On Screen Facebook Popup by Infofru

Receba todas as atualizações via Facebook. Basta clicar no botão "Curtir" abaixo.

Fechar

  

Musculação emagrece? Especialista esclarece mitos e verdades

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas já conhece os principais benefícios relacionados à prática de musculação, tanto para os homens, como para as mulheres. Porém, o assunto ainda causa muitas dúvidas e gera até mesmo alguns mitos.

Algumas das questões mais recorrentes são: “musculação emagrece?” e “ela é mesmo indicada para as mulheres?”.

E para conferir as respostas, é importante entender esta atividade como um tudo, avaliando como ela funciona e, então, quais benefícios são sentidos com sua prática no dia a dia.

Os 14 principais benefícios da musculação

Abaixo, Wellington Pereira Romão, profissional de educação física da rede Just Fit Academias, explica quais são os benefícios da musculação:

  1. Possibilita o ganho de massa magra;
  2. Tonifica os músculos;
  3. Ajuda na queima de calorias e acelera o metabolismo;
  4. Melhora a resistência muscular;
  5. Contribui na prevenção e controle de doenças como a osteoporose (que, inclusive, tem a maior incidência em mulheres);
  6. Auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral;
  7. Fortalece a parte inferior das costas, diminuindo assim possíveis dores locais;
  8. Auxilia no tratamento da diabetes permitindo melhor equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea;
  9. Ajuda na diminuição da pressão arterial;
  10. Auxilia na reabilitação de pessoas com problemas cardíacos;
  11. Costuma ser utilizada como ferramenta de reabilitação pós-operatória de menisco, LCA, manguito, ligamentos colaterais, entre outros casos;
  12. Melhora a postura;
  13. Aumenta a autoestima;
  14. Permite maior socialização.

“Portanto, tanto para homens, quanto para mulheres, a musculação tem enormes benefícios, podendo-se dizer, inclusive, que é algo imprescindível na vida moderna”, ressalta Romão.

Mas afinal, a musculação emagrece?

A resposta para esta que é, provavelmente, a maior dúvida sobre musculação é: sim. “A musculação é uma ótima aliada na perda de gordura, pois os músculos, quando exigidos, necessitam de uma grande quantidade de energia, gastando assim maior quantidade de calorias. Vale destacar ainda que o corpo humano gasta mais calorias em repouso em uma pessoa que tem uma quantidade de massa muscular maior do que em outra que não possua tanta massa muscular. Por isso, o trabalho de desenvolvimento da musculatura é indispensável quando se fala em emagrecimento”, explica Romão.

Mas, então é impossível emagrecer sem fazer musculação?! Não… “É possível emagrecer sem fazer musculação, porém, o aumento da massa muscular acelera o gasto energético do corpo mesmo quando você não está treinando, ou seja, em repouso (em casa descansando), pois a musculação proporciona isso. Já o trabalho aeróbio (esteira, bicicleta, transport ou qualquer outro) não proporciona ao corpo esse mesmo gasto quando estamos em repouso”, destaca o educador físico.

E seria possível então emagrecer fazendo somente musculação? “Sim, é possível, pois temos muitas formas de fazer um programa de musculação, onde conseguimos alcançar alto gasto calórico. Porém, a combinação entre musculação e exercícios aeróbios é a forma perfeita para quem quer emagrecer”, responde Romão.

Musculação pode “engordar”?

Um dos maiores mitos, que, infelizmente, foi propagado por muito tempo, é que só deveria fazer malhação quem desejasse “ficar forte”. Isso chegou a causar certo receio principalmente em mulheres, por isso, ainda hoje é muito importante ressaltar os benefícios da musculação para a mulher como um todo e, inclusive, no processo de emagrecimento.

“Às vezes, quando uma mulher começa a ganhar um pouco de massa muscular, acha que ‘está ficando muito forte’, mas, na verdade, não está considerando que ainda pode ter uma ‘capa de gordura’ envolvendo a musculatura… Assim, ela pode pensar que o braço ou a perna está ficando muito grande”, comenta Romão. “Mas, vale destacar, cada treino tem sua especificidade, como, por exemplo, condicionar, resistência, hipertrofia… Assim, as mulheres devem ficar tranquilas e, simplesmente, exporem seus objetivos ao profissional de educação física, que lhe montará o treino de acordo com os seus objetivos e aptidão física”, acrescenta.

Outra preocupação frequente neste sentido é o peso na balança, visto que quem faz musculação corretamente ganhará massa magra – o que, naturalmente, refletirá no peso da balança (atém pelo fato de massa muscular ser mais densa do que a massa gorda). Mas, ganhar massa magra é muito positivo e é exatamente o que ajudará a queimar as gorduras mais rapidamente!

Para não se prender à balança, é muito importante fazer uma avaliação de composição corporal, que indicará exatamente quais estão sendo seus ganhos com a musculação.

 

Fonte: dicasdemulher.com.br

Avalie este item
(0 votos)