Cerimônia de abertura realizada na noite de ontem, segunda-feira (12) oficializou o inicio da 1ª Feira de Ciência e Tecnologia de Parauapebas (Fepacti). O evento contou com a participação da banda ‘Carajazz Big Band’, da escola de música Valdemar Henrique e com a presença de diversas autoridades de governo, parceiros e alunos que estarão expondo seus projetos inovadores durante toda esta semana.
Entre as autoridades presentes estiveram o Prefeito Darci Lermen, Flávio Veras, Secretário de Mineração Energia Ciência e Tecnologia (SEMECT) e Lúcia Santos, representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, além de outras autoridades de governo que estiveram prestigiando o evento.
A 1ª Feira internacional de Ciência e Tecnologia será realizada até sexta-feira (17) e todos estão convidados a conhecer os mais de 110 projetos inovadores expostos, representantes não só de Parauapebas e outras cidades do Pará, mas também de diversos outros estados como, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e também de outros países como, Chile, México, Paraguai e Uruguai.
Em entrevista ao Carajás o Jornal o prefeito, Darci Lermen falou sobre a importância da realização de eventos voltados a inovação e ciência, uma vez que são peças motoras para o desenvolvimento e fomento a qualidade de vida das pessoas. “É sempre importante que o conhecimento do ser humano, acumulado no decorrer dos anos, seja transformado em ciência, pois fomentar a ciência e a inovação faz com que as pessoas possam vislumbrar dias melhores”, disse.
O aluno do curso técnico em Eletroeletrônica, Eduardo Pacheco, que também está expondo seu projeto na feira, falou à reportagem que trabalhar com projetos que envolvam a tecnologia é de fundamental importância nos dias atuais, pois de acordo com ele, o futuro da humanidade é a automação e, pensando nisso, ele e sua turma desenvolveu o projeto da ‘Casa Automatizada’. “Esse é um projeto conhecido como Domótica, ou seja, é uma mistura de doméstica com robótica. E o que nós queremos mostrar para as pessoas é que elas podem ter mais facilidade dentro de casa, controlando desde a luz e objetos eletroeletrônicos pelo celular, trazendo assim, mais conforto, facilidade e segurança”, explicou Eduardo.
De acordo com o secretário Flavio Veras a Fepacti foi idealizada no intuito de promover projetos inovadores idealizados pelos jovens estudantes de Parauapebas, contribuindo com o fomento à educação e no desenvolvimento da ciência e da tecnologia no município. “Sabemos que aqui em Parauapebas temos muitos jovens talentosos e que precisam de um incentivo para pô-los em prática e esse é o intuito da Fepacti, incentivar a produção de projetos inovadores no município e garantir que sejam vistos e, em contra partida, Parauapebas só tem a ganhar, pois aqui temos grandes projetos que vão de encontro às nossas necessidades do dia-a-dia”, frisou o secretário.
Lúcia Santos, representante do Ministério Nacional de Ciência e Tecnologia convidou a todos para visitar o stand do ministério durante a feira.
Exposição de alunos da UFRA.
A grande parte dos projetos apresentados na feira são voltados a soluções tecnológicas que melhorem a questão ambiental, otimizando o uso dos recursos naturais como água e a produção de energia, bem como oferecer alternavas mais baratas capazes de solucionar problemas diários enfrentados pela população local, tendo como foco principal a reciclagem e fomento ao desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das pessoas.
(Texto: Ingrid Cardoso/Fotos: Fernando Bonfim)