Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O servidor público, Girlan Pereira comemorou seu aniversário entre familiares e amigos no domingo, 24 de novembro. O evento, além de homenagear o aniversariante, também foi realizado no intuito de arrecadar alimentos e brinquedos que serão distribuídos nas comunidades carentes na ação Natal Solidário, em Parauapebas.

Girlan, esposa, Márcia Jheniffer e a filha do casal Sônia. 

O aniversário iniciou por volta das 09h da manhã em um espaço de festas, localizado no bairro Nova Carajás. Muitas pessoas se fizeram presentes e comemoraram junto com Girlan Pereira mais um ano de vida, com direito a piscina, brincadeiras para as crianças, atrações culturais e muita comida.

Os presentes dos convidados eram doações de alimentos não perecíveis e brinquedos que serão distribuídos em uma grande ação de fim de ano, o Natal Solidário, que beneficiará diversas comunidades carentes do município com doações, garantindo comida na mesa e sorrisos nos rostos das crianças.

Girlan agradeceu a presença e a colaboração de todos. “Quero externar minha gratidão a todos! Muito feliz com a participação e colaboração de todos”, agradeceu o aniversariante.

Confira mais momentos da festa: 

A cerimônia de entrega simbólica dos cheques do Banco do Povo aconteceu nesta sexta-feira, 6, no auditório da Prefeitura. Desta vez, 99 pequenos e microempreeendedores vão abrir ou ampliar seus negócios com mais de 400 mil reais que já estão na conta, gerando emprego e renda no município.

O Banco do Povo da Prefeitura de Parauapebas beneficiou, só este ano, mais 420 pessoas que estão realizando seus sonhos na gestão dos seus pequenos négócios. Foram disponibilizados mais de um milhão e 900 mil para investimentos na economia local.

O prefeito Darci Lermen ressalta a importância dos pequenos negócios para a diversificação econômica do município. “Nós estamos construindo a nova matriz econômica do município. com foco nos setores de turismo e agricultura familiar. É preciso estimular e capacitar os empreendedores para que eles possam dar suporte à estas atividades. Nós agora queremos aumentar o limite de financiamento e diminuir o valor dos juros”, afirma.

Poliana Silva, que trabalha no ramo de alimentação é um dos casos de sucesso do Banco do Povo. Sua boa gestão garantiu que ela fosse beneficiada pela segunda vez com o empréstimo que vai continuar fazendo sua empresa crescer.  “A gente tem o acompanhento direto da assessoria do banco. Eles ajudam em tudo. Além de realizar capacitações, eles também auxiliam na documentação necessária para a condução da empresa. Este dinheiro facilita bastante para gente ter um capital de giro para continuar”, explica.

A esteticista Miriam Torres, que mora em Paraupebas há mais de 10 anos, conta como foi beneficiada pela primeira vez.  “Procurei a equipe do Banco e eles marcaram para fazer a coleta das informaçõe da minha empresa. Eu contei um pouco da minha história, de quando eu vendia cosmético de bicicleta. Eu fui me profissionalizando e me transformei em esteticista. Esta cidade é maravilhosa, e me fez crescer muito”, comemora.

Histórico 

O Banco do Povo foi fundado em 2006 e já disponibilizou mais de 10 milhões de reais em emprestimos. A cada ano aumenta o número de pessoas e recursos para a abertura ou ampliação de pequenos negócios.

Só nos últimos 3 anos, foram mais de 5 milhões injetados na economia local. Em 2019, 420 pessoas foram beneficiadas com empréstimos que somam 1 milhão 855 mil reais. O Banco do Povo é uma instituição de microcrédito, cujo objetivo maior é conceder empréstimos ao empreendedor e fomentar o desenvolvimento econômico no município de Parauapebas.

                                                                                                                                                                                             

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

Um espaço amplo e confortável para atender os visitantes e munícipes que desejam conhecer mais e se encantar com as belezas naturais e rotas turísticas de Parauapebas foi inaugurado nesta quarta-feira, 4. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Parauapebas é um marco e representa o resultado do investimento realizado pelo governo municipal nos últimos três anos para construir uma nova alternativa de matriz econômica para o município.

Há muito tempo se fala da necessidade em investir em novas matrizes econômicas para Parauapebas e o governo tem abraçado a causa, feito investimentos estruturados, plantado e cuidado bem de várias “sementes do turismo” para colher bons frutos no médio e longo prazo. Em 2017, o governo levou o Departamento Municipal de Turismo (Detur) para o gabinete.

Isso desencadeou a estruturação do departamento, atualização do Plano Municipal de Turismo e a participação destaque em grandes feiras e eventos do país, que permitiu o potencial turístico de Parauapebas ser conhecido lá fora. Esse movimento de divulgação das belezas e riquezas naturais motivou empreendedores e profissionais ligados ao turismo no município, a investirem.

Nesse contexto, o CAT, além de levar informações também ofertará qualificações profissionais para autônomos, cooperativas, agências de viagens e demais empresas que integram e interagem com o trade turístico do município.

Primeiro CAT da região

“Vai ser o primeiro centro de atendimento turístico da nossa região. Tem uma qualidade excepcional. A pessoa que chega a uma cidade e encontra o centro de atendimento ao turista ele se sente mais acolhido, bem recebido e isso vai repercutir diretamente em toda região. Parauapebas está de Parabéns e vocês continuem firme nessa missão de transformar esse município em um grande centro turístico da nossa região”, disse o secretário de Turismo de Marabá, Ricardo Pugliese.

A integrante do grupo Raízes Parauara, Jaerlem Campos e o vereador Zacarias Marques elogiaram a iniciativa. “O CAT vem para fortalecer as manifestações, as riquezas naturais e culturais que existem na nossa cidade. Ele vem como referência em divulgar o que temos em Parauapebas”, disse Jaerlem. “Toda ação do governo que seja para ampliar e melhorar uma vertente dessas de uma matriz econômica, a Câmara abraça, com certeza”, afirmou Zacarias.

Prefeito Darci Lermen disse que o turismo é uma das grandes aposta do governo

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, e o prefeito Darci Lermen, falaram sobre a importância da entrega de mais uma obra para o município.  “O CAT é o primeiro equipamento de muitos que ainda virão. É uma satisfação muito grande entregar esse presente para Parauapebas”, disse Alexandre. “O turismo é uma das matrizes econômicas que estamos fomentando, pois temos convicção de que vai ajudar a transformar nossa cidade e garantir, inclusive, uma sustentabilidade futura. Eu aposto e acredito muito nisso!”, ressaltou Darci.

(Ascom - PMP)

Equatorial Energia Pará. É como, agora, é chamada a distribuidora de energia elétrica paraense. A mudança de nome é uma evolução da marca e faz parte do plano de expansão do Grupo Equatorial Energia, que atualmente é responsável pela gestão de mais três companhias de distribuição de energia do país: Equatorial Maranhão, Equatorial Piauí e Equatorial Alagoas. Com o reposicionamento, o Grupo quer consolidar, também no Pará, uma mudança de atitude e oferecer ainda mais benefícios à população paraense, com investimentos em tecnologia, responsabilidade social e cultura.

Para fazer o lançamento, a empresa realizou um coquetel em Belém para autoridades e convidados na noite de quinta-feira (05), na Assembléia Paraense. O evento contou com a presença dos diretores da distribuidora e mais representantes do Grupo Equatorial. O anúncio também foi feito de forma simultânea nas sedes das regionais de atuação da empresa, que ficam localizadas em Santarém, Castanhal, Marabá e Altamira.

Em termos práticos, a evolução da marca significa que a empresa passará de forma gradativa por uma mudança de identidade visual em todos os seus produtos, nos ambientes físicos e digitais. Mais do que isso, a companhia também quer firmar a entrada em uma nova era, levando em conta a consolidação da atuação nacional do Grupo Equatorial. 

O presidente da Equatorial Energia Pará, Marcos Almeida, explica que “Em todos esses anos, enquanto Celpa, enfrentamos muitos desafios, mas com determinação, um modelo de gestão vencedor e mais de R$ 5,7 bilhões em investimento, conseguimos avanços em diversas áreas. Então, essa mudança celebra essas conquistas e, principalmente, marca a entrada em uma nova era, em que faremos muito mais pela melhoria dos serviços, desenvolvimento do Estado, responsabilidade social e valorização da Cultura do Pará”, diz Marcos.

EQUATORIAL ENERGIA PARÁ E AS NOVIDADES IMEDIATAS

Melhorias no atendimento - Ainda de acordo com o presidente, em um cenário de muito trabalho, sempre há necessidades de melhorias e mesmo com todos os avanços, há o entendimento de que é hora de mudar para construir uma nova relação com os Paraenses. “Para marcar o início da evolução, será apresentado uma série de novos produtos para os consumidores dentro do ambiente digital, como um site totalmente reformulado, um aplicativo para plataformas móveis e atendimento via WhatsApp. Essas inovações entrarão em operação ainda nesta primeira quinzena de dezembro e devem impulsionar de forma assertiva a qualidade de atendimento aos serviços da empresa”, afirma. 

Ações sociais - Até o final do ano, a Equatorial Energia Pará ainda deve fazer a troca de mais de 3 mil geladeiras de famílias baixa renda do Estado. As ações já começaram em vários bairros da Região Metropolitana de Belém e devem partir para outras cidades, beneficiando milhares de pessoas com refrigeradores novos e que economizam energia. Essas ações também fazem a inclusão de famílias no Programa Tarifa Social de Energia, que concede descontos de até 65% na conta de energia.

EQUATORIAL ENERGIA CONTINUARÁ INVESTINDO PARA DESENVOLVER O ESTADO

 Em novembro de 2012, o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da, então chamada, Celpa. De lá para cá, houve um grande destaque em vários indicadores de qualidade, que inclusive tiraram a empresa da última posição do ranking de qualidade do fornecimento de energia da ANEEL, com base na redução de mais de 77% do tempo em que o paraense ficava sem energia. Outras conquistas estão relacionadas a recuperação financeira da empresa, a priorização por atuações mais sustentáveis e a redução do índice de perdas energéticas

O presidente do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, ressalta a importância deste novo momento. “A evolução da marca já ocorreu de forma muito proveitosa nos outros Estados em que atuamos, e temos certeza que aqui no Pará essa mudança também será para melhor, pois vamos reforçar a qualidade dos nossos serviços, a ética, a transparência, o foco no cliente e queremos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento dos Estados”, ressalta Augusto.

EQUATORIAL ENERGIA PARÁ E AS PROJEÇÕES PARA 2020

A empresa já tem várias ações de impacto positivo mapeadas. Ainda neste mês, será feita a conclusão do processo de automatização de 100% das subestações de energia da distribuidora no Pará. Isso quer dizer que todas as subestações da Equatorial Energia Pará poderão ser operacionalizadas direto do Centro de Operações Integradas da companhia, otimizando a recuperação do sistema em situações como imprevistos técnicos, por exemplo.

Já em 2020, haverá o maior programa de universalização de energia dos últimos anos, que deve atender um maior número de famílias de zonas rurais do Estado. Além disso, ações como as trocas de geladeiras, programas de reciclagem de resíduos e trabalhos em comunidades ganharão uma nova roupagem e favorecer ainda mais os cidadãos. 

Obras importantes para o desenvolvimento do Estado também estão no radar, como é o caso do Tramoeste e da linha de transmissão que dará um reforço importante no atendimento de Belém. Ambas serão realizadas pela Equatorial Transmissão, empresa do Grupo Equatorial, para beneficiar milhares de famílias.   

 

Iniciou nesta sexta-feira, 06, a programação de aniversário da ONG Sorri Parauapebas. Neste ano a entidade está desenvolvendo o projeto "Profissionalizando para geração de emprego, renda e trabalho", em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, com o devido apoio e acompanhamento da Coordenadoria Especial de Trabalho Emprego e Renda- Ceter.

Na programação também está sendo executado Projeto "Desenvolvendo Empregabilidade da Pessoa com Deficiência", com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social de Parauapebas.

Durante a programação, o Coordenador Especial de Trabalho, Emprego e Renda, Girlan Pereira, fez um pronunciamento parabenizando a instituição pelos relevantes serviços prestados e ressaltou a importância do apoio do Governo Municipal e a sensibilidade do Prefeito Darci Lermen com as políticas públicas voltadas aos projetos sociais.

Aliança pelo Brasil, partido idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro mês passado, teve sua criação registrada em cartório hoje (5). O responsável pelo registro foi o 2º vice-presidente da legenda, Luiz Felipe Belmonte. Segundo ele, o partido se pautará pelos “princípios cristãos”.

“Estamos dando entrada no registro do novo partido Aliança Pelo Brasil. Um partido criado pelo presidente Bolsonaro, junto com seus apoiadores, e que pretende ser um partido que defina uma linha de direção valorizando os princípios cristãos, valorizando a família e valorizando essas questões que são da raiz do povo brasileiro”, disse em sua conta no Twitter. “Tenho certeza que será um grande partido e que terá o apoio de grande parte da população brasileira”, completou.

Bolsonaro criou o partido após anunciar seu desligamento do PSL, legenda com a qual se elegeu presidente da República. O novo partido, no entanto, ainda precisa obter o reconhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para formalizar sua criação e participar de eleições. Para isso, precisa recolher a assinatura de, no mínimo, 491.967 eleitores em apoio à nova legenda.

Na última terça-feira (3), o TSE decidiu reconhecer assinaturas eletrônicas para formalizar a criação de partidos políticos. A decisão pode acelerar o registro da legenda junto ao tribunal. Bolsonaro pretende agilizar o processo de obtenção de registro do partido por meio de certificados digitais.

Apesar da decisão, não há prazo para que a Justiça Eleitoral possa criar aplicativos e programas de computador para efetivar a decisão, que ainda precisará ser regulamentada para passar a ter validade. Segundo a presidente do TSE, Rosa Weber, as soluções não estarão prontas para as eleições municipais de 2020.

(Fonte: Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal inicia hoje (6) mais uma etapa de liberação do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que paga até R$ 500 por conta ativa ou inativa. Os trabalhadores nascidos em setembro e outubro sem conta no banco poderão retirar o dinheiro.

O saque começou em setembro para quem tem poupança ou conta corrente na Caixa, com crédito automático. Segundo a Caixa, no total os saques do FGTS podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 40 bilhões na economia até o fim do ano.

Originalmente, o saque imediato iria até março, mas o banco antecipou o cronograma, e todos os trabalhadores receberão o dinheiro este ano.

Atendimento

Os saques de até R$ 500 podem ser feitos nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem tem senha do cartão cidadão.

Quem tem cartão cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, apresentando documento de identificação, ou em qualquer outro canal de atendimento.

No caso dos saques de até R$ 100, a orientação da Caixa é procurar casas lotéricas, com apresentação de documento de identificação original com foto.

Segundo a Caixa, mais de 20 milhões de trabalhadores podem fazer o saque só com o documento de identificação nas lotéricas.

Quem não tem senha e cartão cidadão e vai sacar mais de R$ 100, deve procurar uma agência da Caixa.

Embora não seja obrigatório, a Caixa orienta, para facilitar o atendimento, que o trabalhador leve também a carteira de trabalho para fazer o saque. Segundo o banco, o documento pode ser necessário para atualizar dados.

As dúvidas sobre valores e a data do saque podem ser consultadas no aplicativo do FGTS (disponível para iOS e Android), pelo site da Caixa ou pelo telefone de atendimento exclusivo 0800-724-2019, disponível 24 horas.

A data limite para saque é 31 de março de 2020. Caso o saque não seja feito até essa data, os valores retornam para a conta do FGTS do trabalhador.

Horário especial

Para facilitar o atendimento, a Caixa vai abrir 2.302 agências em horário estendido hoje e na segunda-feira (9). As agências que abrem às 8h terão o encerramento do atendimento duas horas depois do horário normal de término.

As que abrem às 9h terão atendimento uma hora antes e uma hora depois. Aquelas que abrem às 10h iniciam o atendimento com duas horas de antecedência. E as que abrem às 11h também iniciam o atendimento duas horas antes do horário normal.

A lista das agências com horário especial de atendimento pode ser consultada no site da Caixa. Nesses pontos, o trabalhador poderá tirar dúvidas, fazer ajustes de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão.

A Caixa destaca que o saque imediato não altera o direito de sacar todo o saldo da conta do FGTS, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa ou em outras hipóteses previstas em lei.

Essa modalidade de saque não significa que houve adesão ao saque aniversário, que é uma nova opção oferecida ao trabalhador, em alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho.

Por meio do saque aniversário, o trabalhador poderá retirar parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, de acordo com o mês de aniversário.

(Fonte: Agência Brasil)

Estudantes de universidades e de escolas técnicas profissionalizantes do Pará e do Maranhão estão participando de uma verdadeira jornada rumo à inovação. A iniciativa partiu da Vale e tem como objetivo despertar e ampliar o conhecimento dos jovens, futuros profissionais no mercado e dos empregados que atuam na atividade de mineração da empresa, sobre o contexto da cultura de inovação, transformação digital e o desenvolvimento de novos métodos e soluções de problemas de forma ágil.

Cerca de 100 estudantes estão participando do evento que acontece nas operações da Vale em Parauapebas e Canaã dos Carajás. O evento contou com a presença também do secretário de Educação do município, Luiz Vieira. Durante três dias, eles interagem em painéis, oficinas e experiências como os dois hackathons (pronuncia rákatons), que ocorrem simultâneos em Carajás e Canaã - uma maratona para desenvolvimento de soluções, realizada em parceria com o Digital Lab da Vale.

Para a estudante do curso técnico de automação industrial do Instituto Federal do Pará (IFPA),  Daiane Ramos, 31 anos, a jornada representou um crescimento na sua formação. “Foi uma semente de conhecimento para um grande início, que está sendo de extrema importância para meu futuro. Vai contribuir muito”, diz ela.

Nos hackathons, universitários e empregados receberam desafios para propor melhorias dentro do tema Saúde e Segurança. Nesta quinta, à tarde, durante o encerramento da jornada de inovação, os grupos apresentam suas propostas e protótipos.

(ASCOM-Vale)

O SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, irá inaugurar na terça-feira, 10,  uma nova agência, em Parauapebas, que irá atender microempreendedores do município e cidades vizinhas. 

O evento será realizado às 19 horas na agência localizada na rua E número 389, bairro Cidade Nova.

O Ministério Público do Estado do Pará deliberou, nesta quarta-feira, 04, através da promotora de justiça, Crystina Michiko Taketa Morikawa da 5ª Promotoria de Justiça de Parauapebas, a anulação das eleições do Comdicap (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas).

A decisão veio após a promotoria analisar denuncias de irregularidades que ocorreram nas eleições do novo Conselho Tutelar do município, realizadas no dia 06 de outubro. Segundo a Ministério Público a ação está sendo solicitada somente agora devido às denúncias terem sido realizadas, apenas nos dias 10 e 13 de novembro, mais de um mês após as eleições, como consta na explicação da promotora. “Somente entre os dias 10.11.2019 e 13.11.2019 o Ministério Público recebeu denúncias sobre irregularidades que ocorreram no dia das eleições, bem como a conduta de alguns candidatos que estão sendo objeto de apuração pela Comissão Eleitoral, fatos que se previamente noticiados poderiam ter sido sanados durante as eleições, principalmente no que tange a irregularidades de forma, todavia isso não aconteceu”.

O MPPA solicitou a Comissão eleitoral do COMDICAP informações sobre as denúncias sendo recebidas somente na segunda-feira, 02.  “Este órgão ministerial oficiou a Comissão Eleitoral solicitando informações sobre as
denúncias. A comissão solicitou prorrogação do prazo e foi deferido a prorrogação até o dia02.12.2019, os quais apresentaram resposta através do ofício nº 08/2019 da Comissão Especial Eleitoral”.

De posse das justificativas do COMDICAP, o MPPA confrontou com as irregularidades apontadas, a desembargadora concluiu que tais problemas apontados seriam impossíveis de serem sanados, sendo que  “posto que não se pode confirmar integralmente no conteúdo das urnas conferidas posto que estas não foram mantidas lacradas após a apuração até a recontagem”.

Segundo O COMDICAP, houve falta de suporte técnico para a realização do pleito. A entidade A entidade solicitou oficialmente urnas eletrônicas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), mas teve o pedido negado. E precisou trabalhar com as antigas urnas.

Na justificativa do COMDICAP e da Comissão Eleitoral, os mesários desistiram de trabalhar às vésperas do dia das eleições, o que sobrecarregou o processo eleitoral. Tendo em vista também, que consoante relatos dos membros do COMDCAP e da Comissão Eleitoral quanto a desistência dos mesários na véspera do pleito e à falta destes no dia das eleições, sendo estes funcionários públicos municipais, e por conseguinte servidores do Município que não diligenciou em garantir o apoio necessário, parte do ocorrido decorre da omissão do Município em dar integral suporte de recursos de pessoal e material para que as eleições ocorressem de forma correta’, diz relato da promotora.

Confira despacho do MPPA na íntegra: 

 

 

 (Da redação Carajás O Jornal) 

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink