Município reforça combate à leishmaniose durante campanha Agosto Verde 

O Dia D da campanha será na segunda-feira (10), na Praça da Bíblia, das 8h às 14h, no bairro Novo Horizonte

A campanha Agosto Verde, realizada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é dedicada à conscientização, prevenção e combate à Leishmaniose Visceral, uma doença grave que afeta tanto animais quanto seres humanos.

O coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Luann Pablo Medeiros, destaca que o objetivo da campanha é informar a população sobre a doença, como ela é transmitida, quais são os principais sinais e, principalmente, as formas de prevenção para animais e pessoas.

Nos cães, os principais sintomas são emagrecimento, feridas na pele principalmente no focinho, nas orelhas e ao redor dos olhos, queda excessiva de pelos e crescimento exagerado das unhas. Ao identificar esses sinais, é realizada a coleta de sangue do animal para testagem. O material é encaminhado ao laboratório para confirmação do diagnóstico.

“A informação é a nossa principal ferramenta de prevenção. A campanha busca conscientizar a população para que todos adotem medidas simples e procurem atendimento diante de qualquer suspeita”, pontuou.

A Leishmaniose Visceral é transmitida pela picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito-palha, asa-dura, tatuquira e birigui, entre outros. Esses insetos são pequenos, apresentam coloração amarelada ou cor de palha e, quando estão em repouso, mantêm as asas eretas e semiabertas. A transmissão ocorre quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais contaminados e, posteriormente, picam o ser humano, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.

Durante o Agosto Verde, a Unidade de Vigilância de Zoonoses realizará uma programação especial com ações educativas e de conscientização sobre a prevenção da leishmaniose, sempre das 8h às 14h. Na segunda-feira (10), será realizado o Dia D da campanha na Praça da Bíblia, no bairro Novo Horizonte. A população receberá orientações, poderá esclarecer dúvidas e participar das atividades educativas.

Confira o cronograma das ações na zona urbana e na zona rural:

Zona Urbana

 10/08 – Dia D – Praça da Bíblia – Avenida Rio Branco – Novo Horizonte;

 11/08 – Vale da Benção – Praça do bairro.

Zona Rural

 18/08 – VS-52 – Sede da associação;

 20/08 – Nova Jerusalém – Sede da associação;

 25/08 – Vale do Canaã – Bar do Índio;

27/08 – Vila Bom Jesus – Em frente à UBS;

31/08 – Vila Planalto – Em frente ao ginásio.

A população também pode procurar a Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada na Avenida Mogno, s/n, entre as ruas Paineiras e Embaúba, no bairro Cidade Nova I, para receber orientações à leishmaniose e outras doenças.

 

Notícias Relacionadas

Publicidade