Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

Na última quarta-feira, 18, um grupo de indígenas, juntamente com Girlan Pereira da Silva, responsável pelo Departamento de Relações Indígenas do Gabinete do prefeito, participaram da conferência educacional em Belém- PA. A audiência faz parte do Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI).

A proposta da audiência é trazer o máximo de educadores que trabalham na educação indígenas para garantir uma educação igualitária e de qualidade a todas as comunidades indígenas do país.
O MEC convocou as organizações indígenas por meio de um ofício convite, que também é encaminhado para as secretarias de educação.

Na audiência foram tratados temas como: gestão e oferta na educação indígena, práticas pedagógicas, material didático, valorização dos professores indígenas e oferta de ensino superior.

Para Girlan Pereira, essa é mais uma conquista dos povos indígenas, através da prefeitura Municipal de Parauapebas que não tem medido esforços para proporcionar mais inclusão social aos indígenas.

Girlan Pereira, responsável pelo Departamento de Relações Indígenas do Gabinete do prefeito, esteve presente no evento, assim como outros representes das tribos indígenas da região

Para Girlan Pereira, essa é mais uma conquista dos povos indígenas através da prefeitura Municipal de Parauapebas que não tem medido esforços para proporcionar aos indígenas, mais inclusão social. “ O papel do município é estar atendo para possibilidades de novas perspectivas a respeito da educação nas comunidades indígenas, sendo que essa prática seja diferenciada, onde possa valorizar as diferenças culturais de maneira a utilizá-las em prol do desenvolvimento dos povos indígenas”,  afirma Girlan.

A audiência será realizada no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Foi detido na manhã desta sexta-feira, 20, Wellington Silva de Sousa, ele trabalhava como personal trainer em uma academia localizada no complexo de bairros VS10. Ele foi apresentado na delegacia ao delegado plantonista José Aquino, acusado de exercício ilegal da profissão.

De acordo com Rubervan Faustino de Melo, fiscal do Conselho Regional de Educação Física, Parauapebas tem um número muito grande de exercício ilegal no ramo da Educação Física, em academias, e ainda orienta a população e proprietários de academias a exigir a carteira do Cref, para comprovar se o profissional é mesmo habilitado a exercer a profissão.

“Existem muitas pessoas leigas atuando como profissional nas academias, principalmente aqui em Parauapebas, por isso, nós, do conselho, estamos realizando esta fiscalização afim de combater esta prática. Orientamos a população sempre exigir do profissional a carteirinha do Cref (Conselho Regional de Educação Física) para coibir esta prática ilegal”, orienta o fiscal.

De acordo com a Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998, em seu artigo 1º  “O exercício  das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física”.

Wellington Silva de Sousa ficou detido e irá responder pela contravenção (aplicada sempre que a presente lei não disponha de modo diverso) ao qual foi autuado, haja vista que o feito não configura crime com penas mais duras, podendo ser aplicada, de acordo com a lei, apenas prisão simples ou multa.

(Reportagem Caetano Silva)

Nosso entrevistado de hoje, na série “PRETENSOS CANDIDATOS”, tem vasta experiência em gestão pública com 12 anos como secretário municipal em Breu Branco, sendo quatro deles como secretário de obras e depois secretário de agricultura e, por último, após exercer um mandato como vereador naquela mesma cidade, foi chefe de gabinete por 4 anos. Ele é Wilson Leite (PDT), atualmente vereador e presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás. Nosso entrevistado falará, entre outras coisas, de sua vinda para esse município e da pretensão de disputar o comando do Poder Executivo municipal em 2020.

Na foto, vereador Wilson Leite e sua maior riqueza, a  sua família

Carajás O Jornal (COJ): O que provocou sua vinda para Canaã dos Carajás?

Wilson Leite (WL): No final de 2012 comprei uma propriedade em Canaã dos Carajás, onde decidi morara na condição de investidor no ramo comercial. No final do primeiro semestre de 2013 trouxe minha família para esta cidade.

Minha mudança se deu em razão do município apresentar excelente condições financeiras dado ao fato de abrigar o maior investimento em mineração do mundo.

Chegando aqui, iniciei minha militância política e a população me honrou na eleição seguinte, me fazendo sentar em uma cadeira no Poder Legislativa e findo o primeiro mandato de presidente desse parlamento os vereadores me escolheram para presidir essa Casa de Leis.

Minha intenção era não me envolver com a política eleitoral, mas com o grande número de amigos que a gente faz devido a atividade comercial, as pessoas terminam pedindo o envolvimento da gente e tive que atender esse chamado.

Tem um amigo meu que diz assim: “No primeiro mandato você é levado pelos amigos; mas, do segundo por diante você se mantém no mandato para defender os amigos e por fazer por merecer”. Tenho procurado desenvolver meu trabalho; se você for na zona rural ou urbana verá que tomamos como lema e como tema “vereador presente”, pois mesmo sob sacrifício sempre estou presente nos eventos.

Carajás O Jornal (COJ): O senhor sentiu diferença no jeito de fazer política municípios tão diferentes como, por exemplo, Breu Branco e Canaã dos Carajás?

Wilson Leite (WL): Não resta dúvida. O eleitorado de Canaã dos Carajás é mais refinado, mais exigente. Sem demérito nenhum com Breu Branco, em função da condição econômica de onde hoje vivemos, o maior polo minerário do Brasil e quiçá do mundo; e esse poder econômico faz tudo ser diferente.

Carajás O Jornal (COJ): O que te fez, apesar de tão recém-chegado na cidade, ser um pretenso candidato a prefeito de Canaã dos Carajás?

Wilson Leite (WL): A predisposição de colocar nosso nome para concorrer à sucessão do atual prefeito se deu pelo entendimento de querer o melhor para Canaã dos Carajás; fazendo isso sem a mínima vaidade, para que possamos apoiar outro que, por ventura, seja o escolhido no partido ou mesmo que venhamos apoiar algum de outra legenda.

Para isso, sabemos ser preciso que tenhamos um projeto de governo para que Canaã se torne a melhor cidade deste país pela sua economia e por aquilo que tem a oferecer a quem nela está ou chegue, com a intenção de trabalhar na mineração ou de investir na criação de uma terceira via, afinal, hoje temos minério, mas um dia as minas se esgotam.

Carajás O Jornal (COJ): Vindo de um município onde a arrecadação é aquém de Canaã dos Carajás, o que o senhor vê que dá para fazer com todo esse recurso que temos e teremos nos cofres púbicos?

Wilson Leite (WL): Muita coisa. E se falar muita coisa fica um tanto sucinto. Mas, pondo na ponta do lápis, o número da população aqui é crescente, porém, com as cifras monetárias, dá para fazer muita coisa; afinal temos a maior renda per capta do país.

 Se diluirmos isso em educação, dá para termos a melhor educação do Brasil.  E educação deve ser mantida com bons investimentos do começo, meio e fim.

Na saúde, dá também para fazer bons investimentos e melhorar muito o atendimento da população, criando, inclusive, o pós atendimento dos consultórios.

Carajás O Jornal (COJ): Canaã já está bem em si tratando de prédios destinados às escolas municipais, o que falta para que a educação melhore também na qualidade?

Wilson Leite (WL): Investir no profissional. Dando qualificação e mantendo-o estimulado para que seja a referência do aluno. É preciso, também, que se chame o governo do Estado, para que se crie parceria através de consórcio e assim melhore o Ensino Médio podendo transformá-lo em ensino integral.

Carajás O Jornal (COJ): E na saúde, como transpor a Atenção Básica sem comprometer o orçamento?

Wilson Leite (WL): Percebo que essa região do polo minerário existe falta de capacidade e humildade dos gestores em fazer um grande consórcio de saúde, composto pelos municípios da região onde a Vale tem Mina. Se criarmos esse consórcio todos os munícipes e pessoas de toda a região saem ganhando.

Carajás O Jornal (COJ): Como investir em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida das pessoas?

Wilson Leite (WL): É preciso que, além de ruas pavimentadas e rede esgotos, se crie atrativo para que as pessoas fiquem em Canaã dos Carajás ou venham nos visitar.

É preciso, também, recuperar nossos mananciais; naturalmente, poluídos pela ocupação urbana. E será nessas áreas recuperadas que poderemos criar muitas áreas de lazer. 

Carajás O Jornal (COJ): Como fazer que Canaã volte a ser grande na produção agrícola?

Wilson Leite (WL): Canaã já foi um dos maiores produtores de grãos do Pará, por isso, vejo que uma das boas formas de criar um viés econômico é recuperando a agricultura, pois, com a chegada da mineração ela foi desestimulada, tendo, inclusive, grande percentual das terras sido adquirido pela mineradora. 

Apesar de que a Vale tenha adquirido 60% das terras na zona rural, algumas delas foram reocupadas; e a Vale deu legalidade para os ocupantes em alguma delas e isso tem feito com que a produção de alguns produtos como, por exemplo, banana, mandioca, milho etc.

Uma importante ação que pode ser feita em benefício da população para melhorar sua qualidade de vida no campo é a implantação do sistema VILAS ONLINE, o que levará informação, conforto e entretenimento aos que vivem no campo. A implantação de fontes alternativas de energia elétrica trará economia e possibilitará que sejam executadas atividades industriais na zona rural.

Manter as estradas rurais em boas condições para que o produtor e agricultor consiga escoar bem seus produtos; investir em tecnologias e oferecer incentivo através da disponibilidade da preparação do solo e insumos, faz com que muitos se interessem em voltar a investir na agricultura. 

Carajás O Jornal (COJ): Como criar alternativas econômicas paralelas à mineração prevenindo que no futuro o município não sinta, com grande intensidade, o fim da mineração?

Wilson Leite (WL): É preciso que tenhamos um projeto de governo para que Canaã se torne a melhor cidade deste país pela sua economia e por aquilo que tem a oferecer a quem nela está ou chegue, com a intenção de trabalhar na mineração ou de investir na criação de uma terceira via, afinal, hoje temos minério, mas, um dia as minas se esgotam.

Desde que o mundo é mundo, há áreas que nunca decaíram. A educação é uma delas. Por isso, uma boa alternativa é se criar aqui um polo universitário regional. Assim, com a implantação de diversos cursos universitários teremos uma força econômica permanente.

Lembrando que daqui há 200 anos quando cessara grande mineração, o subsolo continuará sendo explorado por pequenos mineradores e isso, também, muito somará para a economia local.  O fim da Lei Kandir será de grande relevância para os municípios minerados, pois, isso possibilitará a verticalização da produção.

Carajás O Jornal (COJ): Como proporcionar uma boa segurança pública?

Wilson Leite (WL): Só o fato de qualificar nossa gente, gerar emprego para absorver toda a mão de obra local, por si só a violência reduz. O governo do Estado também deverá ser parceiro nisso, através de um bom monitoramento que deverá ser implantado, a exemplo de cidades bem desenvolvidas, é uma excelente ferramenta para coibir a criminalidade e chegar aos que persistem em viver às margens da lei.

Carajás O Jornal (COJ): Deixe suas considerações finais à população de Canaã dos Carajás.

Wilson Leite (WL): Agradeço a oportunidade de ter espaço neste veículo de comunicação. Em relação à nossa pretensa candidatura, ela só existe por entendermos a necessidade de termos uma cidade desenvolvida em um todo, desde as escolas profissionalizantes, universidades, unidades de saúde para além do atendimento de baixa complexidade, segurança pública que ampare o cidadão de bem e puna os possíveis infratores.

Coloco meu nome à disposição para a população de Canaã dos Carajás, com o discernimento que é preciso pedir orientação a Deus para nos dar sabedoria para despirmos da vaidade e, assim, formarmos um grupo no qual o projeto a ser implementado seja um em que a sociedade ganha, desde o gerador de empregos aos que venderão seus serviços e produtos.

Deixo aqui nosso abraço e a disponibilidade de discutir com todos para se apurar um projeto melhor para todos.

(Por Francesco Costa) 

A Mega-Sena, sorteia neste sábado (21) prêmio de R$ 38 milhões. As seis dezenas do concurso 2.190 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília, no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Caixa, caso aplicado na poupança, o valor do prêmio poderia render aproximadamente R$ 130 mil por mês. O montante é também suficiente para adquirir sete apartamentos de luxo de R$ 5,4 milhões cada.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50.

 

Fonte: Agência Brasil

Depois de vivenciar os Jogos Olímpicos, na torcida por paraenses, Belém recebe uma programação especial ligada as práticas esportivas. O Circuito Time Brasil, atração oficial do Comitê Olímpico do País que conta com diversas atividades interativas; arenas de esportes e pódio para fotos.

Um ambiente de 50 m² reúne quatro arenas com entretenimento esportivo e painéis informativos. Aos apaixonados por futebol, o objetivo, dentro do cenário, é fazer o gol. No cenário de basquete, os visitantes poderão treinar arremessos livres e terão que acertar o alvo na cesta. Já os fãs do ciclismo conhecerão mais sobre a história de seus ídolos, a partir de fotos e informativos. 

Além das arenas, um dos destaques do espaço, aberto no 2º piso do Boulevard Shopping, a exposição de um pódio para que os visitantes façam fotos iguais as dos seus ídolos do esporte. Glenda Abdon, gerente de marketing do Boulevard, acredita que essa é uma oportunidade de aproximar e compartilhar com os clientes a paixão pelos esportes. "O Time Brasil é a marca dos atletas brasileiros. Estamos motivados em, mais uma vez, compartilhar com nossos clientes a paixão pelo esporte e  divulgar o legado brasileiro durante o ano", diz ela.

Serviço:

Circuito Time Brasil: Até o dia 22 de setembro, no Boulevard Shopping, localizado na avenida Visconde de Souza Franco, em Belém.

Funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, seguindo o horário de funcionamento do Shopping. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Diario Online

A Câmara Municipal de Parauapebas realizará sessão solene na próxima terça-feira (24), a partir das 8 horas, para conceder o título de "Cidadão Honorário" ao servidor público Deibson Rodrigues Santos e a comenda de mérito "Islander Sousa" ao judoca Thiego Marques da Silva.

As concessões dessas honrarias foram aprovadas em plenário na última terça-feira (17) por todos os vereadores, sendo a primeira durante sessão ordinária e a segunda em sessão extraordinária.

"Cidadão Honorário"

Foi por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2019, de autoria do então vereador Rafael Ribeiro (MDB), que o título de "Cidadão Honorário" foi proposto ao senhor Deibson Rodrigues Santos, pelos relevantes serviços prestados no município de Parauapebas.

Deibson e Rafael acompanharam a votação

Rafael Ribeiro relata na justificativa da proposição que Deibson tem uma atuação importante na área social. Foi professor do Cecap, onde ensinava as crianças a confeccionar brinquedos de madeira; e conselheiro tutelar por dois mandatos. Profissional da saúde, ele trabalhou para que dependentes químicos tivessem acesso ao tratamento adequado e esteve por 10 anos na equipe da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), ajudando a ampliar a rede de proteção às vítimas de violência.

Atualmente, Deibson Rodrigues exerce a função de coordenador do Setor de Inteligência da Guarda Municipal, prestando serviços à segurança pública do município.

Salvar vidas tem sido a missão de Deibson desde sua chegada a Parauapebas, 25 anos atrás”, argumentou Rafael Ribeiro no texto.

Comenda de mérito

Já a concessão da Comenda Municipal de Mérito "Islander Sousa" ao judoca Thiego Marques da Silva foi proposta pelo vereador Zacarias Marques (sem partido), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2019, pelos relevantes serviços prestados na área do esporte ao município de Parauapebas.

Zacarias Marques informa no texto da proposição que Thiego tem 20 anos e nasceu em Parauapebas. Por ser albino, foi diagnosticado com retinose pigmentar, uma patologia que o deixa com baixa visão, mas não impediu o jovem atleta de começar a praticar judô em 2010 na Secretaria de Esporte e depois na Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará, onde está até hoje no Projeto Todos na Luta.

Atualmente, o esportista mora em São Paulo, onde treina e estuda devido aos compromissos com a Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico. Já conquistou vários títulos, entre estes, vice-campeão do mundial de jovens nos Estados Unidos, em 2013; pentacampeão brasileiro; 5º lugar nos jogos mundiais da Coréia, em 2017; bronze nos jogos mundiais da Coréia por equipe, em 2017; prata na Copa Pan-americana e ouro no Pan-Americano de jovens, em 2017, e no Canadá, em 2018; bronze no Pan-Americano de Judô Brasil, em 2018; e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019. A posição de Thiego no ranking em sua categoria, ligeiro 60 kg, é a 1ª nas Américas e a 14ª no mundial.

Thiego Marques da Silva  Foto: Google Imagens

Trazemos aqui o reconhecimento dos nossos valores. O quanto o esporte em Parauapebas é forte. As artes marciais, em todas as suas vertentes, e o esporte como um todo, o que ele é capaz de fazer. Thiego não é apenas um atleta de judô, ele é um filho de Parauapebas. Com a Comenda Islander Sousa, abrimos as portas para reconhecer o valor, o talento e a importância de todos os nossos atletas”, destacou Zacarias Marques durante a votação do projeto.

Entrega

Por se tratar de matéria legislativa, os projetos foram encaminhados para promulgação do presidente da Câmara, Luiz Castilho (Pros), passarão a vigorar na data que forem publicados e a entrega ocorrerá em sessão solene na próxima terça-feira (24), antes da sessão ordinária.

 

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg

Construído durante a década de 80, no auge do ouro em Serra Pelada, o teatro municipal de Curionópolis, constituiu-se uma das poucas casas de artes da região, o referido local, foi ponto de encontro durante décadas da sociedade em diferentes momentos. Aquele que tanto abrigou a produção cultural, hoje precisa de atenção." Salvem o teatro de Curionópolis”.

Um local histórico, que acompanhou a evolução da cidade e sua emancipação; que vivenciou inúmeras reuniões e apresentações artísticas; que deveria ser o símbolo das artes e da cultura da região. O teatro municipal de Curionópolis, que deveria ser reformado, ampliando e equipado, com a mais modernas instalações, hoje amarga um triste fim. Depois de tantas glorias, o local virou depósito de lixo e de contêineres. Abandonado, sofre o descaso do poder público municipal.

Padre Cláudio Barradas, o papa do teatro paraense, diz que: “Em toda cidade, deveria ter o seu teatro, cujo o local seria um centro pensante de uma sociedade, onde se ensinaria, além da arte e da cultura, a cidadania". A gestão municipal atual, não valoriza a sua história e muito menos o seu patrimônio histórico. Só mostra o descaso da gestão com esse equipamento cultural, tão necessário em uma sociedade.

(Doddy Amancio)

Em comemoração aos 25 anos de emancipação político-administrativa de Canaã dos Carajás, a prefeitura municipal inicia neste sábado (21) um ciclo de inaugurações e entregas de obras na cidade.

Abrindo a série, o governo entrega no sábado a revitalização do Bosque Gonzaguinha. A solenidade terá início às 18h e contará com a presença de autoridades municipais.

O espaço de lazer passou por uma reforma completa, recebendo pintura, nova iluminação, revitalização e ampliação de calçadas, reforma de cercas e nova sinalização. A entrega do Bosque acontece, também, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

Ainda na ocasião, 50 mudas frutíferas são entregues aos moradores que estiverem no local.

 

Fonte: Ascom PMCC

O espetáculo teatral, “Letras em Cena: Uma Performance Poética”, é o nome da belíssima apresentação realizada pelos atores da Companhia Gente de Teatro de Parauapebas. O referido trabalho cênico se apresentou durante o 1º Festival Literário de Parauapebas, que foi realizado como parte da programação da 23ª Feira Pan - Amazônica do Livro e das Multivozes.

Letras em Cena: Uma Performance Poética é um trabalho de cunho experimental, baseado no teatro do movimento, que traz para a cena cultural da cidade, o melhor dos nossos poetas brasileiros, listados pelo jornal folha de São Paulo. A textualidade poética é conduzida, durante todo o trajeto do espetáculo, por três atores, que representam nossa literatura, eles vão conduzindo o espectador, a mergulhar nessa poeticidade Brasileira de Mário de Andrade, Gonçalves Dias, Manoel Bandeira, etc. Afirma o professor Doddy Amancio, Diretor fundador da Companhia Gente de Teatro de Parauapebas.

O espetáculo deve seguir um circuito de apresentação, que se inicia no dia 28/09 com apresentação, no residencial Alto Bonito e posteriormente na Feira do Lago.

Histórico sobre a Companhia Gente de Teatro no município de Parauapebas:

A referida companhia de teatro foi fundada em 2013, em Parauapebas pelos professores Doddy Amâncio e Abrão Rocha, cujo objetivo foi construir uma política cultural para os jovens e adolescentes da cidade, devido a violência e falta de políticas públicas para a juventude. No mesmo ano iniciou a montagem da peça infantil, O Gato de Botas, do escritor francês, Charles Perrault, entretanto foram impedidos de se apresentar no dia das crianças por um gestor municipal que ocupava a pasta, colocando cadeado no CDC, impedindo os nossos artistas de se manifestarem artisticamente.

Em forma de protesto, a Cia Gente de Teatro se apresentou na praça de eventos e no Cine teatro em Carajás, onde foi Record de público, ficando 2 anos em cartaz. Outro trabalho memorável foi A Filha Pródiga, baseado na bíblia, que ficou se apresentado em vários locais da cidade e eventos em comemoração ao Dia das Mães.

(Da redação)

A prefeitura de Canaã dos Carajás divulgou, na manhã desta sexta-feira (20), o edital de um processo seletivo para o preenchimento de vagas na Saúde Municipal. Ao todo, são 70 vagas ofertadas – 22 imediatas e 48 para cadastro reserva. O processo selecionará agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde para atuar nas zonas urbana e rural de Canaã dos Carajás.

As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira (25) e se estendem até o dia 1º de outubro, terça-feira. A remuneração para as duas funções é de R$ 1317,18.

O processo seletivo acontecerá por meio de uma prova objetiva de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório. As questões são das disciplinas de português, legislação específica e conhecimentos específicos das funções. As inscrições serão feitas somente via presencial na sede do Conselho Municipal de Saúde, na Rua Ulisses Guimarães, s/n das 08:00h às 14:00h.

Saiba mais acessando o edital aqui neste link.

 

Fonte: Ascom PMCC

Sul e Sudeste do Pará

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2019.CORRIDA_DOS_PAIS_RODAPEgk-is-100.jpglink

Vídeos

FAMAP, a escolha inteligente
08 Julho 2019
Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016