Com o início do pagamento da primeira parcela da nova rodada do Auxílio Emergencial na terça-feira (6), muitos beneficiários reclamam que seus cadastros para renovação da ajuda em 2021 estão “em processamento” no app Caixa TEM, da Caixa Econômica Federal.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, eximiu o banco de responsabilidade, e afirmou que todos os nomes enviados pela Dataprev, que faz a gestão dos cadastros de beneficiários do auxílio, receberam o depósito prometido. Segundo a Caixa, são mais de 2,4 milhões de pessoas nascidas em janeiro, grupo que recebeu a primeira parcela do benefício na terça.
Já o Ministério da Cidadania, procurado pelo G1, afirmou que o status “em processamento” indica que o requerimento “está passando por uma nova avaliação, realizada a partir das informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais”.
Com isso, trabalhadores cujo benefício apresente esse status ainda poderão receber os valores, caso venham a ter o requerimento aprovado. As informações sobre o pagamento serão disponibilizadas depois que o Dataprev processar os lotes remanescentes, reprocessar os retidos no primeiro lote e analisar o público do Bolsa Família.