Foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), o seminário de capacitação entre os dias 9 a 12, no Hotel Vale dos Carajás, para os servidores do CETER/SINE, responsáveis pelas políticas de emprego e renda em Parauapebas.
No primeiro momento realizado várias atividades com todos os servidores da CETER, para trabalhar sobre as relações interpessoais, e o quanto isso pode pesar na hora do atendimento.
Dinâmicas realizadas para estabelecer uma conexão entre os servidores.
O último dia foi dedicado aos coordenadores e diretores tanto da SEDEN quanto da CETER. Onde o especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas Emerson Caldas, lecionou, discerniu e instruiu essas pessoas para à excelência no atendimento.
O objetivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) é aperfeiçoar o atendimento ao público e também desenvolver o instinto de liderança, gestão e aprimorar o trabalho em grupo. Para este propósito o secretário Mariano Junior trouxe o palestrante Emerson Caldas através da empresa PRIME.
Secretario Mariano Junior destacou a felicidade de participar do momento em questão.
“Além de pensarmos e trabalharmos com ações para o desenvolvimento do município também nos preocupamos em qualificar e capacitar mais os nossos servidores para a prática de suas funções no dia a dia. Fico feliz em participar de algo como essa equipe”. Disse o secretário de desenvolvimento Mariano Junior.
Emerson realizou várias dinâmicas, para assim gerar mais confiança entre os participantes e integrar o grupo como um só, reforçando o espírito de equipe fazendo dessas pessoas bons líderes.
Uma das dinâmicas estabelecidas dentro do curso foi desenvolver um processo em equipe, um trabalho de união, onde possam deixar de lado as diferenças e ver a equipe com um todo.
Emerson Caldas é administrador por formação e educador social da conexão, pós-graduado em Gestão de Política Públicas pela UNICAMP e consultor em planejamentos estratégicos.
“Fui convidado pela empresa PRIME para estar aqui, e desenvolver tanto treinamento quanto planejamentos da CETER, que é ligada a secretaria da SEDEN. No primeiro dia a gente trabalhou como todo quadro funcional da secretaria e diretoria e coordenação da CETER, relações interpessoais, porque era importante que eles entendessem que o cotidiano e o dia a dia em que eles vivenciam. Nós somos resultados das nossas relações.” Afirma Emerson no seu primeiro dia de palestra.
“Desenvolvemos um processo em equipe, para obter resultados e metas melhores e em seguida nós fizemos a excelência no atendimento, porque não tem como fazer um atendimento, se a gente não fizer ele com excelência, porque no atendimento ela pressupõe que o usuário que venha até a CETER, ele precisa ser tratado com respeito, dignidade, mas acima de tudo, ele precisa ser acolhido pela secretaria. ” Reafirmou ele.
Emerson reafirmando que Desenvolver um processo em equipe é essencial para obter resultados e metas melhores.
“Eu acho que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos, que é fazer com que, equipe da CETER e da SEDEN, que estão ligadas especificamente ao nosso vereador Josivaldo da Farmácia, exerça com excelência, afetividade, empatia e com amor as suas funções de servidor público. Então eu senti que as pessoas conseguiram compreender esse momento, e acredito que muitos resultados positivos, para secretaria, para CETER e para o povo de Parauapebas virão.” Concluiu Emerson Caldas.
Dinâmica realizada com todos os servidores durante o primeiro dia
O vereador Josivaldo da Farmácia enfatizou a importância desse momento para os diretores e coordenadores da SEDEN e CETER. “Coloco a palavra gratidão por cada um de vocês, ter um reflexo positivo na vida de todos e o reflexo na vida de vocês, vai ser o meu reflexo. Vejo que todos vocês se dedicaram nesses quatro dias e em especial as principais pessoas que é o Mariano, a Kaise, o Lucivaldo e o Wiliam, que entenderam a necessidade de reciclar e manter esse compromisso de estar aqui, fico muito grato.” Disse o parlamentar
Vereador Josivaldo expressando a sua gratidão.
O seminário foi de suma importância para mudar a perspectiva de como se via o atendimento público, e a partir daí, traçar o objetivo de não apenas melhorar os serviços prestados, mas alcançar a excelência. Em um outro momento Emerson Caldas irá retornar à Parauapebas para realizar uma segunda etapa desse evento de capacitação dos servidores.
LOGO ABAIXO GALERIA DE FOTOS DO EVENTO.