Demonstrando o compromisso com a política habitacional, a prefeita Josemira Gadelha esteve presente ao 1º Encontro Habitação Para Todos, promovido pelo Ministério das Cidades, nesta sexta-feira (14). O evento foi realizado em Parauapebas, município vizinho, e contou com a presença de 39 prefeitos de municípios que compõem as regiões Carajás e Baixo Tocantins, além de secretários, vereadores, deputados e representantes de movimentos sociais.
Durante o encontro, foram apresentados diversos programas do governo federal, dentre eles o retorno do Minha Casa Minha Vida, previsto para ser ampliado de acordo com a realidade dos municípios do Sul e Sudeste do Pará.
Canaã dos Carajás já é referência na política habitacional, com programas bem consolidados, como lembrou a prefeita Josemira. “Eu tenho orgulho em dizer que nós temos um dos maiores programas habitacionais do país, que é o Cartão Reforma e Construção, que já beneficiou mais de 700 famílias em 2 anos. Agora vamos construir mais 1500 casas para entregar à nossa população em vulnerabilidade social e, que somado ao Programa Moradia Digna, atende às famílias começando pela dignidade”, informou.
O Seminário Regional sobre moradia trouxe a oportunidade para os municípios terem acesso aos programas do Ministério das Cidades, tendo em vista que o ministro Jader Filho compareceu acompanhado de toda sua equipe técnica, além de representantes da Caixa Econômica Federal, que é o principal agente financiador de moradias no Brasil.
De acordo com o secretário municipal de Habitação de Canaã, Oribes Primo, o evento proporcionou o início de uma articulação para a implantação no município da faixa 3 do Minha Casa Minha Vida. “Os nossos programas municipais não contemplam quem ganha acima de três salários mínimos e nós temos essa demanda, com os nossos servidores municipais e do público em geral. E dessa articulação já plantamos a semente e agora vamos buscar uma parceria com o governo federal para implantar a Faixa 3 em Canaã”, afirmou.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã (IDURB), Alisson Milhomem, também esteve presente e falou sobre os resultados alcançados pelo trabalho desenvolvido junto com a Prefeitura de Canaã. “O Executivo não mede esforços para que essa política avance cada vez mais e já são mais de mil famílias que receberam seus títulos, além das milhares de unidades a serem construídas no município demonstrando o compromisso com essa política que é essencial para a melhoria da qualidade de vida e, principalmente, para trazer dignidade para a população”, disse.
Durante o seminário, o ministro Jader Filho anunciou a criação do Ministério das Cidades Itinerante e confirmou a realização do 2º Encontro Regional, que será sediado em Tucuruí.
Também estiveram presentes no encontro integrantes da equipe de governo, como o vice-prefeito e secretário de Obras Zito Augusto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Dinilson José, o vereador Flávio Gomes, o vereador Anuarinho, a diretora de regularização fundiária Jéssica Cabral e a assessora de comunicação Sheila Faro.
Texto por Fabiane Barbosa