Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

 
Fonte: Agência Brasil

Devido a final da Libertadores de 2019, entre River Plate e Flamengo, a Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), resolveu antecipar a partida entre Triangulina e Rio Branco, válida pela 1ª divisão, para a noite de sexta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República, evitando a concorrência com a decisão. O jogo estava marcado justamente no dia (23/11), data da final. Segundo a direção da LEP, neste dia não haverá jogo no Estádio Rosenão.

Arbitragem do jogo Rio Branco e Triangulina

A partida valia muito para ambas as equipes que queriam subir na classificação, com o Triangulina tentando escapar do rebaixamento. Com a bola rolando a equipe do Rio Branco foi para cima e abriu o placar com Thiago Marabá, aos 22 minutos. O Triangulina tentou o empate, mas sem sucesso. Na etapa final, o time do Rio Branco seguiu melhor e Thiago Marabá novamente, deixou sua marca, aos 15 minutos. Começou a ficar fácil, quando Felipinho marcou o terceiro, aos 17 minutos.

Time do Rio Branco que detonou o Triangulina pela 1ª divisão

Para não passar em branco, Wellisson diminuiu para o Triangulina, aos 26 minutos. Só que o atacante Thiago Marabá estava em noite inspirada, e aos 29 minutos, marcou o seu terceiro gol no jogo e o quarto do Rio Branco. Ainda deu tempo de Felipe Douglas ampliar, aos 43 minutos. Final de jogo: Triangulina 1 x 5 Rio Branco. A equipe do Rio Branco foi para 7 pontos, enquanto que o Triangulina seguiu com 4 pontos e acabou rebaixado para a 2ª divisão.

Time do Triangulina que perdeu para o Rio Branco pela 1ª divisão

A rodada seguiu no sábado (16/11), com a partida entre Palmeiras e Rio Verde, válida pela 2ª divisão. O Palmeiras começou arrasador e aos 30 segundos, abriu o placar com Carlos Eduardo, e ampliou, aos 22 minutos, com Carlos Henrique. No 2° tempo, o Rio Verde voltou com tudo e Ivan Feitosa diminuiu, aos 4, e Patrick deixou tudo igual, aos 11 minutos.  O Palmeiras voltou a marcar e duas vezes com Jefferson, aos 36, e aos 47 minutos. Placar final: Palmeiras 4 x 2 Rio Verde.

Arbitragem com os atletas de Asserp e Floresta

Na sequência, Asserp e Floresta fizeram o duelo pela 1ª divisão. Logo aos 11 minutos de jogo, Esquerdinha abriu o placar para o Asserp. O jogo começou a ficar fácil para o Asserp e o atacante Maninho aproveitou e ampliou, aos 18 minutos. O Floresta acordou para o jogo e Marcos Paulo cobrando pênalti diminuiu, aos 24 minutos.

Equipe do Asserp que cedeu o empate para o Floresta pela 1ª divisão

No 2° tempo, o Floresta apertou e Marcos Paulo novamente deixou sua marca, aos 15 minutos. Mas Coiote marcou, aos 25 minutos, e voltou a deixar o Asserp na frente. O atacante Marcos Paulo estava inspirado e marcou outra vez, o terceiro dele e o terceiro do Floresta, aos 38 minutos. Final de jogo: Asserp 3 x 3 Floresta. Com isso, além do Docenorte que foi rebaixado na semana passada, o Triangulina também vai ter que jogar a 2ª divisão em 2020.

Equipe do Palmeiras que venceu o Rio Verde pela 2ª divisão

Para fechar a rodada, logo após a vitória do Parauapebas, por 2 a 0, diante do Carajás em partida válida pela Segundinha do Parazão, adentraram em campo na noite deste domingo (17/11), as equipes do Primavera e Vila Romana. O time do Primavera, único 100% de aproveitamento, queria manter o embalo e marcou 2 a 0 no primeiro tempo, com Gabriel, aos 40, e Will, aos 43 minutos.

Equipe do Floresta que foi buscar o empate contra o Asserp pela 1ª divisão

Na etapa complementar, o Vila Romana reagiu e chegou a empatar o jogo, com Ailton Silva, aos 17, e Diogo, aos 21 minutos.  Mas o Primavera mostrou o porque é o grande favorito para conquistar mais um título e marcou outras duas vezes, com Daniel, aos 23, e Gabriel, aos 28 minutos.  Final de jogo: Primavera 4 x 2 Vila Romana. O Primavera terminou a 1ª fase com cinco jogos e cinco vitórias.

Arbitragem de Primavera e Vila Romana pela 1ª divisão

Após o término da 1ª fase, as quartas de final da 1ª divisão terá os seguintes confrontos: Primavera x Floresta / Sociedade x Juventude / Asserp x Crap / Vila Romana x Rio Branco. A Liga Esportiva de Parauapebas vai reunir nesta terça-feira (19/11), no Estádio Rosenão, com os representantes de todos os classificados para definir as datas e horários dos confrontos.

Time do Vila Romana que perdeu para o Primavera, mas classificou para as quartas de final

Time do Primavera terminou a 1ª fase com 100% de aproveitamento na 1ª divisão

 

Por Fábio Relvas

Apesar de ainda tramitar no Congresso Nacional e estar sujeita a alterações, são grandes as chances de que a maior parte da Reforma da Previdência seja aprovada e entre em vigor ainda neste ano. Com um texto complexo e cheio de detalhes, a Proposta de Emenda à Constituição 6/2019 torna um desafio descobrir a idade com que o trabalhador irá se aposentar e quanto vai receber por mês.

Como essa é a informação que de fato interessa para a maioria dos brasileiros, montamos quatro modelos que contemplam as situações de jovens que entram neste ano no mercado de trabalho, profissionais que já percorreram metade do caminho até a aposentadoria e aqueles trabalhadores que estão prestes a completar o tempo de contribuição exigido pela legislação ainda em vigor.

Para calcular o tempo que falta, foram utilizadas informações fornecidas pela Secretaria da Previdência. No cálculo dos rendimentos, a base utilizada é o salario de R$ 2.291, média recebida pelo trabalhador brasileiro segundo o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE. Todos esses dados foram contextualizados e analisados pela advogada Adriana Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). Veja em qual simulação você se encaixa nos links:

Pessoas com mais de 50 anos

 

Fonte: DOL-Com informações de Valor Investe

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, doença que é a segunda principal causa de morte por câncer de pessoas do sexo masculino no país – cerca de 14 mil óbitos por ano. Os dados, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), servem de alerta para que os homens não deixem a saúde de lado. Apesar do alto índice da doença, o levantamento mostra que metade dos brasileiros nunca foram a um urologista.

“Infelizmente ainda há muito bloqueio por parte do público masculino em relação ao exame do toque retal. Felizmente, isso tem melhorado um pouco ao longo dos anos. Associado a esse tabu, de ser um exame um pouco mais evasivo, de mexer com a parte da sexualidade masculina, o homem acaba ficando com um pouco mais de receio de ir ao médico”, ressalta Felipe Costa, médico urologista do Hospital do Homem, na capital paulista.

Divulgação/Sociedade Brasileira de Urologia

O câncer de próstata, assim como a pressão alta e o diabetes, é silencioso. De acordo com o médico, a única forma segura de se precaver em relação à doença é a consulta clínica. Homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame anualmente.

“Há grupos com fator de risco maior para o câncer de próstata: são os negros e aqueles indivíduos que têm história na família com câncer de próstata abaixo dos 60 anos. Para essas pessoas, a partir dos 40 ou 45 anos, eles já devem ter um acompanhamento direcionado para diagnosticar a doença”, ressalta o médico.

Doença lenta

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce lentamente, não causa sintomas e, no início, pode ser tratado com bastante eficácia. Em outros casos, no entanto, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte.

“O exame é extremamente rápido, é feito com anestésico local, de uma forma que provoque menos incômodo para a pessoa. Ainda hoje é uma das formas mais seguras e eficientes que a gente tem para poder diagnosticar o câncer de próstata na forma mais inicial”, destaca o médico.

Além do exame preventivo, os médicos recomendam que sejam evitados outros fatores, já conhecidos facilitadores da doença, como alimentação pobre em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; sedentarismo, consumo de álcool e tabaco.

Segundo o Ministério da Saúde, estimativas apontam que ocorreram 68.220 novos casos da doença em 2018. Esse número corresponde a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

 

(Agência Brasil) 

Pessoas que passam muitas horas conectadas à internet, utilizando sobretudo dispositivos como smartphones e tablets, podem apresentar, em algum momento da vida, problemas oculares relacionados ao uso excessivo dessas tecnologias. Isso ocorre em virtude da excessiva exposição dos olhos à radiação da chamada luz azul, transmitida pelas telas dos aparelhos.

Dores de cabeça, irritação ou ardência nos olhos, olhos vermelhos e secos podem ser sintomas de um malefício ocasionado pelo uso prolongado dos aparelhos, denominado de astenopia ou cansaço visual. A prática pode causar ainda uma indução de ametropia, ou seja, a necessidade de utilização de óculos de grau, principalmente pelo surgimento de uma miopia. Além do surgimento de lesões na retina ocular. “Vem sendo observado a nível mundial um aumento da incidência de miopia nas crianças, de uma maneira geral”, ressaltou o oftalmologista Fabrício Rendeiro, ao falar que as crianças são as mais prejudicadas pela radiação emitida pelos eletrônicos.

A única forma de evitar que isso aconteça é controlar o tempo de exposição dos pequenos, sendo uma medida importante também para jovens e adultos, conforme pontuou o médico. “Controlando-se tempo de uso e respeitando pausas, não haveria malefícios muito grandes. Precisamos ter em mente que esse controle do uso é fundamental. Além disso, a radiação ultravioleta emitida por estes dispositivos podem levar a danos oculares”, alertou o especialista.

Hábito 

Na casa da bancária Ana Cidon, 39 anos, o uso de celulares é algo que faz parte da rotina da família. Mãe de dois filhos, sendo os estudantes Eduarda Cidon, 18, e Enzo Cidon, 9, ela diz que impõe algumas regras e controla o uso dos aparelhos com o filho mais novo – que ainda não tem celular, somente um tablet. Por outro lado, Ana confessa ser mais difícil controlar as horas que a filha mais velha passa conectada. Apesar disso, a família não sofre com problemas na visão, embora a mãe perceba que o uso excessivo prejudica.

“O Enzo acessa todos os dias. Mas tem que primeiro cumprir as obrigações dele. Só faço algum tipo de intervenção quando passa do limite. Ele é obediente”, observou a mãe. “Eu também fico muito tempo no celular e WhatsApp, porque sou empreendedora e a maioria dos contatos é pelo celular. Sinto a visão bastante cansada. Quando a luz tá apagada, diminuo o brilho e tento maneirar”, completou Ana.

Morador do município de Primavera, nordeste paraense, o mecânico e montador Antônio Fredson da Silva, 38, tem um casal de filhos gêmeos, Ester Alves da Silva e Arthur Alves da Silva, 12 anos. O pai garante que controla o tempo e até o que os filhos veem na internet. “Deixo eles usarem o meu, porque eles não têm, me preocupo. Quando a gente pega o telefone, as ferramentas são tão úteis que esquecemos dessa questão da saúde dos olhos”. “Eles ficam no máximo uma hora e meia. Não acho apropriado dar celular para a criança, porque assim como tem coisas boas, tem as ruins. A não ser quando eles estiverem de maior”, acrescentou Antônio.

Antônio diz que os filhos, Ester e Arthur, só usam o aparelho com o controle dele.

Antônio diz que os filhos, Ester e Arthur, só usam o aparelho com o controle dele

Uso do celular

- A única forma de prevenir é controlando o tempo de uso dos aparelhos. O oftalmologista Fabrício Rendeiro explica que o ideal seria que essa exposição não somasse mais que uma ou duas horas/dia, com pausas de cinco minutos a cada hora.

- Uma dica do especialista é estimular as crianças a realizar atividades ao ar livre, a fim de evitar os problemas já mencionados, além de promover outros benefícios à saúde e ao desenvolvimento de modo geral.

- Utilizar lentes com filtro ultravioleta, prescritas por um oftalmologista é uma outra opção. E, por fim, é importante consultar um oftalmologista.

 

Fonte: Diário do Pará

O tão aguardado STAR WARS Jedi: Fallen Order chega para o Xbox One. Então se prepare para combater o império, enquanto um mero padawan descobre os poderes da força para se tornar um verdadeiro jedi.

Tentando se redimir dos polêmicos jogos da série Star Wars, a EA vai para um caminho completamente diferente dos outros jogos que eles produziram dentro do universo Star Wars. Dessa vez, você vai controlar um jedi, mais especificamente, um padawan, para os leigos, um aprendiz. E dessa vez, o jogo será em terceira pessoa e com recursos novíssimos para que você se sinta como um verdadeiro jedi.

Os acontecimentos do jogo vão se passar após o terceiro filme, quando a ordem jedi é praticamente extinta e os seus poucos sobreviventes lutam para que o lado bom da força não desapareça. Caso você seja um fã da lendária franquia de filmes, vai reconhecer, armas, equipamentos, locais e até inimigos icônicos da série.

STAR WARS Jedi: Fallen Order está disponível na loja da Microsoft por R$ 239,00.

 

Fonte: DOL

Titulares de linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.

A exigência vale para os moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago. 

Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.

Recadastramento

Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.

Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.


Confira os números utilizados pelas prestadoras para envio das mensagens:

Cadastro pré-pago

 

Fonte: Agência Brasil

Logo após a inauguração da nova Central de Triagem de Abaetetuba, nesta sexta-feira (15), a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), com o apoio do Comando de Operações Penitenciárias (Cope), realizou a transferência de 306 internos da antiga unidade prisional para o novo complexo, de acordo com a capacidade máxima. Permanecem na antiga central, internos que cumprem pena do regime semi aberto.

Cerca de 50 agentes de segurança pública trabalharam na operação, que teve ainda o apoio da Polícia Militar.

De acordo com o Diretor de Administração Penitenciária da Susipe, Ringo Farias, a nova central de triagem tem todos os padrões de segurança do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “Transferimos o número exato da capacidade de internos que cumprem pena no regime fechado. Essa unidade tem os mesmos regimes do Complexo Penitenciário que foi inaugurado em Vitória do Xingu”, afirmou o diretor, se referindo à unidade recém entregue no município de Vitória do Xingu no último dia 4 de novembro, com 612 vagas.

 

Por: (SECOM)Ag.Pará

Com o objetivo de promover discussões e elaborar propostas de políticas públicas voltadas para os jovens, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Conselho Municipal da Juventude realizará a IV Conferência Municipal de Juventude nos dias 6 e 7 de dezembro. Durante a Conferência será realizada a eleição para nova composição do Conselho Municipal de Juventude.

Para envolver os jovens, serão realizadas 12 pré-conferências na zona urbana e rural do município. “As pré-conferências são etapas preparatórias da Conferência. Em cada um desses encontros vamos tirar os delegados que poderão participar da votação para a escolha dos novos integrantes do conselho”, explicou Alessandro Lima, presidente da comissão organizadora da Conferência.

As pré-conferências serão realizadas em escolas públicas, e a CMJ, juntamente  com o COMJUP realizarão a mobilização para a maior participação possível dos jovens.

Acompanhe o cronograma das pré-conferências:

DISTRITO ADMINISTRATIVO – DALIU   

Data: 18 de Novembro de 2019

Horário: 17h00 às 19h00

Local: Escola Estadual de Ensino Médio Marluce Massariol de Souza

Endereço: Rua 11, n° 250 - Bairro: União.

DISTRITO ADMINISTRATIVO - DACAL

Data: 19 de Novembro de 2019

Horário: 15h00 às 17h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardos

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, Qd 117, Bairro: Altamira

DISTRITO ADMINISTRATIVO – DAPAZ

Data: 19 de Novembro de 2019

Horário: 19h00 às 21h00

Local: Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dulce

Endereço: Rua Monteiro Lobato, Lote especial, Bairro da Paz

DISTRITO ADMINISTRATIVO – DARV 

Data: 20 de Novembro de 2019

Horário: 15h00 às 17h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Fonteles de Lima

Endereço: Avenida Rio de Janeiro, Qd Especial, Bairro: Rio Verde

DISTRITO ADMINISTRATIVO – DAP I

Data: 20 de Novembro de 2019

Horário: 19h00 às 21h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Evangelista Araújo de Oliveira Endereço: Quadra Especial, S/N – Bairro Palmares Sul

DISTRITO ADMINISTRATIVO - DACIN

Data: 21 de Novembro de 2019

Horário: 17h00 às 19h00

Local: Escola Estadual de Ensino Médio General Euclides Figueiredo,

Endereço: Rua: Dez - Bairro: Cidade Nova

 

ALMARES II - DISTRITO ADMINISTRATIVO DAP II

Data: 22 de Novembro de 2019

Horário: 15h00 às 17h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Crescendo na Prática

Endereço: Av. Quilombo dos Palmares, Quadra Especial - Bairro: Palmares II

DISTRITO ADMINISTRATIVO DACOR

Data: 25 de Novembro de 2019

Horário: 15h00 às 17h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vilhena

Endereço: Cedere I

DISTRITO ADMINISTRATIVO – CIDADE JARDIM

Data: 25 de Novembro de 2019

Horário: 19h00 às 21h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Teresinha de Jesus.

Endereço: Rua F QD. Esp. LT. Esp. Bairro: Cidade Jardim.

DISTRITO ADMINISTRATIVO – VS10

Data: 26 de Novembro de 2019

Horário: 15h00 às 17h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Lago.

Endereço: Av. VS10, S/N, Bairro: Califórnia.

DISTRITO ADMINISTRATIVO DAPA

Data: 27 de Novembro de 2019

Horário: 19h00 às 21h00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Alegria do Saber

Endereço: Vila Sanção

DISTRITO ADMINISTRATIVO – XIKRIN

Data: 28 de Novembro de 2019

Horário: 19h00 às 22h00

Local: Aldeia XICRIM

 

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai cumprir a meta de antecipação da devolução de recursos ao Tesouro Nacional. A informação foi dada pelo presidente do banco, Gustavo Montezano, durante a apresentação do balanço da instituição no terceiro trimestre de 2019. Até agora, já foram repassados R$ 100 bilhões. Até o fim do ano o volume vai alcançar R$ 123 bilhões. 

“A gente vai terminar o ano com a meta superada. A gente tinha o número de R$ 126 bilhões que colocamos como objetivo. Esse número será cumprido. O número redondo seria 123 bilhões de reais, mas como está antecipando, economiza uns meses de juros. Já está, totalmente, aprovado. Agora é só mero trâmite burocrático [para fazer a liberação], disse Montezano.

“A expectativa é que a gente pague até o final de novembro”, completou a diretora financeira do BNDES, Bianca Nasser.

Além disso, o BNDES pagará R$ 9 bilhões ao governo federal, a título de adiantamento de dividendos. Com isso, os recursos pagos ao Tesouro chegarão a R$ 132 bilhões em 2019. A título de dividendo obrigatório relativo ao lucro de 2018, nos primeiros nove meses de 2019, o BNDES pagou ao Tesouro Nacional R$ 1,6 bilhão. Já quanto ao lucro apurado no primeiro semestre de 2019, o banco efetuou pagamento de R$ 1,8 bilhão. Parcela adicional de dividendos de R$ 6 bilhões está aprovada para pagamento no último trimestre do ano.

“Além do Tesouro a gente também está pagando 60% do lucro acumulado no primeiro semestre. Somando o repagamento ao tesouro e os dividendos pagos este ano, tanto referentes a 2018, quanto ao primeiro semestre de 2019, a gente vai totalizar o pagamento de R$ 132,5 bilhões à União. A gente considera que essa meta será superada”

 

Fonte: Agência Brasil