On Screen Facebook Popup by Infofru

Receba todas as atualizações via Facebook. Basta clicar no botão "Curtir" abaixo.

Fechar

  

Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio das promotoras de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz e Josélia Leontina de Barros Lopes, promoveu reunião com representantes da educação e da agricultura de Marabá, na última 4ª feira (17), onde abordou a implementação do projeto "Quintal da Vovó" e ainda a necessidade de fortalecimento da agricultura familiar no município.

Sobre o projeto “Quintal da Vovó”, que visa a instalar hortas e plantação de árvores nas escolas do município de Marabá, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) e Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) apresentaram os croquis das cinco escolas que receberão o projeto inicialmente.

No encontro foi acordado que será realizado um "workshop" no mês de março nas escolas, a fim de dar visibilidade ao projeto, com o apoio de todos os órgãos presentes. Já em relação à agricultura familiar, destacou-se na reunião a necessidade de fortalecimento da compra diretamente de produtores regionais visando ao cumprimento da legislação vigente quanto ao fornecimento de itens para a alimentação escolar.

Como forma de estimular a agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Educação de Marabá realizará uma chamada pública no mês de fevereiro. Os representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Seagri irão promover reuniões com os agricultores, a fim de incentivar a adesão ao fornecimento dos itens para a rede pública de ensino, além de buscar a melhoria da qualidade dos produtos fornecidos.

Participaram da reunião Daniela Ribeiro Coelho e Maria Luzineuza Alves, do Sebrae; Augusto Alves Filho e Leonardo Hofmann, da Semed; Igor Vinicius de Oliveira, da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Marcos Lira, da Seagri e Daniel Mangas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

 

Fonte e foto: Correio de Carajás

O estado do Pará registrou mais de 11 mil furtos ou roubos de celulares em 2017, média de um celular por hora. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) que indicam um aumento de 37% de ocorrências de 2015 a 2017.

O Pará é o estado da região norte com o maior número de celulares, são mais de sete milhões. Isso significa que quase 90% da população do estado tem um aparelho. Integrados cada vez mais na rotina

do paraense, os aparelhos vem sendo um dos principais alvos dos criminosos, principalmente os aparelhos que possuem tela sensível ao toque. Em 2015, foram registrados 7.534 roubos ou furtos de celulares no estado. O número aumentou para 10.995, em 2016, e foi para 11.890 no ano passado, aumento de 37% nos últimos três anos.

Para o delegado e diretor em exercício da Polícia Metropolitana, Daniel Castro, os roubos e furtos de aparelhos de celulares ocorrem com maior frequência devido a uma demanda existente de usuários que utilizam aparelhos furtados.

"Só existe o crime de furto e roubo se houver quem compre. Se não houver a figura do receptador, não vai haver necessariamente a pessoa que vai subtrair, porque não é um bem que você vá utilizar, você precisa se desfazer, precisa do dinheiro decorrente da venda desses bens", explicou Daniel Castro.

"Quando você compra um bem que você não pode assegurar a origem licita, ou seja, a nota fiscal, ou documento, você pode está intercorrendo em crime de receptação e responsabilidade penal inclusive em flagrante se for preso no momento que esteja portando", completou o delegado.

O que a polícia aconselha é eu o cidadão passe menos tempo usando o aparelho enquanto caminha na rua para não perder o foco das coisas que acontecem ao entorno, assim reduzindo as chances de ser vítima de um assalto.

"Quando você está manuseando um smartphone na via pública, você automaticamente fica focado na utilização daquela mídia social que você está entrando e você acaba se desconectando do contexto ao seu redor. Isso acaba otimizando uma possibilidade de você ser vítima, porque você não está atento ao todo o seu entorno e podendo ser vítima de uma ação (criminosa)", concluiu Daniel Castro.

 

Fonte: G1 Pará

 

Em coletiva de imprensa que aconteceu na manhã, desta quinta-feira, 18, representantes do INEP relataram, através de gráficos, os resultados referentes ao Enem 2017. Na ocasião foi divulgado ainda o número de notas 1000 na redação, que é bem esperada pelos participantes da prova.

A Presidente do Inep, Maria Inês Fini, relatou que apenas 53 alunos tiraram a nota máxima na redação do Enem de 2017, o número trás uma queda nos gráficos.

 

 

Apesar da queda, alguns participantes estão confiantes. É o caso do estudante Kalil Izaac, de 18 anos que ao longo do ano de 2017 se dedicou para fazer uma boa prova. “Estava muito ansioso com esse resultado. O Enem me deixou muito apreensivo e preocupado, mas até agora gostei do resultado”, comentou Kalil.

O professor Fabio Alexandre também tem ótimas expectativas para seus alunos. “Esperamos muita comemoração para os estudantes, que se dedicaram durante o ano para fazer a prova. O resultado foi positivo, recebi muitas ligações dos alunos agradecendo e falando sobre a nota. Alguns ficaram surpreendidos e estão bem felizes. Agora é esperar o grande resultado que eles almejam, que é a faculdade”, disse o professor.

A data para o ENEM 2018 já está marcada e os estudantes já podem começar a se preparar. A prova será aplicada nos dias 4 e 11 de novembro.

 

Reportagem: Jussara Alves

Foi sofrido, mas a festa da torcida alviceleste antes, durante e depois da partida valeu a pena. Os quase 15 mil bicolores presentes na Curuzu viram um time ainda fisicamente limitado pela curta pré-temporada, mas que pressionou o Parauapebas e conseguiu uma vitória magra na estreia no Parazão 2018, por 1 a 0. O único gol foi marcado pelo meia Fábio Matos, aos 34 do segundo tempo.

Vale ressaltar que o Trem de Ferro teve expulso o volante Augusto Recife - no reencontro com seu ex-clube - ainda aos 36 do primeiro tempo, o que dificultou as ações da equipe do interior. Ainda assim, o goleiro bicolor Marcão fez apenas uma defesa difícil no jogo todo, quando o Paysandu já estava em superioridade numérica.

Com o resultado o Paysandu empata na liderança do Grupo A1 com Independente Tucuruí e Águia de Marabá, que também venceram seus jogos por 1 a 0. Na próxima rodada encara o Castanhal, no Modelão. Já o Parauapebas fica sem pontos no Grupo A2, assim como Paragominas e Japiim. O Trem de Ferro volta a campo novamente como visitante, contra o Cametá, no Parque do Bacurau. As duas partidas serão no domingo, dia 21.

O JOGO

A partida começou morna, com os dois times com dificuldade de chegar com perigo na área adversária. A exceção foi, logo com dois minutos, uma bola lançada na área do Parauapebas que quase dormiu no fundo das redes após saída errada do goleiro Bruno. O volante Max Carrasco, porém, conseguiu salvar em cima da linha. Depois, muitos passes errados no meio de campo, demonstrando visível falta de ritmo de jogo em ambos dos times. Já da metade para o final da primeira etapa a partida esquentou, mas não tecnicamente. Muitos lances duros, vários cartões amarelos e duas expulsões. Primeiro Augusto Recife, hoje volante do Trem de Ferro, que chegou de carrinho em Perema e recebeu o vermelho direto. Pouco depois, o técnico Léo Goiano reclamou de forma ríspida com o árbitro Dewson de Freitas, que o mandou para o vestiário mais cedo. Apesar do calor dos minutos finais, os goleiros terminaram o primeiro tempo sem terem feito grandes defesas.

A etapa final foi de amplo domínio do Paysandu. Com um jogador a mais, o clube bicolor pressionou quase do início ao fim o adversário, que manteve consistente a sua postura defensiva o quanto pôde. O Trem de Ferro montou um ferrolho na própria área, com duas linhas de quatro, que dificultou bastante as ações do time da capital. Marquinhos Santos decidiu soltar mais sua equipe e tirou o lateral-esquerdo Fernando Timbó para colocar o atacante Renan Gorne. Após muito insistir, o Papão conseguiu furar o bloqueio adversário quando o zagueiro Diego Ivo – agora capitão – já trabalhava como um atacante. Ele recebeu na área, chutou em cima do goleiro Bruno, que espalmou e Fábio Matos, na sobra, chutou no alto: 1 a 0 Paysandu, e grande festa na Curuzu. Nos minutos finais o Parauapebas até ensaiou um abafa, mas faltou fôlego para conseguir realmente pressionar o Alviceleste.

 

Fábio Matos fez o único gol da partida, aos 34 minutos do segundo tempo

 

 

Fonte: Globo Esporte

Em reunião realizada na noite desta quarta-feira, 17, comerciantes e donos de empreendimentos localizados no mercado municipal do bairro Rio Verde tomaram uma decisão acerca do horário de funcionamento dos estabelecimentos. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e contou com a presença do secretário municipal de urbanismo, Edmar Lima.

Na reunião ficou acordado que a praça de alimentação será utilizada apenas no período da noite. Já os estabelecimentos de dentro do mercado funcionarão na parte da manhã. O acordo foi discutido e decidido pelos próprios empreendedores do mercado, visando uma divisão mais justa de competição nas vendas feitas no local.

A Secretaria Municipal de Urbanismo deixa claro para a população de Parauapebas que não proíbe o funcionamento dos estabelecimentos do mercado, apenas solicita a renovação da licença anual, que será feita conforme o acordo realizado na reunião. Todas as orientações sobre o trâmite legal da renovação estão sendo feitas pela Secretaria.

 

 

Da Redação

Foto: Semurb

Um projeto que irá promover macrodrenagem, pavimentação, esgotamento sanitário, abastecimento de água e moradia digna para centenas de famílias. Esse é o Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (PROSAP), que foi discutido em audiência pública, realizada na quadra de esportes Chico Mendes, na noite de ontem, 17, entre a população de Parauapebas e o poder público.

O projeto da prefeitura é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto custará um total de 87 milhões de dólares e será dividido em três etapas, onde a primeira irá contemplar a área do bairro Liberdade até o bairro Caetanópolis. Serão cerca de 10 km de canais, obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água e até relocação de famílias que moram nas margens dos canais.

O coordenador de projetos e captação de recursos, Kleverlan de Araújo, falou um pouco sobre o início do projeto. “O PROSAP foi idealizado pela prefeitura há quase dois anos. Através de uma cooperação técnica, feita pelo BID vamos, vamos viabilizar a operação de crédito para a inicialização do projeto. Até o final de fevereiro estaremos finalizando a parte de preparação, e creio que em julho, já com o recurso disponível, a obra terá início”, explica o coordenador, ressaltando que antes disso a prefeitura irá iniciar outras atividades, como o cadastramento de cerca de 700 famílias, todas moradoras da área onde os canais serão construídos.

De acordo com o secretário de planejamento, João Corrêa, o principal objetivo do PROSAP é a melhoria de vida de todas as pessoas do município. “Esse é um momento importante da gente checar aquilo que está sendo proposto e trazer as preocupações de vocês nesse projeto. Em primeiro lugar o objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, e esta iniciativa vai ter várias maneiras de fazer isso. Nós esperamos a ação conjunta da comunidade nesse processo”, discursou o secretário.

O secretário de habitação, Cristhian Martins, afirmou que a realização do projeto é um verdadeiro sonho, uma conquista que irá mudar a realidade da cidade. “95% dos municípios paraenses sofrem por não ter um bom saneamento básico. Nós somos gratos porque estamos aqui presenciando um momento histórico para a cidade. Hoje há uma grande expectativa em cima do PROSAP e nós estamos no caminho certo, trabalhando com afinco para que esse projeto não seja um sonho realizado”, declarou o secretário de habitação.

Durante a audiência, todo o planejamento do projeto foi mostrado, através de slides, para a população presente. Com mapas, desenhos e ilustrações, a comunidade da cidade pôde entender melhor a ideia do PROSAP e seu impacto no município.

Para o morador do bairro Liberdade, Rodrigo Pereira, o projeto pode acabar com os problemas do seu bairro. “O que traz melhoria pra cidade vai trazer para a gente também. Eu moro no bairro Liberdade e lá existem vários problemas como alagamentos e esgoto a céu aberto. Estamos todos na torcida para que esse projeto seja aprovado e tudo mude”, disse o autônomo de 27 anos.

Ao final da audiência pública toda a população presente teve a oportunidade de fazer questionamentos com relação ao projeto. Foi um momento de dar voz a comunidade e ouvir seus anseios, principalmente na questão do remanejamento das famílias que moram na beira dos rios.

 

O coordenador de projetos e captação de recursos, Kleverlan de Araújo, falou sobre toda a fase inicial de preparação do projeto.

 

Secretários e vereadores do município participaram da audiência.

 

De acordo com o secretário de planejamento, João Corrêa, o principal objetivo do PROSAP é a melhoria de vida de todas as pessoas do município

 

O secretário de habitação, Cristhian Martins, afirmou que a realização do projeto é um verdadeiro sonho, uma conquista que irá mudar a realidade da cidade.

 

Para o morador do bairro Liberdade, Rodrigo Pereira, o projeto pode acabar com os problemas do seu bairro.

 

 

Reportagem: Bruno Menezes

 

Os splashes Filtro dos Sonhos, Espelho Secreto, Jardim de Mistérios e Amor no Ar trazem fragrâncias únicas para se perfumar a qualquer hora do dia

O Boticário apresenta a linha Dream, com fragrâncias que convidam as mulheres a se transportarem a universos nos quais não existem limites para destravar a imaginação. Seja para colecionar ou presentear, os quatro novos splashes dão o toque de perfumação a qualquer hora e em diferentes momentos do dia com diferentes rotas de frescor. A novidade já está disponível nas lojas, e-commerce (www.boticario.com.br) e revendedoras da marca em todo país.

 “Com imaginação, a vida fica muito mais gostosa. Dream é uma inspiração para que as mulheres soltem a criatividade e se permitam escapar da realidade, viver momentos mágicos, mesmo que só por alguns minutos. Criamos quatro fragrâncias com caminhos olfativos distintos para que possam ser usados em diferentes ocasiões: fresco, envolvente, delicado ou confortável”, diz o Gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno.

Jardim de Mistérios, Espelho Secreto, Filtro dos Sonhos e Amor no Ar têm a criação das fragrâncias mais elaboradas e remetem a perfumaria fina, mas perfumação leve – ideal para ser usada em abundância e reaplicada ao longo do dia. A embalagem traz o elemento dourado e uma tampa transparente cristal, além de rótulos lúdicos e coloridos, ilustrados por ícones que representam cada fragrância: uma chave, um espelho, um filtro dos sonhos e um coração, respectivamente.

Conheça melhor cada um deles:

Dream Body Splash Desodorante Filtro dos Sonhos, 200 ml

Fragrância com toque de lavanda floral envolvente.

Preço: R$ 59,90

Dream Body Splash Desodorante Espelho Secreto, 200 ml

Fragrância Floriental Frutal envolvente, traz um toque de baunilha âmbar e musk que revela o poder e a feminilidade feminina.

Preço: R$ 59,90

Dream Body Splash Desodorante Jardim de Mistérios, 200 ml

Fragrância frutal fresca e confortável, com notas de pera, bergamota, limão e maça.

Preço: R$ 59,90

Dream Body Splash Desodorante Amor no Ar, 200 ml

Fragrância romântica e delicada, com toque floral amadeirado.

Preço: R$ 59,90

 

Sobre O Boticário

 O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, com 3.760 pontos de vendas em cerca de 1750 cidades brasileiras e mais de 900 franqueados. Líder no mercado de perfumaria, segundo o Instituto Euromonitor, seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 850 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

 

Um policial foi morto na manhã desta quarta-feira (17), em Castanhal, próximo a São Francisco do Pará. De acordo com o policial que chegou minutos depois no local do crime, o Sargento J.Lameira estaria fazendo uma abordagem, quando um dos homens tomou a arma do policial e descarregou um pente de munição no mesmo. O militar ainda foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mas não resistiu os ferimentos.

Ainda de acordo com a polícia, quatro homens e duas mulheres fugiram em um carro prata em direção ao município de Igarapé Açu. O grupamento tático operacional da PM, estão fazendo as buscas para encontrar os suspeitos.

 

Fonte: G1 Pará

A prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quarta-feira (17), a abertura da Jornada Pedagógica 2018. O evento aconteceu no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC) e tem como finalidade reunir os profissionais da educação para um espaço de debates e discussões entre eles.

Com o tema, PME NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: Educação não é Herança, é Direito, mais de 800 profissionais da rede municipal de educação, entre eles: professores dos ciclos finais, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos e gestores escolares, participaram do evento, que teve como palestrante principal Jurema Suely Ribeiro, Graduada em serviço social pela UFPA, com mestrado em metodologias do Serviço Social pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

A professora de geografia do 6º ao 9ºano, Madalena Carvalho, foi uma das participantes do evento. Para ela o evento foi de grande importância e aprendizado. “É necessário que os professores, em sala de aula, executem uma inclusão, que venha somar. A cada dia a gente aprende algo novo, e o desafio para os professores é incluir alunos especiais, e como lidar com essa situação. O importante para todos nós é discutir e promover ações para uma melhoria no aprendizado dos alunos”, diz a professora, que tem uma boa expectativa para o ano letivo de 2018.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto, a importância do evento é iniciar o ano letivo trazendo uma temática, que é do dia-a-dia para a realidade dos profissionais. “A questão da inclusão é uma assunto delicado. Infelizmente, hoje muitos jovens e adolescentes estão com os valores distorcidos em razão dos desajustes da sociedade, então, discutir essa temática de inclusão é debater uma realidade cotidiana da nossa sociedade”, explica o secretário.

As aulas da rede municipal de ensino estão previstas para retornarem no próximo dia 19. Já as escolas indígenas no dia 22, e no dia 5 de fevereiro às creches.

 

Inclusão na educação foi um dos temas bases do evento.

 

A palestrante principal do evento foi Jurema Suely Ribeiro, Graduada em serviço social pela UFPA, com mestrado em metodologias do Serviço Social pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Foto: Bruno Cecim)

 

A professora de geografia do 6º ao 9ºano, Madalena Carvalho, foi uma das participantes do evento.

 

Raimundo Oliveira Neto, Secretário Municipal de Educação, também esteve presente na programação, ressaltando a importância desse evento para a educação no município.

 

 

Reportagem: Fernando Bonfim da Redação do Portal Carajás o Jornal

Em 2017, um total de 156,5 mil pessoas vivenciaram a experiência de conhecer um pedacinho da Floresta Amazônica, visitando o Parque Zoobotânico Vale (PZV). O espaço está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Trata-se de uma área de 30 hectares, abrigando aproximadamente 70% da sua infraestrutura de floresta nativa.

Para receber e encantar este grande público, o parque vem recebendo diversas melhorias. Depois da ampliação do estacionamento, em 2016, o local passou por uma série de mudanças no ano passado. O Orquidário, que antes só podia ser acessado com o acompanhamento de um guia, ganhou estrutura de vidraças e hoje pode ser visitado pelo público, sem restrição. Novos quiosques foram instalados em área de sombreamento natural, para facilitar o lazer das famílias. Além disso, o recinto das onças pintadas (uma das principais atrações) ficou ainda melhor, graças à cobertura e às paredes de vidro instaladas para melhorar o conforto dos visitantes.

O veterinário do PZV, André Mourão, lembra também do reforço no plantel de animais, que recebeu mais exemplares de macacos-aranha-cara-vermelha e macaco-cuxiú, e aves como uiraçu-falso e corujas murucututu. "E este ano taremos mais novidades, como o novo recinto de aves que estamos instalando. O objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada ao visitante. Temos um espaço de conservação, por si só, muito especial pelo fato de estar localizado em plena Floresta Nacional de Carajás. E isso faz toda a diferença", destaca André.

Horário de funcionamento do PZV

O Parque Zoobotânico Vale funciona todos os dias da semana, de 10h às 16h. O plantel é constituído de 273 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos. O parque é um local de conservação e possui espécies ameadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú.

 

Visitantes contam agora com área sombreada para observação das onças

 

 

 

 

Fonte: Ascom Vale

 

Sul e Sudeste do Pará

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2018gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/2M.gk-is-100jpeglink

Vídeos

Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016