Parauapebas celebra o 22º Círio de Nossa Senhora de Nazaré com procissão marcada por fé e devoção

Compartilhe no Whatsapp
Facebook
X

A romaria teve duração de quatro horas, percorreu as ruas da cidade, emocionou devotos e contou com homenagens especiais

O 22º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Parauapebas, foi marcado pela fé, emoção e devoção durante a realização neste sábado, 24. Aproximadamente, 45 mil pessoas participaram da romaria, considerada uma das principais manifestações religiosas do município. Com o tema “Com Maria, Unidos na Fé, na Esperança e na Missão”, a festividade reuniu pessoas de todas as idades, em um percurso de oração, cânticos e agradecimentos.

“Ver essa multidão tomando as ruas de Parauapebas. Eu estou aqui há 13 anos, e a cada ano a gente percebe que as pessoas abraçam mais o Círio e a nossa cidade fica cada vez mais bonita com a presença dessa multidão que hoje está aqui para honrar a mãe de Deus”, disse Patrick Fernandes, padre da Paróquia São Sebastião.

A romaria saiu da Igreja São Sebastião, logo depois das 17h, no bairro Cidade Nova, e seguiu em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Parque dos Carajás. Ao longo do trajeto, a berlinda com a imagem da virgem mãe foi acompanhada por uma multidão de fiéis, muitos deles unidos pela tradição de pagar promessas e demonstrar gratidão por bênçãos recebidas.

A caminhada foi marcada por manifestações de fé e solidariedade. Moradores e comerciantes prepararam homenagens em diferentes pontos do percurso, com altares improvisados, distribuição de água e pétalas de rosas lançadas durante a passagem da imagem. Em uma das avenidas do bairro Parque dos Carajás, a estrutura contou com apresentação musical ao vivo, fogos de artifício e um espetáculo de drones luminosos que desenharam imagens no céu em homenagem à santa. Um drone agrícola também lançou uma chuva aromatizante durante a passagem da berlinda, proporcionando uma experiência diferenciada aos devotos.

As imagens de Nossa Senhora de Nazaré e do Sagrado Coração de Maria projetadas no céu emocionaram o público. A apresentação foi encerrada com a frase “É Círio Outra Vez”, reforçando o sentimento de devoção que marca a festividade. Um dos símbolos da romaria foi a corda de aproximadamente 160 metros que acompanhou a berlinda. Para muitos participantes, segurar a corda representa um gesto de sacrifício, agradecimento e renovação da fé.

Durante todo o percurso, romeiros demonstraram sua devoção de diferentes maneiras, alguns caminharam descalços, outros carregaram objetos simbólicos ou cumpriram promessas de joelhos. Histórias pessoais de superação, esperança e gratidão deram ainda mais significado à celebração. O cortejo também recebeu homenagens em locais importantes da cidade, entre eles o Ginásio Poliesportivo Islander Souza e a Câmara Municipal, ambos no bairro Beira Rio.

O prefeito Aurélio Goiano participou da procissão acompanhado da primeira-dama Beatriz Ramos e de integrantes do governo municipal. Para garantir a segurança dos participantes, a Prefeitura de Parauapebas mobilizou equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), além de profissionais de saúde, ambulâncias e equipes do Corpo de Bombeiros. O trabalho integrado contribuiu para a organização e o acompanhamento dos fiéis durante a caminhada.

“Essa emoção do Círio ver as pessoas que adoram mesmo ao nosso Senhor Jesus e, claro, a Nazinha, a nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Pará, enche a gente de alegria. Que tenhamos mais cristãos nesse país e na nossa cidade. Viva Nossa Senhora de Nazaré!”, ressalta o prefeito Aurélio Goiano.

A romaria terminou, às 21h, no Parque dos Carajás, onde foi montada a estrutura para a celebração da missa campal. A cerimônia, conduzida pelo bispo Dom Vital Corbellini, da Diocese de Marabá, reuniu os fiéis em um momento de oração, agradecimento e bênçãos às famílias e aos trabalhadores do município.

“Eu sou consagrada a Nossa Senhora há mais ou menos 6 anos, e desde que eu me consagrei, ela tem me levado mais a Jesus Cristo, que é o centro da nossa fé”, afirma Dulce Helena, devota de Nossa Senhora de Nazaré.


Texto: Fábio Relvas
Fotos: Adahilton Araújo