Entre o trabalho na feira, a maternidade solo, o cuidado protetivo e o apoio social às gestantes, quatro mulheres mostram como coragem, afeto e políticas públicas ajudam a construir trajetórias
Em Canaã dos Carajás, a trajetória de quatro mães evidencia histórias marcadas por coragem e superação na criação dos filhos. Os relatos envolvem desafios ligados à maternidade solo, ao sustento familiar por meio do trabalho informal, ao papel assumido por avós na criação dos netos e à defesa ativa da infância e adolescência. Em meio às homenagens alusivas ao mês das mães, as experiências também reforçam a importância de reconhecer e valorizar o papel materno de forma permanente, destacando a relevância do cuidado, da proteção e da dedicação exercidos diariamente por essas mulheres.
As histórias demonstram como o apoio institucional e as políticas públicas desenvolvidas no município têm contribuído para fortalecer vínculos familiares, ampliar oportunidades e garantir mais dignidade às famílias.
A trajetória de Bete de Lima, de 58 anos, natural de Ceres (GO), é marcada por desafios, dedicação e superação. Moradora de Canaã dos Carajás há 32 anos, ela iniciou sua vida no município vivendo na zona rural, na Vila Feitosa, onde enfrentava diariamente dificuldades para transportar sua produção agrícola até a feira da cidade, principal fonte de sustento da família. Segundo Bete, na época, os produtores rurais dependiam de apenas uma linha de ônibus para chegar à área urbana. “O ônibus já vinha lotado de produtores e eu era a última a ser apanhada”, relembra.

Bete com o esposo, filhos e neto. Foto: Carol de Andrade
Casada há 40 anos e mãe de dois filhos, ela conta que sempre fez questão de mantê-los por perto durante a rotina de trabalho na feira. “Desde os sete anos de idade eu levava eles para a feira, para ficarem pertinho de mim. Hoje, meu filho mais velho está com 30 anos e os dois ainda me ajudam quando preciso”, destaca.
A feirante afirma que o trabalho desenvolvido ao longo das décadas foi fundamental para garantir a formação acadêmica dos filhos. “O meu maior orgulho hoje é ver meus filhos formados. Tenho orgulho de ser mãe feirante, amo a feira e amo minha história. Foi por causa desse trabalho que conseguimos vencer juntos”, afirma emocionada.
Atualmente, o filho mais velho possui formação técnica em Eletromecânica e cursa Engenharia Elétrica. Já o segundo filho é graduado em Sistemas de Informação.
A história da servidora municipal Maria das Dores da Conceição, de 58 anos, é uma trajetória marcada pela resiliência do trabalho no campo até conquistar estabilidade no serviço público. Natural de Paragominas (PA), ela mora em Canaã dos Carajás há 32 anos. Mãe de cinco filhos, Maria das Dores conta que assumiu sozinha a responsabilidade pela criação da família. Após 28 anos, enfrentou a dor da perda do filho mais velho. Além dos quatro filhos, também assumiu a criação de uma neta, que atualmente tem nove anos de idade.

Maria e seu filho. Foto: Carol de Andrade
“O desafio de ser mãe não foi fácil. Cuidar deles sozinha foi uma tarefa muito difícil. Mas eu nunca perdi a confiança em Deus, porque sabia que Ele estava comigo nessa missão. Hoje vejo que venci”, afirma.
Antes de ingressar no serviço público, Maria trabalhou durante muitos anos na roça para garantir o sustento da família. Ela morou em Jacundá (PA) por nove anos, onde atuou no trabalho rural. Depois, viveu no município de Eldorado do Carajás (PA) exercendo atividades no campo.
Ao chegar em Canaã dos Carajás, continuou trabalhando na roça por mais dois anos e, posteriormente, passou a atuar em casa de família. Foi nesse período que decidiu retomar os estudos em busca de melhores condições financeiras.
A dedicação resultou na aprovação em concurso público para o cargo de Assistente de Serviços Gerais da prefeitura municipal.
“Sou grata a Deus por ter me abençoado com essa aprovação. Foi através desse cargo que consegui melhores condições para ajudar a criar meus filhos”, destaca.
Outra experiência materna mostra a defesa ativa da infância e adolescência. É a história da assistente social Edna Dias, mãe solo de Gabriela, de 15 anos, e Rafaela, de sete. Edna Dias construiu no ambiente familiar uma relação baseada no diálogo, na escuta ativa e no acolhimento emocional das filhas. Atenta ao desenvolvimento de suas meninas, ela afirma que procura acompanhar de perto não apenas o que elas dizem, mas também os sinais transmitidos por meio de comportamentos e reações emocionais.

Edna valoriza o diálogo com as filhas. Foto: Diego Barbosa
Para Edna, a confiança dentro de casa é um dos principais instrumentos de proteção. “Minhas filhas sabem que podem e devem compartilhar comigo tudo o que acontece, principalmente quando alguém pede segredo. Esse tipo de situação é um sinal de alerta e precisa ser comunicado”, afirma.
Edna também reforça a importância da abertura da boa comunicação que toda mãe precisa de ter com seus filhos e filhas, tornando essencial o cuidado e proteção. “O diálogo é a base de tudo dentro da nossa casa. Não há espaço para segredos. É preciso que pais e responsáveis estejam atentos à escuta dos filhos, valorizando seus sentimentos e criando um ambiente seguro para que eles possam falar sem medo”, pontua.
“A minha experiência com a maternidade é um aprendizado contínuo, tenho como uma grande missão, cuido nos detalhes das minhas filhas, do acordar ao dormir, canto para elas todas as noites, exerço escuta ativa, acompanho cada etapa do desenvolvimento, educo com amor, enfrento desafios constantes, mas o amor pelas minhas filhas me fortalece”, finaliza Edna.
E por fim, o relato de Sara da Silva Paz, de 22 anos, que nasceu em Parauapebas (PA) e mora há 15 anos em Canaã dos Carajás, destaca a importância das políticas públicas voltadas ao apoio social de mulheres que enfrentam dificuldades financeiras durante a maternidade. Atualmente desempregada e grávida, a jovem conta que recebe, pela segunda vez, o auxílio enxoval por meio do acompanhamento realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Esse auxílio me ajudou muito, porque no momento estou desempregada. Solicitei no CRAS, onde faço acompanhamento, e eles me ajudaram novamente”, relata.

Sara é uma das mulheres acolhidas pela assistência social municipal. Foto: Diego Barbosa
Sara conta que o benefício representa um suporte essencial para muitas gestantes em situação de vulnerabilidade. “Esse apoio é muito importante para nós gestantes, principalmente para aquelas que não têm condições de comprar os itens necessários ou estão passando por dificuldades financeiras”, comenta.
Histórias como estas evidenciam que por meio de políticas públicas voltadas à assistência social, saúde, proteção e fortalecimento familiar, a Prefeitura de Canaã dos Carajás tem ampliado o apoio às mulheres, especialmente àquelas que exercem diariamente os desafios da maternidade. As ações desenvolvidas no município buscam garantir acolhimento, dignidade e melhores condições de vida para mães e crianças, fortalecendo o papel da mulher como protagonista na construção de famílias mais seguras, saudáveis e amparadas socialmente.
Por Emanuel Jadir





























