Agora você aprenderá uma série de exercícios de abdominal obliquo para não somente fortalecer esse musculo, mas para também para defini-lo. Além disso, esse é um excelente exercício para diminuir um pouco a cintura, pois enquanto os exercícios de abdômen para o reto ajudam a chapar a barriga, esse ajuda a definir na lateral e portanto diminuir a cintura.
Claro que se você possui gorduras na cintura, principalmente na lateral do corpo, ele não irá definir e provavelmente você não verá muito resultado em curto prazo. Mas se dedicando nos exercícios e mudando a alimentação, você terá resultados muito satisfatórios.
Prancha lateral
A prancha lateral é um excelente exercício que trabalha além dos músculos oblíquos, o quadrado lombar também, que fica na parte posterior ao abdômen (parte de trás do corpo).
É um exercício isométrico, muito fácil de ser executado e com excelentes resultados e portanto, é muito indicado para pessoas iniciantes que não conseguem fazer movimentos abdominais de maneira correta.
Ele é muito parecido com a prancha frontal, mas ao invés de apoiar os dois braços no chão, apenas um estará apoiado e o outro para cima ou na cintura, e o corpo estará na lateral.
Abdominal Obliquo Inclinado
Para realizar esse exercício você precisará da cadeira abdominal inclinada. Segurando um halter, faça o movimento para cima e para baixo para trabalhar os músculos oblíquos do abdômen.
Abdominal Obliquo Cruzado
O abdominal obliquo cruzado é um exercício que existe um pouco mais de concentração no movimento pois exige maior equilíbrio do corpo. Ele consiste de deixar as pernas elevadas e fazer o movimento de rotação do corpo, levando o cotovelo em direção a outra perna.
Por exemplo, com as mãos na nuca apenas para apoiar, você irá girar seu corpo para a direita, levando o seu cotovelo esquerdo para o lado direito e trazendo sua perna esquerda para cima, como pode ver na imagem.
Abdominal Obliquo Unilateral
O abdominal obliquo unilateral é bem parecido com o anterior, mas como o próprio nome diz, realizado de forma unilateral. Deite-se de lado, levante as pernas juntas, posicione o braço de apoio para segurar o corpo e o outro vai apoiado na nuca.
Faça o movimento de rotação com o braço em direção a perna, e depois volte a posição inicial. Faça todas as repetições de um lado e somente após isso irá para o outro lado. A quantidade deverá ser definida de acordo com seu treinador e da avaliação física que ele fizer de você.
Rotação do tronco
O exercício de rotação do tronco pode ser realizado com um bastão ou na polia. Esse é um dos exercícios mais antigos nesse sentido, mas também que deve ser realizado com cuidado pois esse movimento pode trazer problemas posteriores com as hérnias discais.
Além dos abdominais, o que mais é necessário fazer?
Se você está muito acima do peso, infelizmente não será possível definir o seu abdômen, pois a gordura continuará impedindo que os músculos apareçam. Depois de algumas semanas, você até já terá seu abdômen definido, mas a camada de gordura estará por cima atrapalhando que você veja.
Se esse é o seu caso, o que você precisa fazer além dos abdominais obliquos é fazer uma dieta para perder peso. Estipule uma quantia que você precisa perder e defina uma meta semanal. Com isso você já conseguirá ter uma noção verdadeira de quanto tempo será necessário para realmente emagrecer.
Saiba que abdômen não queima gordura localizada. Isso não existe! Enquanto você estiver fazendo os exercícios, você estará gastando calorias sim, mas isso não se compara com uma caminhada ou uma bicicleta. Melhor ainda é fazer musculação, caso você tenha tempo disponível.
Abdominal obliquo define em quanto tempo?
Cada pessoa possui um corpo diferente e uma meta diferente. Se você é magro, de 6 a 8 semanas você já começará notar a diferença. Mas se você precisa perder peso, e dependendo da quantidade, pode ser que demore alguns meses até conseguir ficar com sua barriga definida.
Fonte: glicose.com.br