Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

Na tarde de ontem, dia 18, foi realizada a 1ª Caminhada Kids contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O movimento que reuniu cerca de 100 pessoas foi uma realização da Igreja do Evangelho Quadrangular e contava com todas as filiações.

Objetivando alertar as pessoas de Parauapebas acerca do problema que é a exploração das crianças, membros da IEQ tomaram as ruas realizando a entrega de panfletos, exposição de faixas e carro de som. Aline Lima, estudante que estava presente, falou sobre: "A luta está muito presente na nossa sociedade, é preciso acordar e não aceitar que a infância de nossas crianças seja afetada por essa calamidade doentia".

Inicialmente, às 15h, os participantes se concentraram na Praça do Cidadão, no Rio Verde, passaram pelas ruas Rio de Janeiro, Rua 16 e Rua E, então, encerraram, por volta das 17h, o movimento na Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova.

 

Passagem pela Rua 16, bairro União.

 

Texto e Reportagem: Vitor Souza

A Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) iniciou na manhã de hoje, sábado, 19, a 2ª Copa de Futsal CMJ. A escola Chico Mendes, localizada no bairro Cidade Nova, sediou a abertura oficial do evento, que contou com a participação do Vereador Rafael Ribeiro, fundador do campeonato.

Vereador Rafael Ribeiro disse estar empolgado com o campeonato.

De acordo com o vereador Rafael Ribeiro (PMDB) a Copa está na sua segunda edição e a intenção é torná-la cada vez maior, garantindo a cada ano a participação de mais jovens.  “É muito gratificante ver o resultado de um trabalho que iniciamos lá atrás, quando criamos a 1ª Copa de Futsal da CMJ, e hoje vemos que o evento ganhou maiores dimensões. Temos aqui jovens de 15 a 29 anos participando , e ações como essas são importantes porque tiram esses adolescentes das ruas, resgatando e incentivando práticas esportivas e educacionais”, disse o vereador.

A Copa de Futsal conta com a participação de times representantes da maioria dos bairros de Parauapebas. São cerca de 110 times, entre masculinos e femininos e, além da zona urbana, a zona rural do município também participa do evento esportivo.

Coordenadora do CMJ, Marcely Negrão.

A Coordenadora da CMJ, Marcely Negrão, explicou à reportagem como irá funcionar o campeonato.

“Hoje temos 14 times participando. Dividimos as etapas por distritos, ou seja, bairros mais próximos das equipes participantes, onde serão realizadas as eliminatórias”, explicou Marcely.

Ainda de acordo com a coordenadora, o objetivo é levar a prática esportiva aos adolescentes que não participam de campeonatos oficiais, inserindo esses jovens nas politicas públicas esportivas

Atleta, Robert Sobral

Em entrevista, o atleta Robert Sobral informou que o intuito principal do campeonato é a diversão e a união dos jovens esportistas da cidade. “Espero que este seja um grande campeonato, todos querem ganhar, mas o nosso intuito principal é a diversão e a interação das equipes que estão participando”, finalizou.

Ao final do campeonato a equipe campeã receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$1500, além do troféu e medalhas. Ainda terá premiação de  R$500 para o melhor jogador do campeonato.

 

 

Reportagem: Vitor Souza/Texto: Ingrid Cardoso


Na noite de ontem, sexta-feira, 18, o Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen e Ana Julia Carepa, ex-governadora do estado do Pará, estiveram participando do Encontro Nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração–MAM, que está sendo realizado no Centro Comunitário São Sebastião, na PA 160. Durante sua participação, o prefeito demonstrou seu apoio ao movimento pelas frentes de discussão sobre a atividade econômica mineral no município.
Como noticiado ontem, pelo Portal Carajás O Jornal, o encontro está sendo realizado para ensejar discussões, sobre o enfrentamento do atual modelo de exploração mineral das regiões atingidas pelos projetos de mineração.
O prefeito, que também é conhecido por seu histórico de luta contra a forma que a Vale vem desempenhando a atividade mineradora na região, teve uma participação avaliada de forma bastante positiva, uma vez que Lermen sempre buscou a participação da Vale na compensação dos impactos que a mesma gera no município.
Entre as iniciativas, tem-se a luta pelo aumento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral- CFEM, que recentemente passou de 2% líquido, para 3,5% do valor bruto, além disso,  também incentiva a participação da mineradora em investimentos nos projetos de desenvolvimento socioambiental na cidade, reforçando sua preocupação com o futuro econômico e social de Parauapebas.
Em sua fala o prefeito, Darci Lermen enfatizou a importância da participação social nesta discussão para o fortalecimento e engajamento das pessoas em questões inerentes a mineração, que atualmente representa a maior atividade econômica do município.
Esta é uma realidade que necessita ser repensada, para que novas frentes econômicas sejam desenvolvidas, respeitando a inclusão e a diminuição de desigualdades sociais destas regiões.

 

 

Em sua fala, o prefeito enfatizou a importância da participação popular nas discussões sobre a atividade mineral nessas regiões

(Texto: Ingrid Cardoso/Fotos: Mateus Costa)

Até a próxima segunda-feira (21), os proprietários de veículos que não tenham multas de trânsito poderão garantir descontos no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para placas com finais de 76 a 96 no Pará, informa a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). O licenciamento destes veículos, junto ao Departamento de Trânsito (Detran) será até o dia 20 de julho.

Os descontos são de 15% sobre o valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações. O benefício não é cumulativo. Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento do Detran.

Após a data do licenciamento, o pagamento será feito com acréscimo de multas e juros. “Para receber o desconto é preciso ficar atento às datas e não ter multas de trânsito. Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas deve-se observar a data final no calendário disponível no site Sefa”, orienta a coordenadora do IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), fiscal de receitas estaduais Ana Lea Canizo.

O contribuinte poderá acessar o Portal de Serviços da Sefa, item IPVA Antecipação, consultar o valor do imposto e emitir o Documento Estadual de Arrecadação (DAE), para pagamento em quota única ou parcelado.

O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), além das casas lotéricas. Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago no boleto de licenciamento anual do Detran. O parcelamento do IPVA em atraso, ou seja, referente aos anos anteriores ao exercício atual, pode ser feito no Portal de Serviços da Sefa.

 

(G1)

O usuário do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) conta, agora, com mais um serviço online que tem como objetivo dar celeridade para o atendimento. É a Certidão Negativa do Condutor, popularmente conhecida como “Nada Consta”.

O documento é uma exigência para fins profissionais, como para inscrições de cursos de mototaxistas e motofretistas. A certidão disponibiliza o histórico do condutor, informando a data em que emitiu sua primeira habilitação, tipo de categoria que está habilitado, se possui multas pendentes, se foi aplicada a suspensão do direito de dirigir, se o motorista exerce atividade remunerada e até se possui cursos de qualificação.

Anteriormente, o atendimento era feito presencialmente, aumentando o tempo de espera para os clientes. “Para ter o ‘Nada Consta’ o usuário precisava se deslocar, muitas vezes de longe, para tirar o documento. A demanda chegou a ser cerca de 250 atendimentos por dia, somente de emissão da certidão para mototaxistas. Com o novo processo eletrônico, é possível que o documento seja emitido de casa ou da própria escola que exige para realizar cursos. Uma prestação de serviço mais rápida e menos burocrática”, afirmou o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Carlos Valente.

De acordo com o presidente da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Estado do Pará (Fenamoto), a medida facilitou a vida do profissional de transporte. “Nós somos 80 mil profissionais da motocicleta no Pará, e é exigido pra gente, das secretarias municipais de transporte, essa certidão, então essa acessibilidade foi de estrema importância para o desenvolvimento do nosso trabalho. Ficou muito mais prático”, avaliou.

O novo serviço online pode ser encontrado no site do Detran, www.detran.pa.gov.br, no ícone serviços online, na aba de habilitação. A Certidão possui validação digital, desta forma o usuário tem a segurança e comprovação de que o documento foi emitido pelo Detran.

 

(DETRAN-PA)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu, no último dia 15, pedido de liminar em Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) contra o Tribunal de Contas da União (TCU). Na ação, o sindicato exige o pagamento de diferenças de recursos do Fundef – depois transformado em Fundeb –, não repassadas pelo Governo Federal de 1998 a 2006. O Sintepp diz que essas verbas devem ser 100% aplicadas na Educação, mas vincula a destinação do mínimo de 60% dos recursos para os profissionais do magistério em efetivo exercício.

O ministro, entretanto, argumenta que não se pode repassar 60% aos professores, de um montante de valor considerável que poderia ser destinado à melhoria do sistema de ensino nos municípios. “Isto porque a sua destinação aos profissionais do magistério, no caso das verbas de precatórios, configura favorecimento pessoal momentâneo, não valorização abrangente e continuada da categoria,” afirma Barroso.

Na prática, argumenta o ministro, devido ao expressivo montante a ser recebido pelos municípios, tem-se como real a possibilidade de aumentos totalmente desproporcionais aos professores, “havendo inclusive o risco de superação do teto remuneratório constitucional”.

Barroso justifica ainda sua decisão alertando que, quando se esvaírem os recursos extraordinariamente recebidos, os municípios não poderão reduzir salários em virtude da irredutibilidade salarial. Ele destaca também que qualquer gasto com pagamento de professores deve obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente que a despesa deve ser acompanhada de estudos sobre o impacto orçamentário-financeiro e compatibilidade com as leis orçamentárias, inclusive com o Plano Plurianual (PPA).

Por fim, Luís Roberto Barroso derruba o argumento do Sintepp, quando este alega que, conforme o artigo 22 da Lei 11.494/2007, 60% das verbas do Fundef/Fundeb devem ser empregadas no pagamento dos professores. Segundo ele, o artigo citado “faz expressa menção a 60% dos ‘recursos anuais’, sendo razoável a interpretação que exclui de seu conteúdo recursos eventuais ou extraordinários, como seriam os recursos” objeto do mandado de segurança”.

A decisão também breca a intenção do Sintepp – Subsede Parauapebas – de pagar honorários advocatícios com as verbas dos precatórios, a exemplo do que tencionavam fazer também 110 prefeituras do Estado do Maranhão.

 

(Zé Dudu)

O prefeito Darci Lermen torna público o resultado final do concurso público destinado ao preenchimento de vagas de cargos do quadro de pessoal efetivo das áreas de educação básica I e II, conforme Edital de Abertura do Concurso n° 01/2017/PMP. Na relação a seguir, os nomes dos candidatos classificados e dos aprovados no certame.

 

(ASCOM/PMP)

 

A audiência ocorrerá na quarta-feira, 23, entre às 14h e 19h no auditório do prédio das Promotorias de Justiça de Marabá.

Com referência a campanha nacional “MAIO AMARELO”, período em que se promovem atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizará uma audiência pública com o Tema: CRIANÇA E ADOLESCENTE NÃO DIRIGEM, um projeto desenvolvido pela 10ª Promotoria de Justiça da infância e juventude de Marabá.

O MPPA conta ainda com a parceria do DMTU, DETRAN e PRF, com intuito de elaborar ações no município para educar, prevenir, fiscalizar e aplicar as medidas legais cabíveis aos condutores de veículos automotores, sem habilitação e sendo menores de 18 (dezoito) anos de idade.

A audiência Pública tem como objetivo, garantir a participação e contribuição da Sociedade de Marabá na discussão sobre a conscientização para prevenção e redução de gastos públicos, bem como também, acidentes de trânsito envolvendo crianças e/ou adolescentes nas conduções de veículos automotores neste município.

(Da redação)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) emitiu comunicado nesta manhã, quinta-feira (17), informando que suspendeu a paralisação do sistema de água em Marabá, que estava prevista para ocorrer por 40 horas a partir de amanhã, sexta (18).

“A Companhia esclarece que irá fazer uma nova avaliação de realizar a interligação das adutoras em um tempo menor para não prejudicar a população. Ainda não há, portanto, uma nova data para o serviço”, diz o aviso, acrescentando que a população do município será avisada com antecedência quando o desligamento for programado.

Na segunda-feira (14), a coordenadora técnica da Cosanpa em Marabá, Angela Raiol, informou que a obra é necessária para resolver problemas que vinham se acumulando e que seria realizada por empreiteiras a serviço da companhia junto às adutoras que têm 400mm, 500mm, 700mm.

Elas fazem parte do sistema de distribuição de água da Estação de Tratamento de Água da Nova Marabá e Cidade Nova. Na prática, a tubulação menor, de 500mm, que é antiga e já não suporta a quantidade de água distribuída após a modernização da captação, está sendo trocada.

Marabá viveu, no ano passado, uma crise de mais de um mês em relação ao abastecimento de água, quando uma nova estrutura precisou ser instalada pela Cosanpa. “Vamos ter agora duas linhas de adutora e vamos poder garantir água com mais pressão aqui para a Folha 29 (onde estão as caixas d’água)”, diz Angela.

Ela ressaltou que a adutora era muito pequena para a quantidade do líquido. “A gente não podia verter muita água pra ela, pois não suportava a pressão. Serão duas adutoras de 500mm também”, acrescenta. Além disso, é necessária intervenção junto a galeria de adutoras que estão sob casas e prédios comerciais na Folha 29. (Luciana Marschall)

 

(Correio de Carajás)

Se encontra preso a disposição da justiça o nacional que se identificou como Rafael Dias Cardoso, 25 anos, pego pela guarnição da viatura 2302, composta pelo Sargento Azevedo e o Cabo Assunção (PMs), e apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas.

Para o delegado plantonista Dufrae Abade, Rafael é acusado de estar assaltando pedestres juntamente com seu comparsa identificado como Carlos Henrique Marques de Lacerda, 19 anos, conhecido como "Lourinho".

Segundo o cabo Assunção, Rafael foi preso por volta das 23h30, de quarta-feira 16, em atitude suspeita, após receber uma denúncia via Centro de Controle Operacional ( CCO ) da Polícia Militar, onde foi informado que uma dupla em uma moto Fan vermelha estaria cometendo  assalto no bairro Liberdade.

Ao realizar incursões na área a GU se deparou com dois indivíduos que ao perceber a viatura tentaram se evadir em alta velocidade, mas foram alcançados ao entrar em uma rua sem saída, instante em que o piloto da moto foi preso, já "Lourinho", furou ao cerco policial, conseguindo fugir, no entanto deixou cair a  carteira com seus documentos o que facilitou a identificação do meliante.

A reportagem tentou conversar com Rafael, porém o mesmo não quis papo com a imprensa e ainda com um tom ameaçador disse que não iria ficar preso.  "Nós vamos nos encontrar lá fora, tu com esse teu celular", disse o acusado.

 A vítima ficou de comparecer na delegacia para realizar o ato de reconhecimento e registrar o assalto que sofreu, caso contrário, o malandro sairá logo após seu depoimento à polícia.

 

A arma usada para abordar as vitimas é falsa

 

(Reportagem Caetano Silva)

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.11gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.1gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.10gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.2gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.3gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.4gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.5gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.6gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.7gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.8gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.9gk-is-100.jpglink