7ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Curionópolis

Edson Luiz

Nesta sexta­-feira, 10, no auditório do Teatro Municipal de Curionópolis, acon­teceu a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o Tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar das pes­soas: Direito do Povo Brasileiro”, que tinha como objetivo elabo­rar propostas para a 11ª Conferência Esta­dual de Saúde, a qual será no mês de agos­to em Belém, e que posteriormente se juntarão e levarão as propostas escolhidas para a Conferência Federal, onde serão convertidas em lei, e que serão usadas em todo país.

A 7ª conferência contou com a pre­sença de várias auto­ridades locais, entre elas que comporam a mesa de abertura fo­ram: A Secretária de Saúde Elizeth Abreu, A diretora do Hospi­tal Municipal, Ethie­ne Costa, o vereador Luiz Girão (PMDB), e a presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Celma de Melo Gomes Raiol .

A Programação ini­ciou como o planeja­do, as 8:hs começou o Credenciamento dos Delegados e seus Suplentes. Às 9hs, fez-se a formação da mesa, foi executa­do o Hino Nacional, em seguida desfez a mesa e iniciou os trabalhos, onde a cantora Evangélica Eldha, cantou alguns hinos de louvor para os participantes do evento.

No intervalo de meio dia um delicio­so almoço para os presentes.

Em seguida ini­ciou-se a palestra com o tema: “Saúde Pública de Qualida­de para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, foram escolhidos os grupos e seus re­presentantes, várias discussões sobre os temas, Controle So­cial, Valorização do Trabalhador, Finan­ciamento do SUS, A Educação em Saúde, Direito a Saúde, Ges­tão do SUS e Ciência e Tecnologia do SUS, que foram debatidos das 14Hs até as 15:00 elaboradas as pro­postas, e que a par­tir das 15Hs, foram apresentadas para a plenária e aprovadas, adiante lidas, onde quem estava presen­te não manifestou contrariedade a ne­nhuma proposta es­colhida.

A Secretária Elize­th Abreu disse que o município de Curio­nópolis estará fazen­do as propostas para que possa melhorar a saúde local, “Esta Conferência nos da oportunidade de le­var os problemas do nosso município, para que possamos mitigar alguns pro­blemas existentes na saúde local” finali­zou Elizeth.

A Coordenado­ra de Planejamentos de Saúde de Curio­nópolis, Cirley Ro­drigues, também se manifestou dizendo que os moradores do município têm direi­to á uma saúde de qualidade, “Quando fazemos estas confe­rências estamos pro­curando uma manei­ra de melhorarmos a saúde em nosso mu­nicípio, este é o nosso dever e obrigação”, findou Cirley.

Ainda teve o pro­cesso de votação da escolha da entida­de que comporá o Conselho Municipal de Saúde no Biênio 2015/2017, sendo eleito a ACIC e como representante da en­tidade presente na Conferência, Miguel Cássio.

E por volta das 17hs, foram conclu­ídos todos os traba­lhos..

O que faz o Con­selho Municipal de Saúde?

  • Controla o di­nheiro da saúde.
  • Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de progra­mas federais.
  • Participa da elaboração das metas para a saúde.
  • Controla a exe­cução das ações na saúde.
  • Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

 

Por: Edson Luiz