Em Abaetetuba, município localizado na região Nordeste Paraense, a DOXA foi a campo para colher o humor do eleitor do município. É a segunda pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município. A pesquisa aponta a atual prefeita, Francinetti (MDB), em primeiro lugar nessa pesquisa registrada, somando 34,1% das intenções de voto. Depois vem Adamor Bittencourt (PP) com 25,2%. Na terceira posição aparece o ex-deputado estadual, Galileu (REPUBLICANOS) com 18,1%. Marquinhos do Banco (PL) e Edinho dos Transporte apareceram empatados com 1,1%, cada.
A pesquisa está registrada no T.R.E sob o n° PA-07966/2024 e foi realizada no período de 21 a 25 de agosto de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural e nas ilhas. A amostra foi de 500 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.4% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.
O NÚMERO DE ELEITORES INDECISOS CHEGA A 51,2%
Na questão espontânea, em que não se mostram os nomes de candidatos, a atual prefeita, Frarncineti Carvalho (MDB) aparece em primeiro lugar com 21,6%. Adamor Bittencourt (PP) ficou com 17,2%. Dr. Galileu (Republicanos) é o terceiro colocado vindo com 2,9%. Edinho (PSB), 0,6% e Marquinho do Banco (PL), 0,4%. Os votos flutuantes somam 57,3%.
FRANCINETI É A FAVORITA NA ESTIMULADA
Quando se estimula os nomes a prefeito de ABAETETUBA, a atual prefeita, Francinetti (MDB), aparece com 34,1% das intenções de voto. Em segundo lugar com um percentual de 25,2% vem o candidato do PP, Adamor Bittencourt. Em terceiro lugar aparece o ex-deputado estadual Dr. Galileu (REPUBLICANOS) com 18,1%. Marquinhos do Banco (PL) e Edinho dos Transporte (PSB) estão empatados, literalmente, em 1,1%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 20,4%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ABAETETUBA
Quando se trata de rejeição, a atual prefeita, Francinetti, aparece com rejeição de 18,3%. Adamor é o segundo mais rejeitado com percentual de 12,6%. Dr. Galileu é rejeitado por 10,3% dos eleitores; Marquinho do Banco é rejeitado por 5,5% e Edinho do Transporte vem com rejeição de 2,5%. Outros 37,1% não rejeitam nenhum candidato e 13,7% não se manifestaram.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE FRANCINETTI
O governo da prefeita FRANCINETTI é aprovado por 49,0% dos eleitores de ABAETETUBA; enquanto sua desaprovação chega a 40,0%. Outros 11,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA
Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 89,3% dos eleitores de ABAETETUBA estão aprovando o governo de Helder; enquanto 6,1% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 82,9% dos eleitores de ABAETETUBA. A sua desaprovação é de 11,8%.
O cenário mostrado pela segunda pesquisa Doxa no município de Abaetetuba é favorável à atual prefeita, Francineti. Nesta pesquisa, como na anterior, ela vem se mantendo na liderança do processo eleitoral. O que se observa é uma disputa pela segunda colocação se dando entre Adamor e Dr. Galileu. Quem vai polarizar com a atual prefeita: Galileu ou Adamor? Hoje, Adamor está próximo tendendo a polarização com Francineti; no entanto, Galileu está se aproximando de Adamor. O que está se apresentando é uma disputa ferrenha nessa corrida eleitoral no município de Abaetetuba. Os demais candidatos não têm potencial de votos que possa ameaçar a disputa desses três principais competidores. A Doxa vai acompanhar essa luta que promete ser bastante competitiva. (DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa)
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-07966/2024.
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em ABAETETUBA-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 500 entrevistas
Período: 21 a 25 de Agosto de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião