A escola Nelson Mandela foi inaugurada na manhã deste sábado, 30, no bairro Tropical, que com capacidade para atender 1.400 estudantes, irá contemplar alunos dos bairros Tropical, Ipiranga e Vale do Sol. Durante a cerimônia de inauguração houve também apresentações dos esportistas, alunos dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) como a Capoeira, Karatê e Balé.
O prefeito Darci Lermen e demais autoridades do governo, representantes dos poderes, Executivo e Legislativo foram recebidos pela comunidade com muita animação e felicidade, uma vez que a obra representa um anseio dos moradores daquela localidade de muitos anos e que até então, contavam com estruturas precárias da escola, improvisadas em anexos.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito Darci Lermen, Vice- Prefeito, Sérgio Balduíno, Secretário Municipal de Educação, Luiz Vieira, Secretário de Obras, Wanterlor Bandeira, Luís Veloso, Representante da Vale, Presidente da Câmara de vereadores, vereador Luiz Castilho, vereador Braz, vereador Rafael Ribeiro e diretora da escola Nelson Mandela, Luciene Moutinho, além de demais membros da comunidade escolar, entre professores e coordenadores.
Em sua fala, a diretora Luciene Moutinho relembrou dos tempos difíceis vividos pelos estudantes da comunidade do Tropical e bairros adjacentes, uma vez que os mesmos estudavam em situações precárias, porém enfatizou que, a partir de agora, com a nova estrutura física a educação tende a ser uma das melhores do município e finalizou falando de um importante projeto de conservação do patrimônio escolar que será implementado em sua gestão. “A escola é nossa e por isso desenvolveremos um projeto muito especial de conservação do patrimônio desta instituição que a comunidade já irá conhecer nesta primeira quinzena”, disse.
O secretário de educação Luiz Vieira, em sua fala, relembrou a história de vida de Nelson Mandela, líder político, negro que foi preso injustamente e condenado a prisão perpétua, porém, por acreditar no poder libertador da educação, foi libertado e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul. “É com esta história de luta e determinação em acreditar em uma educação libertadora, que nós, hoje, temos a honra de entregar para vocês, este maior símbolo de libertação que é esta escola, que é a mais bonita e de melhor estrutura do estado Pará”, frisou o secretário.
Já o prefeito Darci Lermen reuniu o corpo docente durante cerimônia de inauguração e frisou a importância do respeito e reconhecimento dos professores, além disso, também informou que a obra foi realizada com mão de obra oriunda da própria comunidade, o que garantiu mais uma oportunidade de trabalho aos moradores do complexo Tropical, sendo esta mais uma promessa de campanha sendo cumprida.
Darci, juntamente com o atual secretário de obras, Wanterlor Bandeira anunciaram que além da escola o complexo de bairros do Tropical irá receber um investimento em infraestrutura na ordem de 50 milhões de reais para melhorar ainda mais a qualidade de vida de seus moradores.
O vereador Rafael Ribeiro, que também esteve presente na inauguração da escola, em entrevista, citou Paulo Freire para enfatizar o poder transformador da educação. “Se a Educação sozinha não consegue transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, citou Rafael, acrescentando que investir em educação é investir no futuro e que por isso estava muito feliz em ver a comunidade do complexo Tropical recebendo tamanha estrutura educacional. “O complexo tropical possui muitos habitantes que necessitavam de uma escola com esta qualidade. E hoje a prefeitura entrega uma escola ampla e moderna e, só quem tem a ganhar com isso, é esta comunidade. Espero que outros bairros também possam ser contemplados com uma escola com esta estrutura e lutaremos para isso, pois a educação tem que ser a base da sociedade”.
Comunidade do complexo de bairros Tropical se fez presente na cerimônia de inauguração da escola.
As aulas nas novas estruturas da escola Nelson Mandela já iniciarão na segunda-feira 1º, com 14 salas climatizadas, estruturada com sala de informática, leitura, área para prática de atividades esportivas e etc.