Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 08 de março e consequentemente aos trabalhos do 29º Encontro da Mulher de Parauapebas, a Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira, 15, uma sessão solene em comemoração a estas datas. Na oportunidade cada parlamentar da Casa de Leis, teve a oportunidade de homenagear duas mulheres com atuação de destaque no município.
No uso de suas atribuições como parlamentar, o Vereador Rafael Ribeiro escolheu como homenageadas as funcionárias públicas, Eva Maria de Jesus Lima e Carmen Lucia Santos Melo Araújo, ambas pioneiras da cidade.
Eva Maria de Jesus Lima
A história de Eva Maria de Jesus Lima, se assemelha a de tantas outras milhares de pessoas que, no início dos anos de 1980, escolheram Parauapebas para construir suas vidas. Em 1985, a senhora Eva Maria chegou no Município, vinda de Mara Rosa/GO.
Era o momento em que se discutia, por todos os cantos, a necessidade de emancipar Parauapebas. A senhora Eva Maria, não hesitou em apoiar e se envolver no movimento que, em 1988, foi vitorioso. Desde então, Eva Maria tem participado com afinco da construção desta cidade. Ao longo dos últimos 26 anos, ela tem sido funcionária pública exemplar, querida por seus colegas de trabalho e admirada por todos os que convivem com ela.
Tecnóloga em Saúde Pública, formada pelo Centro Federal de Educação e Tecnologia do Pará (CEFET/PA), Eva Maria escolheu Parauapebas para viver e criar suas duas filhas e três netos.
“Por ser uma das pioneiras da nossa cidade e por seu exemplo de dedicação à construção de Parauapebas, me sinto honrado em indicar a senhora Eva Maria de Jesus Lima, a receber esta singela e justa homenagem pela comemoração do Dia Internacional da Mulher” disse Rafael Ribeiro em seu pronunciamento direcionado a Eva Maria.
Carmen Lucia Santos Melo Araújo
Residente em Parauapebas há 30 anos, Carmen Lucia Santos Melo Araújo veio com a família para trabalhar na Consol Consultoria e Engenharia, empresa prestadora de serviços para a Companhia Vale do Rio Doce, hoje, VALE. A identificação com a região foi imediata e Carmen acompanha o crescimento do município desde sua emancipação até os dias atuais. A partir de 1989, através do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, passou a desenvolver diversas atividades filantrópicas e assistenciais, buscando cuidar daqueles mais carentes. Em 1997, Carmen foi convidada e aceitou fazer parte da gestão pública. Passando por diversos cargos, onde sempre demonstrou que competência e eficiência podem e devem andar juntas com a sensibilidade para atender a todos que necessitam dos serviços públicos.
Enquanto desenvolvia suas atividades profissionais e humanitárias, Carmen construiu a vida em Parauapebas, onde criou os filhos e os educou para que, além de profissionais, se tornassem cidadãos plenos.
“A dedicação e a contribuição de Carmen Lúcia Araújo para o desenvolvimento de Parauapebas são, assim, facilmente comprováveis, o que a habilita a receber essa homenagem da cidade, que ela ajudou a construir”, disse o parlamentar enquanto direcionava a fala pra ela.