Desde o final do primeiro semestre desse ano a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vem se preparando para realizar a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que vai atender a população do município que carece desses serviços de saúde, em especial aqueles atendidos pela Apae.
Durante uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (23), o secretário de saúde, João Luiz Ribeiro, apresentou para uma comissão formada por integrantes da Apae e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDP) o local em que vai funcionar a estrutura do CER, assim como realizou outros encaminhamentos.
“A instalação do CER será no mesmo prédio do Centro de Especialidades Integradas (CEI), que conta com um amplo espaço. Vamos iniciar a partir dessa reunião de hoje os trabalhos da parte técnica, dentre elas a definição de horários de atendimento, durabilidade, contratação de equipe, e vamos submeter tudo isso ao Conselho Municipal de Saúde”, disse João Luiz.
A oferta dos serviços de reabilitação por meio do poder público é uma demanda antiga da Apae Parauapebas, que atende em média 110 usuários. “Essa reunião é um divisor de águas, pois constatamos que a Prefeitura realmente está trabalhando para ofertar esse serviço tão importante para nossa população, estamos muito felizes pelas decisões encaminhadas nesta reunião”, destacou Vanilda Queiroz, presidente da instituição.
Segundo a presidente, a instituição atende atualmente usuários apenas na faixa etária entre zero e 14 anos, com a oferta do serviço de reabilitação por meio da Semsa esse atendimento será irrestrito. “A Apae não vai fechar, vamos continuar desenvolvendo nosso trabalho, porém voltado ao público adulto”, informou Vanilda Queiroz.
Centro Especializado de Reabilitação – A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência, nesse sentido os Centros Especializados de Reabilitação são estruturas compostas por equipamentos e profissionais preparados para atender esse público com serviços de reabilitação física, visual, auditiva e intelectual.
Segundo o Ministério da Saúde em todo o país existem 124 CER habilitados e outros 77 projetos de construção aprovados. Eles são classificados pela portaria nº 1.303 d0 Ministério da Saúde em CER II, III ou IV, dependendo do tipo de atendimento realizado.
O tipo que será implantado em Parauapebas está em definição. Uma equipe técnica formada por profissionais da Semsa e da Apae trabalham juntos na elaboração de processos de trabalho.
Da: Redação