De hoje até domingo, o projeto Caravana nos Trilhos promove diversas atividades nas comunidades de Palmares Sul, Bairro dos Minérios e Palmares II, em Parauapebas. A iniciativa, que é promovida pela Vale, tem por objetivo reforçar informações sobre cuidados com a saúde, convívio seguro com a ferrovia, oficinas de arte-educação, entre outras, além de atividades de lazer e de recreação com a garotada.
Lazer e informação sobre convívio seguro com a ferrovia durante a Caravana nos trilhos.
Oficina de plantio de hortaliça, culinária alternativa e de produção de sabão a partir do reaproveitamento de óleo também são ofertadas à comunidade.Na manhã de hoje, a Caravana nos Trilhos chega a Palmares Sul. O projeto foi realizado no espaço de eventos da Igreja Católica até às 12h. Foram ofertadas oficinas de trabalhos manuais, com produção de caixa de presentes, biscuit em pote de vidro e pintura em tecido e também de artesania cerâmica, com as artesãs da Cooperativa Mulheres de Barro.
Na programação, destaque para uma experiência sensorial por meio da realidade virtual. Um vídeo que leva crianças e adultos à Estrada de Ferro Carajás e ao Porto de Ponta da Madeira. Outro destaque foi o momento de bate-papo sobre convívio seguro com a ferrovia com o Maquinista Legal da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Ainda na linha da segurança, haverá uma roda de conversa com um bombeiro sobre segurança no lar e primeiros socorros.
Lazer e recreação estão garantidos para a garotada, com pula-pula, brinquedos infláveis, pintura lúdica na pele e mini gincana.
Amanhã (17/11), a Caravana vai até o Residencial dos Minérios, na escola Fernando Pessoa. Já no domingo, dia 18, as atividades serão realizadas na Escola Municipal Oziel Alves Pereira, na Palmares II. A programação conta com a parceria do Instituto Mix, que realizará corte de cabelo, masculino e feminino, maquiagem e também designer de sobrancelhas. A Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul, Igreja Católica, Voluntários Vale e a Associação de Moradores do Residencial dos Minérios e Vila Nova I & II também são parceiros do projeto.
Crianças participam de oficina com as artesãs da Cooperativa Mulheres de Barro.
Sobre a Vale
No Pará, a Vale desenvolve suas principais atividades diversificadas de mineração, com produção de ferro, cobre, níquel e manganês, além da operação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que passa por 27 municípios entre o Pará e o Maranhão. Pela ferrovia são transportados minérios, grãos e combustível nos trens de carga e mais de 1.300 pessoas diariamente pelo único trem de passageiros do Estado.
Junto com a Fundação Vale, a empresa desenvolve projetos sociais, nas áreas de educação, saúde, geração de renda, empreendedorismo, entre outros, para mais de 50 comunidades localizadas às proximidades de suas operações no Pará.
A Vale ajuda a preservar 786 mil hectares de floresta nativa no Pará, em apoio ao ICMBio. A empresa mantém, ainda, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), com sede em Belém. Seu objetivo é buscar soluções inovadoras de médio e longo prazos, que possam melhorar o desempenho operacional da empresa em todas suas etapas, desde a mina até a entrega final do produto ao cliente. A intenção também é ajudar a gerar mudanças fundamentais nas estruturas de negócios da Vale, com respeito ao meio ambiente e às comunidades.