Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O Corinthians vai para cima do América-MG nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo menos é o que espera o técnico Vagner Mancini, que prometeu uma equipe agressiva e "buscando a vitória a todo instante".

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, véspera do jogo, Mancini disse ter dúvidas na escalação, mas que a forma de atuar já está definida:

– Não tenho algumas peças como Gustavo (Mosquito), Otero e Fábio Santos (que já disputaram a Copa do Brasil por outros clubes), além do Mantuan, na seleção de base. Tenho dúvidas sobre Piton e Jô. Podemos ver um time formado de forma diferente, mas um time que vai buscar o gol desde o início. O Corinthians tem de jogar de forma agressiva, é importante que o torcedor veja isso e que haja uma identificação – comentou o treinador.

– Para um jogo eliminatório de 180 minutos, temos que iniciar buscando a vitória a todo instante. Poderia esconder escalação, mas não posso esconder que o Corinthians vai partir para cima do América, que será agressivo, é minha maneira de trabalhar. Eles vão tentar jogar no erro. Temos de fazer um jogo consistente e competitivo – acrescentou Mancini.

Mesmo com o Corinthians longe dos primeiros lugares no Campeonato Brasileiro e tendo na Copa do Brasil praticamente a única chance de título, o treinador negou dar prioridade ao torneio:

– Lógico que é um caminho mais curto, eu estaria mentindo se não enxergasse desta forma, agora no momento em que estamos, não conseguimos priorizar nada. Prioridade é voltar a jogar um bom futebol, organizar a equipe, eu só poupo jogadores quando percebo que o atleta está caindo fisicamente em performance ou perto de lesão, que podemos saber através da ciência. Mas fazer rodízio de jogadores é importante quando você está encontrando a equipe. Quando encontrou, com Brasileiro e Copa do Brasil, não consigo dizer qual é mais importante. A Copa talvez seja mais curta, mas as duas são importantes. Diferente quando você tem um Estadual, que dá para mesclar time – opinou.

Uma provável escalação do Corinthians para enfrentar o América-MG é: Cássio, Fagner, Marllon, Gil e Lucas Piton; Xavier, Ramiro, Éderson e Matheus Vital; Cazares e Jô.

Importância da Copa do Brasil

– Sempre que você tem dentro da temporada a oportunidade virar a chave e disputar outro campeonato, tem a chance de iniciar um novo ciclo. É importante que se apresente bem, será um adversário difícil, mas é uma oportunidade de tornar um ciclo vencedor no clube nesta competição.

Ausência da torcida

– Não tenha dúvida que repercute e muito. O Corinthians está acostumado com o apoio do seu torcedor, tem força extra que é o torcedor que não desanima, que joga junto. Mas vivemos um período que temos de passar por cima e entender que a torcida está passando energia positiva de suas casas. E não podemos deixar que isso nos abata. Eles estão lá, não presentes, mas com uma energia muito boa.

Lisca

– Um cara que vem realizando ótimos trabalhos, muito dedicado, arma bem as equipes, América tem forma interessante de jogar, vem bem na Série B, vai brigar pelo acesso, um jogo complicado, mas que nossa equipe precisa fazer de forma significante fazer valer o fator casa. Lisca é um amigo, acompanho há alguns anos e vem a cada ano melhorando s sua performance. Por isso, precisamos ter cuidado.

Fonte: Por Bruno Cassucci e Marcelo Braga — São Paulo

O incêndio que atingiu o prédio 1 do Hospital de Bonsucesso nesta terça-feira (27) provocou tensão, correria e choro entre pacientes — enquanto, do lado de fora, parentes estavam preocupados com a falta de informação sobre o estado de saúde de quem estava internado na unidade.

"Consegui falar com a minha mãe um pouco mais cedo, por meio de uma chamada de vídeo. Mas a transmissão travava muito, o sinal estava ruim. Minha mãe estava muito nervosa", disse o filho da paciente Rosemary Alves, internada há três meses no hospital.

"Ela disse que várias pessoas estavam chorando no interior do hospital. Estava uma correria, com muita gente desesperada. Depois disso, não consegui mais falar com ela", completou.

O hospital fica na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A técnica de enfermagem Tassiana Freitas de Melo Cardoso relatou as dificuldades da equipe médica em meio ao incêndio.

“Tem pacientes críticos, graves, onde a gente não tem onde botar, não tem onde botar os monitores. Está complicado. Sai todo mundo junto, paciente correndo, paciente parando no meio da escada. Tem profissional passando mal também”.

Falta de informação sobre pacientes

A esposa de Alexandro estava há nove dias na maternidade do hospital. Pelo telefone, ele conseguiu contato.

"Ela parecia estar bem, mas fico preocupado porque ela está grávida de sete meses e ainda tem pedras na vesícula", descreveu Alexandro.

Até mesmo uma mulher que trabalha na emergência do hospital aguardava por notícias do pai, entubado na unidade desde o início do mês. Ao receber a notícia de que todos os pacientes foram retirados, ela demonstrou alívio.

“Então tá bom, dá uma calma no coração. Eu trabalho aqui, ele já está aqui há mais de 20 dias entubado, o nome dele é José Salvador. Eu queria só saber se ele já foi retirado”, finalizou Ana Paula , que trabalha na emergência do hospital.

Parentes elogiam profissionais de saúde

Em meio ao desespero provocado pelas chamas, parentes de pacientes elogiaram a ação rápida dos profissionais da unidade.

"Os médicos são verdadeiros heróis pelo que aconteceu. Foi uma correria muito grande para salvar os pacientes, mas todos foram retirados, com o maior carinho e atenção", afirmou Silvana, cujo marido está internado na unidade.

"Fomos informados que estava tendo o incêndio. A equipe médica, enfermeiros, seguranças e brigadistas foram muito rápidos. A fumaça veio de baixo para cima do prédio, mas graças a Deus, pelas informações que recebi aqui, ninguém se feriu. Está todo mundo bem", avaliou, por telefone, o paciente Leandro Barbosa.

 

Fonte: Por Rogério Coutinho, Guilherme Peixoto e Henrique Coelho, RJ1

Conhecida no mundo musical, a cantora Ivete Sangalo virou notícia após salvar um menino de afogamento na praia de Itacimirim, na Bahia. O relato no Twitter veio na noite desta segunda-feira (26) e acabou tomando força nas redes sociais, onde muitos internautas se disseram surpresos com a atitude heroica da artista.

A história de Alice, tia do menino salvo, impressionou. Na época, ela estava em uma praia na Bahia com seu sobrinho e namorado. A postagem foi feita através da rede social de Alice, que contou com detalhes sobre o ocorrido envolvendo Ivete Sangalo.

Originalmente, Alice revela não deveria haver problemas com o banho de mar em família. Segundo ela, o mar estava calmo, não dando indícios que poderia ocorrer algo com o sobrinho salvo por Ivete.

“Tava eu e o paulo entrando no mar, numa praia bem deserta, dai pegamos meu sobrinho que tava com meu irmão bem na beira do mar e fomos um pouco mais fundo (na altura do meu peito)”, comenta Alice, revelando estar calma com a situação até esse momento. “Com ele porque o mar literalmente nem tinha onda praticamente de tão calmo e já tínhamos entrado várias vezes”, continua, ainda sem a presença de Ivete.

Embora a situação fosse favorável, ela comenta que maré subiu rapidamente, não dando tempo deles se afastarem do local e voltarem para areia. Além disso, o fato deles estarem perto da criança deixou o casal mais tranquilo antes do ocorrido.

Já pedindo socorro, Alice descreve que tentou chamar atenção dos surfistas do local, inclusive de Ivete, tentando salvar o menino que estava em apuros. “Perto da gente, até que ouviram e vieram com umas pranchas, aí botamos o meu sobrinho e tudo bem daí ele começou a chorar muito quando percebeu que tava em apuro”, afirma.

De forma heroica, a cantora Ivete Sangalo – ainda não identificada até esse momento -, foi em busca do menino, o salvando do afogamento, como relatado na postagem de Alice. “daí uma mulher pegou ele no colo (de cima da prancha) e foi indo pro raso com ele”, narra sobre o ocorrido. “Quando eu cheguei lá era nada mais nada menos que IVETE SANGALO KKKKK com meu sobrinho no colo”, afirma.

Na época, Alice conta que ainda tentou falar com Ivete, tentando confirmar a identidade da cantora. Mesmo assim, ao que tudo indica, a artista tentou disfarçar, evitando que houvesse tumulto e que fosse flagrada por outros fãs.

Ivete, através do seu perfil oficial no Instagram, compartilhou recentemente um vídeo no qual aparece surfando, confirmando em parte da história. Alice, responsável por trazer o relato, comenta que conseguiu ter certeza da identidade da cantora somente quando viu a postagem.

A publicação de Ivete Sangalo foi feita há 4 dias. A cantora não confirmou a localização, mas, ao que tudo indica, estava na praia de Itacimirim, próximo a Salvador, na Bahia, como o relato confirma.

 

Fonte: 

Após se separar do sertanejo Gusttavo Lima, Andressa Suita está, aos poucos, voltando à sua rotina normal. 

Em um vídeo para os stories, nesta terça-feira (27), a famosa bateu um papo com os seguidores sobre a retomada. "Já estou toda maquiada. Estou voltando com meus trabalhos aos poucos, acabou que acumulou. Mas está tudo em ordem", afirmou. 

O assunto principal foi o cuidado com os filhos e com a própria saúde: "Quando eu engravidei do Samuel, o Gabriel estava com cinco meses. Eu levei o maior susto, porque eu não esperava. Tinha acabado de sair de uma depressão pós-parto, queria ter amamentado mais, mas meu leite tinha secado. Hoje vejo como eles precisam um do outro e como são unidos. Eles são muito parceiros", desabafou durante a conversa. 

Por fim, Andressa explicou que está retornando a rotina de exercícios. "Também estou voltando com treinos e dieta. Fiquei umas três semanas bebendo direto, viu? Estou precisando dar aquela limpada no organismo e acelerar o metabolismo", finalizou. 

 

Fonte: https://www.sbt.com.br

Após um longo trabalho na justiça o advogado Wellington Valente e sua equipe conseguiram a tempo hábil que 11 candidatos que sofreram fraude em suas filiações no mês de maio desse ano, tivessem suas candidaturas deferidas e seguem firme na corrida eleitoral.

O caso aconteceu quando as filiações do partido Progressistas 11 foram alteradas de forma criminosa no Sistema Filia da Justiça Eleitoral. De imediato o partido entrou com uma ação junto a Justiça Eleitoral pedindo providencias para a verificação da situação em decorrência da possível fraude que estava ocorrendo, na sequencia foram interpostas as ações competentes para cada um dos filiados partidários que teve sua filiação cancelada ou mesmo adulterada em favor de outros partidos, essas ações foram apreciadas pela  justiça eleitoral, onde o partido Progressistas deu todo apoio aos 11 candidatos.

Dr. Wellington Alves Valente conseguiu provar para a justiça eleitoral, que o processo de filiações foram feitas de forma irregular e criminosa

“Interposto o recurso pelo Ministério Público nós fizemos a defesa junto ao Tribunal Regional Eleitoral, garantindo assim que todas as candidaturas fossem mantidas, no dia do julgamento dessas 8 ações eu na condição de advogado representando cada um deles fiz sustentação oral no tribunal. A decisão judicial foi confirmada em favor de todos eles”, afirmou o advogado.

Josivaldo da Farmácia foi um dos que teve sua filiação alterada, hoje o candidato comemora o deferimento do registro da sua candidatura  

Como resultado das ações feitas no Tribunal Regional Eleitoral, foi mantida as filiações ao partido Progressistas dos 8 que haviam sido motivo de recurso, sendo que 3 haviam transitado enjugado, garantindo assim a filiação de todos eles ao partido. “Estando todos eles, os 11 aptos a concorrerem as eleições, é importante saber também que ontem saíram todas as decisões relacionadas as filiações partidárias garantindo assim o direito deles de concorrerem as eleições, o que já está acontecendo”, pontuou o advogado. 

Francisca Ciza também teve sua filiação prejudica, o que já foi resolvido pelo advogado Wellington Valente 

Com relação a quem fraudou o Sistema Filia, o partido interpôs uma ação que está em investigação conforme determinação do juiz eleitoral Dr. Lauro Fontes, que encaminhou o processo para a Polícia Federal que está investigando e em sequência irá punir quem tiver cometido essas ações, inicialmente constatou-se que a senha utilizada para adulterar o sistema foi do ex-presidente do partido Progressistas, mas isso segundo informações  ainda está em sede de apuração.  

Edineis Barbosa também teve sua filiação prejudicada, agora deferido pela justiça segue na corrida eleitoral 

Com o esforço do partido e do advogado Welignton Valente os 11 candidatos pelo progressistas11 seguem na corrida eleitoral.  

Os candidatos à prefeitura de Belém (PA) foram convidados a assinar pacto pela garantia dos direitos infantojuvenis. O convite foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPPA), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT), e pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJPA).

O evento online de assinatura será nesta quarta-feira (28), às 10h, com transmissão ao vivo no canal de YouTube do MPF no Pará (www.mpf.mp.br/pa/youtube).

Pelo pacto, os candidatos se comprometem, caso eleitos, a garantir e defender os direitos das crianças e adolescentes, reconhecendo a sua plena responsabilidade pela cumprimento de medidas e deveres indispensáveis à plena concretização do princípio constitucional da proteção integral de crianças e adolescentes. 

O pacto cita obrigações estabelecidas pela Constituição, por normas internacionais, como da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e por leis das áreas da educação e assistência social.

O compromisso público proposto pelos MPs e pelo TJPA é que o candidatos cumpram, se eleitos, todos os deveres e medidas citados no documento mediante a devida previsão, nas leis orçamentárias, de recursos suficientes ao desenvolvimento de políticas públicas adequadas e eficientes à garantia total dos direitos das crianças e dos adolescentes na capital paraense.

Detalhes dos compromissos – Confira os compromissos citados no pacto:

1 – Destinar os recursos necessários à composição eficiente do orçamento municipal e do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, inclusive com a definição de percentual mínimo, visando a promoção das políticas públicas de atenção à infância e à juventude, de acordo com as diretrizes e planos formulados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente e demais Conselhos Setoriais com atribuição na matéria.

2 – Cumprir as deliberações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, respeitando a sua atuação quanto à elaboração e controle da execução da Política Municipal de Atendimento aos Direitos de Crianças e Adolescentes, assim como garantindo os recursos indispensáveis às suas atividades.

3 – Fortalecer os Conselhos Tutelares, assegurando adequada estrutura de funcionamento, bem como a formação e capacitação continuada de seus membros, além de zelar por seus direitos laborais.

4 – Promover o protagonismo infantojuvenil, garantindo a participação espontânea, autônoma e consciente de crianças e adolescentes nos processos de planejamento, execução e avaliação das políticas públicas municipais versando sobre os seus direitos.

5 – Intensificar as ações do Poder Público Municipal visando o incremento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, promovendo o permanente aprimoramento técnico dos servidores municipais que trabalham no seu atendimento, sobretudo nas áreas da saúde, educação, assistência social e direitos humanos.

6 – Desenvolver ações, programas, serviços, projetos e benefícios de Proteção Social às famílias e às comunidades inseridas em contextos de vulnerabilidade, objetivando garantir alimentação, moradia digna, geração de trabalho e renda, segurança, prevenção ao uso excessivo de álcool e outras drogas, acolhimento de pessoas em situação de risco, tais como moradores de rua, migrantes e refugiados (com atenção especial aos indígenas da etnia Warao oriundos da Venezuela), e demais direitos consubstanciados na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e na Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH).

7 – Impulsionar políticas públicas municipais visando a permanência de crianças e adolescentes junto às suas famílias, buscando evitar, ao máximo, a sua institucionalização, mediante o resgate e fortalecimento de seus vínculos familiares, realização de visitas domiciliares, atendimento socioassistencial e outras estratégias de atendimento e proteção nesta seara.

8 – Aderir ao Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (Decreto Federal nº 6.289/2007), promovendo a busca ativa de crianças e adolescentes sem documentos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em articulação com outros órgãos de defesa e proteção de direitos, visando eliminar o sub-registro e registro tardio de nascimento.

9 – Implementar a Lei nº 13.257/2016, fomentando a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, com vistas ao desenvolvimento de políticas, programas e serviços intersetoriais para crianças, com idade entre 0 a 6 anos ou 72 meses, considerando a especificidade e relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e do ser humano.

10 – Estimular a criação, organização e ampliação de espaços que propiciem o brincar, o lazer, a prática de esportes e de outras atividades culturais e lúdicas para crianças e adolescentes na cidade, em locais públicos e privados, assegurando a convivência comunitária de forma livre, segura e saudável.

11 – Garantir o atendimento prioritário de crianças e adolescentes nas unidades municipais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a devida observância do princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, sem olvidar da especial atenção às gestantes, puérperas e lactantes, na forma do Estatuto da Criança e do Adolescente e demais documentos legais pertinentes.

12 – Fortalecer e ampliar as estruturas e os serviços municipais direcionados aos cuidados da saúde mental de crianças e adolescentes portadoras de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive decorrentes do uso de substâncias psicoativas, especialmente Centros de Atenção Psicossocial Infantis (CAPSi), de acordo com a Lei nº 10.216/2001 e demais normativas sobre o assunto.

13 – Promover o acesso universal e permanente de crianças, com 0 a 5 anos de idade, às creches e pré-escolas, além de garantir espaços de aprendizagem e de profissionalização para adolescentes, cumprindo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) e o Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), inclusive para estudantes de comunidades tradicionais, ribeirinhos, quilombolas e povos indígenas.

14 – Garantir os recursos tecnológicos e de acesso à internet a famílias de alunos da rede municipal de ensino, especialmente para os que necessitem permanecer em atividades escolares à distância em decorrência da pandemia da covid-19, bem como a continuidade de prestação de merenda escolar para todos os estudantes sob sua responsabilidade.

15 – Fomentar a criação e o efetivo funcionamento dos Grêmios Estudantis nas escolas do município, bem como assegurar a efetiva participação dos representantes dos alunos nos Conselhos Escolares, a fim de fortalecer o seu diálogo permanente com gestores, professores, servidores e demais segmentos da comunidade escolar, cumprindo o princípio da gestão democrática da educação.

16 – Combater o trabalho infantil, sobretudo nas suas piores formas, tais como na exploração sexual e no tráfico de drogas, promovendo campanhas de sensibilização social, assim como garantindo cursos e espaços de aprendizagem e de profissionalização para adolescentes no âmbito da Administração Pública Municipal e mediante convênios com entidades privadas.

17 – Implementar, na esfera municipal, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Decreto Federal nº 7.612/2011), garantindo a inclusão social e acessibilidade de crianças e adolescentes com deficiência, para atendimento de suas necessidades gerais de saúde e específicas de tratamento, habilitação e reabilitação, como também de seu direito à educação, mediante transporte escolar acessível, adequação arquitetônica dos espaços educacionais, oferta de recursos multifuncionais e formação especializada de professores.

18 – Fomentar a elaboração de Programa Municipal de Prevenção à Violência e de Enfrentamento à Letalidade Infantojuvenil, objetivando proteger a integridade e a vida de crianças e adolescentes, principalmente dos residentes em áreas de vulnerabilidade e de risco social, assegurando a interlocução permanente dos órgãos municipais com o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).

19 – Aderir ao Pacto Nacional pela Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, celebrado em 13/06/2019, que visa a implementação da Lei nº 13.431/2017, regulamentada pelo Decreto Federal nº 9.603/2018, promovendo campanhas periódicas de sensibilização social, bem como divulgando amplamente os serviços de proteção, acolhimento e atendimento integral às vítimas e às suas famílias.

20 – Aperfeiçoar e monitorar a execução das medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), em consonância com o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo e diretrizes estabelecidas pela Lei n.º 12.594/2012 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase).

 

Fonte: http://www.mppa.mp.br

Os juros começaram a semana com viés de queda e à espera da agenda importante de eventos, que tem como destaque a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira. O mercado mantém o consenso de apostas em torno da manutenção da Selic em 2% e quer ver haverá algum ajuste na linguagem do comunicado em relação ao forward guidance, segundo o qual o Copom não pretende reduzir o grau de estímulo monetário se cumpridas determinadas condições.

As taxas chegaram a ter baixa mais firme pela manhã, mas perderam ritmo à tarde, alinhadas ao aumento da cautela global, por sua vez alimentada pelas preocupações com a segunda onda de covid-19 nos Estados Unidos e na Europa e redução nas perspectiva de fechamento de um acordo para o pacote fiscal norte-americano antes da eleição em 3 de novembro.

Após a forte alta das taxas na sexta-feira, em reação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) de outubro, o mercado encontrou algum espaço para reduzir prêmios, num movimento técnico estimulado pela ausência de condutores fortes para os negócios.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 encerrou em 3,43%, de 3,475% no ajuste de sexta-feira, e a do DI para janeiro de 2023 caiu de 4,92% para 4,88%. O DI para janeiro de 2025 terminou com taxa de 6,60%, de 6,625% no ajuste anterior. A do DI para janeiro de 2027 passou de 7,474% para 7,43%.

Na avaliação de profissionais, embora o mercado possa ter exagerado no 'sell-off' da sessão anterior, é fato que as estimativas para a inflação estão piorando, ainda que ainda não a ponto de ameaçar as metas, e num cenário fiscal desafiador. "A questão fiscal está batendo à porta em meio a um conjunto de pressões inflacionárias represadas, como visto no IGP-M", disse o operador de renda fixa da Nova Futura André Alírio. Ele lembra que, enquanto o IGP-M pode fechar o ano com alta em torno de 20%, as projeções para o IPCA em 2020 estão perto de 3%.

Na avaliação Goldman Sachs, o prêmio embutido na curva após a reação negativa ao IPCA-15 deixou os retornos interessantes para aplicar, na medida em que o banco vê a ancoragem das expectativas abaixo das metas como sinal de que a precificação de altas para a Selic pode estar superestimada. "Mantemos nossa recomendação de venda no DI para janeiro de 2022", afirma a instituição, em relatório.

Para quarta-feira, o mercado não vê alteração para o nível da taxa básica. Resta saber se haverá alguma mudança na comunicação diante da piora das estimativas de inflação e falta de solução para o financiamento do Renda Cidadã em 2021, o que mantém em risco a regra do teto de gastos, a despeito da defesa do mecanismo feita pelas autoridades nas últimas semanas.

Para o Banco Fibra, o Copom não deve alterar o forward guidance, mas sim retirar do comunicado a referência a "espaço remanescente" para utilização da política monetária. "A despeito dos atuais ruídos, é muito prematuro o comitê alterar a prescrição dado que não houve efetivamente alteração do regime fiscal", diz o relatório, assinado pelo economista-chefe Cristiano Oliveira.

 

Fonte: https://br.investing.com

A Unidade Básica de Saúde Adelina de Jesus, localizada na Vila Planalto, realiza nesta quarta-feira (28) um Dia D de multivacinação, com o objetivo de atualizar os cartões de vacina de crianças e adolescentes até menores de 15 anos. Também será disponibilizada a vacina contra o sarampo, para a população de 20 a 49 anos. A Unidade estará aberta para o atendimento das 8h às 12h e das 14h ás 19h.

A multivacinação também está sendo realizada nas Unidades de Saúde da zona urbana, até o dia 31 de outubro.

A vacina é reconhecidamente a melhor forma de prevenir essas doenças e as Unidades de Saúde estão tomando todas as medidas para garantir a prevenção à Covid-19. É indispensável, ao cidadão que for se vacinar, o uso de máscaras.

 

Fonte: Canaã dos Carajás

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (27), um mandado de busca e apreensão na Grande Fortaleza contra um suspeito de aplicar golpes para receber o auxílio emergencial do governo federal utilizando dados de figuras públicas como o jogador Neymar, o empresário Luciano Hang e o ministro da Economia, Paulo Guedes. O investigado abriu contas fraudulentas na Caixa Econômica Federal para obter o benefício de R$ 600. Nenhum dos citados tem envolvimento com os crimes.

Sobre as investigações, a Caixa Econômica Federal afirmou para o G1 que como trata-se de demanda de investigação da Polícia Federal, o órgão não emite nota sobre o assunto.

No endereço do suspeito, foram apreendidos aparelhos celulares, com os quais realizava as transações, e documentos. Ele morava em Maracanaú, onde foi cumprido o mandado de busca e apreensão. Em uma das ações, de acordo com as investigações, o homem abriu duas contas usando os dados de Neymar, sendo uma delas com o objetivo de receber o auxílio.

Segundo a PF, também foi identificada aprovação do benefício em nome de Luciano Hang, cujo valor foi transferido para a conta fraudulenta aberta com as informações de Neymar, nos meses de abril e maio deste ano.

CNH Falsa com nome do jogador

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Olavo Pimentel, com os dados do Neymar, o suspeito também tirou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. Entre os outros nomes que ele usava, estava também o de uma mulher cadastrada como mãe solteira. Com os dados dela, recebeu pagamento de R$ 1.200 em abril e maio. No total, então, com as contas falsas, foram R$ 5.400. Mas, segundo a Polícia Federal, podem ter mais nomes e o montante pode ser maior, as investigações podem apontar.

A investigação apurou que o homem tentou ainda aplicar golpe semelhante utilizando o nome do ministro da Economia, Paulo Guedes, e conseguiu cadastrar diversas pessoas para o recebimento de parcelas sacadas por ele.

Caso as denúncias sejam comprovadas, o investigado e quaisquer outros envolvidos nas fraudes contatadas na investigação responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documento público, uso de documento falso e organização criminosa.

 
Fonte: Por G1 CE 

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados tem reunião marcada para a manhã desta terça-feira (27) para decidir se envia o caso da deputada Flordelis (PSD-RJ) ao Conselho de Ética. O processo pode levar à cassação do mandato dela.

A parlamentar é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, morto a tiros em junho de 2019. Ela nega as acusações.

Por ter imunidade parlamentar, ela segue em liberdade, mas, desde o dia 8 de setembro, tem sido monitorada por uma tornozeleira eletrônica.

A Mesa Diretora é formada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e mais seis integrantes titulares, além de quatro suplentes.

A reunião está convocada para as 10h na residência oficial do presidente, em Brasília.

Os deputados irão analisar e votar parecer do corregedor da Câmara, Paulo Bengtson (PTB-PA), que recomendou o encaminhamento do processo ao colegiado.

Em seu relatório, Bengtson afirmou que os fatos descritos na representação feita à Câmara pelo deputado Léo Motta (PSL-MG), em agosto, e no inquérito policial, “constituem indícios suficientes de irregularidades ou de infrações às normas de decoro e ética parlamentar".

Para o parecer ser aprovado, não é necessária maioria absoluta. Se, por exemplo, cinco membros estiverem presentes, basta um placar de 3 a 2 para aprovar o parecer.

Integrantes da Mesa ouvidos pelo G1 disseram que a expectativa é a de que a aprovação seja unânime.

Conselho de Ética parado desde março

Mesmo com a decisão pelo prosseguimento do processo, a análise no Conselho de Ética não será imediata. Isso porque o colegiado está parado desde março devido à pandemia do novo coronavírus.

O seu funcionamento depende da aprovação pelo plenário principal da Câmara de um projeto de resolução. Até agora, porém, não há uma definição para essa votação.

O impasse não tem relação apenas com o Conselho de Ética. O projeto de resolução sobre o funcionamento do colegiado, que chegou a ser pautado para votação, também libera os trabalhos de outras comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ).

No entanto, a disputa pelo comando da comissão e a articulação de alguns partidos para que determinados temas não avancem na CCJ, como a reforma administrativa, travaram a votação do projeto.

Para contornar a situação, o presidente do Conselho de Ética, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), já apresentou outro projeto de resolução que trata apenas da autorização para o funcionamento remoto do colegiado. A sua votação, porém, depende ainda de um acordo entre os líderes partidários.

 

Fonte: Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília