Quem frequenta a região do bairro Cidade Nova, em frente a rotatória da rua 14, já deve ter percebido o espetáculo de arte ao céu aberto que a nova praça construída no local está se transformando na reta final da obra. Além das belas paisagens retratadas nas paredes dos quiosques, idealizada pelos artistas especializados em grafite de Parauapebas, todo o design desenvolvido para o novo espaço que valoriza e eleva o município ao que é visto nas grandes pistas olímpicas mundo a fora. Toda a obra não passa despercebidas nem mesmo pelos olhares mais distraídos ou que precisam ficar atentos ao fluxo do vai e vem do trânsito em torno da construção.
No próximo dia 02 de setembro a prefeitura de Parauapebas inaugura a mais completa praça voltada às práticas dos esportes radicais da região. O local foi projetado para atender os atletas profissionais e simpatizantes das modalidades esportivas. O espaço de lazer será ofertado para a população como uma estratégica em atrair os grandes eventos de BMX entre outras modalidades incluídas no cenário e que encanta qualquer pessoa devido ao show de manobras que acontece durante as apresentações, além disso a nova praça também foi projetada para a realização de eventos municipais e até mesmo shows de médio porte.
A obra está em fase de conclusão e vem sendo executada sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, em parceria com as secretarias de Urbanismo, Esporte e Lazer, além da Secretaria de Cultura de acordo com a engenheira Civil responsável pela execução da empreitada. “As obras da iniciaram no segundo semestre do ano passado e foi projetada com pista de skate, de BMX (bikes utilizadas para saltos e manobras), patins, roque, basquete para cadeirantes, quiosques para refeição, estacionamento, iluminação adequada para atividades noturnas e a valorização das artes de rua com pinturas artísticas enaltecendo os artistas locais valorizando a cultura de Parauapebas”, detalhou Paloma Viana.
Em Parauapebas existem centenas de atletas identificados como esportistas dos radicais e que estão de olho nas grandes competições dos radicais. O município tem reconhecimento nacional no circuito de manobras de BMX, skate e patins e com a entrega da nova praça, batalhar por títulos terá uma adrenalina a mais. “É grande a felicidade. Já tem mais de doze anos que eu ando de bicicleta e a gente nunca tinha tido um suporte tão grande como está sendo agora. Com a construção dessa praça, vai ter muita gente se beneficiando disso. Vem aí a quarta edição do Pebas Jump e quero treinar bastante as manobras para conseguir competir com quem vem de fora, sem falar das competições nacionais e internacionais, esse lugar aqui vai se tornar um solo sagrado”, pontou o atleta profissional de BMX, Tiago Silva.
A nova praça será entregue no próximo dia 28 para a Semel e Semub, as duas administradoras do espaço , até lá a Semob tem cuidado dos últimos detalhes, em deixar tudo preparado. “A pista de cooper (corrida em curta distância com o tempo de 12 minutos no máximo) já está praticamente toda pronta, o ponto de táxi e moto táxi que darão apoio aos visitantes também está em fase de acabamento, a Guarda Municipal terá um ponto de apoio na região central. O governo municipal pensou de uma forma a agregar todas as pessoas que farão o uso desse espaço,” detalhou a eng. Civil da Semob, Paloma Viana.
Essa praça é um sonho dos atletas de esportes radicais de Parauapebas que está se realizando agora. É uma das praças mais completas do estado e está sendo vista como um modelo, visto a quantidade de atletas que comentam nas redes sociais. A Semel em conjunto com as demais secretaria, projetaram um local no qual os atletas podem se orgulhar. A atual gestão prometeu e cumpriu. Estamos na expectativa para treinar, afinal o Pebas Jump vem vindo por aí e será em setembro”, finalizou Ernaldo de Castro (Morcego do BMX), coordenador de Eventos da Semel.
Texto Cleidi Rodrigues
Fotos Renato Resende
Assessoria de Comunicação/ PMP