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Agachamento: benefícios incríveis para o corpo e a saúde

Para quem se exercita há um bom tempo, dizer que o agachamento é um super exercício não é grande novidade! Mas algumas pessoas, especialmente aquelas que estão se iniciando nas atividades físicas, têm dúvidas sobre como o movimento deve ser executado, quais resultados ele oferece de fato, se pode ser feito por todos, entre outras questões.

Abaixo, profissionais da área de Educação Física explicam o que é exatamente o agachamento, quais benefícios oferece, quais cuidados devem ser tomados na hora de realizar o movimento e esclarecem outras dúvidas sobre o assunto.

O que é o agachamento?

Tiago Heck, personal trainer e proprietário da CrossFit Sampa, explica que agachamento é “o ato de, iniciando em uma posição neutra em pé, descer o corpo em uma contração excêntrica dos membros inferiores com o quadril quebrando a paralela, e retornar em uma concêntrica à mesma posição. Em outras palavras, baixar o quadril até próximo ao chão flexionando os joelhos e mantendo o tronco ereto”, diz.

Bruno Martins Monarchi, gerente geral da área técnica da rede For Life, licenciado e bacharel em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Personalizado e pós-graduado em Biomecânica Aplicada em Treinamento e Avaliação Física, destaca que o agachamento é um exercício para o fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, ligamentos e inserção dos tendões em toda a parte inferior do corpo.

“Quatro articulações participam do movimento: tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar. Essas articulações realizam diversos movimentos, mas devemos analisar, apenas, os movimentos realizados contra a resistência”, diz Monarchi. Sendo assim, explica, são feitos os seguintes movimentos articulares no agachamento:

 
  • Flexão plantar;
  • Extensão do joelho;
  • Extensão do quadril;
  • Extensão do tronco.

Os inúmeros benefícios do agachamento

Foto: Getty Images

Heck destaca que o agachamento já foi considerado o melhor exercício para o ser humano, principalmente pelo fato de ser bípede. “Ele fortalece nosso corpo para combater a gravidade quando estamos em pé”, diz.

Para as mulheres, é considerado o principal exercício, pela ênfase no trabalho de glúteos que proporciona, acrescenta Monarchi.

O personal trainer acrescenta que, o agachamento é muito bem-vindo porque fortalece principalmente a região dos glúteos (bumbum). “Quem agacha costuma ter pernas fortes, quadril forte e uma boa postura”, comenta.

Heck explica ainda que, por mobilizar uma grande quantidade de massa muscular, o agachamento também proporciona um grande gasto energético, ou seja, queima muita caloria, “principalmente se utilizar carga nele ou realizá-lo com muitas repetições em pouco tempo, gerando assim uma aceleração cardíaca e trazendo benefícios também para o sistema cardiopulmonar”.

Monarchi reforça que existem muitos benefícios do agachamento para o corpo feminino, entre eles:

  • Aumento do tônus muscular,
  • Diminuição de flacidez,
  • Correção de postura,
  • Diminuição do tempo de treino devido à praticidade,
  • Queima de gorduras localizadas,
  • Enrijecimento de pernas,
  • Enrijecimento de coxas.

O profissional destaca que, de acordo com variações, mudanças de intensidades, é nítido notar mudanças com até oito semanas, de acordo com a frequência e intensidade de treinos. “As mudanças mais perceptivas a curto prazo ficam por conta do enrijecimento e diminuição notória de medidas. Seu principal benefício à saúde fica por conta da manutenção de posturas e concentração do core, onde temos um fortalecimento de abdômen, quadril, coxas e pernas”, explica.

4 exercícios com agachamento

Foto: Getty Images

Tiago Heck explica que todo agachamento completo fortalece bumbum e coxas. “Mas quem quiser aumentar a intensidade nessas regiões pode fazer o agachamento em uma perna somente, o chamado ‘pistol’ ou agachamento unilateral”, diz.

“Ou mesmo o agachamento costas com peso (barra e anilhas), que se bem executado, quadril quebrando a paralela, traz bastante benefícios”, acrescenta Heck.

Monarchi ressalta que é possível gerar variações de agachamentos com mudanças de tempo de execução, estímulos de carga, posicionamento de membros inferiores, e acessórios externos utilizados nas execuções (como bola de pilates, rubber band etc.). “Agachamento sumo para interno de coxa, onde acontece uma rotação dos pés para fora; agachamento abaixo dos 90° para uma ênfase maior são exemplos”, diz.

 

Fonte: dicasdemulher.com.br

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