
Carajas o Jornal
O desenhista Mauricio de Sousa é o vencedor da categoria Audiovisual do Prêmio Faz Diferença 2022, promovido pelo jornal O Globo. Em sua 19ª edição, a premiação homenageia personalidades brasileiras que inspiraram o público com seus trabalhos.
O cartunista foi premiado devido a sua contribuição na indústria audiovisual ao longo dos anos. Mauricio levou os seus famosos personagens às telas com o filme “Turma da Mônica - Lições”, que registrou grandes números de bilheteria nacional após a reabertura das salas de cinemas na pandemia.
O Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do jornal O Globo e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os demais ganhadores das 13 categorias da premiação foram anunciados hoje, 28 de maio, em um caderno especial do veículo.
Mauricio de Sousa
Iniciou sua carreira de ilustrador na região de Mogi das Cruzes, perto de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí, vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Na edição de revistas em quadrinhos, depois de passar pela Editora Abril e pela Editora Globo, assinou contrato com a italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa. Suas criações chegam a cerca de 30 países.
Projeto que atende crianças e adolescentes de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás realizou entregas esta semana | Créditos: Divulgação DPA |
Cerca de 600 alunos atendidos pela organização social De Peito Aberto (DPA) receberam, ao longo dessa semana, novos materiais. A iniciativa, que conta com o patrocínio da Vale via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, atende desde outubro de 2021 crianças e adolescentes de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás que praticam gratuitamente as modalidades esportivas de futebol de campo, futsal e handebol. Os alunos receberam, de forma gratuita, kit com camisa, short e meião para utilização durante as atividades do projeto. O aluno Wolf Alves Guimarães, de 8 anos, residente de Marabá, aprova o “Esporte na Cidade Norte e Nordeste”. “O projeto é bom demais. Eu tenho muitos amigos aqui e estou muito feliz. Eu gosto de vir para as aulas para ser goleiro. O professor me incentiva muito. O projeto é muito bom e muito legal”, disse. |
O magnésio é um mineral de extrema importância para o funcionamento adequado de todo o nosso organismo, desde funções metabólicas até neurológicas. Níveis baixos de magnésio podem provocar inicialmente fraqueza e diminuição do apetite, por exemplo. Entretanto, se a deficiência persistir, pode causar outros sintomas. Veja mais a seguir
-
-
Mudanças na personalidade
A deficiência de magnésio, também chamada de hipomagnesemia, é associada em vários estudos a alterações no humor.
“O papel do magnésio é complexo e sua deficiência está implicada em uma série de alterações neuropsicológicas inespecíficas, como agitação, medo, ansiedade, depressão, tontura, falta de atenção, insônia e inquietação. Alguns desses sintomas caracterizam a doença mental conhecida como neurose”, argumentam em um artigo científico, disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Victoria Papadopol and Mihai Nechifor, de universidades da Romênia
Antes das alterações de personalidade sinais iniciais da deficiência de magnésio incluem, segundo o Escritório de Suplementos Alimentares dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza
Se a deficiência se tornar algo prolongado, é possível que haja o surgimento de outros problemas, incluindo dormência, formigamento, contrações musculares e cãibras, convulsões, ritmos cardíacos anormais e espasmos coronários
“A deficiência grave de magnésio pode resultar em hipocalcemia ou hipocalemia (baixos níveis séricos de cálcio ou potássio, respectivamente) porque a homeostase [equilíbrio interno] mineral é interrompida”, explica o Escritório de Suplementos Alimentares dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos
-
“A deficiência grave de magnésio pode resultar em hipocalcemia ou hipocalemia (baixos níveis séricos de cálcio ou potássio, respectivamente) porque a homeostase [equilíbrio interno] mineral é interrompida”, explica o Escritório de Suplementos Alimentares dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos
O portal MedlinePlus, da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, ressalta que algumas doenças ou hábitos estão relacionados à predisposição para ter deficiência de magnésio: uso de álcool, doenças gastrointestinais, diabetes tipo 2, pancreatite, micção excessiva (como na diabetes não controlada) e suor excessivo. Idosos e indivíduos que utilizam medicamentos inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol, pantoprazol, entre outros, também podem apresentar hipomagnesemia.
-
Em muitos casos, a escolha de alimentos ricos em magnésio pode suprir deficiências iniciais. Semente de abóbora, castanhas, amendoim e aveia, por exemplo, possuem quantidades altas deste mineral
Se houver deficiência comprovada, pode ser necessária a suplementação de magnésio. Há uma série de tipos, mas estudos indicam que aqueles que se dissolvem bem em líquido são os mais bem-absorvidos no intestino. Sabe-se, por exemplo, que as formas aspartato, citrato e lactato são melhores do que óxido e sulfato.
A Justiça Eleitoral de Parauapebas determinou o arquivamento da ação de investigação que pedia a cassação do mandato do Prefeito de Parauapebas Darci Lermen e o vice João Trindade. A justiça já havia julgado improcedente a ação, ou seja, não havia acatado os pedidos da oposição ao Prefeito Darci Lermen, que foi reeleito em 2020 para seu quarto mandato executivo.
A ação proposta pela coligação Parauapebas de Volta ao Trabalho apontava abuso de poder econômico e político em decorrência de supostas práticas de coação de eleitores, realização de obras em ano eleitoral e gastos excessivos na convenção partidária.
Ao perder a ação em primeiro grau, a coligação não recorreu, mas o Ministério Público recorreu para o Tribunal Regional Eleitoral – TRE-PA, defendendo os mesmos argumentos da coligação de oposição.
As defesas do Prefeito e Vice-Prefeito alegaram que o recurso do MP não conseguiu comprovar as acusações feitas na ação e ainda apresentou como fundamento decisões da Justiça Eleitoral que tratavam meramente de aplicação de multa eleitoral, e não de cassação de diploma, o que demonstrava que o recurso era extremamente frágil e não poderia ter êxito.
Decisão decisão da Justiça Eleitoral
No fim de março, o TRE-PA julgou o recurso do MP e deu razão às defesas de Darci Lermen e João Trindade. A decisão da justiça argumentou que a administração pública não pode ser paralisada em razão do período eleitoral, pois um dos princípios que rege a prestação do serviço público é a continuidade. "A realização de obra é ato normal da administração pública. No que diz respeito à realização e continuidade das obras públicas no ano eleitoral, há potencial para conferir, de fato, algum benefício eleitoral à recandidatura, mas isso decorre da opção constitucional que criou o sistema da reeleição, fator que inegavelmente propicia maior destaque ao ocupante do cargo político que pretende a recondução", destacou o Desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, relator do processo.
Sobre abuso de poder econômico e político por conta da realização da convenção partidária, o relator concluiu que “não há nos autos elementos suficientes para condenar os recorridos por abuso do poder, pois inexiste provas de que a convenção partidária poderia influir negativamente na legitimidade ou na normalidade do pleito majoritário municipal”.
Com a negação pelo TRE-PA de provimento ao recurso do Ministério Público, o Prefeito Darci Lermen e seu vice, João Trindade, continuam em seus respectivos cargos.
No último dia 24 de maio, a juíza da 106ª Zona Eleitoral de Parauapebas proferiu decisão determinando arquivamento da ação.
Clique para ver o Acórdão do TRE-PA e para ver a decisão da 106ª Zona Elitoral de Parauapebas
Fonte: JP-Jornal do Pará
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteou, nesta sexta-feira (27), os confrontos das oitavas de final da Libertadores e as trajetórias das equipes até a final, em 29 de outubro, no Estádio Monumental de Guayaquil (Equador). O chaveamento prevê três possíveis confrontos entre brasileiros nas quartas de final, caso os clubes vençam os respectivos compromissos, além de viabilizar o que seria uma terceira decisão seguida entre times do país.
Atual bicampeão e dono da melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento no Grupo A, o Palmeiras terá como adversário o Cerro Porteño (Paraguai), segundo colocado do Grupo G. Caso se classifique, o Verdão poderá encarar o Atlético-MG. Líder do Grupo D, o Galo enfrentará o Emelec (Equador), que ficou em segundo na chave do Alviverde.
Athletico-PR e Fortaleza podem fazer, se avançarem de fase, outro duelo brasileiro nas quartas. O Furacão, novamente, medirá forças com Libertad (Paraguai). Ambos foram adversários no Grupo B, com os paraguaios ficando à frente na classificação pelo saldo de gols. O Leão do Pici se classificou em segundo lugar no Grupo F e será o adversário do Estudiantes (Argentina), que foi o líder do Grupo C - que teve o Red Bull Bragantino na lanterna.
A outra chave prevê, caso se classifiquem, um embate entre as duas maiores torcidas do Brasil nas quartas de final. Melhor time do Grupo H, o Flamengo terá pela frente o Deportes Tolima (Colômbia). O vencedor pega quem avançar no confronto entre Corinthians e Boca Juniors (Argentina), que se reencontram depois de se enfrentarem no Grupo E - os argentinos ficaram na primeira posição, seguidos pelo Timão.
Os jogos das oitavas serão realizados entre a última semana de junho e a primeira de julho. As datas e horários ainda serão divulgados pela Conmebol. Devido à campanha na fase de grupos, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo serão os anfitriões da segunda partida, enquanto Athletico-PR, Fortaleza e Corinthians realizarão os duelos de volta como visitantes.
O futebol brasileiro ficou com a taça da Libertadores em quatro das cinco edições mais recentes, sendo que as duas últimas finais reuniram somente equipes do país. Na decisão referente a 2020, realizada em janeiro do ano passado, o Palmeiras superou o Santos, no Maracanã, no Rio de Janeiro, por 1 a 0. Na de 2021, o Verdão levou a melhor novamente, desta vez sobre o Flamengo, no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), por 2 a 1.
A presença no mata-mata garante às equipes uma premiação de US$ 1,05 milhão (R$ 4,98 milhões, na cotação atual). Os times que avançarem às quartas de final recebem mais US$ 1,5 milhão (R$ 7,11 milhões). A classificação às semifinais assegura mais US$ 2 milhões (R$ 9,48 milhões). O finalista superado leva US$ 6 milhões (R$ 28,45 milhões), enquanto o campeão embolsa US$ 16 milhões (R$ 75,86 milhões).
Confira os confrontos da Libertadores
Libertad (Paraguai) x Athletico-PR |
Fortaleza x Estudiantes (Argentina) |
Emelec (Equador) x Atlético-MG |
Cerro Porteño (Paraguai) x Palmeiras |
Deportes Tolima (Colômbia) x Flamengo |
Corinthians x Boca Juniors (Argentina) |
Vélez Sarsfield (Argentina) x River Plate (Argentina) |
Talleres (Argentina) x Colón (Argentina) |
Fonte: Agência Brasil
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteou, nesta sexta-feira (27), os confrontos das oitavas de final da Libertadores e as trajetórias das equipes até a final, em 29 de outubro, no Estádio Monumental de Guayaquil (Equador). O chaveamento prevê três possíveis confrontos entre brasileiros nas quartas de final, caso os clubes vençam os respectivos compromissos, além de viabilizar o que seria uma terceira decisão seguida entre times do país.
Atual bicampeão e dono da melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento no Grupo A, o Palmeiras terá como adversário o Cerro Porteño (Paraguai), segundo colocado do Grupo G. Caso se classifique, o Verdão poderá encarar o Atlético-MG. Líder do Grupo D, o Galo enfrentará o Emelec (Equador), que ficou em segundo na chave do Alviverde.
Athletico-PR e Fortaleza podem fazer, se avançarem de fase, outro duelo brasileiro nas quartas. O Furacão, novamente, medirá forças com Libertad (Paraguai). Ambos foram adversários no Grupo B, com os paraguaios ficando à frente na classificação pelo saldo de gols. O Leão do Pici se classificou em segundo lugar no Grupo F e será o adversário do Estudiantes (Argentina), que foi o líder do Grupo C - que teve o Red Bull Bragantino na lanterna.
A outra chave prevê, caso se classifiquem, um embate entre as duas maiores torcidas do Brasil nas quartas de final. Melhor time do Grupo H, o Flamengo terá pela frente o Deportes Tolima (Colômbia). O vencedor pega quem avançar no confronto entre Corinthians e Boca Juniors (Argentina), que se reencontram depois de se enfrentarem no Grupo E - os argentinos ficaram na primeira posição, seguidos pelo Timão.
Os jogos das oitavas serão realizados entre a última semana de junho e a primeira de julho. As datas e horários ainda serão divulgados pela Conmebol. Devido à campanha na fase de grupos, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo serão os anfitriões da segunda partida, enquanto Athletico-PR, Fortaleza e Corinthians realizarão os duelos de volta como visitantes.
O futebol brasileiro ficou com a taça da Libertadores em quatro das cinco edições mais recentes, sendo que as duas últimas finais reuniram somente equipes do país. Na decisão referente a 2020, realizada em janeiro do ano passado, o Palmeiras superou o Santos, no Maracanã, no Rio de Janeiro, por 1 a 0. Na de 2021, o Verdão levou a melhor novamente, desta vez sobre o Flamengo, no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), por 2 a 1.
A presença no mata-mata garante às equipes uma premiação de US$ 1,05 milhão (R$ 4,98 milhões, na cotação atual). Os times que avançarem às quartas de final recebem mais US$ 1,5 milhão (R$ 7,11 milhões). A classificação às semifinais assegura mais US$ 2 milhões (R$ 9,48 milhões). O finalista superado leva US$ 6 milhões (R$ 28,45 milhões), enquanto o campeão embolsa US$ 16 milhões (R$ 75,86 milhões).
Confira os confrontos da Libertadores
Libertad (Paraguai) x Athletico-PR |
Fortaleza x Estudiantes (Argentina) |
Emelec (Equador) x Atlético-MG |
Cerro Porteño (Paraguai) x Palmeiras |
Deportes Tolima (Colômbia) x Flamengo |
Corinthians x Boca Juniors (Argentina) |
Vélez Sarsfield (Argentina) x River Plate (Argentina) |
Talleres (Argentina) x Colón (Argentina) |
Fonte: Agência Brasil
Folhas verdes, frutas cítricas e leguminosas: saiba quais alimentos fortalecem o sistema imunológico
27 Mai 2022-
Todo mundo tem uma receitinha para fortalecer a imunidade, mas o que realmente funciona? Ter uma alimentação equilibrada, com alimentos que dão uma força a mais ao sistema imunológico, é o primeiro passo para manter a saúde em dia, sobretudo quando as variações de temperatura põem o corpo à prova
A nutricionista Vanderli Marchiori, da Sociedade Brasileira da Alimentação e Nutrição, explica que os alimentos ricos em zinco são importantes aliados do sistema imunológico. Para encontrar o mineral, vale apostar em grãos integrais, como aveia, carne vermelha, feijões e leguminosa
“A vitamina A está envolvida diretamente com a integridade da pele e da parede intestinal, que se não estiverem em boas condições nos deixam mais expostos aos ataques de microrganismos e bactérias”, destaca a nutricionista.
O consumo de fibras também tem papel importante na integridade da parede intestinal, que, segundo a nutricionista, é chamada de sistema imune inato. Para aumentar o consumo de fibras, vale apostar em verduras cruas, sementes como as de chia e de linhaça, mamão e iogurte
As raízes, sobretudo o gengibre, são importantes bactericidas e fungicidas, o que as torna armas eficazes para o sistema imunológico. “As raízes são compostos bioativos que fazem toda a diferença na hora de selecionar a morte de algumas bactérias e de alguns vírus. O gengibre tem poder de reduzir a expressão de muitas bactérias e de levar à morte vírus respiratórios, infelizmente não esses vírus atuais da gripe, mas há comprovação científica da ação do gengibre nos vírus anteriores”, afirma a especialista
As folhas verde-escuras, como as da couve, são ricas em vitaminas do complexo B, nutriente que fornece energia às células e atua de forma decisiva para o bom desempenho do sistema imunológi
Durante o evento do Star Wars Celebration, a Disney e a Lucasfilm revelaram que a aguardada série ‘Star Wars: Andor’ já teve sua 2ª temporada oficialmente confirmada, antes mesmo da estreia do primeiro ciclo (via ComicBook.com).
As informações indicam que, enquanto a iteração de estreia terá 12 episódios e abrangerá o período de um ano, a próxima também será composta por 12 capítulos, mas se estenderá por quatro anos. Além disso, o episódio final de ‘Andor’ culminará diretamente em ‘Rogue One’.
Mais detalhes não foram revelados.
A produção irá estrear no dia 31 de agosto no Disney+.
Quatro em cada dez reajustes salariais ficaram abaixo da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a abril deste ano, segundo levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A proporção dos reajustes que ficaram iguais à inflação ficou em 31,6%. Já os resultados acima do índice inflacionário equivalem a 27,6%.
Por setores
De janeiro a abril, reajustes iguais e acima da inflação foram mais frequentes no comércio, presentes em cerca 67% das negociações analisadas. Em seguida, aparecem as negociações realizadas pelas categorias da indústria – em 64% dos casos, houve reposição da inflação anual.
Já os aumentos reais (acima da inflação) foram mais regulares na indústria (29,4% dos casos) do que no comércio (17,1%). O setor de serviços chama atenção pela maior proporção de reajustes tanto abaixo (45,1%) quanto acima (29,8%) do INPC.
Por regiões
Nos quatro primeiros meses de 2022, a região Sul foi a que apresentou o maior percentual de reajustes iguais e acima da inflação – cerca de 77% dos casos analisados – somente 23,4% das negociações conseguiram reajuste abaixo da inflação.
Já o Sudeste teve o maior percentual de ganhos acima da inflação (38,7%) e o segundo menor percentual de reajustes abaixo do INPC (38,3%).
Os piores resultados foram encontrados no Centro-Oeste, onde 63,7% dos reajustes ficaram abaixo do INPC-IBGE, 21% acompanharam exatamente a variação do índice inflacionário e apenas 15,3% ficaram acima dele.
No Norte, 50,7% dos reajustes ficaram abaixo da inflação, e no Nordeste, o percentual foi de 47,5% – a região teve o segundo menor percentual de aumento acima da inflação entre as demais: 19,2%.
Pisos salariais
O valor médio dos pisos salariais até abril é de R$ 1.414,77. O maior valor médio pertence ao comércio (R$ 1.481,54), e o menor, à indústria (R$ 1.380,19). Já o de serviços ficou em R$ 1.418.
Por regiões, o Sul tem o maior piso salarial médio (R$ 1.536,67), e o Nordeste tem o menor (R$ 1.330,10). O do Sudeste ficou em R$ 1.420; o do Norte em R$ 1.368,09; e o do Centro-Oeste, em R$ 1.362,89.
Reajustes em abril
A maioria das categorias com data-base em abril conseguiu reajustes iguais ou acima da inflação. Mas, de acordo com levantamento do Dieese, das 163 negociações coletivas analisadas, apenas 8% alcançaram resultados acima do INPC e 46% obtiveram reajustes iguais ao índice, o que totaliza 54% das negociações.
Segundo o Dieese, os dados praticamente repetem os da data-base de março, quando 53,7% das negociações conseguiram reajustes iguais ou superiores ao INPC.
O mês de abril apresenta a menor proporção de reajustes com ganhos reais (acima da inflação) em 2022 e a segunda menor proporção nas últimas 15 datas-bases analisadas, acima apenas de novembro de 2021.
Variação negativa
Em abril, a variação real (descontando a inflação) média dos reajustes foi de -0,76%, resultado pior que o das negociações com data-base em março e ligeiramente melhor do que o daquelas com data-base em fevereiro.
Em todas as últimas 15 datas-bases pesquisadas, a variação real dos reajustes foi negativa, especialmente em julho de 2021 (-1,94%).
“As médias negativas refletem o peso dos resultados abaixo do INPC-IBGE, que superam em grandeza os ganhos dos reajustes acima do índice inflacionário. Os reajustes abaixo do INPC-IBGE de abril foram, em média, equivalentes a apenas 83% do valor necessário para a recomposição plena dos salários”, informa o Dieese.
Reajuste necessário
Em função de o INPC ter ficado em 1,04% em abril, o reajuste necessário para as negociações com data-base em maio ficou em 12,47%, segundo o Dieese – é o maior valor desde que começou o boletim, em fevereiro de 2021.
O percentual passou dos 10% a partir de setembro de 2021. A título de comparação, em fevereiro de 2021, o percentual era de 5,53%.
Canaã dos Carajás: Profissionais da Educação recebem incentivo de atualização tecnológica
27 Mai 2022Já está na conta de 519 profissionais da educação do município, nesta sexta-feira (27), o Auxílio Tecnológico, no âmbito do projeto Escola Interativa. No valor de R$ 3 mil, em parcela única, o auxílio tem o objetivo de subsidiar os profissionais pela aquisição de materiais de informática e serviço de acesso à internet, que foram utilizados no desenvolvimento de atividades de ensino durante o período da pandemia.
Os profissionais beneficiados são: professor regente em sala de aula, diretor e vice-diretor, coordenador e técnico pedagógico, além do orientador educacional.
Além disso, para ter direito ao benefício, o profissional precisa ter exercido a função por, no mínimo, dez meses em 2021.
“Nossos profissionais fizeram um grande esforço para seguir com a educação remota, devido às medidas impostas pela pandemia. Além da dedicação, muitos deles precisaram investir em recursos que possibilitassem um trabalho melhor e essa é uma forma que a prefeitura encontrou de reconhecer isso”, destacou a prefeita Josemira Gadelha.
Para a secretária de Educação, Roselma Feitosa, o investimento em tecnologia é um imperativo para a educação nos dias atuais. “Não há como fugir do uso da tecnologia em sala de aula, nós entendemos isso e queremos que cada vez mais a tecnologia seja nossa aliada na melhoria do ensino e da aprendizagem”, disse.