Durante Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (31/10), os parlamentares da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, aprovaram por unanimidade a emenda à Lei Orgânica 001/2023 que modifica a redação do Artigo 31 e revoga o Artigo 38. O Inciso 2º da nova redação estabelece que a legislatura 2025/2028 será composta por 15 vereadores em conformidade com o limite estabelecido pela Constituição Federal em seu Artigo 29, que determina que municípios com população entre 50 a 80 mil devem ter composição máxima de 15 parlamentares. Segundo o Censo do IBGE, Canaã dos Carajás tem atualmente 77.079 habitantes, permitindo que a representatividade popular aumente com a abertura de mais duas vagas.
Desde modo, com a votação e aprovação unanime, na eleição do ano que vem 15 vagas estarão abertas para a disputa eleitoral.
Vereador Junior Garra (PDT)
Durante a sessão o vereador Junior Garra voltou a falar sobre segurança pública:
“ Eu não estou aqui para poder fechar meus olhos e não ver que a polícia, hoje, está mal comandada. Então, eu não vou fechar meus olhos. Não parei de está cobrando providencias, porque o reflexo de um bom comando está aí. Quando os soldados são bem comandados eles fazem um bom trabalho, quando os soldados são mal comandados eles fazem o que fizeram comigo. Frisou
O assunto também foi pauta da vereadora Maria Pereira, líder do Governo na Câmara.
Maria Pereira (PL)
– O nosso governo está apoiando a polícia, vamos equipar melhor, vamos pedir que nossa companhia seja totalmente independente pra que a gente não dependa de Parauapebas, vamos falar pra eles que nosso mandato está a disposição da segurança de Canaã dos Carajás, porque são eles que estão a frente pra fazer nossa segurança, a segurança do nosso município. E digo, ainda, comandante Dantas: conte com meu mandato se preciso for, para melhorar a qualidade da segurança pública em Canaã dos Carajás. Pode contar com meu mandato. E eu tenho certeza que com a maioria dessa casa e com todo o governo.
Informações Ascom/Câmara