Com o objetivo de desenvolver habilidades e competência nos estudantes, como o domínio da escrita e o gosto pela leitura, a rede pública municipal de ensino tem incentivado a produção textual por meio das mais variadas formas: conteúdos, projetos, sequências didáticas etc.
As sequências didáticas são um “conjunto de atividades” de um tema, cujo objetivo é ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Neste semestre, aquelas desenvolvidas com os alunos dos 4° e 5° anos tiveram como tema os seguintes gêneros textuais: carta do leitor e artigo de opinião, respectivamente.
Segundo a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o trabalho realizado gerou ótimos resultados, originando mais de sete mil produções que versaram sobre o uso da internet, bullying, literatura regional, entre outras. Muitas se destacaram e chamaram a atenção dos educadores por demonstrarem domínio de conteúdo, criticidade e conhecimento da língua portuguesa.
“Não se trata de um concurso. A seleção ocorreu apenas para incentivarmos e valorizarmos a produção e o empenho dos discentes”, esclarece Leonardo Nery da Costa Cardoso, coordenador de língua portuguesa do Departamento de Ensino de 1° e 2° ciclos da Semed, informando que, apesar da seleção não ter tido esse caráter de competição, a Semed já estuda a possibilidade de ampliar a proposta, promovendo um concurso de produção textual em 2019.
A SELEÇÃO
Entre as milhares de produções, foram eleitas as que mais se destacaram em cada gênero textual. A seleção ocorreu em três etapas: a escola selecionou os melhores textos de cada turma, posteriormente elegeu os dois (um de cada gênero) que deveriam representar a instituição e uma comissão formada por técnicos da Semed, tendo como parâmetro os critérios das fichas de avaliação dos seus respectivos gêneros e uma avaliação criteriosa de especialistas em Língua Portuguesa, elegeu os primeiros colocados.
O pódio de melhor “carta ao leitor” ficou com a aluna Emily Vitória Ramos Silva, 4º ano, Escola Eurides Santana, com uma carta endereçada à escritora Sabrina Medeiros. Já o artigo de opinião “Internet: amiga ou inimiga?” de Ana Clara Braga Rufino Lima, 5º ano, Escola Terezinha de Jesus, conquistou o 1° lugar do gênero.
“Gosto de lê e escrever, mas apesar disso escrever a carta foi um desafio para mim”, diz Emily, descrevendo a emoção sentida ao descobrir que a sua produção foi selecionada. “Quero ser escritora e isso me incentiva ainda mais”. A professora da jovem, Marleide Freire de Oliveira, não esconde o orgulho pela conquista da estudante. “Esse é um trabalho muito interessante, pois as crianças aprendem na prática o que de fato é a leitura e a escrita e o resultado não podia ser melhor”.
Para Ana Clara o desafio não foi tão grande. “Foi fácil produzir. Observei com atenção a explicação da professora, fiz algumas pesquisas e acrescentei o que eu já sabia sobre o assunto”, descreve a estudante, para quem o resultado foi uma surpresa. “Eu li os textos dos meus colegas e também estavam ótimos, por isso me surpreendi com a notícia”.
“A proposta foi recebida com muita empolgação pela turma, mas eu não esperava textos tão bem escritos, ainda mais por causa das exigências de certas competências específicas do gênero”, afirma Sudanyra Sousa, professora de Ana.
Confira os textos:
Carta do Leitor
Parauapebas, 23 de novembro de 2018.
Senhora escritora Sabrina Medeiros,
Eu quero lhe parabenizar pelo seu lindo livro de poesias Parauapebas dos minérios e dos ipês.
Gostaria de ler mais livros seus, como: de aventura, emoções e medo. E também conhecê-la pessoalmente aqui na Escola Eurides Santana para saber mais de você, quem lhe incentivou a escrever ou a inspirou. Saber ainda o que você ganha quando escreve os seus livros.
Espero que você atenda os meus pedidos. Aguardo sua resposta.
Atenciosamente,
Emily Silva, 4º Ano-01, Escola Eurides Santana
Artigo de opinião:
Internet: amiga ou inimiga?
Vivemos na era da informação e, com certeza, a Internet é o meio de comunicação que mais cresce atualmente. Dados recentes demonstram que mais de 25 milhões de pessoas acessam a Internet diariamente, com variados interesses e necessidades.
Muitas pessoas acessam a Internet de forma errada, porque, ao invés de pesquisarem coisas como, por exemplo, livros para enriquecerem seus conhecimentos, preferem mandar mensagens para seus amigos ou jogar online.
A Internet se torna muito perigosa se não a usarmos de forma correta. Algumas pessoas usam perfis falsos para induzir crianças e adolescentes a praticarem ações que podem violentá-las moral e fisicamente. Por isso, pais ou responsáveis devem ficar bem atentos com quem seus filhos estão conversando.
O lado bom da Internet é que ela nos ajuda em pesquisas escolares, a ler livros online, dá notícias sobre o que ocorre no mundo inteiro. Mas, temos que usá-la com controle porque, mesmo se navegarmos em conteúdos que enriquecem o nosso conhecimento e não tivermos cuidado, isso pode virar um vício.
Portanto, a Internet é boa se a usarmos de forma correta e com muito controle. Mas se torna perigosa quando a usamos de modo inadequado, isto é, sem controle algum. Logo, devemos parar e refletir sobre como estamos utilizando a Internet, para não acabarmos viciados nela.
Ana Clara Braga Rufino Lima. 5º Ano-01, Escola Terezinha de Jesus.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Messania Cardoso e arquivo das escolas