O programa Ciclo Saúde, iniciativa da Fundação Vale em parceria com o CEDAPS e as Secretarias Municipais de Saúde, conclui esta semana a entrega de outros 264 itens para as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Eldorado do Carajás, Marabá e Parauapebas. A ação soma-se as primeiras entregas realizadas em outubro, quando cerca de mais de 850 itens foram destinados às UBSs desses municípios, totalizando 1.152 itens.
Na nova remessa estão equipamentos hospitalares e de infraestrutura, como computadores, projetores (data show), notebooks, tablets, roteadores, cadeiras de roda e bebedouros de coluna, que irão reforçar a atenção primária de saúde. Os itens doados foram escolhidos pelas Secretarias Municipais a partir de uma lista definida pelo programa, que segue as recomendações do Ministério da Saúde.
Para a sub-secretária de saúde de Eldorado do Carajás, Mirian Siqueira de Souza, a parceria entre o município e a Fundação Vale impacta positivamente a comunidade e fortalece as políticas públicas no município. “Esses equipamentos e maquinários vão servir tanto para o servidor como vai impactar diretamente na qualidade do atendimento às famílias. Veio para melhorar o nosso processo de trabalho das equipes, além de contribuir para melhoria nas condições de trabalho dessa equipe e da qualidade do atendimento à comunidade”, diz Mirian.
As doações serão encaminhadas para todas as cinco unidades básica de saúde do município. “Sendo que duas das UBSs estão na zona rural de Eldorado e com essas doações, nós vamos beneficiar também essa população mais distante do centro da cidade”, comemora.
De acordo com o gerente do Território Norte da Fundação Vale, Marcus Finco, o Ciclo Saúde tem a finalidade de contribuir para o fortalecimento da atenção básica em municípios em que a Vale atua, colaborando com a gestão municipal e apoiando na capacitação das equipes. “É um programa estruturante da Fundação Vale na temática de saúde, desenvolvido em uma parceria essencial com o poder público municipal. Estamos em um momento importante do programa que é a conclusão das entregas de equipamentos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde desses municípios, assim como contemplar o maior número de beneficiários da região”, explica Finco.
Capacitação
Além de apoiar a estruturação das unidades, o programa atua também na frente de Promoção e Educação em Saúde, capacitando os profissionais para a gestão da Atenção Básica. O resultado desse trabalho gerou a criação de planos de promoção e educação da saúde pelas equipes da Atenção Básica, que serão implementados nos próximos meses nos quatro municípios da região sudeste do Pará.
Sobre o Ciclo Saúde
Criado em 2014, o Ciclo Saúde é um programa de cooperação técnica para fortalecimento da Atenção Básica em municípios de atuação da Vale e tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde por meio de um processo integrado com oficinas formativas, apoio à gestão e doação de mobiliários e equipamentos para melhoria das condições de atendimento em saúde. O Ciclo Saúde é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Centro de Promoção da Saúde – CEDAPS, o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá e as prefeituras municipais das cidades onde é implementado.
ascom/Vale