A chuva que atingia a cidade de São Paulo nesta quarta-feira (24) provocou o transbordamento de rios e colocou em estado de alerta as subprefeituras de Itaquera e Penha, na Zona Leste. O restante da cidade segue em estado de atenção para alagamentos desde as 15h42, monitorado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.
Às 16h55, o alerta teve início em Itaquera, após o transbordamento do Rio Verde, na altura da Rua Cunha Porã. A subprefeitura da Penha passou a integrar a medida às 17h07, depois que Córrego Franquinho, na altura da Rua Dom Helder Câmera, transbordou.
O estado de atenção teve início às 14h49, nas subprefeituras da Zona Leste. Ele foi estendido à Zona Sul e Marginal Pinheiros às 15h22, e às zonas Norte, Oeste, ao Centro e à Marginal Tietê às 15h42.
A Prefeitura coloca bairros em atenção quando há a possibilidade de alagamentos. O alerta ocorre quando há o transbordamento de rios ou córregos. De acordo com o CGE, a chuva que atingia a cidade foi formada pelo calor e pela umidade do ar.
Às 16h50, chovia forte com potencial para queda de granizo em toda a Zona Leste. Nas demais regiões da capital, a chuva era leve e fraca. No entanto, havia risco de chuva forte na Zona Norte por conta de áreas de instabilidade vindas de Jundiaí e Itupeva.
Alagamentos
Às 17h20, havia dois pontos de alagamento intransitáveis ativos na capital, de acordo com o CGE:
Zona Leste
– Avenida Aricanduva, em embos os sentidos, na altura da Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, em Itaquera
– Rua Cunha Porã, na altura do número 241, em Itaquera
A Prefeitura registrou, por volta das 16h30, no sentido Centro da Avenida Das Nações Unidas, próximo à Rua Jaime de Oliveira Souza, um ponto de alagamento intransitável atrapalhava quem tentava seguir pela via. Às 16h50, outro alagamento bloqueava ambos os sentidos da Avenida Interlagos, na altura da Avenida Sargento Geraldo Sant’Ana.
Trânsito
Às 15h40, os trens da linha 5-Lilás do Metrô circulavam em velocidade reduzida e com maior tempo de parada nas estações, por conta do mau tempo. Às 16h, a circulação normal já havia sido retomada.
Fonte: G1