Militantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), assentados na comunidade Nova Esperança II, área localizada próximo à construção do presídio de Parauapebas, ocuparam logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (26), o prédio da prefeitura municipal de Parauapebas. De acordo com as reclamações dos manifestantes o governo municipal não tem cumprido com os acordos já firmados em reuniões anteriores realizadas com os assentados.
Este portal de notícias teve acesso ao documento elaborado pelos manifestantes, onde os mesmos listam as principais reinvindicações da pauta. Atualmente, cerca de 1600 famílias vivem em seis assentamentos da Fetraf, no município de Parauapebas.
De acordo com o Coordenador estadual da Fetraf-Pará, Aldizio Freire (Dil da Fetraf) há um acordo entre Governo Municipal e os moradores da comunidade Nova Esperança II, no qual foi prometido aos assentados a entrega do documento de posse temporária (Comodato) por cerca de 30 anos, acorde este que ainda não fui cumprido. “Nós já estamos assentados naquela área há três anos e este documento é essencial para que nós assentados possamos ter acesso a alguns benefícios, além de podermos comprovar que moramos na terra”, disse.
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Parauapebas, solicitando posicionamento da mesma sobre o caso, porém até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.
Os manifestantes ocuparam a entrada do gabinete do prefeito.
(Reporem: Fernando Bonfim)