Trabalho Infantil; Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil; Estudo e providências para implantação de outro Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – (PNAD).

Ainda como parte da ação, os órgãos envolvidos promoverão reuniões de integração e orientação de caráter educativo, envolvendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Urbanismo e Secretaria Municipal de Assistência Social de Parauapebas com atuação da Equipe de Abordagem Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar 1 e 2 de Parauapebas, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Agentes de Proteção da Infância e Juventude da Comarca de Parauapebas e demais órgãos que tratem dessa política.

De acordo com Girlan Pereira, o município de Parauapebas, após parecer jurídico, pretende ainda incluir nos termos permissionários a vedação do trabalho infantil, sob pena de perda da licença de operação do estabelecimento. Sobre a cessão de uso de áreas publicas como quiosques, feiras e outros espaços que usem este tipo de licença os beneficiários estarão sujeitos a perda do direito de uso.

Para o Chefe de Gabinete do Prefeito de Parauapebas, José Alves, essa reunião é importante porque ela reforça a articulação e integração de atores sociais institucionais, envolvidos com políticas e programas de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador. “estamos trabalhando de forma permanente para que possamos garantir que crianças e adolescentes frequentem a escola, tenham possibilidade de futuro e seus diretos e integridade física preservados", ressaltou.

 

Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2019.CORRIDA_DOS_PAIS_RODAPEgk-is-100.jpglink