Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

Munícipes já aguardam ansiosos pela chegada do 15° Círio de Nazaré de Parauapebas.  Este ano a procissão de fé traz como tema “A Rainha da Amazônia alegria e amor na Diocese de Marabá”, em homenagem a diocese de Marabá.

Durante o mês de outubro, uma programação especial é realizada e terá início no dia 06/10 com o envio das berlindas as comunidades católicas; já no dia 07/10 a imagem visitará os locais públicos e privados; no dia 12 será realizado o tão aguardado Círio das Crianças com percurso da comunidade São Francisco de Assis a São Sebastião, com saída ás 08 horas e no dia 13/10 a grande Corrida do Círio com largada as 6h30min da manhã da comunidade Nossa Senhora de Nazaré.

A grande procissão será realizada no dia 26/10 no final da tarde, a expectativa é que o número de fieis seja maior que do ano passado.

 

(Samara Guimarães)

Com o intuito de melhorar a trafegabilidade na zona rural do município, garantir integração para os moradores da região e facilitar o escoamento da produção rural, a Prefeitura de Canaã dos Carajás trabalha na construção de uma ponte sobre o Rio Parauapebas, na região da VP-80.

A nova ponte será de concreto, possui 120 metros de extensão e interligará as vilas Feitosa e Ouro Verde. A antiga ponte era de madeira, uma das mais antigas do município e estava bastante deteriorada pela ação do tempo.

No local, o maquinário segue trabalhando a todo vapor. A previsão é que a obra seja entregue até o final deste ano.

 

Fonte: Ascom PMCC

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, juntamente com outros prefeitos da região, assinou nesta terça-feira (17), em Belém, um convênio com o governo do Estado e a mineradora Vale, com o objetivo de fortalecer as ações de segurança pública na região. O investimento para este convênio será de R$ 3,1 milhões. A parceria terá duração de um ano e seis meses, podendo ser renovado por igual período. A solenidade foi realizada no Palácio dos Despachos, com a presença de autoridades do Estado, da Mineradora e também do ex-secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Segundo o termo de cooperação, o investimento será utilizado para fortalecer as ações das polícias Civil e Militar nos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Eldorado dos Carajás, cidades estas contempladas pelas operações da mineradora.

Da esquerda pra direita. Cel Hilton, Tião Miranda, deputado Chamonzinho, Ualame Machado, governador Hélder Barbalho, prefeito Jeová Andrade, Luiz Osório e Normando, representantes da Vale (Foto: Marcos Santos/ Ag Pará)

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, comemorou a parceria. “A segurança é uma preocupação de toda a sociedade, e uma união de esforços é fundamental para que possamos enfrentar esse problema e trazer tranquilidade às nossas famílias”, disse.

O governador Hélder Barbalho afirmou que o Estado tem “buscado dialogar com a iniciativa privada” par auxiliar nessas demandas. “A Companhia Vale aceitou a convocação por parte do Governo, e atuará além da atividade da mineração no Estado, alcançando lugares diferentes do território onde atua”, ressaltou.

De acordo com o diretor de relações institucionais da Vale, Luiz Osório, a integração na iniciativa junto ao governo vai de encontro com o princípio adotado pela Vale. “Queremos de fato nos engajar. A Vale está decidida a ser um catalisador de fortalecimento da segurança pública nas cidades que crescem junto às nossas ações”.

 

Fonte: Escom PMCC-Com informações da Agência Pará.

Possíveis parcerias entre os governos do Pará e da França em diversas áreas, sobretudo Meio Ambiente, mas também com ênfase em questões urbanas, como cidades inteligentes, foram tratadas pelo governador Helder Barbalho com o embaixador francês Michel Miraillet, na manhã desta terça-feira (17), no Palácio do Governo, em Belém. Em visita oficial ao Pará, o embaixador foi recebido pelo governador, acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, e do vice-governador, Lúcio Vale.

Segundo Mauro O'de Almeida, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que participou do encontro, a visita, além de ser uma cortesia da França com o Estado do Pará, junto com o diretor executivo da agência francesa de desenvolvimento, apresentou um leque de parcerias que podem ser implementadas. "Penso que a visita do embaixador ao governador é mais uma prova de que as portas estão abertas não só para doações, mas para parcerias, financiamentos e empréstimos relacionados à Amazônia, em especial ao Pará, que tem sido muito procurado por diversos parceiros públicos e privados, nacionais ou internacionais, para colaborarem com o Estado".

O secretário ressaltou que "é nosso dever de casa fazer com que projetos sejam estruturados, e que nós apresentemos as mais diversas agendas que têm se apresentado para nós, que são manejo florestal, melhoria das cadeias produtivas, fechamento do ciclo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com respectiva análise, e programas de regularização ambiental e, agora, a questão das cidades inteligentes trazidas pela França”.

Em rede social, a Embaixada da França informa que o encontro com o governador Helder Barbalho “foi uma conversa amigável sobre as questões do Estado do Pará”.

Michel Miraillet está em Belém desde segunda-feira (16), e já foi recebido na Vice-reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e hoje à noite assistirá a um concerto no Theatro da Paz, em comemoração aos 50 anos da Aliança Francesa de Belém.

 

Por William Serique (GABGOV)

Reality Nascentes da Crise chega à sexta etapa com as experiências do jornalista e ambientalista Diego Gazola. Dessa vez Diego vai percorrer o epicentro das polêmicas queimadas na Amazônia, desde o Mato Grosso até o Pará. O projeto interage em tempo real pela Internet com o público e o resultado se transforma posteriormente em videosdocumentários da série.

Na quarta-feira (18), Gazola parte em voo desde São Paulo até Cuiabá, a capital de Mato Grosso. Dali, o primeiro destino será Nobres, a 120 quilômetros de distância. Além de um paraíso natural com rios de águas calcárias transparentes, a região abriga a nascente do rio Paraguai além de fazer parte do divisor de águas entre as Bacias Platina e a Amazônica.

Em seguida o ambientalista deve seguir para Lucas do Rio Verde-MT. Às margens da BR-163, o município junto com Sorriso-MT são duas potencias do agronegócio nacional. A intenção é expor a relação entre a produtividade agrícola e os serviços ambientais “gratuitos” que o Parque Indígena do Xingu exerce sobre a manutenção do ciclo hídrico em seu entorno.

 Já mais ao norte, no sul do Pará, a parada prioritária será em Novo Progresso, cidade em que está sediada o jornal Folha do Progresso que no dia 10 de agosto denunciou os planos para o que ficou conhecido como Dia do Fogo, uma ação que teria sido orquestrada para a realização de incêndios em áreas de floresta.

O último ponto a ser visitado é Itaituba e no entroncamento rodoviário entre a rodovia Transamazônica (BR-230) com a BR-163. Às margens do rio Tapajós, o porto na região é utilizado com principal modal para o escoamento fluvial dos grãos in natura exportados para todo o Planeta. A previsão é que no dia 30 de setembro, essa etapa do Nascentes da Crise se encerre na Capital de Mato Grosso.

A produção do Reality é toda utilizando um celular para as transmissões pela hashtag #nascentesdacrise nas mídias sociais Instagram e Facebook . Posteriormente será editado um documentário que sintetizará toda a experiência.

“Acredito na linha de pesquisa de alguns cientistas que abordam a influência da Amazônia na regulação do clima da América do Sul. Também compactuo com a linha de pensamento que associa um gradativo e acelerado processo de desertificação em partes da região centro-oeste e sudeste do Brasil em função do desmatamento e do avanço da fronteira agropecuária sobre a Amazônia”, explica Diego Gazola. 

As principais linhas de pesquisa que balizam a condução do projeto são as dos cientistas Antônio Donato Nobre (INPE - Brasil), do chileno Pablo A. García Chevesiche (Universidad of Arizona - EUA) e de Jhan Carlo Espinoza (IGP - Peru).

Os filmes das etapas anteriores assim como todos os detalhes sobre o Nascentes da Crise estão disponíveis no site www.nascentesdacrise.com.br

 

Fonte: DOL

A Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) de Marabá, sudeste paraense, começou a investigar o assassinato de Karina Sousa Cardoso, de 24 anos, morta com várias facadas no pescoço.

Ela foi encontrada sem vida na noite de segunda-feira (16), na quitinete em que morava na avenida 31 de março, no bairro Laranjeiras, no município.

O principal suspeito de praticar o crime é o marido da vítima, o mecânico de moto Wesley Novaes Sousa, que desapareceu depois da morte. 

A jovem havia sido vista pelos vizinhos na noite do último domingo (15), quando o casal teve uma briga em frente ao quitinete em que moravam. O corpo de Karina foi encontrado pela mãe dela, após ser alertada pelos colegas de trabalho de que a jovem não teria aparecido no local de serviço na segunda-feira. Karina estava caída ao lado da cama.

Divulgação

O delegado Willian Crispin, do Departamento de Homicídios da Polícia Civil, iniciou as investigações do caso. Ele confirmou que a vítima foi assassinada com vários golpes de faca no pescoço.

“O principal suspeito é o ex-companheiro que encontra-se desaparecido desde então. A equipe de homicídios já está em diligência para concluir os procedimentos mais rápido possível”, contou.

A polícia trabalha agora para pedir a prisão preventiva de Wesley Novaes Sousa. “O suspeito tinha sentimento de posse sobre a vítima. Seria esse um dos motivos”, informou o delegado.             

O casal havia se separado por conta de brigas e reatado recentemente. A vítima deixa um filho pequeno órfão de mãe.   

 

Por: Alessandra Gonçalves/Diário do Pará em Marabá

Com o objetivo de melhorar os mecanismos de trabalho relacionados ao turismo, o município de Parauapebas recebeu na última quinta e sexta-feira, 12 e 13, uma equipe do estado do Maranhão para troca de experiências. Além de aprender com cases de sucesso, o Departamento de Turismo (Detur) de Parauapebas também apresentou o trabalho que tem desenvolvido e proporcionou aos visitantes uma rica experiência em duas das cinco rotas turísticas que o município dispõe - Rota do Búfalo e Rota Carajás.

O encontro proposto pelo SEBRAE/PA, representado pelo gerente da agencia Carajás II, Raimundo Oliveira, recebeu o diretor estadual de marketing, coordenador estadual de turismo e cultura do Sebrae/MA e coordenador estadual da Rota das Emoções (composta pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará), Luiz Walter, e a presidente e o secretário da Instância de Governança do Polo Turístico Chapada das Mesas, Joilene Assunção e Lucrécio Filho.

O SEBRAE vai auxiliar na implantação do voucher digital no município e na construção do trabalho de turismo integrado entre o Maranhão e Parauapebas. “O turismo de Parauapebas está em processo de expansão. Estamos dando os primeiros passos e um deles foi receber quem já tem expertise no assunto, de modo que a gente possa progredir na questão do voucher digital. Um avanço que vai ser muito importante para o turismo de Parauapebas”, disse o coordenador do Detur, Marcos Alexandre.

“Experiência única, fantástica e inesquecível. Recomendamos”, disseram os representantes da Instância de Governança do Polo Turístico Chapada das Mesas. “Entendo a importância que se deve ter de integrar os roteiros. A proximidade com os estados (Pará e Maranhão) e com o destino Chapadas das Mesas fortalece muito essa interação e só quem tem a ganhar é o turista e o nosso território”, ressaltou Luiz Walter.

 

Texto: Rayssa Pajeú

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

Os 14 membros titulares, acompanhados por seus suplentes, que compõem o novo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGFMHIS) receberam seus certificados de posse na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório da Prefeitura de Parauapebas. Presentes à cerimônia, o Secretário de Habitação, João Fontana, o seu adjunto, Alex Fontenele, e o representante da Comissão Organizadora da V Conferência de Habitação, Maicon da Silva Meireles.

Os conselheiros representam movimentos populares, organizações civis e o poder executivo e têm a missão de atuarem na formulação de estratégias e no controle de execução da Política de Habitação de Interesse Social no município no período de 2019 a 2021. “Foi um processo democrático que elegeu o novo conselho. A política habitacional tem a finalidade de atender a todos, de assegurar direitos”, destaca João Fontana. 

Fomentar estudos e pesquisas para conhecimento da realidade local e regional contribuindo para o desenvolvimento das políticas públicas de habitação e colaborar com a administração municipal na implantação de políticas para o atendimento às necessidades dos diversos segmentos da sociedade civil relativa à demanda habitacional são algumas das competências do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.

A servidora pública lotada na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan), Eliene Paixão, também conselheira de habitação (biênio 2017 a 2019) e segunda secretária da mesa diretora do conselho, discorreu sobre a importância da entidade, suas atribuições e o seu funcionamento, apresentando informações relacionadas à gestão anterior do CGFMHIS.

“Concluímos um ciclo e iniciamos outro. Desejamos ao novo conselho um bom mandato”, desejou Maicon Meireles.  Representando a Câmara Municipal, o vereador Marcelo Parceirinho prestigiou a cerimônia, fazendo a entrega de certificados aos conselheiros.

Conselheiros e Suplentes

Associação Central dos Moradores dos Bairros Jardim Ipiranga, Tropical I, Tropical II e Adjacências – ACMBJIT:

Titular: Marcos Antônio Pereira dos Santos

Suplente: Aline Costa Vieira

Associação dos Moradores do Residencial dos Minérios e Vila Nova I e II:

Titular: Divanete Soares de Brito

Suplente: Jean Carlos Duarte da Silva

Representante dos Movimentos Populares: Associação da Comunidade Palafitas de Parauapebas PA – ASCOPA:

Titular: Renato Ferreira Costa

Suplente: Antônio Cláudio Lima Feitosa

Representante dos Movimentos Populares: Associação de Moradores, Moradoras e Desenvolvimento do Campo da Agricultura em Palmares II – ASMODAP:

Titular: Edivaldo da Silva Souza

Suplente: Alessandro Santos Lima

Representante dos Movimentos Populares: Associação de Moradores do Complexo VS-10:

Titular: José Ribamar Sousa da Silva

Suplente: David Teixeira Reis Junior

Representante da Organização Civil: Associação Ramos Parauapebense de Karatê Educacional Parauapebas / PA – ARPAKE:

Titular: Manoel Amaral Pereira de Araújo

Suplente: Paulo Freitas da Luz

Representante da Organização Civil: Instituto Botiê Xickrin:

Titular: Tekore Xikrin

Suplente: Bep Jaka Xikrin

Representante do Poder Executivo: Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB:

Titular: João Eduardo Fontana

Suplente: Francisco Silva da Conceição

Representante do Poder Executivo: Secretaria Municipal de Obras – SEMOB:

Titular: Welma da Silva Cutrim

Suplente: Jackson Sousa Silva

Representante do Poder Executivo: Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS:

Titular: José Luiz Castro da Cruz

Suplente: Ednaldo Araújo de Matos Rocha

Representante do Poder Executivo: Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão – SEPLAN:

Titular: Edmar Pereira Milhomen

Suplente: Lauriane Rodrigues Mendes Oliveira

Representante do Poder Executivo: Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA:

Titular: Rosilene Silva Marinho

Suplente: Alanna dos Santos Martins

Representante do Poder Executivo: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMURB:

Titular: Daniel Barroso

Suplente: Jaciara Santos Brandão

Representante do Poder Executivo: Gabinete da Prefeitura Municipal de Parauapebas:

Titular: Maicon da Silva Meireles

Suplente: Caique da Silva Santos 

 

Texto: Jéssica Borges

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

Se encontra recolhido na cadeia de publica da cidade de São Felix do Xingu, preso acusado de homicídio em Parauapebas, crime ocorrido no ano de 2013, o vigilante Ednilton Medeiros Costa, 33 anos de idade.

Ednilton Medeiros foi preso na segunda-feira, 16, através de mandado de prisão preventiva com apoio da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, que deu cumprimento ao mandado naquele Município de São Félix do Xingu, onde o procurado se homiziava desde o crime. 

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Parauapebas, em desfavor de Ednilton Medeiros, apontado como sendo o autor dos disparos que matou a jovem Daisy Zague Moura, fato ocorrido neste Município no ano de 2013. Desde então o acusado estava foragido. Consta que na época do crime, o acusado tinha 27 anos de idade, natural de Parauapebas, e matara a vítima com um tiro na nuca, Daisy Zaque Moura, tinha 15 anos de idade, na época.

O caso aconteceu por volta das 05h00 da madrugada de uma sexta-feira, na Rua 11, bairro Cidade Nova, em Parauapebas.

A jovem Daisy Moura tinha 15 anos quando foi atingida pelos disparos fatais de Ednilton Costa

De acordo com a polícia a adolescente Daisy Moura seguia numa moto em companhia de dois amigos (Maiqson Machado da Silva, o “Max”; e Maurício) pela Rodovia PA 275 em direção ao hospital municipal para visitar uma amiga dela que havia sofrido um acidente, e ao entrar na rua 11, Max que pilotava a motocicleta, teria realizado dois disparos com o cano de descarga da moto, nesse instante ainda segundo a polícia, o vigilante, Ednilton Costa que passava no local, se irritou.

Na época  Maiqson Machado contou para a polícia que fez os dois disparos na descarga da moto, ao ultrapassar outra moto, pilotada por um amigo dele, Darlan Alves Vieira, conhecido por “Leôncio”, que trafegava na garupa da moto do acusado, Ednilton Costa, ainda segundo Darlan Vieira, o vigilante se irritou com os disparos e saiu em perseguição à motocicleta ocupada por Max, Daisy e Maurício.

Ao alcançar a moto com os três, ainda de acordo com as investigações, o vigilante efetuou três disparos de revólver em direção aos três, um dos quais atingindo a nuca da adolescente, que chegou a ser socorrida e levada ao hospital municipal, de onde foi transferida para o Hospital Regional de Marabá, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

(Por Caetano Silva)

Maria Mercedes, moradora da Rua G8, no bairro Jardim Ipiranga, comemora a chega das obras de infraestrutura no bairro. A dona de casa conta que estava ansiosa pelo serviço. “Estou feliz! Agora sei que vamos ter melhorias e chegou na hora certa”, destacou a moradora.

O serviço que começou pela Rua G1 vai contemplar 58 ruas do bairro com drenagem, terraplenagem, pavimentação, bueiros e meio-fio. Edilane Novaes é mais uma moradora que está satisfeita com a chegada das obras.

“Agora tudo vai melhorar com essa obra. Vamos ter rede de esgoto e a Praça que vai ser construída, então estou muito feliz e acredito que o bairro inteiro está”, disse a moradora da Rua G1.

Segundo o secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira, o serviço será intensificado com mais duas frentes de trabalhos para dar celeridade às obras. “Demos o pontapé inicial com os serviços de drenagem e vamos trabalhar para entregar essa obra o mais breve possível”, ressaltou o gestor.

Mais Obras

 A Secretaria Municipal de obras (Semob) está com diversas frentes de trabalho.  No Complexo VS-10, as vias que fazem parte da rota escolar continuam recebendo pavimentação asfáltica. O Bairro Betânia, onde as obras estão na fase drenagem, é outro entre os vários contemplados. Na zona rural, as vicinais também recebem manutenção.

 

Texto: Liliane Diniz

Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP

Sul e Sudeste do Pará

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2019.CORRIDA_DOS_PAIS_RODAPEgk-is-100.jpglink

Vídeos

FAMAP, a escolha inteligente
08 Julho 2019
Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016