A noite desta sexta-feira, 23, foi de dança, cultura e harmonia, no 15º festival Jeca Tatu. A tradicional festa junina de Parauapebas reuniu apresentações culturais diversas, compartilhando danças típicas até de outras regiões do Brasil, o que entusiasmou ainda mais as milhares de pessoas presentes na Praça de Eventos.
Uma das apresentações que chamou a atenção do público foi o Tambor de Crioula, um ritmo de dança africana, praticado pela primeira vez no Brasil Colônia, por escravos do estado do Maranhão. Um grupo de Tambor de Crioula veio diretamente do Maranhão para exibir aos parauapebenses a dança típica, que usa coreografia livre e variada em louvor a São Benedito.
A programação seguiu com as tradicionais quadrilhas da região, que entraram no corredor cultural para tentar impressionar os seis jurados da competição de quadrilhas. Um dos grupos mais aguardados pelo público, conhecido pela sua energia contagiante e belos figurinos, foi o Explode Coração. Fundada em 2008, no município de Eldorado dos Carajás, a equipe apresentou o tema: “Do barro nasce a vida! Esculpida pelas mãos do homem nasce o mestre”.
O presidente da quadrilha Explode Coração, Ronaldo Ribeiro, não esconde a felicidade em estar participando do festival Jeca Tatu pela 6ª vez. “Para nós é maravilhoso estar aqui, porque todo esse trabalho é muito difícil e demanda muita dedicação, mas no momento em que estamos nos apresentando sentimos um grande prazer, uma grande alegria, então para gente isso é tudo”, diz o presidente da quadrilha.
O prefeito de Parauapebas, excelentíssimo Darci Lermen, esteve presente durante as manifestações culturais e reafirmou o compromisso da gestão municipal em proporcionar eventos culturais cada vez mais variados para a cidade. “Nós somos um município que tem imigrantes de todo os lugares do Brasil. Parauapebas foi primeiramente ocupada pelo povo nordestino, que trouxe essa cultura maravilhosa para a cidade, vista em todos os dias desse evento junino”, declara o prefeito.
Prefeito Darci Lermen tem orgulho da multiplicidade de cultura apresentada no festival.
Quadrilha Explode Coração, em apresentação no corredor cultural.
Ronaldo Ribeiro, presidente da Explode Coração, não esconde a felicidade em estar participando do festival Jeca Tatu pela 6ª vez.
Tambor de Crioula, foi uma das manifestações culturais que surpreendeu o público.
{gallery}novo13{/gallery}
Texto: Bruno Menezes
Foto: Fernando Bonfim