O Termo de Cooperação entre a empresa e o município terá o apoio dos leituristas da concessionária que atuam em serviços externos
A Celpa e a prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município (Sesau), assinaram na última sexta-feira, 03 de junho, durante audiência pública, o Termo de Cooperação que visa identificar e combater focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. A iniciativa foi conduzida pelo promotor de Justiça, Quintino Farias, da coordenação do Polo da Região Administrativa Belém II do Ministério Público.
Conforme o Termo, durante o trabalho em campo no município de Ananindeua, os 52 leituristas da Celpa, previamente capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde, poderão detectar eventuais focos do mosquito. As informações coletadas pelas equipes serão encaminhadas ao Ministério Público em forma de relatório, que por sua vez repassará e fiscalizará as ações de combate a serem implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua.
O promotor de Justiça, Quintino Farias, idealizador do projeto destaca a importância da parceria. “Sabemos que a Celpa tem uma capilaridade muito grande, pois diariamente os leituristas estão nas ruas realizando o seu trabalho, e agora serão aliados a uma causa muito nobre no combate ao mosquito da dengue e a outras doenças. Nós, como Ministério Público, devemos sempre estar sintonizado com a sociedade civil, atento às suas principais demandas e essa, sem dúvida é muito relevante”.
Para a Celpa essa iniciativa é mais uma contribuição para o desenvolvimento do Estado, pois reduzirá o tempo em que os focos serão encontrados pela equipe da Sesau, já que será enviada a geolocalização dos focos. “Nós entendemos a importância e a contribuição social que daremos com essa ação e pretendemos estendê-la aos outros municípios paraenses”, finalizou o diretor Comercial da Celpa, Augusto Dantas.
Atenciosamente, Assessoria de Imprensa- Celpa