Quem acompanha o painel de emprego do Sine todo mês observa que é grande a procura por determinadas profissões nas áreas da construção civil e mineração, apenas para citar dois exemplos.
Focada neste mercado, com tendência de crescimento, a Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) em parceria com a Escola Tático Treinamentos começou a oferecer cursos para que jovens e adultos ingressem em profissões de alta procura na região: de operador de empilhadeira, soldador e sinaleiro Rigger.
Os cursos visam justamente qualificar os alunos para atuarem no tão concorrido mercado de trabalho, que a cada dia está bem exigente. A parceria entre Ceter e a escola Tático Treinamentos está com três turmas em capacitação. As aulas iniciaram este mês e seguem até o final de setembro. Serão 36 horas de aulas teóricas e 24 de aulas práticas.
“O papel da Ceter é captar vagas de várias empresas e segmentos, e a gente tem uma dificuldade muito grande de preencher essas vagas. Então a Prefeitura Municipal pensa exatamente nisso, na qualificação, para colocar futuramente esses profissionais no mercado de trabalho”, explica José Domingos, diretor da Ceter, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden).
Alexandre Costa é aluno do curso de soldador e sabe que a qualificação profissional faz toda a diferença no mercado de trabalho. Em 2020, após concluir um curso oferecido pela prefeitura em parceria com o Senai, ele conquistou o primeiro emprego.
A ideia agora de Alexandre é dar mais um passo adiante, com um novo trabalho. “A gente sempre ter conhecimento é bom. Esse já é o meu segundo curso pela Prefeitura de Parauapebas”, conta o jovem.
A aluna Larissa Rosa, do curso de sinaleiro Rigg, também não esconde o entusiasmo de, em breve, conseguir uma colocação no mercado. “Pode abrir mão do que você quiser, meu amor. Conhecimento é tudo, você leva com você. Veio a oportunidade? Pega que vai dá certo e vamos para o mercado de trabalho representar a mulher”, diz Larissa, naquele tom de “fica a dica”.
A Ceter informa que ainda este ano serão abertas mais turmas para jovens e adultos, desta vez para os cursos de designer de sobrancelha e de cílios, depilação profissional, limpeza de pele, manicure, pedicure, manutenção de smartfone e confeitaria.
Não perca a oportunidade! Para mais informações, você pode ir até o prédio do Sine, localizado na rua 11, s/n, no bairro Cidade Nova.
Texto: Marcelo Duarte
Fotos: Renato Resende