Beto Salame reúne com ribeirinhos em Itupiranga para discutir questão fundiária

Na manhã desta sexta-feira (3), o deputado federal Beto Salame esteve na cidade de Itupiranga, atendendo ao convite feito por três das associações que representam os ribeirinhos da cidade para discutir uma pauta extensa de reivindicações.

 Agregando trabalhadores rurais que moram nas regiões do Lago dos Macacos e Rio Vermelho, as associações pleiteiam, entre outras medidas, a regularização fundiária com a emissão dos títulos definitivos de propriedade das áreas ocupadas há décadas pelos trabalhadores, a abertura e recuperação de estradas e a implantação da rede de energia elétrica na região.

 O deputado Beto Salame lembrou que, ao longo do último ano, vem intensificando as articulações visando justamente sensibilizar as autoridades federais no sentido que viabilizem as ações de regularização fundiária e investimentos em infraestrutura de energia e transporte.

 “Desde o início do meu mandato, tenho insistido na necessidade de investimentos que visem garantir o desenvolvimento econômico e social, porque entendo que este é o caminho para reduzir as desigualdades entre a região metropolitana da Capital e as cidades do interior do Pará. Assim, os ribeirinhos de Itupiranga podem contar com todo o meu empenho para levar adiante essa luta por terra, energia e estradas, que considero muito justa”, disse Beto Salame.

 Além do deputado Beto Salame, estiveram presentes representantes da Defensoria Pública do Pará e do Ministério Público Estadual, que ouviram com preocupação relatos de ameaças sofridas pelos trabalhadores por parte de invasores que ocupam a área e tentam expulsá-los.

 “É fundamental que estejamos atentos e que as forças de segurança do Estado do Pará atuem rapidamente para evitar que as ameaças se transformem em agressões e impedir que se estabeleça uma escalada de violência na região”, alertou Beto Salame, que pretende pedir ação imediata por parte dos órgãos de segurança federais e estaduais para apurar as denúncias e identificar e punir os culpados.