Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O Congresso Nacional está estudando a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial até novembro de 2021. Segundo o Governo Federal, há recursos separados, caso seja necessário.

auxílio emergencial foi criado no ano passado, devido a crise sanitária e econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus. Nessa nova rodada, o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Cidadania estabeleceram apenas quatro parcelas do benefício, previstas para acabar em julho.

De acordo com o presidente da república, Jair Bolsonaro, após essa data o Bolsa Família deve ser reformulado. A intenção é disponibilizar as 14,6 milhões de famílias inscritas no programa, um valor médio maior de R$ 250. Atualmente a média do benefício é de R$ 192.

Assim, os 10 milhões de segurados do Bolsa Família que estão recebendo o auxílio emergencial não sentirão o fim do benefício, já que a média será a mesma entre os programas.

No entanto, mais de 30 milhões de pessoas que estão recebendo do auxílio, ficarão sem recursos ou ajuda para enfrentar a pandemia após o fim dos pagamentos. Em relação a isso, o Congresso Nacional começou a cogitar a possibilidade de uma extensão do benefício.

Paulo Guedes, ministro da Economia, diz que há a possibilidade de haver uma prorrogação do auxílio emergencial por mais alguns meses. Porém, ele ressalta que o benefício deve ser substituído por um programa social mais reforçado.

Entretanto, a possibilidade da extensão do programa ganha mais defensores na medida em que a vacinação contra a Covid-19 demora no país. Na quinta-feira (6), 18 cidades ficaram sem as doses, tendo que parar com a vacinação na região.

Cada dia mais, o presidente Bolsonaro, é pressionado a resolver todos esses e mais possíveis contratempos relacionados a pandemia. Em questão, a falta de vacinas nas regiões do Brasil.

 

Fonte: Por Ester Farias

Em 2021, a prefeitura vai comemorar os 33 anos de Parauapebas mostrando a força que o trabalho desenvolve no município e valorizando cada pessoa que contribui para a construção da Parauapebas do futuro.  

Com planejamento e ações assertivas, o governo municipal fez vários investimentos para amenizar os impactos da pandemia, mas, principalmente para salvar vidas e para preservar a saúde da população. O momento é de celebração, mas também de manter os cuidados.

Todas as atividades que contarem com programação presencial seguirão os devidos protocolos de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus. No dia 10 de maio, data em que Parauapebas completa 33 anos desde a sua emancipação, será realizado um ato cívico, em frente à prefeitura, e em seguida um culto ecumênico, na Praça da Bíblia.

Em homenagem as mais de 40 mil vidas salvas nesta pandemia e em memória as 371 vítimas de Covid-19 em Parauapebas, a prefeitura vai trocar a tradicional queima de fogos de artifício por balões que serão soltos após o culto ecumênico em pontos específicos da cidade.

 

Confira a programação:

08/05 (Sábado)

- BLITZ DO TURISMO

Local: Rua E, em frente ao CAT

Horário: 9h

 

09/05 (Domingo)

- EXPOSIÇÃO MUSEU “Trilhos da Memória” (Abertura)

Local: Praça de Eventos

Horário: 9h

 

10/05 (Segunda)

- ATO CÍVICO

Local: Prefeitura de Parauapebas

Horário: 8h da manhã

 

- ATO ECUMÊNICO

Local: Praça da Bíblia

Horário: 9h da manhã

 

- LIVE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Transmissão ao vivo

Horário: 17h

 

11/05 (Terça)

 - ASSINATURA DA OS – Implantação da Usina Fotovoltaica

Local: Gabinete

Horário: 11h

 

13/05 (Quinta)

- INAUGURAÇÃO UBS NOVA CARAJÁS e ENTREGA DE 5 AMBULÂNCIAS Local: Nova Carajás

Horário: 9h

 

- BLITZ DE CONSCIENTIZAÇÃO CAMPANHA 18 DE MAIO

Local: PA 275 com a Rua JK (Bambuzal)

Horário: 8h

 

15/05 (Sábado)

 - FLASH MOB – Campanha 18 de maio

Local: Partage Shopping

 

16/05 (Domingo)

 - LIVE DE ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO (Música e Literatura)

Transmissão ao vivo

Horário: 17H

 

18/05 (Terça)

 - ENTREGA DE 745 CAPACETES PARA MOTOTAXISTAS

Local: Prefeitura de Parauapebas

Horário: 9h

 

20/05 (Quinta)

- INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL

Local: Rodovia Faruk Salmen (Sempror)

Horário: 9h

 

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DA MULHER

Local: Rotatória em frente ao quartel da PM

 

22/05 (Sábado)

DIA DE CAMPO DO PROGRAMA LEITE A PASTO

 

25/05 (Terça)

- INAUGURAÇÃO DA E.M.E.I. PASTOR JONAS BARROS DO AMARAL (CIDADE JARDIM)

Transmissão Ao Vivo

Horário: 9h

 

27/05 (Quinta)

 - REESTRUTURAÇÃO DO CENTRO DE CONTROLE DE OPERAÇÕES (CCO)

Local: Rua Karajá, s/n – Parque dos Carajás (Semsi)

Horário: 10h

 

29/05 (Sábado)

- ENTREGA DE KITS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR

REINAUGURAÇÃO DA FEIRA DO PRODUTOR

 

31/05 (Segunda)

- ENTREGA DO ESPAÇO DA EQUIPE VOLANTE DO ALTO BONITO – CRAS

Local: Residencial Alto Bonito

 

- INAUGURAÇÃO DA E.M.E.I. ELONILDA DE OLIVEIRA

(W TORRES)

Transmissão Ao Vivo

Horário: 9h

 

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

O Saae entregou à comunidade da Vila dos Imigrantes um poço artesiano na última quinta-feira (6). A obra vai beneficiar cerca de 350 famílias da localidade. Com 100 metros de profundidade, o poço pode abastecer um reservatório de 15 mil litros d’água, garantindo a distribuição de água potável para 422 lotes.

A solenidade de entrega teve a presença do diretor do Saae João Nunes, do vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto e da prefeita Josemira Gadelha que celebrou a conquista: “me sinto honrada em poder estar aqui e presenciar um momento tão importante da comunidade que é a disponibilização do recurso essencial que é a água. Com certeza, vamos colher frutos dessa investida”, disse.

Segundo o diretor do Saae, João Nunes, a água potável está garantida. “Já existem famílias que estão usando a água, se cadastrando no órgão. Ficamos muito felizes em levar água de qualidade à zona rural do município”, disse.

O poço artesiano tem seis polegadas de diâmetro, 100 metros de profundidade e vazão de 15m³/h, no qual irá alimentar um reservatório metálico tipo taça com capacidade de 15 Mil litros. As redes de implantação tiveram uma extensão geral de 5.312 metros, garantindo a distribuição de água para 422 lotes.

 

Fonte: Por Redação Ascom/Pmcc

 

 Três escolas municipais de Curionópolis já estão equipadas com a estrutura necessária para receber a população com sintomas da covid-19. Nos locais, foram implantadas salas de acolhimento, atendimento médico e testagem. Depois do diagnóstico, a população também recebe a medicação indicada pelo médico para iniciar o tratamento.

 A força tarefa montada pela Prefeitura, tem o objetivo de aumentar o potencial de atendimento e ainda iniciar o tratamento precoce de pacientes com covid-19, para que os quadros clínicos não se agravem e o combate à doença seja mais efetivo. Durante todo o período de lockdown, os postos de atendimento funcionarão todos os dias das 8h às 18h.

 Além dos polos de referência ao atendimento do coronavírus, a Secretaria de Saúde também intensificou a vacinação em unidades de referência para que os idosos possam encontrar com facilidade a imunização. Nessas unidades, também há atendimento médico e fornecimento de medicação para pacientes que testarem positivo. “Estamos fortalecendo nossos atendimentos, ampliando o alcance e facilitando o acesso da população aos serviços. Quem está doente precisa de atendimento humanizado, tratamento digno e estamos garantindo isso para nossa gente. A vida é prioridade e sabemos que agindo com prevenção, iremos colher resultados positivos muito em breve” declarou a Prefeita Mariana Chamon, que tem acompanhado de perto as ações de combate à pandemia.

 

UNIDADES REFERÊNCIA PARA VACINAÇÃO DE IDOSOS

 

  • Posto de Saúde da Família 31
  • Posto de Saúde da Família Rio Grande do Sul
  • Posto de Saúde da Família Planalto
  • Posto de Saúde da Família Miguel Chamon

 

A VACINAÇÃO DOMICILIAR será agendada pelos Agentes Comunitários de Saúde

 

POSTOS DE REFERÊNCIA PARA ATENDIMENTO COVID-19 DURANTE O PERÍODO DE LOCKDOWN

 

(Funcionamento todos os dias das 8h às 18h)

 

  • CENTRO ATENDIMENTO COVID – Rua Cedro, 176
  • ESCOLA SÃO SEBASTIÃO – Bairro da Paz
  • ESCOLA CANTINHO DO SABER – Bairro Centro
  • ESCOLA RUTH MONTEIRO – Bairro Panorama
  • POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA PLANALTO – Bairros: Planalto, Alto da Glória e Chamonlândia)
  • POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA SERRA PELADA

 

Todos os locais oferecem atendimento médico, testagem e distribuição gratuita de medicação.

 

Fonte: ASCOM/PMC

Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) recebeu a visita do secretário de Esportes de Xinguara, Gleivan da Silva juntamente com uma comissão esportiva. A visita teve como proposta a busca de referências para projetos e construções esportivas no município, que tem Parauapebas como modelo no desenvolvimento de projetos esportivos.

“É gratificante saber que estamos sendo observados, saber que nossa escolinha, campos, campeonatos e o método de trabalho se tornaram um modelo para outros municípios das regiões Sul e Sudeste do Pará. Isso mostra o compromisso com a sociedade. O sucesso se deve graças as metodologia usada pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Semel”, declarou o secretário de Esporte de Parauapebas, Leandro Gambeta.

De acordo com o secretário de esporte de Xinguara, o município já trabalha algumas modalidades esportivas e outras passarão por reformulações, como é o caso do motocross, campeonato de pesca, jet-ski, futsal, handbol.  “Parauapebas é uma referência nacional, a gente sempre ouve falar das grandes competições promovidas, dos atletas com títulos mundiais, os projetos das escolinhas, por isso trouxe todos os responsáveis pelo esporte da minha cidade para verem de perto como funciona aqui”, pontuou o secretário.  

A comissão conheceu alguns locais e projetos como o Ginásio Poliesportivo e o Complexo Esportivo do Rio Verde, onde foram recebidos pelo secretário Adjunto, Jorge Guerreiro, a coordenadora do Complexo Esportivo, Márcia Chabab e o coordenador geral de esporte da Semel, Dinho Marcos.

“Nossa equipe de professores é capacitada, inclusive, para aquelas modalidades consideradas especiais com as paralímpicas, inclusive, temos o Thiego Marques que foi aluno de judô da Semel, e hoje está em fase de classificação para as Paraolimpíadas de Tóquio.

Ainda de acordo com o coordenador, a Semel pretende reformular alguns campeonatos ainda para esse ano, assim que os eventos esportivos forem liberados e dois deles é a Copa Indígena Xikrin do Cateté e o Campeonato Rural. “É satisfatório saber que somos exemplo na área”, declarou o coordenador, Dinho Marcos.

 

Texto: Cleidi Rodrigues/Semel

Os pequenos empreendedores de Parauapebas que trabalham com qualquer tipo de produto adequado para serviço de delivery terão oportunidade de aprender tudo sobre um mercado que “explodiu” em vendas durante a pandemia da Covid-19.

Numa parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden), e o Sebrae será oferecido o curso “Parauapebas no Delivery” para quem aposta em um mercado com tendência de crescimento a cada ano.

As aulas serão realizadas de 12 a 14 deste mês, das 19 às 21 horas, de forma totalmente on-line e gratuita. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/sebrae-para-2021-oficina-parauapebas-no-delivery__1206503. Ou pelo QR Code que aparece na imagem do texto.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Seu negócio no Delivery

  • Por que o Delivery? Os ramos em destaque
  • Espaço para o Delivery
  • Embalagem para o Delivery
  • Aplicativos utilizados no Delivery e taxas aplicadas
  • Margem de lucro e a operação saudável
  • Capacidade de atendimento

Marketing digital e as entregas

  • A flexibilidade das vendas on-line para superar a pandemia;
  • Trabalhando com imagens para atrair atenção e gerar desejo no Instagram;
  • Como contratar e trabalhar com um influencer;
  • Usando o recurso da lojinha do Insta;
  • Potencializando marcações;
  • Quando e como terceirizar a propaganda;
  • Importância dos anúncios patrocinados.

Delivery cresce e muda hábitos

Se a pandemia da Covid-19 destruiu empresas e empregos ao redor do planeta, o mercado do delivery entrou na contramão dos prejuízos. Os dados estão constatados em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo os dados, com a pandemia os negócios presentes em aplicativos de delivery saltaram de 25% para 72%. E pulou de 54% para 66% o número de empresários brasileiros que usavam o delivery, com um detalhe ainda mais animador: os gastos dos usuários cresceram mais de 94%.

Em 2020, o Brasil foi responsável por quase metade do mercado de delivery na América Latina, detendo 48,77% de empresas que trabalham com entregas em casa. A informação é do site Statista, especialista em dados de mercado e consumidores, que também aponta: de março a abril de 2020, o número de usuários de delivery deu um salto de 155%, quando a previsão era de 30%.

A estimativa é de que, ao longo deste ano, o delivery movimente cerca de US$ 6,3 trilhões em todo o mundo.

 

Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

 

Na última quinta-feira, 6, policiais militares do 26º Batalhão de Polícia Militar apreenderam mais de 400 porções de pedra de oxi durante ação realizada na ilha de Outeiro, distrito de Belém. Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas.

A equipe policial realizava rondas ostensivas pela avenida Beira Mar, quando viu uma mulher, que estava com tornozeleira eletrônica e carregava duas sacolas. A suspeita foi abordada e dentro das sacolas os policiais encontraram 400 porções de pedra de oxi, 11 porções da mesma droga pura, pesando aproximadamente 395 gramas, e 110 porções de pasta base de cocaína.

Toda a droga apreendida foi conduzida, junto da mulher, para a Unidade Integrada de Polícia (UIP) de Outeiro.

 

Fonte: https://www.romanews.com.br

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas (Seden) voltou a se reunir nesta semana com o Governo do Estado para alinhar ações do acordo de cooperação técnica para alavancar o Distrito Industrial do município e para desenvolver o projeto Gemas e Joias criado pela Prefeitura de Parauapebas para extração, lapidação e exportação de joias.

Foram três dias de reunião em Belém com os gestores e equipes técnicas das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (Sectet) e ainda com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).

Acompanhado por uma equipe técnica, o titular da Seden, Mariano Barreira Jr., informou que já está pronto o processo para regularização fundiária do Distrito Industrial, para o posterior licenciamento ambiental da área.

 

Fonte: Seden Parauapebas

A palestra sobre o rio Parauapebas que seria realizada na tarde desta quinta-feira, 6, não ocorreu em função de problemas técnicos. Por essa razão, o evento on-line foi reagendado para o dia 2 de junho, no horário das 15 às 17 horas, em conformidade com a agenda dos palestrantes. As pessoas inscritas no evento receberão informações no e-mail cadastrado. Com o tema: Hidrometeorologia, recursos hídricos e segurança química no rio Parauapebas, o evento é fruto de parceria entre o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

 

Assessoria de Comunicação - Ascom

O ator Jesse Williams, conhecido por dar vida a Jackson Avery em Greys Anatomy, não fará mais parte do elenco de uma das séries mais aclamadas de Shonda Rhimes. A informação foi confirmada pelo canal ABC, responsável por produzir e exibir a trama, à imprensa internacional.

“Jesse Williams é um artista e ativista extraordinário”, disse Vernoff. “Assistir à sua evolução nos últimos 11 anos, tanto na tela quanto fora dela, tem sido um verdadeiro presente. Jesse traz muito coração, profundidade de cuidado e muita inteligência para seu trabalho. Sentiremos muita falta de Jesse e de Jackson Avery - tocado com perfeição por tantos anos”, disse a produtora executiva de Grey's Anatomy, Krista Vernoff, em comunicado enviado aos sites americanos Deadline e Variety.

Nos últimos anos, Williams se expandiu além da atuação. Ele dirigiu episódios de Grey's Anatomy and Rebel, da ABC, e construiu um vasto currículo como produtor.

Krista Vernoff disse que os escritores da série tiveram longas conversas sobre como encerrar a história de Jackson para garantir que fosse satisfatória para os fãs. No final, a ideia que todos apoiaram é trazer de volta Sarah Drew, como April Kepner, para uma despedida adequada, encerrando um dos casais mais populares do show, “Japril”.

Jesse Williams entrou para o elenco de Greys Anatomy como residente na sexta temporada, e se despedirá da trama como chefe do setor de cirurgia plástica. No total, o artista participou de 12 das 17 temporadas da série.

Sua última aparição acontecerá no episódio intitulado como "Tradition", que será exibido no dia 20 de maio, nos Estados Unidos.

 

Fonte: Do R7

 

Sul e Sudeste do Pará

Loading
https://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink

Vídeos

FAMAP, a escolha inteligente
08 Julho 2019
Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016