O prefeito Jeová Andrade voltou ao cargo para qual foi eleito trazendo novidades aos servidores públicos municipais. O gestor municipal participou de reunião com o jurídico dos sindicatos e Prefeitura e concedeu um reajuste de 12,92% aos servidores de Canaã dos Carajás. A reunião de negociação aconteceu na capital Belém, teve início na manhã desta quarta-feira (21) e só foi encerrada por volta das 14 horas.
Um documento com a proposta final foi assinado pela Prefeitura Municipal, nas pessoas de Jeová Andrade e do secretário de planejamento Gean Meirey, e do jurídico dos sindicatos. O pagamento do reajuste será dividido em três anos. Para 2018, a proposta é que o reajuste seja de 4,30%, a partir de julho, com efeito retroativo de janeiro. Para 2019 e 2020, mas 4,30% de reajuste, incluindo na conta, os índices inflacionários referentes a cada ano.
Procurada pela reportagem, a chefe de gabinete, Arleides de Paula, falou sobre o fim do impasse: “O Jeová decidiu fazer essa proposta ousada para a classe dos servidores. Os sindicatos aceitaram e a oferta será homologada na sexta-feira (23), diante do desembargador. Então, hoje nós conseguimos entrar em um acordo e fazer essa proposta consolidada aos nossos servidores. Com isso, encerramos todas as perdas salariais até o ano de 2018.”
Segundo Arleides, o reajuste deve representar um acréscimo de mais de R$ 500 mil na folha de pagamento, já que, com o maior valor do salário-base, os demais benefícios devem sofrer o reflexo do maior valor pago. O vale-alimentação permanecerá o mesmo. Ainda durante a entrevista, Arleides não descartou a possibilidade de haver cortes na Prefeitura para que os compromissos sejam mantidos.
Foto: Ricardo Mesquita
Fonte: Jornal In Foco