Carajas o Jornal

Carajas o Jornal

O ano de 2014 foi muito marcante. Diversos acontecimentos mundiais, nacionais, regionais e locais mexeram com o dia a dia da Capital do Minério. Um ano marcado pela Copa do Mundo, eleições estaduais e presidenciáveis, mas aqui em Parauapebas marcada principalmente pela política e economia. Confira a seguir o resumo das principais notícias que foram destaque no Carajás O Jornal durante este ano.

Janeiro

Profissionais do transporte escolar passam por capacitação

Com o objetivo de atender com maior qualidade os estudantes do município usuários do transporte escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o CTRH, capacita até o final deste mês 130 profissionais, entre motoristas e monitoras. A primeira turma, composta por 40 motoristas, teve início na última segunda-feira (13) e será concluída nesta quarta-feira (15). Com jornada de 12 horas, o curso ofertado aborda temas fundamentais para um bom desempenho profissional, entre os quais direção defensiva, primeiros socorros, excelência no atendimento e saúde mental.

Profissionais do transporte escolar passam por capacitação.
Fevereiro

Vereador presta contas de suas ações

O ato ocorreu no Bairro Palmares e reuniu a comunidade e autoridades. Reeleito nas últimas eleições municipais, pela legenda do PT, com 2.073 votos, o vereador Israel Pereira Barros, o popular Miquinha, deu sequencia em sua jornada política com inovação, ousadia, compromisso, fidelidade ao povo e dedicação. Denominando seu mandato como “Mandato Popular”, Miquinha mantém a tradição de prestar contas de suas ações, assim como vem fazendo em todos os anos de seu primeiro mandato.

prestação de contas
Vereador presta contas de suas ações

 

Março

Operadores de taxi lotação buscam apoio de vereadores

A ideia surgiu em janeiro de 2011 e de lá para cá foram muitas as tentativas de legalizar o taxi lotação em Parauapebas, porém todas frustradas. Francisco das Chagas Batista Moraes, presidente de uma das cooperativas do segmento, conta que de acordo com pesquisa feita em janeiro do ano passado por um site local 93% da população é a favor da modalidade de transporte de passageiros.

taxi lotação
Todos querem a legalização do serviço alternativo em Parauapebas

 

Parauapebas recebe o primeiro Campus Universitário

Com incentivo do governo Valmir Mariano dois novos cursos será implantados. “Era como se fosse uma lenda e hoje é realidade”, disse Taynara Barbosa, estu¬dante de zootecnia, pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA; inaugurada na tarde desta segunda-feira, 10, contando com alunos, professores, reitoria, au¬toridades políticas numa cerimônia esperada há nove anos. “Desde 2005 que sonhávamos com este Campus, ele significa uma vitória muito gran¬de, essa conquista é de cada um que acreditou que este dia chegaria”, comemora Ca¬liandra Alves, diretora da instituição.

universidade
Parauapebas recebe o primeiro Campus Universitário

Abril

Turma de Física da UFPA em Parauapebas cola grau

A cerimônia de Outorga de Grau da primeira turma do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Polo Parauapebas, vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor), ocorreu na noite do último sábado (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

concluintes
Concluíntes posam para foto junto com autoridades municipais e professores da UFPA

 

 

24º Encontro da Mulher contou com uma extensa programação que foi sucesso absoluto

Com uma ampla programação que se iniciou no dia 7 e se estendeu até o dia 29 de março, a 24ª edição do Encontro da Mulher de Parauapebas reuniu milhares de pessoas ao longo dos seus vinte e dois dias de comemoração.

encontro
Encontro da Mulher

 

Maio

Dia do Trabalhador foi comemorado com Ação Cidadania e Corrida Rústica em Parauapebas

As comemorações pelo Dia do Trabalhador começaram logo pela manhã do dia 1º de maio com a 4ª Corrida Rústica do Trabalhador. Foi um total de 120 corredores concorrendo em cinco categorias: geral masculino; geral feminino; master masculino; master feminino e deficiente cadeirante. O evento foi realizado pela prefeitura municipal através das Secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Assistência Social (Semas) e outros órgãos públicos.

corrida
Corrida do Trabalhador

 

Mérito Lojista premia os destaques de 2013

A noite deste sábado, 26, foi regada de muito glamour, trajes elegantes e gente bonita na 14ª edição do prêmio do Mérito Lojista, considerado o “Oscar do Varejo”. Uma mega festa foi organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL) para entregar a estatueta Deusa da Fortuna para os destaques empresariais e liberais do mercado do ano passado.

mérito
Mérito Lojista premia os destaques de 2013

Junho

Geólogo que descobriu jazidas de Carajás palestrou em Parauapebas

O geólogo Breno Augusto dos Santos descobriu a primeira jazida de minério de ferro na Serra dos Carajás em 1967 enquanto sobrevoava a região e teve que fazer um pouso em uma clareia. Notando que a vegetação do lugar não crescia normalmente, percebeu que o motivo era a quantidade gigantesca de minério de ferro.

 

A turnê do 25º Prêmio da Música Brasileira chegou mais uma vez a Parauapebas

Uma mega estrutura foi montada nas remediações da Praça de Eventos para receber os artistas que festejaram o Jubileu de Prata da Premiação da Música Brasileira.Pela primeira vez, o prêmio agracia um ritmo: o samba.O circuito musical começou no dia 15 de maio da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Passou por São Luís (MA), Belém (PA) e chegou a Parauapebas na noite do último domingo, 25.

premio
Música Brasileira em Parauapebas

Julho

Prefeitura realiza segunda audiência pública

Foi realizada na noite desta quarta-feira (9) na quadra da Escola Paulo Fonteles no bairro Rio Verde, a segunda audiência pública para tratar do projeto de macrodrenagem e revitalização da orla do Rio Parauapebas. A ocasião contou a presença do titular da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Raimundo Queiroga; do presidente da Câmara Municipal, Josineto Feitosa; do procurador do município, Marcones Santos, do analista ambiental e chefe Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IMCbio), Frederico Drumond; parte do secretariado municipal; alguns vereadores; além da participação da comunidade em geral. Vila Palmares II comemorou seu 20º aniversário em grande estilo Nascido de reforma agraria em 1994, o assentamento denominado hoje.

 

Audiência Pública

 

XII edição do Festival Jeca Tatu é realizada com sucesso

Uma semana de comemorações marcou o tradicional festival junino de Parauapebas intitulado Jeca Tatu. Cerca de cinco mil pessoas passaram pela Praça de Eventos para prestigiar as coreografias ensaiadas das quadrilhas juninas, grupos folclóricos, as comidas típicas, cortejos, shows e muito forró pé de serra. A coordenação deu mais espaço para os artistas locais, que este ano tiveram um destaque maior em relação aos festivais anteriores.

jeca tatu
Jeca Tatu

Agosto

Cavalgada FAP 2014 é realizada em grande estilo

Três mil cavaleiros de 15 comitivas participaram neste sábado (23) da Cavalgada FAP 2014, que é uma das maiores do sul e sudeste do Pará. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), das polícias militar e rodoviária também marcaram presença para auxiliar na segurança. Ao chegar do Parque de Exposições, os participantes se deliciaram com o tradicional churrasco, enquanto a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) avaliava com minúcias de detalhes cada comitiva.

 

Cavalgada FAP 2014

FAP 2014 movimenta a economia do sul e sudeste do Pará

O evento que foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) prometeu e cumpriu a promessa de realizar a maior FAP de todos os tempos. Segundo o presidente do sindicato, Luciano Sartório, este ano foi especial pelo fato de ser a 10ª feira.

Setembro

Obras públicas, um dos motivos de comemoração dos 19 anos da Vila Sanção

No último final de semana a comunidade da Vila Sanção, localizada na zona rural de Parauapebas, realizou uma grande festa para comemorar seus 19 anos e também as diversas obras de infraestrutura que vão ampliar e melhorar o abastecimento de água e implantar o sistema de tratamento de esgoto na localidade. O prefeito Valmir Mariano e a secretária de educação, Juliana de Souza, foram algumas das autoridades municipais a prestigiaram a programação durante a manhã de sábado.

Festa

 

Transporte coletivo recebe 17 unidades de micro-ônibus

Na manhã desta segunda-feira (29) o primeiro lote de 17 micro-ônibus que substituirá as vans foi entregue em um ato solene nas dependências da Central das Cooperativas de Transporte Coletivo de Parauapebas com a presença do gestor municipal Valmir Mariano, do presidente da Central das Cooperativas Jovelino Mendes, do vereador Major da Mactra, de parte do secretariado e de populares.

Transporte coletivo recebe 17 unidades de micro-ônibus

Outubro

Disputa pela presidência da Câmara de Canaã inicia com pancadaria entre vereadores

Na última quarta-feira, 15, a sessão da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás foi transcorrida na base de tapas, pontapés e xingamentos entre os vereadores que legislam naquela Casa de Leis. O entrevero entre os edis partiu de uma negociação amigável entre as partes que fariam apenas uma chapa consensual da Mesa Diretora da câmara, mas antes de iniciar a sessão, foi registrada de última hora uma chapa que concorreria também à presidência da casa.

Disputa pela presidência da Câmara de Canaã de começa com pancadaria

 

Câmara Municipal de Parauapebas é alvo de denúncia por corrupção

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) está sendo alvo de uma denúncia por um suposto esquema de corrupção no órgão público que atualmente é presidida pelo vereador Josineto Feitosa (SDD) relacionada a pagamento de salários altos a funcionários que não prestam serviços na Casa de Leis. A denúncia anônima foi realizada na manhã desta sexta-feira (17) pela Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (AICOP) através de seus representantes e militantes locais após um documento contendo informações bombásticas chegarem à sede da associação.

 

2º Festival das Flores encerra com sucesso absoluto de vendas

O 2º Festival das Flores começou em Parauapebas no dia 28 de setembro, o evento foi organizado pelo núcleo local da representação religiosa União do Vegetal (UDV). O local escolhido para o festival foi a Praça de Eventos que fica no coração da cidade. Durante a semana de exposição centenas de pessoas visitaram o espaço e compraram flores, plantas ornamentais e frutíferas por preços acessíveis vindas diretamente de São Paulo e Paraná exclusivamente para o festival.

 

Festival das flores

Simão Jatene é reeleito governador do Estado do Pará

Candidato venceu Helder Barbalho (PMDB) com 51,92% dos votos. Simão Jatene já cumpriu dois mandatos no estado: em 2003 e 2011. O candidato do PSDB, Simão Jatene, venceu a disputa eleitoral ao cargo de governador do Pará com 1.858.869 votos, correspondentes a 51,92% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com o candidato do PMDB, Helder Barbalho, que teve 1.721.479 votos, que equivale a 48,08% dos votos válidos. O anúncio oficial foi feito por volta de 19h30, horário local, com 97% das urnas apuradas.

Novembro

Rômulo Pereira Maia deixa cargo de secretário municipal de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Rômulo Pereira Maia, protocolou nesta sexta-feira, 7 de novembro, pedido de exoneração à Secretaria Municipal de Administração. Segundo o Dr. Rômulo, o motivo do pedido é relacionado a questões particulares.

Adolescente de 13 anos é encontrada morta perto da Praça da Bíblia

Mais uma vez os munícipes de Parauapebas estão assustados com os casos violentos que estão acontecendo no município mais rico de todo o Estado do Pará. Neste final de semana, homens das policias Civil e Militar foram informados de que um corpo teria sido encontrado nas proximidades de torres de emissoras de rádios e TVs, localizadas nas redondezas da Praça da Bíblia, no Morro dos Ventos.

Adolescente de 13 anos é encontrada morta perto da Praça da Bíblia

Dezembro

Médicos de Parauapebas estão em greve

Os médicos da rede pública de Parauapebas entraram em greve na última sexta-feira (5)reivindicando melhores condições de trabalho e ajuste no teto salarial. A greve estava prevista para acontecer desde a última semana quando os médicos vinham tentando um acordo amigável com o poder público, o que não aconteceu. Os médicos alegam que o hospital carece de medicamentos básicos e de grande importância e que sem eles o andamento de tratamentos dos pacientes fica comprometido.

Concurso Público em Parauapebas está com inscrições abertas

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) aplicará provas do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Parauapebas. Serão 1.311 vagas em diversas áreas. Acesse o site da fundação (portalfadesp.org.br) para ler o edital e fazer a inscrição.

Academia Parauapebense de Letras instala membros em ato solene

Aconteceu na noite da última quarta-feira (3) nas dependências de um hotel da cidade a solenidade de instalação dos acadêmicos da recém-fundada Academia Parauapebense de Letras (APL). Vários autoridades e nomes importantes do município prestigiaram a noite de gala.

Ao final da solenidade de apresentação, os membros de juntaram para a foto oficial.

Por: Carajás O Jornal / Stéfani Ribeiro

Pelos projetos, presidente ganhará R$ 30,9 mil, menos que deputado. Ministros do STF, parlamentares e PGR receberão R$ 33,7 mil em 2015.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) aumentos salariais para a presidente da República, ministros de Estado, parlamentares, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República (PGR), em 2015. Os projetos ainda precisam passar por votação no Senado Federal. Pelos textos chancelados pela Câmara, o salário da presidente Dilma Rousseff e de ministros do governo será de R$ 30,9 mil, enquanto senadores, deputados, magistrados do STF e o procurador-geral receberão R$ 33,7 mil por mês. Atualmente, o presidente da República recebe o mesmo subsídio dos parlamentares (R$ 26,7 mil) e menos que ministros da Suprema Corte, cuja remuneração é de R$ 29,4 mil. Portanto, a partir do ano que vem Dilma passará a receber menos que um deputado federal.

Os reajustes salariais do STF e do procurador-geral estão previstos em dois projetos de lei que seguirão para sanção presidencial depois de aprovados pelo Senado. Os aumentos para parlamentares, presidente da República e ministros de Estado estão em dois projetos de decreto legislativo que serão promulgados pelo presidente do Congresso depois de aprovados pelo Senado. Durante a votação, o único a discursar na tribuna contra os aumentos salariais foi o deputado Glauber Braga (PSB-RJ). “Não houve uma defesa de corte de gastos? Os parlamentares que fizeram essa defesa têm agora a oportunidade de dar exemplo. Terão oportunidade de fazer isso com os próprios rendimentos”, disse. Um parlamentar chegou a gritar no meio do plenário: “Quem não quiser o aumento, devolve”. Os demais deputados não se manifestaram na tribuna sobre os reajustes.

O acordo sobre os valores foi negociado pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), diretamente com Executivo, Judiciário e Ministério Público, em reuniões com Aloizio Mercadante (ministro da Casa Civil), Ricardo Berzoini (ministro de Relações Institucionais), Ricardo Lewandowski (presidente do STF) e Rodrigo Janot (procurador-geral da República). Nesta terça (16), o acerto foi chancelado em reunião de líderes partidários na Câmara. Proposta do Supremo Originalmente, Supremo e PGR defendiam reajuste de 22% e enviaram projetos de lei para a Câmara aumentando o subsídio de R$ 29,4 mil para R$ 35,9 mil mensais. Senadores e deputados queriam aprovar um projeto de decreto legislativo que fixasse esse mesmo valor para parlamentares, ministros de Estado e presidente da República. No entanto, o governo federal negociava desde a semana passada uma redução dos aumentos sob o argumento de que o Orçamento de 2015 não comporta gastos desse porte.

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, enviou nesta terça um ofício a Henrique Alves nesta terça defendendo aumento de 15,76% para o Executivo. Após negociações com os demais Poderes, a Câmara decidiu conceder reajustes diferentes, o que significa que o presidente da República ganhará menos que parlamentares e magistrados do Supremo a partir do ano que vem. Economia A aprovação dos aumentos salariais ocorre num momento delicado das contas públicas, depois de o governo ter derrubado a meta de superávit primário (economia feita para pagar juros da dívida pública), estabelecida para 2014. O volume de gastos no ano eleitoral superou a arrecadação e a nova equipe econômica anunciada pela presidente Dilma Rousseff já fala em conter despesas. Nos nove primeiros meses deste ano, as contas do setor público registraram um déficit primário – receitas ficaram abaixo das despesas, mesmo sem contar juros da dívida – de R$ 15,28 bilhões, segundo números divulgados pelo Banco Central. Foi a primeira vez desde o início da série histórica do BC, em 2002 para anos fechados, que as contas do setor público registraram um déficit nos nove primeiros meses de um ano. Assim que foi anunciado como futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy falou em cortes de despesas e estabeleceu que a meta fiscal em 2015 será de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para todo o setor público consolidado (governo, estados e municípios).

Fonte: G1

Gaúcha Julia Gama, 21 anos, quer fazer televisão e cinema. Jovem está no Rio de Janeiro para cumprir agenda de compromissos.

Depois de representar o Brasil e ficar entre as 10 melhores colocadas no Miss Mundo 2014, a gaúcha Julia Gama, 21 anos, está de volta ao país. A jovem desembarcou no Rio de Janeiro nesta terça-feira (16) e, entre tantos compromissos decorrentes da coroa, busca organizar a agenda para descansar e aproveitar a família. Para o futuro, estão os planos de cursar televisão e cinema e continuar com o projeto “Todos contra a Hanseníase”, que apresentou no concurso. Julia classifica a experiência em Londres, onde participou das provas, como “inesquecível”. Além de figurar o top 10 - a vencedora foi a sul-africana Rolene Strauss, também ganhou US$ 10 mil de investimento na prova “beleza com propósito”, para seguir com a luta pela erradicação da hanseníase (lepra) no Brasil. Porém, ela lembra que o concurso também teve momentos de tristeza. Muitos dias foram marcados pela falta de María José Alvarado, que representaria Honduras. A jovem de 19 anos iria para o concurso, mas, dias antes de embarcar a Londres, foi encontrada morta ao lado de sua irmã, Sofia Trinidad, no município hondurenho de Arada.

As mais de 120 participantes do Miss Mundo enviaram mensagens para a família da jovem, com recados de força. Em retorno, receberam uma carta da mãe de María José, agradecendo o apoio. A gente sempre lembrava dela nos eventos que a gente tinha, nas conversas internas. Porque criamos uma família. Estávamos todos muito comovidos. Depois de receber nossas mensagens, a mãe dela nos enviou uma carta. A gente leu e todo mundo chorou. É uma causa a mais para lutarmos. A diretoria do concurso até pretende construir uma escola em homenagem a ela em Honduras”, contou ao G1. Em Londres, as jovens que disputavam o Miss Mundo se emocionaram ao participar de uma missa em homenagem à candidata de Honduras. Em seu discurso, Julia chorou ao dizer que Maria deu às companheiras "mais um motivo para lutar". Na ocasião, ela pediu uma reflexão sobre os valores da sociedade (veja o vídeo ao lado). A união foi tanta com as outras candidatas que a gaúcha planeja manter contato com as demais participantes. Após o período em que conviveram em Londres, quer viajar para visitar as misses em seus países de origem. E afirma que está de "portas abertas" para recebê-las no Brasil. "Foi incrível a troca com as meninas. Tinham países que a gente sabe que, política ou religiosamente, não têm uma boa relação entre si. Mas elas estavam convivendo e trabalhando juntas. Vou viajar o munmdo inteiro e visitá-las. E elas são apaixonadas pelo Brasil. A receptividade que tive por ser brasileira foi muito grande".

Planos para o futuro

Após viver o Miss Mundo, a jovem não pretende participar de outros concursos de beleza. Quer focar em televisão e cinema, curso que pretende concluir no Rio de Janeiro. Os estudos na faculdade de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão, por ora, em segundo plano. Julia Gama voltará ao estado gaúcho para passar as festas de fim de ano com a família e depois seguirá com os planos traçados para o reinado de Miss Mundo Brasil. "Ainda está uma loucura. Comecei dizendo que queria dormir 48h quando chegasse, acho que nem dormi 8h. Mas tem que aproveitar o momento, agora que recém voltei do concurso. Vou fazer reuniões de trabalho, focar nisso. Não quero participar de outros concursos, não. Porque esse tinha a questão do propósito para a beleza, outros às vezes não têm. Quero seguir na carreira de televisão e cinema", completa.

 

 

Fonte: G1

Com o slogan Você Fazendo Parte, Jeová Andrade assumiu a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás em 2013. De lá para cá, os munícipes já notaram muitas mudanças na qualidade vida. Na tarde deste sábado (13), o prefeito reuniu sua família, equipe de governo e vários membros da Legislatura para inaugurar e apresentar à população diversas obras. Em um ônibus, todos percorrem a cidade para participarem dos atos solenes. A primeira parada foi para inauguração de uma quadra coberta, com banheiros e vestiários na Escola Francisca Romana.

De acordo com o prefeito, todas as escolas, tanto da zona urbana como da rural, terão quadras cobertas até, no máximo, 2015. A segunda parada foi na inauguração da praça que leva o nome do ex-vereador e líder comunitário Jeremias Ribeiro Santana, uma homenagem póstuma em memória do pioneiro que viveu em prol do povo canaãnense. Para descerrar a placa inaugural, a família do homenageado esteve presente e agradeceu a honraria às lágrimas. O secretário municipal de Obras, Zito Augusto Correia, explicou que não se trata apenas uma praça. “É um conjunto de obras, com rede de esgoto, água pluvial e iluminação”, disse o secretário. Em seguida foi a vez de inaugurar a Praça Santa Luzia, momento de oração com o Padre Peterson marcou o ato solene. As praças contam ainda com grafite do artista e servidor público Nathan. A última obra a ser visitada foi o aterro controlado. “Um outro aterro está em construção em uma área de 17 alqueires, lá vamos começar do zero e dentro da lei estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor em agosto deste ano; mas o atual dura mais de cinco anos tranquilamente”, explica o Osmar Ribeiro, engenheiro sanitarista.

A Prefeitura tem um convênio com a Cooperativa de Catadores, parte dos resíduos é reciclado e gera renda para algumas famílias. Segundo Jeová, ele recebeu a Prefeitura de Canaã num verdadeiro caos, com ruas na zona rural e urbana intransitáveis, sem cadeiras para os alunos estudarem e com uma dívida de mais de R$ 80 milhões. Hoje, dois depois, a situação é totalmente diferente, o nome do município está limpo para qualquer convênio e parceria. “Para começar, demos prioridade para a educação, porque sabemos que é a base de uma sociedade. Reconstruímos as escolas, adaptamos e climatizamos, e assim, a educação deu uma salto de qualidade. Inauguramos já no nosso governo, com recursos próprios, duas escolas modernas”, destacou.

Saúde: Foram compradas duas ambulâncias, uma UTI e outra semi-UTI, além de equipamentos modernos do Hospital Municipal e em todas as Unidades de Saúde. A zona rural foi contemplada com 50 pontes, algumas de concreto, além de melhorias nas estradas com instalação de bueiros.

Iluminação: Os grandes bairros não tinham nenhum poste. “Colocamos rede de energia, nas pequenas ruas que faltavam a Celpa esta colocando a rede e nós, a luminária”, detalha o prefeito.

Asfalto: Através do programa Asfalta Canaã, foi comprada uma usina de asfalto, fábrica de manilha, máquina de fazer meio fio, ainda de acordo com o gestor, a meta é asfaltar toda cidade.

asfalto
A meta do Programa Asfalta Canaã é pavimentar cerca de 40 quilomêtros das vias da cidade.

 

Servidor Público: “Ao assumir, mudamos a cultura de atrasar pagamento do servidor, começamos pagar rigorosamente no último dia útil de cada mês e às vezes até antes e aumentamos 31% o salário e melhoramos as condições de trabalho”, pontua Jeová.

praça
A família do ex-vereador Jeremias Ribeiro Santana esteve presente na inauguração da praça que leva seu nome.

Esporte, lazer e cultura: “Canaã não tinha nenhuma praça. Nós já reabilitamos um bosque que era uma ameaça para sociedade servindo de esconderijo de bandido, o Bosque Gonzaguinha, e se tornou um ponto de lazer das famílias canaãnenses.

praça
A Praça Santa Luzia ficou lotada de moradores que apreciaram as instalação e a iluminação especial de Natal.

Fizemos duas praças, uma quadra sintetiza na avenida e para o próximo ano queremos construir mais praças”, relata.

 

Feira Coberta: “Estamos resgatando a cultura de produzir grãos, estamos ampliando um projeto de piscicultura que já existe, queremos também um de apicultura, junto a essa feira coberta também está planejada a construção de um restaurante popular”, conta o prefeito.

Segurança: “Já ampliamos bastante o número de policiais

Em parceria com o governo do Estado e com a Vale, o nosso Propaz, vai ser um Centro Integrado de Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiro. A nossa expectativa é implantar monitoramento eletrônico nas principais ruas”, revela. Um churrasco foi oferecido à população em comemoração às obras. “Nosso compromisso é com o povo deste município, com a coletividade. O governo de Jeová não é para grupo, é para a sociedade”, encerra Jeová desejando a todos um Feliz Natal e um 2015 cheio de prosperidade.

 

Por: Carajás O Jornal / Stéfani Ribeiro

As prateleiras dos supermercados em Parauapebas já estão exibindo um dos itens mais procurados nesta época, o panetone. São diversas embalagens, sabores e peso que fazem diferença na hora do valor final. A orientação para não pesar no bolso, é analisar o peso comparado com o preço. Nos supermercados e nas lojas especializadas este ano os produtos chegaram mais cedo, com maior variedade, mas também mais caros. Em relação ao ano passado, os panetones estão custando até 10% a mais.

A responsável pelas compras de uma rede de supermercados da cidade explica que cada vez mais os consumidores compram panetones antes do fim do ano, o que motiva as empresas a anteciparem a exposição. “Sempre gira esse produto fora de época e aumenta quanto mais se aproxima do Natal”, salienta. Mas, o forte mesmo para o setor é com a chegada de dezembro, quando os demais produtos típicos da época começam a ser comercializados. São frutas secas, frutas típicas, nozes, castanhas, peru, chester, tender, doces, enfim, diversos itens que enchem os carrinhos de compra das famílias. As festas de fim de ano também aumentam consideravelmente a venda de bebidas e carnes.

peru
O protagonista da ceia de Natal está consideravelmente mais caro este ano.

O protagonista da ceia natalina nem chegou aos supermercados consideravelmente mais caro em relação ao ano passado. As ceias de Natal e Ano Novo, os churrascos e festas aumentam em até 30% as vendas dos supermercados no mês de dezembro. O setor de bebidas também fica aquecido. Por: Carajás O Jornal / Stéfani Ribeiro

Ultrapassagens indevidas e prática de "rachas" são algumas das infrações que custarão mais ao motorista. A partir de hoje, fazer ultrapassagens em locais proibidos e participar de competições não autorizadas em qualquer via do Brasil são infrações que podem custar muito mais caro ao motorista. Entra em vigência hoje a lei federal que altera 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elevando o valor de multas em até 900% e endurecendo as penalidades para quem causar homicídios ou lesões graves no trânsito.

A nova lei vale em todo o território nacional. Além do policiamento ostensivo nas rodovias federais e estaduais, as regras serão aplicadas por órgãos municipais de trânsito. Dentre as medidas contidas na Lei nº 12.971, sancionada em maio deste ano, foram acatadas alterações propostas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Elas se preocupam principalmente com as ultrapassagens em locais proibidos. “Essa imprudência causa as colisões frontais. São os acidentes de maior letalidade”, explica o inspetor Alexsandro Batista, da PRF no Ceará. No Estado, essas infrações causam 30% das mortes por acidentes nas BRs. Neste ano, a PRF registrou 58 mortes, de janeiro a setembro, por acidentes decorrentes de ultrapassagens indevidas. No ano passado, foram 57 vítimas no mesmo período. Segundo o órgão, a meta é diminuir pela metade as mortes no trânsito até 2020. As mudanças trazem aumento nos valores das multas. Um exemplo é para quem tenta ultrapassar em rodovias e força passagem entre veículos ao retornar para a faixa original.

A multa passou de R$ 191,54 para R$ 1.915,40. Os acidentes por ultrapassagem, de acordo com Alexsandro, são mais frequentes nos fins de semana. Outro foco dos novos valores de multas é inibir a prática de competições e manobras perigosas ao volante. Promover ou participar de “rachas” teve penalidade alterada de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Uma característica da nova lei é fazer pesar o bolso dos reincidentes. Na maioria dos 11 artigos alterados, foi adicionado um parágrafo para determinar a aplicação do dobro da multa para quem for flagrado na mesma infração em até 12 meses. A nova lei traz também mais rigidez para algumas situações em que o condutor acaba causando mortes no trânsito.

 

Por: Carajás O Jornal / Stéfani Ribeiro

A cerimônia de posse do segundo Conselho Tutelar de Parauapebas ocorreu nesta quarta-feira (17) nas dependências do plenarinho da Câmara Municipal na presença de várias autoridades municipais, dentre elas alguns secretários como a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Leudicy Leão; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), Aldo Serra; Raimunda Marciania, presidente da Comissão Eleitoral e Ozéias Leão, coordenador do primeiro Conselho Tutelar.

Momento do empossamento
Momento em que os conselheiros tutelares e suplentes foram empossados pela mesa de honra.

Em seu discurso, o presidente do COMDCAP, Aldo Serra, frisou a participação de sua equipe, bem como a parceria com a Semas e dedicação de todos os conselheiros para garantir que os diretos da criança e do adolescente sejam cumpridos. Aldo citou como exemplo de luta pelos diretos humanos a jovem paquistanesa Yousafzai, baleada pelo Talibã por defender o direito à educação. Para a presidente da Comissão Eleitoral, Raimunda Marciania, o momento foi de gratificação pela forma que o processo da escolha dos titulares e suplentes aconteceu. “Queremos desejar muita sabedoria porque sabemos que não é fácil, o trabalho é árduo. Vocês terão a oportunidade de dá suas contribuições de forma mais direta ao município através de nossas crianças”, destacou ela se colocando a disposição dos recém-empossados.

Ozéias Leão reintegrou que ali se concretizava um sonho de todos que lutaram pelo segundo Conselho Tutelar. “É nossa responsabilidade zelar pelos direitos das crianças”, reafirmou. Após os discursos, os conselheiros fizeram o juramento e receberam das mãos das autoridades o certificado. Os conselheiros escolhidos pelo voto popular foram: Alzenir, Carlene, Terezinha, Aninha e Gardenha. E suplentes: Glauce, Frank, Vanderlei, Pedro Teodoro e Adriany.

Por: Carajás O Jornal / Stéfani Ribeiro

Foi realizada nesta quinta-feira (11) no Fórum da Comarca a Instalação da Vara do Juizado Especial de Parauapebas e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Parauapebas com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jakson Souza; do juiz Cristiano Arantes; Presidente da Câmara, Josineto Feitosa; do Prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano; de Diraci Nunes Alves, da Vara do Juizado; do juiz criminal e diretor da Comarca de Parauapebas, Líbio Moura; da Defensoria Pública; da Desembargadora e Presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Luzia Nadja Guimarães; de representantes das polícias Civil e Militar; além de membros do Poder Legislativo e população em geral. O juiz Líbio Moura destacou que não são para os números que o Poder Judiciário trabalham. “Trabalhamos para os que labutam por bem estar em suas casas, temos que ter como norte as cidades onde o Judiciário está instalado”, disse o magistrado.

A representante da Vara do Juizado, Diraci Nunes, se mostrou impressionada com o crescimento populacional de Parauapebas que consequentemente aumento processual. “Estamos aqui para instalar a primeira Vara, foi uma aspiração dos juízes e da população. Atualmente, precisamos não só do juizado, mas também de Varas. Queremos reduzir esta demanda judicial”, disse em seu discurso. O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, observou que o Brasil é o segundo pais que mais forma advogados no mundo e esses advogados são exatamente para mediar os conflitos. “Eu quero deixar claro que a nossa parceria com o Judiciário tem sido positiva e a cada dia se solidifica mais. Firmamos um convênio em setembro e agora, três meses depois, já estamos inaugurando, isso me dá muita satisfação”, pontua o gestor.

A Desembargadora e Presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Luzia Nadja Guimarães, destacou que a democracia do Estado é uma corresponsabilidade dos poderes para a prestação do serviço à comunidade. “Afinal, o dinheiro é público e tem que ser aplicado em prol do público. O judiciário não é sozinho, nós todos somos responsáveis pelo sistema”, avalia agradecendo a participação do Ministério Público, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às polícias Civil e Militar. A magistrada citou o fato de que no Brasil Existem quase 1.400.000 processos tramitando no Brasil, 317 magistrados apenas para fazer frente a este numero de processos, 111 comarcas. Ao final de seu discurso, ela citou a frase de Theodore Roosevelt que diz: “A justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado”.

 

Por: Carajás O Jornal / Stéfani Ribeiro

Sul e Sudeste do Pará

Loading
https://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.2018.Sophos_2019gk-is-100.jpglink
https://carajasojornal.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Publicidade.galpogk-is-100.jpglink

Vídeos

FAMAP, a escolha inteligente
08 Julho 2019
Em parauaebas, aluno chamou a atenção dos vereadores, no momento em que fazia uso da tribuna. de Carajás O Jornal
18 Abril 2017
Alunos da Rede Estadual de Ensino, assistem aula no meio da rua em Parauapebas
13 Abril 2017
Novo Ministro do STF3
11 Fevereiro 2017
Tiroteio em Redenção deixa população assustada
01 Dezembro 2016
Nesse domingo os paraenses vivenciam o #CIRIO2016, a maior festividade Religiosa do Brasil
09 Outubro 2016
Dr. Hélio Rubens fala sobre o caso de corrupção na Câmara Municipal de Parauapebas
08 Outubro 2016
MARCHA PARA JESUS: Milhares de jovens nas ruas de Parauapebas
08 Outubro 2016
Corrupção é um problema de todos, você também pode combater!
06 Outubro 2016
Joelma agradece pela presença e participação em seu show na FAP 2016
12 Setembro 2016
Jake Trevisan agradecendo toda população de Parauapebas no Carajás O Jornal
06 Setembro 2016
Cantor Açaí no evento da Imprensa na FAP a pedido de Marola Show, canta para a Rainha, primeira e segunda princesa da FAP 2016.
01 Setembro 2016