Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

Garantir que os foliões de Canaã dos Carajás possam curtir a programação de Carnaval deste ano com conforto e segurança. Com esse objetivo, a prefeitura realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião para definir os últimos detalhes da festa, que vai de sábado (22) a terça-feira (25), na estrutura montada ao lado do Bosque Gonzaguinha.

Participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Obras, Trânsito e Transporte, Desenvolvimento Social, do Código de Posturas, além de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Para garantir total segurança aos foliões, a estrutura ao redor do espaço em que será realizada a festa será toda fechada. Com isso, haverá apenas uma entrada, por um pórtico, ao lado da entrada principal do Bosque Gonzaguinha. No local, os participantes passarão por revista, com detector de metais. A prefeitura pediu apoio no efetivo para a Polícia Militar, e a festa também contará com vigilância de uma empresa de segurança privada.

Vale destacar que não será permitida e entrada de menores de 16 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis. A fiscalização será feita pelo Conselho Tutelar, que estará presente. Também não será permitida a entrada no local, e nem a comercialização, de bebida em recipientes de vidro.

Para eventuais ocorrências, a prefeitura terá uma central da Secretaria Municipal de Saúde no local, com uma ambulância e uma equipe especializada em primeiros socorros. No caso em que houver necessidade, o paciente pode ser rapidamente encaminhado ao Hospital Municipal Daniel Gonçalves.

Programação

A programação do Carnaval 2020 em Canaã, o Carnaã, começa no sábado, 22, com show da banda Forró do Muído, a partir das 20h. No dia 23 (domingo), a programação começa mais cedo, às 17h e segue durante a noite, com bandas locais e regionais. No dia 24, o show será com a banda Os Barões da Pisadinha. No dia 25, encerrando a festa, será a vez da apresentação de Fabrícia e Banda.

 

Por: Ascom-PMCC

Buscando formas de diversificar a economia de Canaã dos Carajás através da inovação tecnológica e empreendedorismo, o prefeito Jeová Andrade, acompanhado de sua equipe de governo, visitou, entre os dias 13 e 14 de fevereiro, a sede da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Carlos. Na ocasião, o gestor de Canaã conheceu mais sobre os programas de incubação e aceleração de startups da USP, que são reconhecidos como os melhores do país.

O secretário de Planejamento de Canaã, Geam Meirey, também visitou a universidade e explicou que a Agência USP de Inovação é um exemplo a ser seguido. “Ela atua na articulação das incubadoras de empresas de base tecnológica e social, parques tecnológicos e demais empreendimentos de inovação para aproximar a universidade dos demais atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo. A agência possui números significativos alcançados em 2019, o que pode ser levado em conta por nós.”

Jurandir José, secretário de Desenvolvimento Econômico, também membro da comitiva que acompanhou o prefeito, explicou quais são os objetivos. “Queremos implantar, ainda em 2020, um centro de incubação de empresas Júnior (startups e spin offs), voltadas para a geração de emprego e renda para o jovem de Canaã dos Carajás, através da inclusão no projeto Smart Cities. Essa proposta está em fase de implementação pelo governo municipal, em parceria com a UFPA, USP, ITA, Ericsson, ITV da Vale e uma série de outras universidades e empresas da área tecnológica.”

O projeto Smart Cities é uma das ações do Pacto por Canaã, que visa tornar o município um dos melhores para se viver no Brasil até 2035. A proposta tem duas vertentes: a primeira é a implementação de várias funcionalidades de melhoria em áreas como saúde, segurança, educação, trânsito, meio ambiente, acessibilidade, indústria 4.0 e outras. A segunda está no fomento de “startups”, empresas de tecnologias instaladas em Canaã dos Carajás para o desenvolvimento de todas essas funcionalidades, através de custeio de projetos pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS).

Jeová Andrade falou sobre a importância de se buscar empreendimentos inovadores para Canaã. “Os recursos do minério são finitos e precisamos buscar alternativas de geração de emprego e renda que não dependam diretamente da Vale ou suas terceirizadas. Essa transformação já está em curso. Seremos um um grande centro de educação universitária e um grande centro desenvolvedor de tecnologia. Isso dará total condição de nosso jovem estudar e empreender em nosso município, exportando para o mundo os produtos da inteligência e criatividade de nosso povo.”

Pedro Silva, empresário e conselheiro do FMDS, e Jorge Tomazi, gestor do Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás, também visitaram a USP na comitiva do prefeito. Na oportunidade, a equipe se reuniu com o secretário de Ciência e Tecnologia de São Carlos, Prof. José Tundisi.

 

Por: Ascom-PMCC

Você que é Cobrador, Cozinheiro ou Encarregado de Mecânica ou Andâime: tem vaga disponível para você no Sine, nesta terça-feira, 17.

Para se candidatar às vagas, baixe em seu celular o aplicativo Sine Fácil ou procure o Sine, que está localizado na rua 11, entre as ruas E e D - Cidade Nova. O horário de atendimento é das 8h às 14h.


Clique aqui  e confira as vagas todas as vagas disponíveis hoje.

 

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

Com o objetivo de oferecer aos empresários paraenses acessibilidade, comodidade, agilidade e segurança jurídica, a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), a partir desta segunda-feira (17), dá início a última etapa do cronograma de implantação do projeto “Jucepa 100% Digital”, acabando totalmente com a entrada física de processos na sede ou Escritórios Regionais do órgão. A medida facilita o acesso para contadores e empresários de todo o Estado, do Brasil e estrangeiros.

“A partir de agora, a abertura, alteração ou fechamento de qualquer tipo de empresa na Jucepa será realizada somente na forma online, não sendo mais possível dar entrada em processo no formato físico, por meio de papéis. Para tanto, é indispensável que cada empresário tenha assinatura eletrônica. Ela é obtida através do certificado digital e-CPF, que possui a mesma validade jurídica do que uma assinatura lavrada e reconhecida em cartório”, explica o gerente de Projetos da Jucepa, Aiua Reis.

Com a última fase em vigor, só será possível protocolar os processos de abertura, alteração ou baixa de empresas do tipo Sociedade Limitada e demais tipos jurídicos exclusivamente pelo site Jucepa, usando o certificado digital.

A Junta Comercial iniciou, este ano, a implantação gradativa do projeto “Jucepa 100% Digital”. Desde 20 de janeiro, os processos de abertura, alteração e extinção de empresas, bem como, a autenticação de livros, conforme as datas estabelecidas, passaram a tramitar somente pelo meio virtual, para os tipos jurídicos de S.A Cooperativa, Empresas Públicas e Consórcios. No dia 3 de fevereiro, a medida começou a valer para as Empresas Individuais e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

A presidente da Junta Comercial, Cilene Sabino, ressalta que, com a implantação do projeto “Jucepa 100% Digital”, a intenção do órgão é tornar o ambiente de negócios mais dinâmico no Pará. Ela lembra ainda que a Jucepa teve a preocupação de implantar o projeto gradativamente, dando tempo para os usuários se adaptarem ao digital.

“O processo digital reduz o tempo de tramitação dos processos, bem como diminui custos para o empresário paraense visto que tudo ocorre em ambiente virtual, sem necessidade de deslocamento” - Cilene Sabino, presidente da Junta Comercial.

O processo de inovação e modernização das atividades do órgão foi desenvolvido e implantado gradualmente desde 2017 e contou, ainda, com o intercâmbio com as Juntas Comerciais de outros estados, além do diálogo com contabilistas, empresários, advogados e demais clientes do órgão.

Serviço:

Mais informações sobre o processo podem ser acessadas no site da Jucepa ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além disso, os usuários podem acompanhar as videoaulas e lives disponibilizadas no canal da Jucepa no Youtube, que tem como objetivo tirar as dúvidas sobre o processo digital.

 

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)Ag.Pará

Na manhã de sábado, 15, em entrevista ao Portal Carajás o Jornal, o presidente da União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP), Carlos André Gomes Chaves, falou sobre a competição que irá ocorrer no próximo dia 8 e promete movimentar a cidade.

O 3° XCM de Mountain Bike terá concentração no City Park, as 6hs da manhã, o percurso será fora da cidade, tendo como rota o lixão, passando pela Ponte do Limão, Palmares II, e continuando no sentido para o Espaço Família totalizado 7km de percurso da prova.

Os atletas disputarão nas categoria, Kids de 8 a 12 anos, Juvenil de 13 a 16 anos, Esporte até 30 anos, Mamute atletas acima de 100kg, Veteranos acima de 50 anos, Master “B1” de 40 a 49, Master “A” 30 a 39 anos e a Elite que é livre.

Competidores das cidades de Confresa, Goiânia, Palmas, Tocantins, Gurupi, Araguaína, São Luís, Santa Inês, Grajaú e Imperatriz, já estão com inscrições confirmadas.

Presidente da UCP, Carlos André fala um pouco sobre a entidade

O presidente da entidade, Carlos André, falou sobre as dificuldades e conquistas que a entidades vem somando desde a fundação. “A UCP está em Parauapebas há quatro anos, mas somente há três anos começou o seu reconhecimento, hoje ela é reconhecida no município e temos o intuito de poder abraçar não só o ciclismo, mas outros tipos de esportes", disse o presidente da UCP.

Várias competições vem sendo realizadas para incentivar a população de Parauapebas a ter uma qualidade de vida melhor e fazer com que o esporte esteja mais presente nas vidas dos moradores do município.  

Para mais informações e inscrições: 94 99116-1511 / 99198-7718

O Ministério da Educação divulga hoje (18) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2020. Os estudantes selecionados para receber a bolsa de estudos precisam comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação solicitada deve ser apresentada às instituições de ensino até o dia 28 de fevereiro.

O resultado pode ser conferido na página do ProUni .

As bolsas eventualmente não preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.

Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.

 

Fonte: Agência Brasil

Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) irá leiloar, no fim de fevereiro, mais de 500 veículos automotores presentes nos parques de retenção do órgão dos municípios de Belém, Santarém, Itaituba, Marabá e Parauapebas. Antônio José Silva, presidente da comissão de leilão, explica que “uma das principais metas da realização dos leilões é diminuir a quantidade de veículos nos parques de retenção, que ficam cheios”. A visitação tem início nesta quarta-feira (19) e se estenderão até sexta-feira (21).

Os veículos levados ao pregão estão divididos em conservados, sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível — quando não possuem a possibilidade de voltar à circulação e são destinadas ao comércio de componentes e peças. Todos se encontram nos parques de retenção há mais de 60 dias após a notificação prévia dos proprietários sobre os procedimentos de recuperação dos veículos, antes do fim do prazo para que sejam destinados ao leilão.

A avaliação dos lotes é exclusivamente visual, ficando, assim, proibidos procedimentos como manuseio, experimentação e retirada de peças. Aos interessados na participação da avaliação dos lotes, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto. O documento também deverá ser apresentado no dia de realização do leilão, assim como comprovante de endereço atualizado com Código de Endereçamento Postal (CEP), ou ainda Cadastro de Pessoa Física (CPF) e/ou comprovante de emancipação, para menores de idade, quando for necessário.

DOCUMENTOS

Representantes de pessoas jurídicas deverão apresentar comprovante de inscrição e de situação no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); Registro Comercial, no caso de empresa individual; ato constitutivo; estatuto ou contrato social e última alteração em vigor em sociedades empresariais. Para sociedades por ações, é preciso apresentar documentos de eleição dos administradores, além de identidade com foto e CPF do representante legal. A documentação exigida em ambos os casos poderá ser exigida no original, ou por intermédio de fotocópia integral legível, autenticada em cartório ou acompanhada do original.

O leilão também terá a modalidade on-line, com transmissão em tempo real de áudio e vídeo pelo site da organizadora, e poderá ser acompanhado após cadastro prévio para obtenção de login e senha. A lista de veículos pode ser consultada no edital disponível no site da organizadora, assim como sua versão física presente na sede do órgão.

SERVIÇO

Belém

- Visitação: Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, das 09h às 17h, no Pátio VIP Leilões (Alça Viária, Km 01, n° 888 - Bairro São João, Marituba

- Leilão: No dia 28 de fevereiro, com início às 09h, no Pátio VIP Leilões (Alça Viária, Km 01, n° 888, Marituba

Santarém

- Visitação: 19, 20 e 21 de fevereiro, das 09h às 17h, no Pátio VIP Leilões (Rua Santana, entre as ruas Maracangalha e 24 de outubro, n°474 - Bairro Salé, Santarém

- Leilão: 28 de fevereiro, com início às 9h, no Pátio VIP Leilões (Alça Viária, Km 01, n° 888, Marituba

Itaituba

- Visitação: 19, 20 e 21 de fevereiro, das 09h às 17h, no Pátio VIP Leilões (Rodovia Transamazônica, Km 04, ao lado do Parque de Exposições Hélio da Mota Gueiros - Itaituba

- Leilão: No dia 28 de fevereiro, com início às 09h, no Pátio VIP Leilões (Alça Viária, Km 01, n° 888 - Bairro São João, Marituba

Marabá

- Visitação: 19, 20 e 21 de fevereiro, das 09h às 17h, no Pátio VIP Leilões (Rodovia BR 222, Km 03, S/N — Bairro: São Félix, Marabá

- Leilão: No dia 28 de fevereiro, com início às 09h, no Pátio VIP Leilões (Alça Viária, Km 01, n° 888 - Bairro São João, Marituba

Parauapebas

- Visitação: 19, 20 e 21 de fevereiro, das 09h às 17h, no Pátio VIP Leilões (Rodovia Saruk Salmen, Km 04 - Bairro Zona Rural, Parauapebas

- Leilão: No dia 28 de fevereiro, com início às 09h, no Pátio VIP Leilões (Alça Viária, Km 01, n° 888 - Bairro São João, Marituba

 

Fonte: Diário do Pará

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 99,3 pontos em fevereiro de 2020.

De acordo com a entidade, é o maior nível desde abril de 2015, último mês em que o índice esteve no patamar de satisfação que é acima de 100 pontos. Ainda conforme a CNC, o resultado também é o melhor para um mês de fevereiro em cinco anos.

A CNC informou que após ajuste sazonal, a ICF registou elevação mensal de 1,2%, o que significa recuperação depois de duas quedas consecutivas. Na comparação anual a alta é de 0,8%.

Ouça na Rádio Nacional:

Emprego

A pesquisa apontou também que grande parte dos entrevistados (39,1%) se sente mais segura em relação ao seu emprego atual. Esse patamar é o melhor desde abril de 2015, quando registrou 40%. O subíndice ficou em 119,9 pontos, que representam a melhor pontuação em fevereiro, entre os pesquisados. 38,1% das famílias fizeram avaliações positivas em relação à renda atual e alcançou 114,6 pontos, o que foi o melhor desempenho desde maio de 2015.

Consumo

Os indicadores de condições e perspectivas de consumo também melhoraram. O acesso ao crédito foi decisivo para esse desempenho positivo. 32,1% das famílias indicaram que comprar a prazo está mais fácil. Desde junho de 2015 não havia resultado tão favorável. No comparativo mensal, o item se destacou sendo o mais alto (+4,3%) e no anual registrou elevação de 6,7%, ficando no total com 95,4 pontos, o maior nível desde maio de 2015.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o desempenho do índice de fevereiro indica recuperação gradativa do consumo. Contribuíram, ainda, fatores econômicos, como a redução do desemprego e o aumento das contratações líquidas e inflação baixa. “Os brasileiros estão mais confiantes com a atividade econômica em 2020, aumentando, assim, sua intenção de consumir tanto no curto quanto no longo prazo”, disse.

A economista da CNC, responsável pelo estudo, Catarina Carneiro da Silva, destacou que pela primeira vez, desde fevereiro do ano passado, a maior parte das famílias acredita que vai consumir mais no futuro.

 

Fonte: Agência Brasil

Remo leva a sério a chance de avançar a terceira fase da Copa do Brasil e se antecipa na viagem para o interior de Santa Catarina, onde na quinta-feira (20), joga contra o Brusque-SC, pela segunda fase da competição nacional.

A comissão técnica do Leão irá na madrugada desta terça-feira (18), horas antes dos jogadores deixarem a capital paraense. Antes de chegar a cidade de Brusque (SC), os remistas ainda terão uma conexão em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC), ai pegam 104 quilômetros até o destino final.

Acompanhe tudo do esporte paraense. Assista ao DOL Rádio Esporte as quintas-feiras, às 16h30, no Facebook do Diário Online.

Somente na quarta-feira (19), o técnico Rafael Jacques pretende definir o time remista no último treino antes da partida contra os catarinenses. Com dúvidas na cabeça, o treinador vai adotar o mistério e não confirmar possíveis mudanças na equipe.

A certeza de que Jacques e os atletas terão é de que não estarão sozinhos no estádio Augusto Bauer, pois azulinos que moram em regiões vizinhas já garantiram ingressos para o jogo de quinta-feira, onde mesmo com a torcida apoiando o time da casa, o Remo pretende avançar a próxima fase da Copa do Brasil e conquistar uma boa cota financeira, o que ajuda o clube em questões judiciais e na conclusão dos refletores do estádio Evandro Almeida.

Brusque-SC X Remo jogam na quinta-feira, às 21h30, com cobertura do DOL.

 

Fonte: DOL

Durante entrevista no programa The Ellen Show, a atriz Melissa McCarthy confirmou que vai interpretar a personagem Úrsula no filme “A Pequena Sereia”. O papel estava em negociação desde 2019.

A atriz afirmou que fazer parte da produção Disney é como “um sonho febril” e que está aberta para qualquer ideia de gravação, até mesmo “escorrer em conchas gigantes”.

O filme “A Pequena Sereia” ainda não tem data para chegar aos cinemas. A cantora de R&B Halle Bailey vai interpretar Ariel e Johan Hauer King será o príncipe Eric.

Assista ao vídeo a partir de 2m37s: https://bit.ly/2HBcaLT

 

Sul e Sudeste do Pará

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.galpogk-is-100.jpglink

Vídeos

FAMAP, a escolha inteligente
08 Julho 2019
Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016