Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

A Prefeitura de Parauapebas emitiu na tarde desta terça-feira (21) uma de esclarecimento onde, a mesma se posiciona em relação a prisão do ex-servidor público, Renato Ferreira da Costa, que usava o nome falso de Rodrigo Pessoa Ferreira da Silva. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela justiça do Tocantins. O homem foi preso pela polícia civil na manhã de segunda-feira 20/04 no Sistema Nacional de Empregos (Sine), onde trabalhava há cerca de dois meses.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Parauapebas informa que o ex-servidor temporário Rodrigo Pessoa Ferreira da Silva, como ele se identificava, foi contratado há cerca de dois meses. Morava no município há oito anos e durante este período foi eleito pelos moradores como presidente da Associação de Moradores da Área Palafitas.

Também foi eleito membro dos Conselhos Municipais de Saúde e Habitação desde  2015, sendo inclusive representante do Conselho, em Brasília, como delegado da Conferência Nacional de Saúde. Participava também do setor de cultura e tinha um trabalho comunitário no município, não levantando suspeitas sobre seu caráter.

Todos os documentos e certidões negativas, inclusive as emitidas pelo poder judiciário, foram apresentados no momento de sua contração, situação em que mais uma vez não foi levantada nenhuma suspeita sobre a validade dos mesmos. A prisão do Rodrigo não tem nenhuma relação com o município de Parauapebas.

Sobre o trabalho no Sistema Nacional de Empregos (Sine), o referido ex-servidor não tinha acesso a nenhuma das senhas do sistema, sendo impossível a compra ou venda de vagas. O Sine é um intermediador de mão de obra, não sendo responsável por contrações diretas.

A gestão municipal está tomando todas as medidas cabíveis, acompanhando as determinações da justiça.

 

A pasta da saúde de Parauapebas está sob nova gestão. O difícil trabalho de colocar a casa em ordem, agora está nas mãos do empresário do ramo turístico, Gilberto Laranjeiras. A assinatura do decreto foi realizada na manhã desta terça-feira (21), no gabinete da prefeitura.

Gilberto Laranjeira tem histórico na gestão da saúde pública,  e já foi membro e primeiro suplente da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), Diretor de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Coordenador-Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde, Diretor do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Coordenador-Geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) era gerida pelo vereador, José das Dores Couto (Coutinho), que pediu licença do Legislativo em setembro de 2017, para assumir a Secretaria. Com um novo titular à frente da secretaria, Coutinho afirmou que voltará para a câmara municipal em agosto quando o Legislativo retomará as suas atividades após o recesso. A suplência de Coutinho é ocupada atualmente por Rafael Ribeiro (MDB).

Coutinho, que estava a frente da SEMSA desde 2017, irá retornar ao seu posto de vereador na câmara

“Retornarei à câmara no início do próximo período legislativo. Acho justo que Rafael Ribeiro, que assumiu em meu lugar mais de um ano e meio e vem desempenhando um ótimo trabalho, possa encerrar os seus projetos dentro do prazo que ele precisa”, disse Coutinho durante a nomeação do novo secretário de saúde.

Gilberto Laranjeiras, atual secretário de saúde do município, tem vasta experiência em cargos públicos referentes a saúde

Em seu discurso, Gilberto Laranjeira destacou que trabalhará incessantemente para garantir que o município se torne uma referencia em saúde e que a sua primeira linha de trabalho será na Assistência básica. Ele destacou ainda que dentro de um prazo de 90 dias a população já começará a perceber as melhorias. “Terei aqui em Parauapebas a mesma dedicação pessoal e profissional que tive no Ministério da Saúde, pois esta cidade merece o olhar mais atento possível para a saúde. Assumo neste momento, o compromisso de realizar uma gestão cada vez mais humanizada e que a saúde de Parauapebas possa ser considerada referência para todo o estado”, disse o atual secretário.

Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen disse que a cobrança no comprometimento dos profissionais do setor da saúde será maior 

O prefeito Darci Lermen frisou que a saúde é a pasta mais difícil de gerir e que foram investidos 38% do orçamento municipal para este fim. Ele também pontuou que irá cobrar mais comprometimento dos servidores da saúde. “Nós queremos que o atendimento aos cidadãos seja da mesma forma e decência com que eu atendo as pessoas no meu gabinete. Atendidos com carinho: é assim que nós pretendemos que seja o atendimento na saúde”, disse o prefeito.

(Por Fernando Bonfim)

Nesse último domingo, 19, o Partido Progressista (PP) se reuniu com o intuito de se preparar para as eleições municipais de 2020. Algumas lideranças estiveram presentes na reunião, entre elas, o presidente estadual da legenda, o ex-deputado Beto Salame, além de Adelson e Daniel Fernandes e Alex Novo Óleo, entre outros líderes.

Uma das pautas trabalhadas foi a ausência da atual presidente da Legenda, Andreia Lima, que está trabalhando e residindo em Brasília, sendo necessário, neste sentido, de acordo com os membros da diretoria, fazer sua substituição, mas, ainda segundo eles, com o aval da atual presidência.

Na reunião foi acertado que neste próximo mês (junho) haverá uma assembleia para realizar a substituição da presidência e vice-presidência do partido, para assim avançar com as outras pautas de grande importância.

 Entre as pautas a serem tratadas estão: pré-canditaturas de vereadores e a possibilidade de haver uma candidatura para prefeito pela legenda, já que o partido tem os nomes de Daniel Fernandes e Alex Novo Óleo, lideranças importantes no cenário político local. Os membros do partido analisam ainda a alternativa da vinda de novos nomes para a legenda e por isso avaliam, de forma criteriosa, a possibilidade de uma candidatura majoritária própria ou mesmo se irão apoiar um nome que já está no cenário atual.

Durante a reunião, também foi deliberada uma equipe formada por Carlos Refribom, Adelson Fernandes e Aléx Novo Óleo para conversar com as lideranças e abrir espaço para filiação, no intuito de serem escolhidos como pré-candidatos a vereadores, os escolhidos pela equipe passarão por uma fase de seleção, sendo eles analisados localmente e depois aprovados pelo presidente estadual do partido.

Beto Salame disse que Parauapebas é uma das cidades estratégicas para partido em 2020

Em entrevista à reportagem do Portal Carajás O Jornal, o presidente estadual do Partido Progressista, Beto Salame disse que o partido está aberto para novas lideranças e novas filiações. “Teremos um momento, um ato para incentivar novas filiações, para que o partido volte a crescer e, assim, possamos participar da vida ativa da política local”, finalizou.  

(Da redação)

Desde a última sexta-feira (17), está acontecendo em Parauapebas, o ‘Food Truck Festival’. O maior evento gastronômico da América Latina tem levado milhares de pessoas à Praça de Eventos do bairro Cidade Nova para se deliciar com uma variedade de sabores, Chopp gelado e música ao vivo.

Em entrevista, Luiz Carlos Morfim, organizador do evento, afirma que a comitiva tem “10 lanchonetes sobre rodas, oferecendo sempre o melhor da gastronomia brasileira e alguns pratos internacionais”, disse.

Além de oferecer uma variedade de comidas, o evento também conta com ‘cinema 6D e área kids para  crianças.

Luiz Carlos também falou que o evento ajuda a movimentar a economia da cidade, pois todos os insumos, desde o combustível para os caminhões aos ingredientes para a produção dos alimentos é adquira no comércio local. “A gente se hospeda nos hotéis e compra tudo que precisa para fazer as cominadas na cidade. Então isso, de certa forma, faz o dinheiro circular aqui, não é aquela coisa de pegar o dinheiro e ir embora”, conclui.

Dieckson Barbosa levou toda a família para prestigiar o evento e parabenizou a iniciativa

Dieckson Barbosa aprovou a iniciativa e aproveitou para levar toda a família. “O atendimento é bom e a comida é excelente. É algo diferente que a gente não está acostumado a ver todos os dias aqui na cidade. Os organizadores estão de Parabéns”, disse Dieckson.

A comitiva estará em Parauapebas somente até hoje, segunda-feira (20). O atendimento começa sempre às 18 horas e vai até meia-noite, na Praça de Eventos, bairro Cidade Nova.

 (Por Fernando Bonfim) 

Em Parauapebas, proprietários de autoescola realizaram uma manifestação nas dependências do Departamento de Trânsito e Transporte (DETRAM) do município, na manhã desta segunda-feira (20).

Os manifestantes usaram os próprios veículos de seus centros de formação de condutores para impedir os serviços de vistoria e documentação. Os portões do órgão só foram liberados pelos protestantes por volta de 11 horas da manhã.

A justificativa para o ato, segundo os empresários, é que o sistema de recolhimento de biometria do Detran, que é realizador pela empresa terceirizada, ITrânsito, não está funcionando há mais de 15 dias, o que tem impedido as autoescolas de realizarem a marcação de aulas teóricas e práticas para seus alunos.

Proprietário de autoescola, há mais de 15 anos em Parauapebas, Renison Marcos, disse ao Carajás o Jornal que os Centros de Formação de Condutores (CFCs), estão sendo prejudicados moralmente e financeiramente. “Embora o problema seja no sistema adotado pelo Detran, quando o aluno não consegue realizar a marcação da sua aula, a reclamação vai parar  dentro da autoescola, gerando inclusive a abertura de processos contra nós”, disse.

Renison Marcos, proprietário de auto escola há mais de 15 anos em Parauapebas

Renison pontuou que o serviço de simuladores de direção, que também é oferecido pela ITrânsito, não atende à demanda. “Se eu for lá agora, só vou conseguir uma vaga para junho ou julho. O Processo de Habilitação, vence com um ano, e vários estão vencendo por conta destes problemas”, concluiu o empresário.

Lucas Souza, que também é proprietário de CFC, reforça o tamanho do problema, explicando um pouco sobre os prejuízos que os alunos e autoescolas têm com as falhas do sistema. “Toda vez que o aluno vai fazer uma aula, ele e o instrutor registram a presença através de biometria, na entrada e na saída. Quando eles não conseguem realizar este procedimento, para o sistema, aquela aula não foi realizada, então a autoescola precisa emitir outro boleto, [cerca de R$ 70,00], que precisa ser pago para a realização de uma nova aula. Com isso o aluno perde tempo, perde dinheiro e, além de tudo, se zanga com a autoescola. E nós ficamos com o prejuízo, pois o aluno não vai pagar um valor a mais, por conta de um erro de sistema”, disse.

Em Bom Jesus do Tocantins, policiais da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos e Antisequestro (DRRBA/DRCO) e do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI/Marabá), da Superintendência Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, prenderam, na manhã deste domingo, 19, Gerson Cabral Ferreira da Silva, Vanilda Aguiar, Gelson Aguiar e mais uma pessoa identificada pelo prenome de Isaac. Um quarto indivíduo, identificado como Romildo, morreu ao reagir à prisão. O quinto acusado, de prenome Carlia, fugiu quando soube da captura dos demais.

Momentos após o resgate policiais  tiram selfie com dona Judith Aguiar. 

Os seis são acusados de terem planejado e sequestrado, na última quinta-feira, 16, Judith Aguiar, 84 anos. A mulher foi retirada a força, da Fazenda São João, em Abel Figueiredo. O sequestro foi perpetrado pelo casal de filhos dela, Vanilda e Gelson Aguiar.

O objetivo era se apoderar do dinheiro da própria mãe, que, meses atrás, auferiu a quantia de R$ 67 mil com venda de gado. Eles também queriam obrigá-la a negociar propriedades da família.

Gerson e Isaac foram presos em Bom Jesus do Tocantins pela Polícia Civil

Após começar as investigações, ainda na quinta-feira, a Polícia Civil chegou ao nome de Gerson Silva Cabral Ferreira, como um dos encarregados de sequestrar Judith e mantê-la em cárcere privado até o pagamento do resgate.

Sequestradores estavam escondidos em Bom Jesus

Localizado em Bom Jesus do Tocantins, Gerson Ferreira foi preso neste domingo. Interrogado, confessou o crime e não titubeou em entregar Vanilda, informando, inclusive, que os dois são amantes. Gerson contou, ainda, que ela e o irmão Gelson propuseram que ele sequestrasse a mãe deles.

O objetivo do sequestro era forçar Judith a pagar o resgate e, ainda, forçá-la a vender suas terras, que estariam em processo de inventário devido à morte do marido dela, pai do casal de filhos desnaturados.

Gerson Ferreira, então, contratou Isaac, Romildo e Carlia, que cometeram o sequestro e se revezavam vigando a mulher no cativeiro, em uma casa localizada em Bom Jesus do Tocantins. No momento do resgate de Judith, Romildo, armado de revólver calibre 38, atirou contra os policiais, que reagiram à altura e o mataram. 

Em seguida, eles se dirigiram ao endereço de Isaac e também o prenderam. Quanto a Carlia, este, ao saber que os demais haviam sido presos, fugiu antes da chegada da polícia à casa dele. A salvo, Judith Aguiar foi imediatamente levada ao Hospital Municipal de Bom Jesus, onde foi examinada, medicada e liberada em seguida.

(FONTE: Blog do João Carlos)

Pela Supercopa dos Inconfidentes, o Peñarol de Ouro Preto enfrenta o Oito de Dezembro no estádio Caldeirão da Barra, em Ouro Preto, Minas Gerais. Foi quando a Polícia Civil do estado entrou em campo para prender Sonny Clay Dutra. Segundo a polícia, ele é um “craque do crime”. Dados indicam que o Sonny é o principal traficante de pasta-base de cocaína do estado.

Como Sonny era o principal patrocinador do time, ele não tinha uma posição fixa. Era o famoso dono da bola. Quando entrava em campo gostava de jogar com chuteiras do mesmo modelo das usadas pelos grandes craques do futebol mundial; todas personalizadas.

Fantástico apurou que o cartola-jogador ainda fazia um agrado extra. Para incentivar o time, a informação é que Sonny distribuía para os jogadores, no vestiário, pacotes de nota de R$ 50. O próprio nome de Sonny estampava as camisas, como patrocinador.

A polícia chegou a encontrar um carro com mais de R$ 1 milhão e a apreender 16 quilos de pasta-base de cocaína - isso poderia render 100 quilos de drogas no mercado.

Esta é a quarta vez que Sonny é preso por tráfico de drogas. A mulher do traficante, Efigênia Antônia Lopes Dutra, também foi presa. Outros dois jogadores do Peñarol de Ouro Preto também foram presos. A suspeita, a mesma: tráfico de drogas. Segundo a polícia, todos eles faziam parte de uma única quadrilha.

 
Fonte: G1/Fantástico)

A Capital do Minério, dos Ipês, e do Café de Açaí, acaba de ganhar mais o título do Capital do Karatê. O município foi o escolhido para sediar a 1ª fase do Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo. O evento, que ocorrerá durante todo o final de semana, no Ginásio Poliesportivo, receberá mais de 1.300 atletas de 15 estados do Brasil. Uma disputa de gingantes divididos em 223 categorias, vão disputar no tatame uma vaga n 2ª fase do campeonato, que será realizada em agosto, no estado de Ceará.

Mais de 1.300 atletas, representantes de 15 estados estarão em Parauapebas durante todo este fim de semana

O evento é promovido pala Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Instituto Desenvolvimento Social e Educacional Ágape.

Em entrevista com o  Vice-presidente da Federação Paraense de Karatê, Mestre Girão, disse que realizar um campeonato de nível nacional no município é algo de muito prestígio. “Parauapebas sedia o maior campeonato nacional do karatê. É um campeonato nacional, já tem confirmado aqui presente 20 estados da federação, 20 estados irão competir. É um campeonato que tem uma importância de nível de ranqueamento e a cada soma dos pontos e medalhas, irão contar para o mundial em Fortaleza”, explicou o mestre.

O Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, também esteve na cerimônia de abertura do evento e falou da importância que ele representa para toda a classe esportista de Parauapebas. “É muito importante para nós, nestes 31 anos de Parauapebas, podermos receber um campeonato de nível nacional. Isso mostra que Parauapebas tem grande potencial para este esporte [Karatê]”, disse o prefeito.

Alexandre Rosa de Fortaleza Disputou Copa Brasil 6 vezes na categoria Adulto B 21 a 34 anos. 

(Por Fernando Bonfim)

Em comemoração aniversário de 31 anos de Parauapebas, a Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (17) uma sessão solene para homenagear 15 pioneiros desbravadores do município, com a comenda municipal do Mérito Milton Martins, pelos relevantes serviços prestado à cidade desde a sua emancipação política.

Cada parlamentar da Casa de Leis teve a oportunidade de presentear um homenageado, um desbravador de Parauapebas com uma singela homenagem de honra ao mérito, por ter participado ativamente da construção e emancipação de Parauapebas.

O vereador, Rafael Ribeiro, escolheu como homenageado o pioneiro, Clorisvaldo Silva de Carvalho. Em seu discurso, Rafael Ribeiro destacou a importância que o empresário teve e ainda tem para o desenvolvimento do município”, e pontuou que ele é mais do que merecedor da homenagem. É com grande satisfação que apresentou esta homenagem para este cidadão [Clorisvaldo] que, com trabalho árduo e dedicação ajudou a transformar Parauapebas em uma cidade cada vez mais próspera”, disse o Vereador.

Sobre Clorisvaldo Silva Carvalho

Clorisvaldo Silva Carvalho nasceu na cidade de Carolina/MA, em 26 de março de 1963. Cresceu em Tocantinópolis/TO e chegou a Parauapebas em 1984. Estabeleceu-se à frente da empresa Paranorte Materiais Para Construção e é um daqueles pioneiros que há muitos anos, quando Parauapebas era apenas um “embrião de cidade”, conseguiu ter a visão do futuro grandioso que a “Capital do Minério” teria.

Tornou-se empresário de sucesso, gerando emprego e renda, em Parauapebas, participando ativamente do crescimento da cidade. Com ousadia e disposição, Clorisvaldo arregaçou as magas, partiu para a luta e fincou raízes aqui [Parauapebas]. Há mais de 23 anos construiu sua família ao lado de Eliziária Carvalho com quem teve três filhos que enchem o casal de orgulho.

“A coragem para empreender, a resistência para enfrentar os maus momentos, e a esperança no coração para seguir acreditando no potencial de Parauapebas foram o tripé que tornaram Clorisvaldo merecedor do nosso reconhecimento de nossa homenagem”, concluiu o vereador.

(Por Fernando Bonfim)

Rivalidade entre facções criminosas tem como resultado mais uma morte bárbara no município de Parauapebas. A vítima, trata-se de Joemeson de Rodrigues Sousa. Ele estava desaparecido desde a última terça-feira, 14, quando saiu de casa por volta das 19h, como consta no boletim de ocorrência registrado pela família do jovem, na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, após o seu desaparecimento.

A cabeça do jovem foi arrancada do corpo pelo criminosos

 O jovem Joemeson foi assassinado e teve a cabeça decepada. Em vídeo que circula nas redes sociais, gravado pelos assassinos da vítima, eles informam que estavam vingando a morte da jovem Maria Eduarda, assassinada com golpes de arma branca na região do pescoço, matéria publicada por este portal de notícias. Confira AQUI.

O IML esteve o local para fazer a remoção do corpo

O corpo do rapaz foi encontrado, na manhã desta sexta-feira (17) pelo pai e o irmão no alto do morro Linhão. O IML esteve no local para fazer a remoção do corpo e agora o caso está sob investigação das autoridades policiais.

(Reportagem Caetano Silva)

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_UNAMAgk-is-100.jpglink