A participação do município reforça o compromisso da gestão com a qualificação dos serviços, a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras para o SUS
Entre os dias 12 e 15 de julho de 2026, Porto Alegre (RS) sediou o XXXIX Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), considerado o maior evento de saúde pública municipal do país. Dos 144 municípios paraenses, Parauapebas esteve entre os 12 selecionados durante o XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Pará para representar o estado na etapa nacional, ao alcançar a fase final da Mostra de Experiências Exitosas.

Durante o congresso, a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou o trabalho “Matriciamento na Atenção Básica: Transformando o Cuidado da Doença Renal Crônica em Parauapebas”, desenvolvido pelo Ambulatório Especializado de Doença Renal Crônica Pré-dialítica. A iniciativa destaca o acompanhamento multiprofissional ofertado aos pacientes na fase pré-dialítica da Doença Renal Crônica (DRC), período que antecede a necessidade de diálise ou transplante renal, fortalecendo o cuidado integral e a atuação da Atenção Básica no município.

O trabalho foi apresentado no dia 12 de julho, durante a 21ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, espaço dedicado à apresentação oral de experiências exitosas selecionadas em todo o país. A iniciativa promoveu a troca de conhecimentos entre gestores e profissionais da saúde, dando visibilidade a práticas inovadoras e soluções que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a médica nefrologista Verônica Costa, responsável pela apresentação da experiência exitosa de Parauapebas, o congresso proporcionou uma importante troca de conhecimentos.
“Tivemos a oportunidade de conhecer práticas exitosas desenvolvidas em todo o Brasil e, ao mesmo tempo, compartilhar o trabalho que realizamos no cuidado às pessoas com doença renal crônica. Essa troca fortalece o SUS, amplia nosso conhecimento e nos motiva a buscar soluções cada vez mais eficientes para melhorar a qualidade de vida da população”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Jandson Rodrigues, destacou que a participação no congresso proporcionou novos aprendizados, troca de experiências e avanços em tratativas junto ao Ministério da Saúde.
Segundo ele, a qualificação contínua das equipes fortalece a saúde pública e contribui para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e resolutivo à população. “Nossa equipe aproveitou cada oportunidade de aprendizado, por isso, retornamos motivados e com novos conhecimentos para continuar trabalhando”, afirmou o gestor.



