Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

Carnaval se aproxima e o que mais vem à mente é com que roupa (fantasia) ir curtir a folia. Mas nem sempre é necessário ir atrás dos clássicos adereços e tantos panos para compor um look, basta apostar em maquiagem. Isso mesmo! Dá pra ir do “divertido ao elegante” usando cores, brilho, pedras, e o principal: a criatividade na hora de compor a make arrasadora.

Há tendências que sempre mudam, mas nunca perdem o glamour, seja de uma monocromática àquelas que abusam das cores. E, para falar de inspiração, a empresária paraense e maquiadora profissional, Amanda Bastos, explica como é possível não se preocupar com fantasias e afins, e arriscar no poder dos cosméticos, pigmentos, purpurina e muito mais.

“Apesar do carnaval permitir intensas caracterizações que geram fotos incríveis, isso tudo fica nas redes sociais, para curtir o bloquinho a gente quer conforto e liberdade. Uma pele com maior resistência à água é primordial, e pele é algo sério ”, declarou.

Sobre tendências e o que “usar” ou até mesmo abusar na make, Amanda fala de liberdade na hora de escolher a composição que mais combina e se encaixa, mesmo com as mudanças. “A gente finalmente se libertou esse ano de duas tendências que são o sereísmo e unicórnio. Estávamos muito presos a essas caracterizações, que ficaram muito famosas nos últimos anos, mas agora estamos mais livres, abusando da cor e do glitter, que se reiventa cada vez mais, com inúmeras texturas que se adaptam aos gostos mais exigentes”, enfatizou.

 

Amanda é famosa por se caracterizar em suas redes sociais, uma espécie de auto-promoção-de-seu-próprio-negócio. Ela própria faz suas composições, estuda bastante, e com isso ganha inúmeros seguidores amantes de maquiagem e sedentos por novidade. Já são quase 30 mil.

As composições de make feitas por ela, também têm inspirações em grandes Festivais de música, como o Coachella. Mas, acompanhar grandes influenciadores digitais também fazem parte do cotidiano. “Eu sempre acompanho tendências com influenciadores digitais, os grandes nomes nacionais, pois o que postam logo viraliza. Me inspiro e trago para a cidade, e sempre dá certo. É sentir livre para criar. Explorar a criatividade”, completou.

A maquiagem não precisa se limitar somente ao rosto. Mãos, cabelo e colo também podem ganham um tchan a mais. E, uma aposta que não tem erro é o brilho. Seja glitter ou porpurina, ele é o queridinho entre suas clientes. Sempre dá um charme especial.

Uma composição de maquiagem deve ser à altura da sua proposta de se divertir na folia de Momo. Pode ser sua principal aliada. Então, abuse da criatividade, pois o que importa é cair na folia de forma divertida.

 
Fonte: DOL

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lançou, ontem (22), edital anunciando cinco novos cursos de graduação em Canaã dos Carajás. As inscrições para os vestibulares foram abertas nesta quinta-feira (23) e podem ser feitas no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cemfopred), das 8h às 12h e das 14h às 18hde segunda a sexta-feira, conforme explicado no edital.

A Unifesspa também divulgou o horário em que as aulas dos novos cursos serão realizadas: das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, em local ainda a ser definido.

As vagas são destinadas aos alunos que concluíram o ensino médio ou equivalente ou aqueles que comprovarem conclusão do ensino médio no ato da habilitação/matrícula na Unifesspa.

 

Por: Ascom-PMCC

Foi promovido na quarta-feira, 22, das 15h30 ás 21h30 no hotel e-Suítes o Seminário de Marketing Eleitoral. Participaram do evento assessores, pretenso candidatos, jovens da ária de multimídia e jornalistas.

Os palestrantes André Torretta, Glauco Alexander e Eduardo Ferreira de Souza, falaram para 230 pessoas presentes no vento, sobre ativismo digital, a forma correta do uso das redes sociais em uma campanha eleitoral e sobre a nova forma de fazer campanha na internet.

O parlamentar de Canaã dos Carajás, Gesiel Ribeiro, marcou presença no evento juntamente com sua equipe e enfatizou a importância das redes sociais nos dias atuais. “Esta sendo muito bom, é um seminário de Marketing Eleitoral, mas também muito voltado para o Marketing Digital, chegou no momento certo, por estarmos iniciando um ano eleitoral, buscado esse conhecimento para lidar com um eleitorado muito diversificado que estão voltados para o mundo digital.  Em Canaã do Carajás, sou tido como um dos políticos que usa muito as redes sociais, vamos levar isso para esse novo momento que Canaã estará vivendo”, disse o vereador.

Marcaram presença pessoas de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá. A primeira proposta era para 200 pessoas, mas teve grande procura pelo seminário, e a organização teve que abrir mais vagas. “É importante conhecer e ter mais ferramentas para trabalhar com a sociedade, saber de fato como se faz o uso das redes sociais de uma forma saudável, e informar o cidadão sobre a importância da política, principalmente sobre o perfil que cada pessoa pretende construir para apresentar á sociedade”, disse o participante Girlan Pereira. 

Palestrante Glauco Alexander

Glauco Alexander, um dos palestrantes, frisou que a forma de se comunicar muda o tempo todo e é preciso estar atento a essas mudanças para interagir com seu público. “Não só a comunicação que mudou, mudou a sociedade como um todo,  a forma como as pessoas se relacionam, como consomem informação, hoje o Marketing Político ganhou uma importância muito maior, comparado a antigamente que tínhamos quatro ou cinco meios de comunicação, hoje nos temos uma infinidade quase incontável de maneiras de se relacionar, as pessoas são produtoras de conteúdo, elas mesmas produzem os seus, elas transformam a informação, leêm e disseminam a informação, então hoje, gerir a comunicação se tornou questão de vida ou morte em uma campanha  política” finaliza.

A equipe do Portal Carajás o Jornal marcou presença no evento

Os usuários da Policlínica Municipal foram sensibilizados e orientados sobre saúde mental, durante uma palestra ministrada na quinta-feira (23), na unidade especializada de saúde, em alusão a campanha Janeiro Branco, que aborda a temática da saúde mental, focando na prevenção.



Os usuários também receberam orientações sobre saúde física e metal e receberam atendimentos, conforme agendamento realizado pela Central de Regulação do município. A ação, promovida pelo departamento de Educação na Saúde e Humanização/Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com a participação de profissionais que atuam na Policlínica. 

Marian de Andrade, psiquiatra, Larissa Sousa, cardiologista, e as psicólogas Anny Pontes e Juliana Coimbra compartilharam informações importantes sobre o assunto. “A campanha é uma ferramenta que serve para alertarmos a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ainda existe um tabu, quanto à depressão, ansiedade, estresse, e essas doenças poderão se tornar crônicas. Nós precisamos quebrar essas barreiras, a saúde mental é de extrema importância, se não estamos com ela em dia, nosso corpo adoece”, destacou Marian de Andrade.



Campanha Janeiro Branco

Com o slogan: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Campanha Janeiro Branco 2020, realizada ao longo do primeiro mês do ano, conta com várias ações de sensibilização voltadas aos profissionais de saúde e à população em geral. 

O município conta com uma rede de atenção à saúde mental estruturada. No Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), o tratamento é garantido e a reinserção social de pessoas com transtorno mental persistente e severo é uma meta permanente. Na unidade de saúde, dependentes de álcool e de drogas também são atendidos. 

Até o mês de setembro do ano de 2019, o Caps contava com aproximadamente 4,3 mil prontuários de pacientes, mas, apenas mil, aproximadamente, estão ativos e procuram a unidade para receber algum atendimento. O Caps fica Localizado na Rua C, n° 169, lotes 30 a 32, bairro Cidade Nova.
 “Nós enquanto representantes da saúde do município, buscamos desenvolver ações de maneira ampla, para atingirmos o máximo de pessoas em nossa cidade. É de comum ideal entre o prefeito Darcir Lermen, juntamente com o secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras, a preocupação com o tema e acreditamos que a ideia é estimular a cultura de uma saúde mental no município, fortalecendo as ações de nossa rede pública de atendimento e chamando a sociedade para debater o assunto”, destacou Paulo Vilarinhos, secretário adjunto de saúde. 

“Esses debates ajudam muito no fortalecimento de vínculos e na quebra de preconceitos, reduzindo o medo que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais, comprometendo todos os aspectos da vida dessas pessoas, afinal, cuidar da mente é cuidar da vida”,acrescentou Paulo.

 

 

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

A nova lei sancionada pelo prefeito Darci Lermen, na última terça-feira, 21, vai conceder aos agentes de trânsito o aumento de mais 30% no adicional de risco de morte, calculado sobre o vencimento atual. 

O valor que, antes, era de 50%, com o aumento passa para 80%. “Nós entendemos que era necessário fazer isso; tramitamos e em parceria com a Câmara de Vereadores conseguimos esse resultado. Equiparamos o salário dos agentes de trânsito aos dos servidores do Estado”, destacou o prefeito Darci Lermen. 

Quem atua há 14 anos como agente de trânsito diz que a valorização do servidor reflete diretamente no atendimento à população. “Ajudando nossa família, a gente chega ao trabalho mais animada, mais feliz e isso reflete no atendimento à sociedade. Só temos a agradecer a Prefeitura pela valorização. Já estou há 14 anos no Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e essa gestão foi que mais valorizou o servidor público”, ressalta a agente de trânsito Narjara Brandão.

A administração municipal conta, atualmente, com 76 agentes de trânsito efetivos. De acordo com o diretor do DMTT, João Monteiro, a valorização do servidor demonstra que a gestão entende a importância do trabalho dos agentes de trânsito na mobilidade urbana e na preservação da vida. 

“Agora vamos ganhar mais 30% no risco de morte e só temos a agradecer, e vamos retribuir com muito trabalho e dedicação na rua para reduzir os números de acidentes de trânsito”, destaca o diretor.  

Outros benefícios para os servidores do DMTT é a reforma do prédio, que tem previsão de entrega nas comemorações do aniversário de Parauapebas, em maio; e a aquisição de 16 motocicletas, ainda nesse semestre.

 

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

Na noite de ontem, quarta-feira, 22, foi preso em flagrante delito com cerca de 800 gramas de cocaína, o nacional Welington Santos da Silva, de 22 anos de idade.

A prisão se deu em uma operação realizada pela Polícia Civil, sob determinação do diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, delegado Elcio de Deus, e o plantão comandado pelo delegado José Euclides Aquino junto com os investigadores Abraão e Renan.

Por volta de 21h30min, Welington Santos, havia sido pego pela Polícia Militar no bairro da Paz, com uma pequena quantidade de maconha se dizendo ser apenas usuário, o delegado José Aquino e seus investigadores resolveram ir mais a fundo. “O apresentado vinha sendo monitorado e após a apresentação dele pela PM na delegacia, eu e minha equipe que já estamos monitorando ele, realizamos uma minuciosa busca na residência do mesmo no complexo VS-10, e encontramos a cocaína escondida em uma mochila de pano", disse o delegado José Aquino.

Em entrevista o acusado falou que tempos atrás tinha sido detido como usuário, porém desta vez a sorte dele não foi a mesma e os policiais foram mais espertos e pegaram Welington por tráfico. Para se defender ele disse ainda que começou a vender droga porque as coisas haviam piorado, e por ter que pagar pensão de uma filha, havia passado da condição de usuário para traficante. O mesmo afirmou ainda que pagou 5 mil reais por toda a droga.  "Estou muito endividado e precisava pagar a pensão de minha filha, por isso comprei e comecei vender”, disse.

Nas investigações realizadas pela equipe do delegado José Aquino foi descoberto que a droga vinha de Goiânia (GO), e que renderia para o ele cerca de 30 mil reais, o acusado segue preso à disposição da justiça. Com ele também foi detida uma adolescente que seria esposa do acusado. A mesma que também é usuária de drogas foi ouvida pela polícia e em seguida liberada. 

 

(Neide Folha)

Uma bebê de nove dias está internada em estado grave no Hospital Regional do Marajó, no município de Breves, desde a última sexta-feira (17) após suspeita de ter sofrido abuso sexual. A história causou imensa comoção na cidade após a população tomar conhecimento do caso.

A bebê estava com falta de ar quando foi avaliada por uma equipe médica, que constatou as lesões na região íntima da criança. O Conselho Tutelar foi acionado e a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para investigar o caso. "Equipes da delegacia do município de Portel realizam diligências para localizar e prender o autor do crime", informou em nota.

 

Ainda segundo a Polícia Civil, com base no exame sexológico forense, foi concluído que os abusos foram recentes e que as lesões eram de “natureza gravíssima”.

 

(Fonte: DOL-Com informações de Marcos Onias/RBA TV)

 

Por meio da Secretaria de Obras, a Prefeitura de Canaã dos Carajás trabalha no asfaltamento do bairro Jardim Bela Vista, que fica localizado entre os bairros Paraíso das Águas e Novo Brasil. As obras na localidade tiveram início em dezembro e devem ser finalizadas nas próximas semanas.

As obras no Jardim Bela Vista fazem parte do cronograma de trabalho do programa Asfalta Canaã, que tem como principal meta concluir a pavimentação asfáltica de toda a cidade até o final de 2020.

As ruas, que já foram terraplanadas, começam a receber a massa asfáltica. Centenas de famílias que moram na localidade comemoram o avanço.

Vale lembrar que as redes de água e esgoto já foram concluídas na localidade pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Desde iniciado, o programa Asfalta Canaã já pavimentou mais de 170 quilômetros de vias em toda a cidade.

 

Por: Ascom-PMCC

Em 2019, a Terra Indígena Ituna-Itatá teve o maior desmatamento do país, correspondendo a 13% do total de devastação apurado pelo Prodes, o sistema de medição do desmatamento oficial do país, de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Localizada no sudoeste do Pará, nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, a terra abriga indígenas em isolamento e foi reservada como uma das condicionantes da usina hidrelétrica de Belo Monte. Na primeira quinzena de janeiro, a equipe de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) chegou a ficar retida ao apreender combustível que seria utilizado no desmatamento a nas invasões.

Nesta quarta (22), em Altamira, o coordenador de fiscalização do Ibama Hugo Loss e o procurador da República Adriano Lanna, do Ministério Público Federal (MPF) estiveram juntos em coletiva à imprensa para tratar da pressão de grileiros, garimpeiros e desmatadores que assolam a região da Ituna-Itatá. Loss explicou que entre 2018 e 2019 houve um aumento de 700% no desmatamento na área, com perda de 23% da cobertura florestal apenas no último ano. Só em janeiro de 2020, na recente operação de fiscalização, o Ibama já identificou mil hectares de desmatamento.

Os fiscais localizaram dois postos de combustíveis que ficam na rota de entrada para a área indígena e abastecem os invasores. Na semana passada, eles foram embargados e lacrados, com apreensão de cerca de 5 mil litros de combustível. Alguns moradores da região – conhecida como Vila Mocotó, fora da terra indígena – tentaram impedir a saída da equipe de fiscalização, mas após um dia de tensão, eles conseguiram voltar para Altamira com o material apreendido.

O procurador da República Adriano Lanna, que vem acompanhando o trabalho de fiscalização, diz que a ação das quadrilhas de invasores coloca em risco a vida de indígenas e pode provocar o avanço sobre as terras de outros povos que já sofrem grande pressão por causa dos impactos da usina de Belo Monte, caso das terras Trincheira-Bacajá, dos índios Xikrin, e Koatinemo, dos Assurini. Ambas fazem divisa com a Ituna-Itatá. O MPF é o órgão a que se destinam os autos de infração lavrados pelo Ibama durante as fiscalizações, para identificação dos culpados e posterior responsabilização civil e penal.

Outra preocupação do MPF é que, de acordo com as informações do Ibama, já existe gado nas áreas desmatadas ilegalmente, o que indica que as terras estão sendo invadidas por grileiros para abertura de pastagens. A venda de gado criado em áreas de desmatamento ilegal é proibida e frigoríficos que comprem animais sem atestar a procedência podem ser punidos e até banidos do mercado.

 

Por: PRPA-ASCOM Assessoria de Comunicacao MPF-PA

Sua oportunidade de trabalho pode chegar hoje! Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine de Parauapebas, nesta quinta-feira, 23. O Sine fica localizado na rua 11, entre as ruas E e D - Cidade Nova. O horário de atendimento é de 8h às 14h.

Clique aqui e visualize as vagas.

 

Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink