O Brasil será um grande hub de processamento de dados’, diz ministro das Comunicações

Frederico de Siqueira Filho destacou que o Brasil se prepara para consolidar sua soberania digital e atrair investimentos que o coloquem em posição central no cenário tecnológico global. Segundo ele, um dos desafios é desenvolver tecnologias de inteligência artificial que respeitem a identidade nacional. O ministro apontou como prioridade o desenvolvimento de modelos de linguagem (LLMs) em português.

O grande desafio nosso é garantir o desenvolvimento de modelos de IA em língua portuguesa, para que, a partir daqui, possamos exportar para a América Latina e outros países de língua oficial portuguesa”, pontuou.

Para tornar o Brasil referência como “hub de dados”, o ministro reforçou a necessidade de uma infraestrutura robusta. Ele destacou o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que já aprovou mais de R$ 4 bilhões para a expansão de fibra óptica e a construção de data centers.

“O mundo está acreditando no Brasil. O investimento internacional superou as expectativas, e estamos conversando com bancos internacionais para garantir a expansão dessa infraestrutura”, afirmou. O planejamento inclui ainda o lançamento de um novo leilão de frequências para ampliar o 5G e uma política nacional de conectividade em rodovias federais, com o objetivo de melhorar a logística e a segurança.

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que o futuro digital deixou de ser um tema isolado para se tornar transversal no governo federal. Sob a coordenação da Casa Civil, a Estratégia Brasileira de Transformação Digital (E-Digital) é uma pauta alinhada entre todos os ministérios. A ministra acrescentou que a soberania digital também passa pela digitalização dos serviços públicos.

“Do ponto de vista de governo digital, temos algumas ferramentas importantes, muitas delas desenvolvidas neste ano. A plataforma GOV.BR é hoje a identidade digital do Brasil, com mais de 175 milhões de contas. Também estamos avançando com a nova Carteira de Identidade Nacional. No fundo, ela será a base de acesso a serviços e uma infraestrutura essencial para alcançar nosso objetivo: um governo para cada pessoa.”

A ministra enfatizou que “um governo para cada pessoa” significa tornar o Estado mais capaz de compreender as necessidades individuais de cada cidadão, oferecendo serviços mais personalizados, sempre com respeito à privacidade e à proteção de dados, evitando o uso indevido das informações.

Fonte: Agência Gov | Via MCom

Notícias Relacionadas

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade