Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O mês de Julho é o período no qual o índice de acidentes com pipas se eleva devido ao uso de cerol na linha - mistura de cola com vidro em pó que deixa a linha cortante. É também nesta época do ano que aumenta a procura pela famosa “Antenas Corta Pipa”. O equipamento é simples e em muitos casos pode até salvar a vida do motociclista.

Em conformidade com a Resolução nº 356/2010 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o dispositivo é obrigatório apenas para os motociclistas que usam o veículo como fonte de renda (Motofretistas/motoboys e mototaxistas).

Fábio Martins explica que exclusivamente entre os meses de Junho, Julho e Agostos a procura pelo item chega a triplicar.

Fábio Martins é proprietário de uma oficina de motocicletas em Parauapebas (Ama Motos), ele explica que exclusivamente entre os meses de Junho, Julho e Agostos a procura pelo item chega a triplicar. “Nesse período de férias, onde há um aumento considerável na estatística sobre o número de incidentes envolvendo linha com cerol, nós chegamos a vender em media de 10 a 12 antenas por dia”, conta o empresário. Ele ainda acrescenta que os seus maiores clientes são mototaxista e empresários, que para manter a integridade de seus funcionários, coloca o dispositivo nas motos que eles usam.

Em entrevista à reportagem, o mototaxista, José Reinaldo disse que trabalha no ramo há 13 anos. De acordo com ele a Antena Corta Pipa já passou a ser uma exigência dos passageiros, pois protege o condutor e garupa. “Hoje para nós é um dispositivo além de obrigatório, fundamental. Devido à irresponsabilidade de muitos que insistem em colocar cerol nas linhas, muitas vezes causando acidentes fatais”, finalizou.

(Reportagem: Fernando Bonfim /Edição: Ingrid Cardoso)

 

 

A unidade do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) em Parauapebas realiza processo seletivo para o curso gratuito em Assistente de Logística, com duração de 160 horas. As inscrições poderão ser feitas online, entre os dias 25 e 26 de junho, no site da instituição (http://www.pa.senac.br/psg/como-se-inscrever), ou diretamente na sede localizada à rua E, nº 108, Bairro Cidade Nova, nos dias 03 e 04 de julho.

A instituição oferece os cursos por meio do Programa de Gratuidade do Senac (PSG).São 24 vagas ofertadas e as aulas se realizarão no período da manhã, das 8h ao meio-dia, entre os dias 18 de julho e 10 de dezembro. A idade mínima para participação no processo é de 15 anos e é preciso ter o Ensino Fundamental completo. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Edital de Abertura.

Como se inscrever

O ingresso nos cursos do PSG se dá por ordem de inscrição do candidato. Portanto acompanhe a divulgação dos cursos e programações do Senac de seu estado e conheça a oferta de vagas gratuitas em unidades mais próximas.

Para realizar a sua inscrição você deve estar atento a documentação necessária, segundo o curso escolhido.

No ato da inscrição, o interessado preencherá a “Ficha de Inscrição” com informações pessoais e será informado dos documentos necessários, data e local para efetivação da sua matrícula. Fique atento! A não apresentação de quaisquer dos documentos exigidos, importará no cancelamento da inscrição.

A inscrição direta do interessado não se aplica aos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, pois por determinação da legislação e normas vigentes, essa inscrição deve ser feita pelo empregador.

O que é o PSG

Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008 , o Programa Senac de Gratuidade – PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

Pelo acordo celebrado, o Senac investe, desde 2014, 66,67% de sua Receita Líquida de Contribuição nesse importante programa de educação inclusiva.

 

(Fonte:http://f5.jor.br)

Contribuintes com prioridade receberam nessa última sexta-feira (15) o crédito em conta da restituição do Imposto de Renda 2018, no total de R$ 4,728 bilhões. O dinheiro será depositado na conta indicada pelo contribuinte quando fez a declaração.

Neste primeiro lote, são quase 2,5 milhões de pessoas com prioridade: idosos acima de 80 anos (228.921), entre 60 e 79 anos (2.100.461) e pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave (153.256). O lote pago hoje também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

A Receita Federal libera as restituições de declarações que não caíram na malha fina em sete lotes, a partir de junho. Sempre no primeiro lote entram as pessoas que têm prioridade. Depois, nos seguintes, o critério para a liberação é a data de envio da declaração. Quem enviou mais cedo, recebe primeiro. Já as declarações que apresentaram algum problema são liberadas em lotes residuais depois que as inconsistências são resolvidas com a Receita.

O próximo lote será liberado no dia 16 de julho, com abertura da consulta uma semana antes para o contribuinte saber se foi contemplado. O terceiro lote terá liberação no dia 15 de agosto, o quarto, em 17 de setembro, o quinto, 15 de outubro, o sexto, 16 de novembro e o sétimo, em 17 de dezembro deste ano.

A restituição é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic. Quanto mais tempo levar para o dinheiro ser liberado, maior será a correção. Neste primeiro lote, a correção será de 1,52%, referente ao período de maio a junho de 2018. A partir do momento em que a restituição é liberada para o contribuinte, não há mais nenhum tipo de remuneração.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O dinheiro fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar nesse prazo, deverá fazer um requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistência de dados identificada pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Há aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

 

 (Reportagem de Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil) 

No último domingo (17), aconteceu no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC)o  1º Concurso de quadrilhas, “Troféu Raízes”, com a organização do grupo de Raízes Parauara. O evento iniciou com a transmissão do jogo de estreia do Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo. Antes das quadrilhas se apresentarem houve demonstração de Carimbó junto com a participação do grupo de Expressão Cultural Retumbá.

A festa contemplou pessoas de várias idades.

O provedor do concurso, Raízes Parauara, é um grupo de folclore, cultural popular de Carimbó, que vem tentando interagir por meio da cultura regional com o público, na intensão de mostrar a tradição do festejo junino e dos santos.

Clodoaldo Souza, produtor cultural.

Em entrevista com o condenador do grupo Raízes de Parauara, Clodoaldo de Souza falou sobre o objetivo do evento. “A vontade do nosso grupo é pegar todas as tradições juninas e paraenses e colocar nesse concurso, como podemos ver tivermos uma apresentação com o grupo de Expressão Cultural Retumbá e as meninas dançando carimbó”, disse.

Empreendedora Cleide Miranda 

Na barraquinha de comidas típica teve tacacá, vatapá e a canjica, dona Cleide Miranda, a proprietária falou um pouco de como é trabalhar em eventos.  “Já é um costume para mim, quando tem festejo junino, sempre levo minha barraquinha, e de modo geral me considero uma vendedora ambulante, pois não tenho um lugar fixo, mas minha barraca de comidas típicas está em todas as festas”, finalizou.

Diversas apresentações culturais completaram o evento.

 

A tradicional roda de Carimbó enriqueceu mais ainda o evento cultural.

Veja em seguir a lista de todas as equipes que se apresentaram:

CAIPIRAS:

                Flor do Sertão - Sol Poente na Baixada fluminense ( Rio Verde )

                Flor do Futucaí- Igreja do Véu (Tropical )

                Jovem do Cangaço- Escola Irmã Dulce ( Bairro da Paz)

                Morceguinhos na Roça- Praça da Juventude na Popular II

                Rabo de Palha – Escola Carlos Henrique ( Bairro da Paz)

                Cabras da peste- Posto de combustível próximo ao FAM (Bairro da Paz )

ESTILIZADAS:

                Império de São João- Estacionamento do alto Bonito

                Coração do Sertão. Praça da Juventude na Popular II

SALÃO:

                Explosão de Cheiro - Paulo Fontelles (Rio Verde)

                Raízes do São João- Paulo Fontelles (Rio Verde)

                Sedução Junina- Quadra do Devanir (Rio Verde)

                Paixão Junina- Bairro Amazonas

 

(Da redação)

 

 

A jovem Patrícia Costa Silva, 17 anos de idade, estava grávida de três meses quando foi assassinada por volta das 23h30, de domingo, 17. A morte da adolescente se deu depois de ter levado dois tiros na região da cabeça e pescoço. A suspeita é de que o crime tenha sido passional.

A moça foi alvejada na cabeça e pescoço vindo a óbito no local.

A vítima era natural de Bom Jardim-MA e residia na Rua Nova, nº53, no morro do Bairro Liberdade II, em Parauapebas, com seu esposo também menor de idade, suspeito de ser o autor dos disparos. De acordo com informações obtidas no local, o casal era usuário de drogas.

Segundo o tenente PM Freitas, durante o levantamento preliminar realizado no local, suspeita-se de que o ocorrido trata-se de um crime passional. "O dois jovens moravam juntos. O suspeito tem 16 anos de idade e a vítima 17. Segundo informações, o rapaz que morava com a moça há apenas 07 meses efetuou alguns disparos depois de uma briga entre o casal, que veio atingir a cabeça da jovem e outro, a região do pescoço", ressaltou o policial, acrescentando que após o crime foi realizado buscar na área na tentativa de localizar o adolescente.

 Ainda segundo o tenente Freitas, logo após o crime, a mãe do acusado que também era sogra da vítima chegou ao local. A mesma foi conduzida para delegacia para prestar depoimento sobre o caso.  

“O pai da moça contou que ela estava grávida de aproximadamente de três meses”, frisou o PM, ressaltando que naquele local ocorreu um duplo homicídio uma vez que, Patrícia Costa estava grávida. “Agora cabe a Polícia Civil investigar”, disse.

Patrícia Costa Silva, 17 anos, em vida. 

“Infelizmente a lei do silêncio prevalece em casos como esses, mas a população pode nos ajudar e denunciar através do Disque Denúncia da Polícia Militar e colaborar, para que o acusado seja responsabilizar pelo crime que cometeu", finalizou.

No local, vizinhos contaram para a polícia que minutos antes do crime vítima e o suspeito discutiam e logo em seguida se ouviu alguns disparos de arma de fogo, em ato continuo o companheiro da vítima foi visto deixando o local do crime. Vizinhos contaram em off para a reportagem que o casal brigava muito, mas ninguém soube precisar o teor da discussão.

De acordo com mais informações colhidas na vizinhança, o casal estaria envolvido com o tráfico de entorpecentes e que o adolescente, suspeito do crime, havia sido apreendido pela PM e sido apresentado na delegacia pelo crime de recepção de moto roubada. Até o fechamento desse material a polícia ainda não havia localizado o paradeiro do assassino.

(Caetano Silva)

O Ministério da Educação (MEC) liberou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O resultado pode ser consultado na página do programa na internet.

Os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 22 e 28 de junho. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera que estará aberta de 22 a 27 de junho. A convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto.

As vagas foram oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.]

(Fonte: Agência Brasil)

Ontem, domingo (17) a tão aguardada estreia da Seleção brasileira na Copa do Mundo fez os torcedores parauapebenses lotarem bares, lanchonetes e restaurantes que faziam a transmissão do jogo entre Brasil e Suíça.

A reportagem esteve em um dos principais pontos de reunião de torcedores, localizado no centro do bairro Cidade Nova. Em entrevista com a proprietária do estabelecimento, Eva Vilmar da Silva falou como está sendo esse momento para a sua lanchonete. “Todo ano que tem Copa sempre faço investimentos para trazer um atendimento diferenciado para os clientes nesses jogos do Brasil, que sempre atraem muitas pessoas”. Eva também aproveitou para falar sobre o resultado do jogo.  “Estou um pouco triste, por que o Brasil empatou com a Suíça, não somente eu, mas todos que assistiram ao jogo aqui. Vamos continuar torcer para que nos próximos jogos o Brasil sempre saia vitorioso. E minhas expectativas são grandes para o Brasil conquistar o hexa, então vai ser uma grande festa aqui na lanchonete com os torcedores”, declarou.

Transmissão do jogo Brasil x Suíça no centro de Parauapebas 

Eventos como a Copa do Mundo para os estabelecimentos é algo bastante esperado, pois garantem a possibilidade de maior lucratividade. E por isso, muitos bares e restaurantes criam o ambiente ideal para incentivar os clientes a se reunirem em seus estabelecimentos durante os jogos.

(Da redação)

 

A Divisão de Homicídio da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas busca informações que possa levar ao paradeiro da dupla de assaltantes que vitimou o jovem Felipe Bezerra Silva, 20 anos de idade. O crime aconteceu por volta das 20h40 de sábado (16) na rua Opala,  bairro Morada Nova, Parauapebas.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo irmão da vítima na delegacia, horas depois do ocorrido, informa que seu irmão bebia com três amigos por volta de 18h:40 em frente a sua casa, quando foram surpreendidos por dois indivíduos armados. Os assaltantes estavam em uma moto vermelha de modelo e placa desconhecidos e pediram os celulares de todos que estavam no local.

O irmão da vítima ressaltou que não estava presente na hora do ocorrido e, que por isso, não pôde passar melhores informações. No entanto, antes de deixar o local o indivíduo que estava na garupa da moto efetuou um disparo em Felipe Silva, atingindo seu abdômen. A vítima foi socorrida e levada ao HGP, vindo a óbito horas depois de chegar ao hospital.

Por volta de meia noite o Grupo Tático Operacional (GTO), que esteve fazendo incursões na área na tentativa de identificar e prender os autores do latrocínio apresentou na delegacia uma moto Honda FAN vermelha que estava no poder de uma dupla. Ao perceberem a GU os indivíduos caíram num matagal e abandonaram a moto Honda, CG 125, Titan KS, placa de Porangatu/GO. A polícia acredita que os mesmos indivíduos sejam os assassinos de Felipe Silvam, pois apreenderam fuga, abandonando a motocicleta.

 (Caetano Silva)

(*) Luiz Carlos Pinto Ribeiro

A violência na escola constitui-se em um grande problema social e pode ser vista como um comportamento agressivo que abrange os conflitos interpessoais, os danos ao patrimônio e os atos criminosos, podendo ter consequências negativas sobre os resultados escolares dos alunos. Como o jovem não tem experiência suficiente para basear suas decisões na própria vivência, muitas vezes, ele observa o comportamento dos indivíduos, “seus chegados”; “seus parças”, “sua família”, ao seu redor e os considera como modelos de determinada conduta.

Os fatores individuais envolvem questões biológicas de difícil análise, como caráter e distúrbios psíquicos, que podem levar ao comportamento agressivo. Já as características da família envolvem fatores como: supervisão dos pais deficiente, desestruturação familiar e relacionamento afetivo pobre entre pais e filhos.

Um dos maiores problemas nas instituições de ensino é a droga, esta realidade existe em muitas instituições de ensino, porém o medo de retaliação ou a preocupação com o nome da escola, faz com que diretores e professores sofram calados.

Sabemos que um dos maiores problemas nas escolas são as drogas. Além disso, o tráfico de drogas provoca ameaças e brigas entre alunos, seja por disputa de poder entre grupos, de obrigação de sigilo por parte de não usuários de drogas e de coerção entre alunos para que alunos não-usuários iniciem o uso de substâncias ilícitas, também, se aponta que a utilização de drogas se relaciona com comportamentos agressivos, faltas às aulas por vadiagem e maior número de reprovações.

Na atualidade, a violência na escola constitui-se em um grande problema social e pode ser vista como um comportamento agressivo que abrange os conflitos interpessoais, os danos ao patrimônio e os atos criminosos, podendo ter consequências negativas sobre os resultados escolares dos alunos.

Além disso, em alguns casos, jovens com problemas de comportamento tornam-se criminosos, o que não quer dizer necessariamente que um jovem com comportamento violento na escola se tornará um delinquente; porém, é de se esperar que um delinquente manifeste comportamento violento na escola.

A escola tem papel fundamental na identificação do indivíduo com tendência a apresentar comportamento violento, já que é nesse ambiente que este jovem provavelmente manifesta tal comportamento.

Como o jovem não tem experiência suficiente para basear suas decisões na própria vivência, muitas vezes, ele observa o comportamento dos indivíduos ao seu redor e os considera como modelos de determinada conduta.

Esse comportamento é abordado pela teoria da interação social que postula que o comportamento individual depende da relação do indivíduo com a sua rede social de contatos. Como evidência, pode ser observada que pais ou irmãos mais velhos envolvidos em atividades ilegais, com passagem pela prisão ou consumo de drogas, influenciam no comportamento do mesmo, o que resulta em um efeito positivo e significativo sobre a probabilidade de o jovem envolver-se no crime. É, também, de se esperar que o comportamento dos professores funcione como exemplo de conduta para os jovens. Na prática, porém, é possível que a ação agressiva dos alunos possa interferir no comportamento do professor, e, neste caso, haverá causalidade reversa, uma vez que a ação violenta de um aluno em sala de aula pode motivar uma reação no professor.

Algumas medidas de gestão escolar também podem contribuir para facilitar a socialização dos alunos, como, por exemplo, distribuir as turmas por equivalência de nota ou promover atividades extracurriculares.

Para os alunos, a violência representa agressão física, bullying, brincadeiras de mau gosto, empurrões, safanões, brigas em família e também a falta de respeito entre as pessoas. Já, para os professores, a violência, é o descumprimento das leis e da falta de condições materiais da população, associando a violência à miséria, à exclusão social e ao desrespeito ao cidadão. É importante refletirmos a diferença entre agressividade, crime e violência.

Um dos motivos pelos quais os jovens aderem às gangues é a busca de respostas para suas necessidades humanas básicas, como o sentimento de pertencer, uma maior identidade, autoestima e proteção, e a gangue parece ser uma solução para os seus problemas a curto prazo, assim, o infrator se sente protegido por um grupo no qual tem confiança. Embora o fenômeno afete de modo predominante os jovens, chama, no entanto, a atenção que existam gangues delinquentes já na pré-adolescência. Essa precocidade na conduta criminosa ou antissocial intencional e organizada vem crescendo na sociedade contemporânea, a ponto de surgirem cada vez mais casos na terceira infância ou idade escolar, o que parece estar relacionado com as deficiências que se verificam em alguns ambientes familiares e sociais.

 É dentro das gangues ou das quadrilhas que os jovens provam sua audácia, desafiam o medo da morte e da prisão. Este jovem enfrenta uma grande oferta de oportunidades: o uso de drogas, uso de bebidas alcoólicas, uso da arma de fogo aliada a inexistência do controle da polícia, da família e comunidade tornam o indivíduo motivado a concluir o ato contrário as normas legais vigentes. É fato que os jovens vivem, uma mudança crucial em seu processo socializador, pois, cada vez mais, a família, a escola e o trabalho têm deixado de assumir sua função formadora dos indivíduos na sociedade.

(*) Especialista em Educação

É com grande pesar que a população de Parauapebas recebe a notícia do falecimento do Sr. Avenir Carlos de Freitas, nesta madrugada de domingo (17) em Goiânia, onde estava em tratamento contra o câncer. Pioneiro de Parauapebas, ele atuou como vereador  entre 1997 a 2004.

Reconhecido como um grande ser humano, seu falecimento representa uma grande perda para todos os familiares, amigos e conhecidos.

O corpo de Avenir Carlos será velado e sepultado em Goiânia, local onde estava em tratamento e reside mãe e familiares.

(Da redação)

Sul e Sudeste do Pará

Loading
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_UNAMAgk-is-100.jpglink
http://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2018gk-is-100.jpglink

Vídeos

Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016