
Manifestantes que reivindicam a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, extinto pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), fazem atos em pelo menos quatro estados do país na manhã desta quinta-feira (9): Pará, Piauí, Pernambuco e Tocantins. O ministério foi incorporado ao Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS).
Pará
Manifestantes contrários ao governo do presidente em exercício e a favor da volta do ministério se reuniram na Praça Pedro Teixeira, em Belém, para protestar contra medidas adotadas pela administração federal. Cerca de 100 pessoas participaram do ato, que prevê uma marcha pelas ruas de Belém durante a tarde.
A manifestação foi convocada pela Frente Brasil Popular e conta com a participação de integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), além de movimentos sociais e manifestantes contrários ao governo de Michel Temer.
Pernambuco
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram os dois sentidos de rodovias do Agreste e Sertão de Pernambuco nesta quinta-feira (9). Os manifestantes também pedem a volta do ministério e são contra o governo em exercício.
Trânsito está parado na BR-232, em São Caetano, após o protesto (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)
Piauí
Cerca de 200 manifestantes fizeram protesto em Teresina nesta quinta e ocuparam a agência central do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o protesto, apenas as perícias já agendas pelo órgão serão realizadas e os demais atendimentos foram suspensos.
Participam da manifestação integrantes de movimentos sociais como MST, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento dos Pequenos Agricultores e União da Juventude Socialista (UJS). Com colchões, água e mantimentos, os manifestantes dizem que vão ficar por tempo indeterminado no prédio.
Protesto em Teresina é pela volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Foto: Beto Marques/G1)
Tocantins
Manifestantes ocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Palmas, desde às 7h. Eles protestam contra o presidente em exercício e também pedem a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A Polícia Militar acompanha o ato. Segundo organizadores, cerca de 400 pessoas participam da manifestação. Algumas entraram no prédio. Outras protestam do lado externo. Eles ocuparam o local antes da entrada dos funcionários. O prédio foi tomado por faixas
Manifestantes ocupam a sede do Incra em Palmas (Foto: Ninah Beatriz/G1)