Ter pernas mais bonitas – com coxas tonificadas e definidas – é uma das maiores vontades de todo mundo que curte se exercitar, não é mesmo? E para isso, precisamos treinar regularmente essa região com os exercícios corretos, realizados com a carga e frequência certa, de acordo com as orientações de um profissional habilitado.
O treino dessa área é importante não só pela estética, mas também por ajudar a prevenir uma série de doenças circulatórias devido ao fortalecimento dos membros inferiores e consequente diminuição da sobrecarga cardíaca. É o que afirma o educador físico da Fórmula Academia de São Bernardo do Campo, Rafael Sanchez Olitta, que completa: “Pensando em longo prazo, a pessoa passa a evitar quedas, além de proteger os joelhos, panturrilhas, tornozelo e, inclusive, favorecer o uso de salto alto para as mulheres que terão essa musculatura mais forte”.
Para quem tem vontade de ter coxas mais definidas, existe uma série de exercícios que podem ser praticados. Se você está iniciando a ginástica agora, as atividades podem começar a ser feitas inclusive na sua própria casa, utilizando o peso do seu corpo e tendo um dia de descanso entre os treinos para uma melhor adaptação – o que ajudará a acostumar com os movimentos. “Com o tempo, pode-se ir adicionando dois a três quilos a mais de carga, o que vai depender da avaliação recomendada a cada aluna”, sugere Olitta.
Ainda, para o treinador, outros movimentos simples do dia a dia podem ajudar a alcançar o objetivo almejado, como uma simples subida de escadas ou sentando-se e levantando-se de uma cadeira. Ele também indica a realização do agachamento isométrico, o qual pode ser feito em casa com as mãos apoiadas em uma mesa ou na pia. Bastante prático, não acha?
Para aqueles que realizam seus treinos na academia, confira abaixo alguns exercícios que ajudam a tonificar as coxas, desde que realizados corretamente sob orientação de um treinador especializado.