Foi realizada na manhã de hoje, sexta-feira 27, a IV Conferência de Educação de Parauapebas (Comep) 2018, no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas.
A partir da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), a comissão definiu como Tema “O Plano Municipal de Educação e a Consolidação do Sistema Municipal de Ensino” a fim de Mobilizar a comunidade escolar para avaliar e monitorar metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME).
O evento teve como objetivos específicos, fazer uma serie de avaliações em monitoramento, através da promoção de discurções que indicaram proposições para implementação do PME, onde possam ser encaminhadas para à Conferência Estadual de Educação.
A Diretora Pedagógica da Semed, Veronice Coelho Carneiro, esteve representando a Comissão organizadora da IV Comep, e a mesma conta sobre o processo de funcionamento. “Desde o dia 13 de março realizamos várias reuniões, onde a comissão que foi constituída por uma portaria, foi assinada pelo Secretário”, ’ no dia 20 de abril, foi realizada uma pré-conferência nas 68 escolas do Município, onde uma equipe esteve discutindo sobre o Plano Municipal de Educação’, ressalta Veronice.
A professora Claudia Maria que foi eleita delegada contou sobre a sua participação como delegada. “A função do delegado e analisar as propostas e aprovar aquilo que será de melhoria para todos, durante esse processo, e por isso, devemos juntamente com os pais e alunos, ficar mais informados”, conta a professora.
A Comep tem como premissa monitorar e avaliar o comprimento do PME, corpo da lei, metas e estratégias, propor ações e indicar responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos em os sistemas de ensino.
EIXOS
Eixo I – O PNE na articulação de Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização Federativa, Regime de Colaboração, avaliação e regulação da educação.
Eixo II – Planos Decenais e o SNE: Qualidade e regulação da educação
Eixo III – Planos Decenais, SNE e gestão democrática participação popular e controle social.
Eixo IV – Planos Decenais, e a SNE democratização da educação: acesso, permanência e gestão.
Eixo V – Planos Decenais e o SNE, educação e diversidade: democratização dos Direitos humanos, justiça social e inclusão.
Eixo VI – Planos Decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, desporto, ciência, trabalho, Meio Ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
Eixo VII – Planos Decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e concisões de trabalho e saúde.
Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e financiamento da educação: gestão transparência e controle social.
A professora Claudia Maria que foi eleita delegada contou sobre a sua participação como delegada.
A Diretora Pedagógica da Semed, Veronice Coelho Carneiro, esteve representando a Comissão organizadora da IV Comep
Reportagem: Sabrina Medeiros