Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O artista Billelis, responsável pela criação do pôster de John Wick 3: Parabellum, criticou a Netflix por copiar seu estilo em um cartaz da nova série do streaming, Warrior Nun. Confira o comparativo abaixo:

"Quando a Netflix cópia sua lição de casa", escreveu o artista.

Na sequência, Billelis esclareceu que sabe que não pode reivindicar um estilo como se fosse uma marca registrada, e que não tem qualquer interesse em processar a Netflix. Sua intenção era obter reconhecimento como artista e, por que não, mostrar para a Netflix que uma colaboração poderia ser bem-vinda para ambos.

Baseada nos quadrinhos de Ben Dunn, Warrior Nun acompanha Ava (Alba Baptista), uma jovem de 19 anos que acorda num necrotério. Lá descobre que, após a morte, foi convocada para uma ordem anciã que luta contra os demônios que tentam levar sua alma no pós-vida.

 

Fonte: https://www.omelete.com.br

Os rubro-negros mais aflitos com uma possível saída de Jorge Jesus para o Benfica têm um motivo para se tranquilizar. Ele não cogita deixar o Flamengo. Há interesse dos portugueses, apesar de ainda não ter havido um contato formal, mas o Mister tem bem claro o que pretende fazer mesmo em caso de proposta oficial: seguir no Ninho do Urubu.

O técnico não planeja se manifestar publicamente sobre o assunto, até pelo respeito e o carinho que tem pelo Benfica. Um possível retorno a Portugal está nos planos, mas somente para o futuro.

Jorge Jesus se sente muito seguro e feliz no Flamengo. Do contrário, não teria renovado o contrato. E firmou compromisso com os jogadores de conquistar todos os títulos possíveis, principalmente o Mundial de Clubes.

Nos bastidores, o sentimento em torno dele é de que a questão financeira nunca norteou sua carreira, e isso não teria por que acontecer agora - em caso de pomposa proposta do Benfica. E que o Flamengo deu a ele uma visibilidade que nunca tinha alcançado antes.

O Flamengo, por sua vez, sempre esteve tranquilo. Nem o Benfica nem Jorge Jesus abriram conversas com a diretoria sobre o tema, apesar das constantes especulações que chegaram de Portugal. Vale lembrar que o contrato do Mister com o Rubro-Negro vai até junho de 2021.

 

Fonte: Por Ivan Raupp — Rio de Janeiro

A bolsa paulista retomava o viés positivo nesta quarta-feira, com MRV (SA:MRVE3) liderando as altas após prévia operacional, seguida por Via Varejo (SA:VVAR3), que era incentivada por dados que mostraram forte crescimento nas vendas do comércio no país em maio ante abril.

Às 10:30, o Ibovespa subia 1,28%, a 99.015 pontos.

As vendas no varejo avançaram 13,9% em maio na comparação com o mês anterior, alta recorde, em resultado melhor do que as expectativas, embora ainda insuficiente para zerar perdas dos dois meses anteriores por causa da pandemia.

Já MRV bateu recorde de vendas no segundo trimestre, apoiada por uma estratégia comercial agressiva, e se beneficiou da regularização de repasses para o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

No exterior, os mercados não mostravam uma tendência clara, sem muitas novidades no cenário, e nem mesmo na dinâmica dos mercados, conforme observou o estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, em nota a clientes.

 

Por: Paula Arend Laier

A produção industrial registou alta, na passagem de abril para maio, em 12 das 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme dados divulgados nesta quarta-feira (8).

Os maiores avanços foram no Paraná (24,1%), em Pernambuco (20,5%) e no Amazonas (17,3%). Já as quedas foram registradas no Espírito Santo (-7,8%), Ceará (-0,8%) e Pará (-0,8%).

No resultado geral do país, a produção industrial cresceu 7% em maio na comparação com o mês anterior, mostrando recuperação após dois meses seguidos de queda e de um tombo recorde em abril, de 18,8%.

Veja o resultado em cada um dos locais:

  • Amazonas: 17,3%
  • Pará: -0,8%
  • Região Nordeste: 12,7%
  • Ceará: -0,8%
  • Pernambuco: 20,5%
  • Bahia: 7,6%
  • Minas Gerais: 6,3%
  • Espírito Santo: -7,8%
  • Rio de Janeiro: 5,2%
  • São Paulo: 10,6%
  • Paraná: 24,1%
  • Santa Catarina: 5,4%
  • Rio Grande do Sul: 13,3%
  • Mato Grosso: 4,4%
  • Goiás: 3,0%
  • Média Brasil: 7%

Produção de veículos influenciou

Segundo o IBGE, a alta de 10,6% registrada em São Paulo levantou a média nacional, que também foi influenciada pelas altas expressivas no Paraná (24,1%) e Rio Grande do Sul (13,3%). Nos dois primeiros estados, a produção automotiva serviu como alavanca.

O setor de veículos, muito forte em São Paulo e no Paraná, teve atuação importante neste aumento de maio”, aponta em nota Bernardo Almeida, analista da pesquisa. Segundo ele, os setores de alimentos e de derivados do petróleo também exerceram influências positivas no índice.

Comparação com maio de 2019

Se os resultados de maio mostram uma recuperação após as fortes perdas dos meses anteriores, apontam também que a produção industrial segue muito abaixo da registrada no ano passado. Na comparação com maio de 2019, a indústria teve queda de 21,9% - com todos os locais pesquisados, exceto Goiás, apresentando contração na produção.

“Em São Paulo, mesmo com a taxa positiva perante abril, maio apresentou o segundo pior patamar da indústria na série histórica, perdendo exatamente para o mês anterior, abril de 2020", aponta o analista da pesquisa. O início da série histórica da pesquisa foi em janeiro de 2002.

De acordo com o IBGE, além dos efeitos da pandemia e do isolamento social para conter a propagação do vírus, houve também efeito calendário nesse resultado, já que maio de 2020 teve dois dias úteis a menos que o mesmo mês do ano passado.

Já o resultado de Goiás, com avanço de 1,5%, foi impulsionado em grande parte pelo ramo de produtos alimentícios (açúcar VHP e cristal, óleo de soja refinado e em bruto, extrato, purês e polpas de tomate, leite condensado e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja).

 

Fonte: Por G1

"O Congresso recebeu a notificação de que o Presidente retirou oficialmente os Estados Unidos da OMS em plena pandemia", escreveu no Twitter o senador democrata, membro da comissão senatorial dos Negócios Estrangeiros, segundo escreve a agência noticiosa France-Presse (AFP).

Também a agência de notícias espanhola Efe, citando um funcionário da Casa Branca que pediu para não ser identificado, indicou que os Estados Unidos deram início ao processo de saída da OMS, o que só sucederá dentro de um ano, decisão que, lembra, chega em plena crise pandémica associada à covid-19.

"O aviso da saída dos Estados Unidos, que se tornará efetiva em 6 de julho de 2021, foi enviado ao secretário-geral da ONU [António Guterres], que é o depositário da OMS", disse a fonte à Efe.

Em fins de maio, Trump anunciou que terminava o relacionamento entre os Estados Unidos e a OMS, que acusou de ser inapta na gestão da pandemia de covid-19.

O Presidente norte-americano alegou que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas, acusando-a de ser demasiado benevolente com o Governo chinês.

"Porque falharam em fazer as reformas necessárias e requeridas, terminamos o nosso relacionamento com a Organização Mundial de Saúde e iremos redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir", disse Trump, em declarações aos jornalistas.

Antes, no início do mesmo mês, o Trump tinha feito um ultimato à OMS, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu 'modus operandi'.

Nessa altura, Trump suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.

O Presidente dos Estados Unidos acusou a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de covid-19 e de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, que aumentou os riscos da crise sanitária global.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 538 mil mortos e infetou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, decidiu arquivar um pedido da oposição para investigar o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. O episódio diz respeito a declarações de Heleno, que, em tom de ameaça, alertou em nota oficial para “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional” caso o STF autorizasse a apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), seu filho, com o objetivo de apurar se o chefe do Executivo tentou interferir politicamente na Polícia Federal.

A declaração de Heleno, intitulada “Nota à Nação Brasileira”, foi considerada “inacreditável e inconcebível” por Celso de Mello. O ministro é relator do inquérito que investiga Bolsonaro e, no mês passado, arquivou o pedido para apreender o celular de Bolsonaro.

Em sua nova decisão, de 17 páginas – mesmo número de Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais -, Celso de Mello arquivou o pedido da oposição para investigar Heleno, sob a alegação de que não cabe a terceiros pedir a apuração do episódio – e sim ao Ministério Público. Mesmo assim, o decano deixou uma série de recados para criticar nas entrelinhas o comportamento do ministro Augusto Heleno.

“Nada pode autorizar o desequilíbrio entre os cidadãos da República, estejam estes no desempenho, ou não, de funções públicas, sob pena de transgredir-se o valor fundamental que informa a própria configuração da ideia republicana, que se orienta pelo vetor axiológico da igualdade”, frisou o decano.

Na avaliação de Celso de Mello, em um contexto de grave crise política, econômica, social e sanitária, podem, algumas vezes, “insinuar-se pronunciamentos ou registrar-se movimentos que parecem prenunciar ensaios de retomada, absolutamente inadmissíveis, de práticas estranhas (e lesivas) à ordem constitucional, típicas de um pretorianismo que cumpre repelir, qualquer que seja a modalidade que assuma: pretorianismo oligárquico, pretorianismo radical ou pretorianismo de massa”.

“A nossa própria experiência histórica revela-nos – e também nos adverte – que insurgências de natureza pretoriana culminam por afetar e minimizar a legitimidade do poder civil e fragilizar as instituições democráticas, ao mesmo tempo em que desrespeitam a autoridade suprema da Constituição e das leis da República e agridem o regime das liberdades fundamentais, especialmente quando promovem a interdição do dissenso!”, escreveu Celso de Mello.

“Tudo isso é inaceitável, porque o respeito indeclinável à Constituição e às leis da República representa limite inultrapassável a que se devem submeter os agentes do Estado, qualquer que seja o estamento a que pertençam, eis que, no contexto do constitucionalismo democrático e republicano, ninguém – absolutamente ninguém – está acima da autoridade da Lei Fundamental do Estado”, acrescentou.

 

Fonte: Por 

A Prefeitura de Parauapebas informa que estarão abertas, de 8 a 30 deste mês, as matrículas e inscrições para a Escola Municipal de Educação Infantil Jakson de Souza e Silva, localizada na rua 131, quadra 59, bairro Beira Rio II, que atenderá alunos de 1 a 5 anos de idade.

As matrículas serão efetivadas na própria instituição. As vagas são limitadas e os pais devem comparecer usando máscara.

Para os alunos de 4 e 5 anos, as matrículas serão efetivadas pela ordem de comparecimento dos responsáveis e de acordo com o número de vagas ofertadas. 

Para as matrículas, serão necessárias cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento e CPF da criança, 2 fotos 3 x 4, cartão de vacina, cartão do SUS, comprovante de residência, cartão do bolsa família (caso possua), Identidade e CPF dos pais ou responsáveis e uma pasta L.

Já para os alunos de 1 a 3 anos, existe uma legislação específica que normatiza as matrículas, determinando que sejam realizadas primeiramente as inscrições. De acordo com o Decreto Municipal n° 286/2015, para efetuar a inscrição dos alunos os pais ou responsáveis legais deverão comparecer munidos de originais e cópias dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento e CPF da criança;
  • Cartão de vacina e Cartão do SUS;
  • 2 fotos 3 x 4;
  • Comprovante de residência em nome dos pais ou do responsável legal do menor;
  • RG, CPF e Carteira Profissional dos pais ou do responsável legal;
  • Declaração de próprio punho ou digitalizada, devidamente assinada, de que tem condições de deixar e buscar a criança nos horários estipulados pela creche;
  • Informativo de renda de todos os membros da família que residam com a criança, mediante apresentação de um ou mais, quando existir, dos seguintes documentos: - Último comprovante do salário;- Folha resumo do CadÚnico;- Atestado do empregador com reconhecimento de firma;- Última declaração de imposto de renda, no caso de profissional autônomo;- Comprovante de benefícios sociais: auxílio moradia, auxílio reclusão ou seguro desemprego.

Para a efetuação da matrícula do aluno, serão observados os seguintes critérios:

  • Renda total da família constituída;
  • Condição de moradia da criança;
  • Residir no bairro onde a escola está localizada ou entorno;
  • Contexto familiar;
  • Ausência dos pais ou responsáveis legais, e demais adultos com famílias constituídas, por necessidade de atividade remunerada;
  • Idade da criança e a data que realizou a inscrição.

Para análise dos documentos e situações exigidas, será formada uma comissão de avaliação de matrícula, composta pelos seguintes membros: um assistente social da Secretaria de Educação (Semed); dois representantes do setor de Educação Infantil da Semed; um representante do Conselho Tutelar; um representante do Conselho Municipal de Educação.

Como as vagas são limitadas, somente pós-análise da comissão avaliadora será realizada a matrícula dos alunos aptos conforme os requisitos exigidos no decreto. Após análise do relatório formalizado pela comissão, a Semed informará aos responsáveis sobre as inscrições deferidas e indeferidas.                                                                                                                                                 

Texto: Messania Cardoso

Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (8) os recursos da primeira parcela. O saque está liberado para os nascidos em março.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19. A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas.

O calendário de saque segue o seguinte cronograma: segunda-feira (6) foi a vez dos nascidos em janeiro; terça-feira (7), nascidos em fevereiro, hoje (8) poderão sacar os nascidos em março; na quinta (9), nascidos em abril; na sexta-feira (10), nascidos em maio; no sábado (11), nascidos em junho; na segunda (13), nascidos em julho; na terça-feira (14), nascidos em agosto; na quarta-feira (15), nascidos em setembro; na quinta-feira (16), nascidos em outubro; na sexta-feira (17), nascidos em novembro; e no sábado (18), nascidos em dezembro. No total, o saque será liberado para cerca de 4,8 milhões de pessoas.

Fonte: Agência Brasil 

 

Inscrições para oficinas do “Julho Cultural” vão até sexta-feira, 10

Projeto da Prefeitura de Parauapebas incentiva envolvimento na produção artística da cidade 

Julho é sinônimo de diversão e relaxamento, e em Parauapebas o mês será marcado por atividades artísticas por meio do Projeto Julho Cultural, executado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). “Vamos oferecer quatro oficinas que vão proporcionar maior envolvimento das pessoas com a produção artística de Parauapebas. As pessoas terão a oportunidade de conhecer ou ampliar as técnicas, aproveitando o mês de julho”, destaca o secretário Saulo Ramos, responsável pela pasta.

As inscrições seguem abertas até a próxima sexta-feira, 10, e devem ser feitas no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), localizado na rua F, esquina com a rua 10, no bairro Cidade Nova, das 8h às 14h. Confira:

 

OFICINAS

 

DETALHES

 

 

Empreendedorismo Cultural

Os participantes terão noções de organização social, modelo de negócio, economia da cultura, fontes de financiamentos, formas de negócios (Microempreendedorismo Individual, Cooperativismo e outros) e mercado de serviços culturais.

 

Público-alvo: Livre

Carga horária: 30h/aulas.

Local: Centro Mulheres de Barro (alameda Castelo Branco, ao lado do Mercado Municipal do Rio Verde)

Período de realização: 13 a 18 deste mês, das 14h às 17h

Produção Cultural

Os participantes vão receber noções de execução de projetos e produtos culturais, seguindo critérios artísticos culturais e econômicos. Ainda serão compartilhados conteúdos sobre as etapas da produção. Passando pela capitação de recurso, elaboração de orçamento, cronograma do projeto até à execução final.

Público-alvoLivre

Carga horária: 30h/aulas

Local: Centro Mulheres de Barro

Período de realização: 18 a 21 deste mês, das 18 às 21h

Qualificação em Artes Visuais (Técnicas de Desenho)

Os participantes vão conhecer o contexto teórico sobre a história do desenho e fazer experimentação de diversos materiais e técnicas de desenhos artísticos, tais como: lápis, carvão e nanquim. Ainda receberão noções de técnicas de sombreamento, sombra e luz, hachaduras e outros.

Público-alvoa partir dos 10 anos

Carga horária: 30h/aulas.

Local: Centro Mulheres de Barro

Período de realização: 13 a 18 deste mês, das 8h30 às 11h30.

Dança

(Balé e dança ministerial)

Os participantes vão receber na prática noções básicas do balé. Já quem optar pela dança ministerial, voltada aos grupos de dança das Igrejas, vai ter orientações sobre técnicas de dança que vão contribuir com a elaboração de coreografias.

Público-alvoa partir dos 12 anos

Carga horária: 30h/aulas

Local: CDC

Período de realização: 13, 14 e 15 deste mês. Balé às 16h e dança ministerial às 16h55.

 

Texto: Anne Costa

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Um tremor de terra foi registrado na divisa dos municípios de Chorozinho e Cascavel, Grande Fortaleza, na noite desta terça-feira (7). Conforme o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o fenômeno teve magnitude 2.5 na escala Richter, e pode ser sentido às 20h22.

De acordo com o Laboratório Sismológico, a Defesa Civil do Ceará já foi informada sobre o tremor e a atividade sísmica continua sendo monitorada. Não há informações sobre pessoas feridas ou danos estruturais nos locais.

Segundo informações de moradores, o abalo sísmico foi sentido nas cidades de Chorozinho, Pacajus, e nas localidades de Pitombeiras, Cedro e Timbaúba do Marinheiro, em Cascavel.

Tiago Nepomuceno, que mora no Centro de Pacajus, afirma ter ouvido no momento do fenômeno um barulho parecido com o de um trovão. "As telhas tremeram, durou apenas alguns segundos", relembra.

Em Chorozinho, Francisco Wendson da Silva, morador da Rua Sabino Moreira, também relata ter ouvido um barulho muito forte durante o tremor. "Foi tipo um trovão muito forte. Meus vizinhos relataram o mesmo e outros bairros sentiram a terra tremer", conta.

Outros tremores no Ceará

No dia 29 de junho deste ano outros dois tremores foram registrados no Ceará, segundo o LabSis. Um deles aconteceu na região de Santana de Acaraú e teve magnitude de 1.7 e 1.4 na Escala Richter. O outro foi na região de Groaíras e teve magnitude preliminar de 1.8 na Escala Richter.

Há quase 40 anos, a cidade de Pacajus, também na Região Metropolitana de Fortaleza, foi atingida pelo que foi considerado o maior tremor do Norte e Nordeste. Ocorrido em 1980, esse abalo sísmico chegou à magnitude de 5.2 graus na escala Richter.

 

 Fonte: Por Lena Sena, G1 CE

Sul e Sudeste do Pará

Loading
https://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink
https://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.galpogk-is-100.jpglink

Vídeos

FAMAP, a escolha inteligente
08 Julho 2019
Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016