O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) – Subsede de Parauapebas declarou na manhã desta quarta-feira (05), que educadores da rede pública de ensino do município poderão entrar em greve a qualquer momento. A decisão foi tomada após assembleia realizada com a classe, na noite da ultima segunda-feira (03), onde as principais reivindicações dos professores foram colocadas em pauta.
De acordo com o sindicato, estre as principais reivindicações da classe estão: a insatisfação da categoria em relação ao descaso do poder público com a educação; Salas superlotadas e sem climatização e a onda de violência vivida pelos educadores no ambiente escolar.
Ainda de acordo com a classe, o sindicato aguarda por uma posição do chefe do executivo do município, e caso as reivindicações não sejam atendidas, a greve de fato será deflagrada e atingirá toda a rede municipal de ensino.
Confira as declarações do Sintepp na íntegra
Reunidos em assembleia na noite de ontem, 03 de setembro de 2018, no auditório do CEUP, os educadores da rede municipal de Parauapebas deflagraram estado de greve.
Essa decisão foi tomada devido a grande insatisfação da categoria em relação ao descaso do poder público com a educação em nosso município.
Recentemente temos assistido a inúmeros casos que denunciam as péssimas condições de funcionamento das escolas da rede.
São salas superlotadas e sem climatização, uma realidade que está adoecendo professores e alunos. Não são raros os frequentes casos de desmaios de alunos e de professores que têm passado mal por conta dessa situação insustentável que vivemos em nossas escolas.
Junta-se a isso a onda de violência vivida em ambientes escolares. Também não são poucas as denúncias, que vão desde o assédio moral, perseguição política até chegar ao cúmulo da agressão física, o que é inadmissível.
Mesmo, diante desse cenário caótico não se vê nenhuma medida emergencial que possa pelo menos amenizar a situação, o que demonstra inteira falta de respeito com os educadores.
A coordenação do Sintepp reitera que está tentando o diálogo com o gestor do executivo e que tem total interesse em discutir a pauta da educação para solucionar os problemas e evitar medidas mais radicais, mas já alerta sobre o sentimento de indignação da categoria, que já apontou para uma possível paralisação das atividades, caso não tenhamos respostas concretas da gestão!
Rosemiro Laredo – Coord. Sintepp Parauapebas
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), porém a mesma informou que não irá se posicionar acerca do assunto.
(Da redação)